Diario de Campo Aciyomi

Page 7

tenha recebido militares, devido a essas reclamações, nunca teve que fechar a casa e nunca foi tratado de forma violenta. - O sincretismo com a religião católica é bem forte e tem uma proximidade com a Mina Nagô de Belém (referente forma que trabalha com religiosidade em sua casa - Pai Marcelo). - Terreiro de Mina Nagô Jaguarema é o nome da casa de pai Marcelo, que mesmo com o direito e liberdade de exercer sua religiosidade, ainda é filiado e sempre leva consigo a carteirinha da Federação. - As Federações de Religiões de Matriz Africana em Belém: Federação do Cruz recolhia verba para autorizar os festejos nas Casas, porém não dava nenhum respaldo aos associados; A Federação Cel. Itaci, realizava o festejo para homenagear Iemanjá, e é (ou era) presidida por Paulo Ronaldo, um radialista local; A Federação “URCABEP” passa a legalizar as casas em Belém. - Pai Marcelo diz que hoje em dia, muitos benefícios foram concedidos aos religiosos de matriz africana: há direito de acesso em espaços públicos, com as vestes, por exemplo em cemitérios; os religiosos tem uma maior preocupação com os despachos, que não são mais feitos nas ruas, e essa reeducação contempla a busca de preservar a natureza. - Antigamente havia muita submissão, as pessoas tinham vergonha em se assumir negras e de religiões afro. Mas hoje há um maior conhecimento quanto aos direitos, as pessoas assumem seus cabelos, fazem e participam de manifestações públicas (religiosas e afro), falam sobre e assumem sua religiosidade (afro). - Por conta do desmatamento e do crescimento desenfreado na cidade, hoje é muito mais difícil o acesso às folhas e ervas (utilizadas nos cultos, benzimento, banhos...). O que antes era encontrado nas ruas, nas matas, hoje tem que ser comprado (em casas especializadas, feiras livres... mas não são frescas, geralmente secas) ou tem que ir muito longe para conseguir. Em Igarapé (era um lugar próximo, onde os afro religiosos acessavam para realizar suas atividades espirituais), Ananindeua, também há o mesmo problema; - A Rede de Religiões Afro começou muito tímida e com a participação de poucas casas. Mãe Nalva foi pioneira e tem papel importante na rede. Como resultado, ela conseguiu para a rede: cestas de alimentos (distribuídas para famílias carentes nas comunidades onde há as casas ligadas à rede), espaços de diálogo no governo federal, ações (diversas) na área de saúde, parceria com governo estadual, comitês organizadores, cursos de capacitação (arte, saúde, cultura). - Em parceria com Aciyomi, Pai Marcelo começa a realizar ações na comunidade onde está sua “Casa”, o que estreita o laço e garante maior acesso à esses direitos.

Quadro de Datas comemorativas e Festas que realiza e ou participa (em outros espaços) de sua religiosidade Mina Nago: Janeiro - Dia 20 São Sebastião, Oxossi no sincretismo religioso* Fevereiro - Dia 02 Nossa Senhora das Candeias, os mais antigos (religiosos afro) homenageiam Yemanjá - Dia 11 São Lázaro, Obaluaê no sincretismo religioso*. Não há festa pública.

www.ancestralidadeafricana.org.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.