Issuu on Google+

B. O ESPÍRITO SANTO  O PODER PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS O Espírito é a bússola que norteia o caminho.

1. Jo 14.26 – o Espírito Santo nos faz _______________ o que Cristo nos ensinou. 2. Jo 16.13 – Ele nos ___________ a toda a verdade. 3. Rm 8.6 – Se andarmos segundo as orientações do Espírito Santo, receberemos "vida e ___________". C. A ORAÇÃO  ESSENCIAL PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS Oração é a rendição de si mesmo a Deus.

1.

Fp 4.6; 1 Pe 5.7 – Devemos lançar a nossa ansiedade nas mãos de Deus "pela oração e pela _____________". 2. Deus está pronto para ouvir (Sl 34.15) e para responder (Mt 7.7) à oração dos Seus filhos. 3. 1 Jo 1.9 – É através da oração que confessamos os nossos _______________ e tomamos os primeiros passos para a mudança.

MUDAR

PARA PARECER MAIS COM CRISTO!

IGREJA BATISTA REGULAR EM PARNAMIRIM

PROBLEMAS DO “EU”

Lição 1

Problemas?! Eu?? TODOS NÓS TEMOS PROBLEMAS. Muitos são causados por fatores externos, fora do nosso controle. Mas a grande maioria tem como fonte dos problemas as nossas próprias decisões, vontades e ações. Deus nunca prometeu nos livrar dos problemas. Mas Ele nos ensina a LIDAR com os problemas e também a EVITÁ-LOS. A palavra-chave para a resolução dos problemas é

MUDANÇA.

A CAUSA DOS PROBLEMAS PROBLEMAS existem porque existe PECADO!

DEUS VAI NOS AJUDAR COM NOSSOS PROBLEMAS, SE FIZERMOS SUA VONTADE:

Estudos preparados por Pr. Paulo Cesar Bondezan – ago/2003 – 1º Ig. Batista R. de Curitiba - PR

1. Gl 6.7,8 – Colhemos o mal porque plantamos o _________! (veja também Jó 4.8).


2. Pv 1.27-30 – Escolhas erradas, que menosprezam o "_____________ do Senhor" (v. 29), acabam trazendo "o aperto e a angústia".

A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS A. O ALVO  SERMOS CADA PARECIDOS COM CRISTO.

VEZ

MAIS

1. Rm 8.29 – Fomos predestinados por Deus para sermos "conformes à imagem de Seu _______________...". 2. Ef 4.12,13 – A edificação do Corpo de Cristo tem como objetivo chegarmos "à medida da estatura da plenitude de ______________". 3. 1 Jo 2.6 – Devemos "... andar assim como __________ (Cristo) andou". B. O MÉTODO  2 atitudes que nos levarão a nos parecermos mais com Cristo: 1. AUTO-EXAME – verificando atentamente:  2 Co 13.5 – se verdadeiramente estamos "na ________" (somos salvos em Cristo)  um prérequisito para mudar biblicamente.  Mt 7.2,3 – se estamos usando para nós o mesmo padrão de julgamento que aplicamos aos _____________.  Gl 6.1 – se não estamos sendo ________________ a cair nos mesmos pecados que outros irmãos, os quais temos ajudado, caem.  1 Co 10.12 – se não estamos presunçosos, achando que não vamos ______________ em pecado. 2. MUDANÇA PERMANENTE:

 2 Co 5.17 – Como "novas criaturas" em Cristo, devemos abandonar nossos velhos hábitos: "... as coisas antigas já _________________..." .  Fp 3.12-14 – Devemos nos __________________ das coisas que ficam para trás, e _______________ para o alvo.  2 Jo 8 – Devemos tomar cuidado para não regredirmos nas mudanças, perdendo o que "temos _________________...".  Fp 1.6 – O próprio Deus nos ajudará a mudar e a permanecer mudados.

AS FERRAMENTAS PARA A MUDANÇA A. A PALAVRA DE DEUS  A BASE PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS A Bíblia é o Manual de Instruções da vida.

1. 2 Pe 1.21 – O próprio ____________ fala com o homem através da Bíblia. 2. 2 Tm 3.16 – Sendo inspirada por Deus, a Bíblia é útil:  para o ensino – nos instrui quanto ao que crer ou fazer;  para a __________________ – nos mostra quando erramos.  para a correção – nos ajuda a nos arrepender e mudar;  e para a _______________ na justiça – nos ajuda a nos manter mudados. 3. Jo 17.17 – Jesus disse que a Palavra de Deus é a __________________.


4. Ef 6.11,12,17 – Ela é a ______________ do Espírito, uma arma contra as forças espirituais do mal. 5. Sl 119.105 – a Bíblia é "_______" para o caminho.


1 problemas eu