Page 1


Gira Dança – 10 anos consiste na montagem de um espetáculo de dança (nome a definir) com direção de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira que cumprirá 10 ações culturais (6 apresentações e 4 ateliês coreógráficos) no Rio Grande do Norte. É resultado do interesse mútuo entre os coreógrafos e a companhia Gira Dança em aprofundar experiências onde a cultura popular, o Ballet Clássico e a dança contemporânea irão se (re)configurar em uma nova linguagem, assumindo-se como elementos de intersecção entre o corpo, a memória, a inspiração, o todo e o hoje. O espetáculo visa celebrar os 10 anos de trajetória da Gira Dança e para além da montagem e da circulação do espetáculo, delinea-se com mais duas ações: a primeira, o lançamento de um catálogo comemorativo dos 10 anos da Companhia, com tiragem de 1.000 cópias; o segundo, e enquanto contrapartida, com a realização de um ateliê coreográfico para 80 jovens, que no entender da Gira Dança, são reconhecidas ferramentas no despertar de novas competências e no desejo de continuidade da arte. Todas as ações culturais aqui propostas têm carácter gratuito.


OBJETIVO

Com o projeto Gira Dança – 10 anos, a Companhia Gira Dança pretende celebrar os seus 10 anos de atividades artísticas (comemorados em 2015), realizando uma série de eventos culturais que visam, acima de tudo, o fomento e a fruição da dança contemporânea. Com o foco ajustado em três pilares – a difusão do trabalho, o acesso facilitado do público e a conexão com artistas, grupos e outras companhias – a Gira Dança entende que iniciativas culturais como esta estimulam a sua autonomia e possibilitam a criação de uma cultura própria de promoção artística imbuída de uma circulação de discursos e práticas plurais – fator central nas políticas de acesso. Este projeto foi desenhado para ser executado em quatro etapas, tendo todas as iniciativas como objetivo tornar a dança como estado de encontro, assumindo uma dimensão relacional que visa modelar universos possíveis em uma experiência onde a ética não está dissociada da estética e o corpo (diferenciado ou não) torna-se um instrumento de esclarecimento sobre a consciência contemporânea.


MONTAGEM DO ESPETÁCULO

Cidade de Berlim (Alemanha), ano de 2011. O encontro entre a companhia Gira Dança e os artistas Ângelo Madureira/ Ana Catarina Vieira (que participavam todos do evento Move Berlim 2011) viu nascer o desejo comum de conectar os processos criativos desenvolvidos por ambas as Companhias e fomentar a dança contemporânea brasileira através do intercâmbio de experiências. Assim, surgiu o projeto de montagem deste espetáculo, que visa promover o desenvolvimento artístico pessoal e coletivo de todos os profissionais envolvidos, na medida que se estabelecem novos diálogos, discussões, embates intelectuais e, sobretudo, as experimentações. Desde 2000, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira desenvolvem juntos um projeto de pesquisa investigativa para dança baseado no dialogo entre suas diferentes formações artísticas: uma erudita, outra popular. Ana, formada na técnica do Ballet Clássico e Ângelo, egresso do Balé Popular do Recife, onde foi solista e depois coreógrafo e diretor.


ESTREIA EM NATAL E TEMPORADA NO RIO GRANDE DO NORTE Prevê a estreia e circulação do espetáculo pelas cidades Natal, Parnamirim, Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim. É importante ressaltar que esta circulação impulsiona o desenvolvimento do mercado cultural potiguar onde, por um lado incrementa o consumo de bens culturais como espetáculos de dança contemporânea, despertando o interesse do público por esta manifestação artística, por outro, impulsiona a geração de emprego e o amadurecimento profissional de artistas, produtores, técnicos e outros colaboradores favorecendo a dinâmica econômica-cultural do país.


PRODUÇÃO DO CATÁLOGO GIRA DANÇA 10 ANOS EM NATAL(RN) Trata-se de uma obra que narra, através de imagens, o percurso artístico dos 10 anos da Companhia Gira Dança. Pretende reunir o trabalho de 10 fotógrafos que acompanharam a Companhia ao longo dos últimos 10 anos. A publicação deste catálogo de arte visa ampliar o diálogo entre a dança e a fotografia contemporânea, estabelecendo um espaço de intersecção artística que impulsione, inclusive, uma aproximação de linguagens estéticas.


