Issuu on Google+

O qu PrevidĂŞnci Socia ?


A

previdência social é um seguro social que funciona mediante contribuições

previdenciárias, com a finalidade de prover a subsistência ao trabalhador em caso, de perda da sua capacidade laborativa. A previdência social é administrada pelo Ministério da Previdência Social as políticas referentes a essa área são executadas pelo Instituto Nacional do seguro social conhecido como INSS. Todos os trabalhadores formais recolhem, o meio usado para isso são os seus empregadores, já no caso de servidores públicos existem sistemas previdenciários próprios. O sistema funciona da seguinte forma: consiste no tripé da seguridade social que compreende a saúde, a previdência e a assistência social. A saúde é direito de todos, dever do Estado independente de contribuição. A assistência social é de quem dela necessitar independente de contribuição. Contudo a previdênciatem caráter contributivo e tem filiação compulsória ou seja vai dar suporte ao trabalhador quando o mesmo estiver em situação aonde não possa exercer atividade laboral por tempo determinado ou indeterminado. O Assistente Social enquanto funcionário da previdência tem por função orientar, encaminhar os segurados sobre seus direitos o Assistente Social é um funcionário publico que atua como mediador entre as partes, sempre prima pela efetividade dos direitos dos cidadãos. O objetivo da previdência social é a proteção do segurado em caso de doença,

invalidez, idade avançada

maternidade, pensão por morte aos dependentes do segurado, e auxilio reclusão.

:: Vej

principai ::

Salário maternidade/ urbano e rural: consiste no beneficio pago a toda segurada que é de 120 dias em motivo de sua ausência do local de trabalho. No caso de adoção o beneficio e pago pelo INSS. Salário família: é o beneficio pago ao segurado da previdência social mensalmente que corresponde ao numero de filhos, enteados e tutelados menores de 14 anos.


Aposentadoria por idade urbana: tem direito a aposentadoria os trabalhadores urbanos a partir de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres, desde que cumprida a carência exigida. Tabela com meses de contribuição. Aposentadoria por idade rural: tem direito a aposentadoria por idade os trabalhadores rurais a partir de 60 nos de idade para homens e 55 anos para as mulheres, desde que cumprida a carência exigida. Tabela com meses de contribuição. Aposentadoria especial: para ter direito a aposentadoria especial, o trabalhador deverá comprovar, além do tempo de trabalho efetivo, efetiva exposição aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais pelo exigido para concessão do beneficio que são de (15,20,25 anos) Auxilio doença: consiste no beneficio devido ao segurado incapacitado de exercer sua atividade profissional por motivo de doença ou acidente.

Auxilio reclusão: é devidos aos dependentes do segurado das áreas rural e urbana enquanto o segurado estiver na prisão em regime fechado ou semi aberto ainda que a sentença não tenha sido decretada. Aposentadoria por invalidez: é um direito dos trabalhadores que por doença ou acidente foram considerados pela perícia médica da previdência social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.


Faculdade Anhanguera • Uniderp EAD • Pólo Curitiba

:: Alunas do curso de Serviço Social :: Creuma Basílio de Freitas • R.A 395264 Beatriz Cardoso do Prado • R.A 393352 Soraia de Fátima Laurindo • R.A 394781


TRABALHO SORAIA E EQUIPE