REALIZAÇÃO DO ATELIÊ COREOGRÁFICO

Trata-se de uma atividade complementar e propõe a realização gratuita de uma oficina cultural para jovens dos 16 aos 30 anos (pessoas com deficiência e sem deficiência), num total de 20 pessoas por cidade. Esta iniciativa visa instigar os participantes a conviver e incluir a diferença no seu modo de agir e principalmente, de pensar. Também pretende despertar nos jovens novas competências e desejo de continuidade da arte.


JUSTIFICATIVA

A Companhia Gira Dança entende que através do projeto Gira dança – 10 anos pode celebrar uma década de trabalhos artísticos, mas também, ampliar a sua proposta de atuação cujo foco é o fomento e a difusão da dança, a interação e o diálogo entre as poéticas e as estéticas contemporâneas, a formação de público, a recepção e a fruição da obra de arte e a criação de novas redes de interlocução envolvendo artistas, produtores, pesquisadores e público. O projeto justifica-se por: - Fomentar a produção coreográfica da companhia Gira Dança lançando um espetáculo que celebra os seus 10 anos de atividades artísticas e que permita que as experiências adquiridas no processo criativo resultem na concepção e realização de um espetáculo que atue, diretamente, como componente essencial do desenvolvimento pessoal e artístico dos indivíduos envolvidos, incluindo neste o público geral. -Ampliar o diálogo entre as linguagens estéticas da dança e da fotografia na publicação de um livro de arte que permita abordagens múltiplas sobre o papel da arte contemporânea, por exemplo, acerca de temas a fotografia e o espaço cênico ou a dança como ferramenta de inclusão social, a valorização da pessoa com deficiência no mercado de trabalho artístico, entre outros. - Promover a circulação de um espetáculo por cidades do interior potiguar com intuito de permitir ao público uma maior aproximação com o pensamento da dança contemporânea, e o que está por trás de cada trabalho desenvolvido.


- Facilitar o acesso da comunidade aos meios de produção de bens culturais na promoção e na formação de novas platéias e cidadãos críticos e conscientes para que possam desenvolver as suas opções de escolha; - Garantir que o corpo (diferenciado ou não) como ferramenta na construção de formas e de sentidos, aproxime o interesse do público em espetáculos de dança contemporânea, contribuindo na formação de novas plateias e cidadãos críticos e conscientes para que possam desenvolver as suas opções de escolha; - Articular uma rede de produção cultural entre os municípios norte-rio-grandenses envolvidos e permitir o diálogo com a diversidade cultural e social do Estado bem


CRONOGRAMA

EXPERIMENTANDO A DANÇA CONTEMPORÂNEA E A DANÇA POPULAR [MÊS 01] O processo de montagem será de 60 dias, intercalados, em que os artistas Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira enquanto estiverem em Natal (RN) manterão aulas diárias com a companhia Gira Dança de forma a desenvolver todo o processo criativo que resultará no espetáculo proposto por este projeto. Serão promovidos encontros no Espaço Gira para dialogar sobre o processo de criação, aberto a artistas e ao público em geral de todo o Rio Grande do Norte.

MULTIPLICANDO OS RESULTADOS E AMADURECENDO O ESPETÁCULO [MÊS 02] Nesta etapa serão produzidos os figurinos, o cenário, o material de divulgação e a préprodução da viagem pelas 4 cidades do interior potiguar. Serão ainda realizados ensaios no Espaço Gira Dança com acompanhamento dos artistas Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira.

EDITANDO E PRODUZINDO O CATÁLOGO [MÊS 03] Esta etapa consiste na seleção, edição, produção de textos, projeto gráfico e impressão do Catálogo Gira Dança – 10 Anos (nome provisório). Durante o processo de construção do Catálogo bailarinos e direção artística da Companhia Gira Dança irão trabalhar em conjunto na formatação deste produto cultural, que será distribuído gratuitamente.


ESTRÉIA DO ESPETÁCULO NATAL (MÊS 03): A estréia do espetáculo será realizada em Natal, com 02 apresentações previstas, com entrada gratuita. Nesta etapa está previsto o lançamento do catálogo.ande do Norte.

CIRCULANDO PELO INTERIOR (MÊS 04 E MÊS 05): A circulação do projeto irá percorrer 04 cidades já identificadas neste projeto, sendo as apresentações nestes locais com entrada gratuita. Para além da apresentação do espetáculo estão previstas duas ações em cada cidade contemplada no projeto: na primeira será realizado um atelier coreográfico com bailarinos e diretores artísticos da companhias locais; na segunda, será promovido um diálogo aberto ao público geral, logo após o espetáculo, acerca do processo de criação e amadurecimento do espetáculo experimento.

FINALIZAÇÃO DO PROJETO (MÊS 06): Elaboração de relatório final com apresentação de resultados para os patrocinadores e prestação de contas para a Fundação José Augusto.


METAS DO PROJETO

ITEM

QUANTIDADE

1. Apresentações do Espetáculo

06 apresentações

2. Público atingido

50.000 pessoas

3. Público espectador

5.000 pessoas

4. Profissionais envolvidos

+ 33 profissionais

5. Catálgos publicados

1.000 unidades

6. Realização de Ateliês Coreográficos (oficinas culturais)

04 sessões

7. Jovens participantes nos Ateliês Coreográficos

80 jovens


PLANO DE DISTRIBUIÇÃO DO CATÁLOGO

Serão produzidas 1.000 cópias do catálogo e a sua distribuição será totalmente gratuita respeitando os seguintes pontos:

25% Para o Patrocinador 20% Para Centros culturais, ONG´s, Companhias de Dança do Rio Grande do Norte e outros Estados do Nordeste brasileiro; 5% Para a Companhia e os profissionais envolvidos no projeto; 15% Para divulgação da Companhia na imprensa local e regional bem como para ações de marketing nas mídias sociais; 25% Para distribuição em Bibliotecas públicas da rede estadual de ensino;

10% Para a Fundação José Augusto.


CONTRAPARTIDA

O projeto Gira Dança - 10 anos proporcionará a empresa COSERN – Grupo Neo Energia associação de sua marca, através do patrocínio do valor de R$ 299.780,25, a um público consumidor de cultura, que por meio de investimento através da Lei de Incentivo Câmara Cascudo terá: Logomarca da COSERN - Grupo Neo Energia 5.000 programas do espetáculo;

Logomarca da COSERN - Grupo Neo Energia 5 banners dos espetáculos;

Logomarca da COSERN - Grupo Neo Energia 750 cartazes dos espetáculos;

Logomarca da COSERN - Grupo Neo Energia site oficial da companhia Gira Dança;

Logomarca da COSERN - Grupo Neo Energia Newsletter enviado para + 5.000 mil e-mails cadastrados;

Marca da COSERN – Grupo Neo Energia em 20 placas de Mídia Exterior (Backbus, outdoor, busdoor etc);


Marca COSERN – Grupo Neo Energia citada em todos os ofícios enviados à imprensa local;

Marca COSERN – Grupo Neo Energia citada no Spot de abertura das 06 apresentações;

Marca da COSERN – Grupo Neo Energia citada em 120 spots pra rádio nas 06 cidades;

Espaço para merchandising de produtos/serviços da COSERN – Grupo Neo Energia em todas as apresentações dos espetáculos.

Serão repassadas 20% das senhas para clientes, colaboradores e convidados do COSERN – Grupo Neo Energia em todas as apresentações da Companhia Gira Dança;


FICHA TÉCNICA

Concepção, Direção e Coreógrafia: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira Direção Artística: Anderson Leão Bailarinos: Rozeane Oliveira, Marconi Araújo, Wilson Macário, Jânia Santos, Joselma Soares, Álvaro Dantas, Rodrigo Minotti, Roberto Morais. Produtor Executivo: Celso Filho Desenho de Figurino: Rozeane Oliveira Desenho de Luz: David Costa Desenho de Cenário: Ana Catarina Vieira Coordenação Editorial Catálogo: Ana Paula Medeiros Projeto Gráfico Catálogo: Anderson Leão Assessoria de Imprensa: Gustavo Farache


CONTATO

Espaço Cultural Gira Dança Rua Frei Miguelinho, 100 – Ribeira – Natal/RN Fone: 55 84 3322.4900

www.giradanca.com Celso Filho | Produtor Executivo Fone: 84 8812.6588 | 84 9858.3057 e-mail: producao.giradanca@gmail.com


Gira Dança 10 anos  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you