Page 1


É com enorme satisfação e orgulho que lhe apresentamos a nova imagem da Associação Nacional de Cuidados Corporais, o nosso novo Site “www.ancc.pt” e este novo Boletim Informativo, que através do mesmo pretendemos informar os Cabeleireiros e Associados dos temas mais importantes do nosso setor. Para além das informações atualizadas, o Boletim aposta também na abordagem de temas que vão de encontro ao interesse dos Leitores. Queremos que este seja um espaço de partilha e de informação entre todos, para o qual pedimos a participação dos nossos Associados e assim promover a informação tão rica e diversificada quanto possível. Acima de tudo, desejamos aos nossos Leitores e Associados, mais informação atualizada e desenvolvimento de temas de interesse que o possam ajudar no Sucesso Profissional. Acredito firmemente que para vencer, unidos temos muito mais força! Junte-se a este projeto! Queremos e estamos a trabalhar para ser uma Associação mais forte e próspera com a sua participação. O Presidente da Direção Luís Dias

Editorial > Sumário Restyle ancc Descubra-nos! info’ancc Formações Agendadas Visagismo Penteados Artísticos Suplemento Legislativo Crescer na Crise Geometria do Corte Massagem Geotermal Formações Co-Financiadas Curso Cuidados e Estética do Cabelo Feiras e Eventos Entrevista “Ouros da Casa” Próximo info’ancc

Ficha Técnica info’ancc Nº 1 Nº exemplares: 1000 unidades Distribuição: Gratuita para associados ancc Redação e Grafismo: Rita Ferreira ritafrferreira@sapo.pt

Associação Nacional de Cuidados Corporais Travessa do Município, lote B1 - R/C A 2410-138 Leiria - Portugal E-mail: geral@ancc.pt Telefone: +351 244 835 364 Fax: +351 244 832 109 Telemóvel: +351 969 859 674 www.ancc.pt


Numa

era de mudanças e revoluções, é essencial ajustarmo-nos à constante evolução do mercado, da tecnologia e do público. 2011 é um ano de viragem na Associação Nacional de Cuidados Corporais. Uma nova imagem ao nível do logótipo e elementos do estacionário já por si são um ponto de partida para novos desafios que decidimos aceitar. Mas a ancc quer mais porque lhe quer dar mais.

Queríamos estar num outro mundo que se desenvolve a uma velocidade inimaginável, a internet. Lançámos o novo site www.ancc.pt, onde poderá conhecer todas as ações da associação, receber apoio administrativo, jurídico e contabilístico e ficar a par de cursos e formações. Queremos que seja o “braço direito” dos nossos associados, para que juntos, consigamos prosperar. Como apoio físico, criámos o novo boletim informativo > o info’ancc, de tiragem bimestral, para que todos os associados e seus colaboradores possam ficar atualizados com os temas da área dos cuidados de beleza e possam participar ativamente nas suas edições. Mudámos a nossa imagem, mantemos os nossos ideais mas ambicionamos continuar a crescer a seu lado.


Descubra

o mais recente Boletim Informativo que a ancc criou especialmente para fazer chegar até aos seus associados toda a informação com a maior comodidade . No seguimento dos novos desafios da ancc , era imprescindível apresentar uma nova ferramenta de trabalho pró-ativa que acompanhe os associados nos tempos atuais. Nesta lógica este boletim é redigido segundo o novo acordo ortográfico. Esclarecimentos, Legislação, Alterações Regulamentares, Novas Formações, Workshops, Concursos e muito mais pontos do interesse geral dos associados. O info terá uma função dinâmica e motivadora, através de um espaço que poderá ser de qualquer associado que queira promover ou divulgar o seu trabalho. A sua edição será bimestral, resumindo temas na área profissional que representamos. Aceitamos sugestões de temas que gostasse de ver tratados no info. Envie-nos um email para socios@ancc.pt O info é de todos nós. Contamos Consigo!


Ao

ser associado da ancc são inúmeras as vantagens e os descontos. Ao inscrever-se em qualquer formação usufrui de 20% de desconto sobre o valor base. Ao inscrever um dos seus colaboradores tem um desconto de 10%. No caso de frequentarem 2 ou mais pessoas do mesmo associado na formação, terão 10% de desconto adicional. Ações de Formação destinadas a profissionais da área dos cuidados de beleza.

Descontos válidos por formação. Mais informações em www.ancc.pt


O profissional que exerce o Visagismo, não trabalha com padrões de beleza, ou com soluções padronizadas, derivadas das tendências de moda. Busca soluções que revelam o que é singular nos seus clientes, adaptando as tendências de moda ao estilo de cada um. O seu atendimento é personalizado. Analisa o cliente para identificar as suas características físicas - positivas e negativas - e a sua personalidade, pois sabe que o formato do rosto, as proporções das feições, a cor da pele e outras caraterísticas físicas revelam muito do seu temperamento. A análise profunda permite um relacionamento diferenciado e personalizado com o cliente, procura conhecer o seu estilo de vida, as suas atividades profissionais e pessoais, as suas necessidades e situações específicas de cada momento da sua vida. Os clientes, quando conhecem o Visagismo, surpreendem-se. A perceção de que sua imagem revela tanto de si mesmos faz com que valorizem a criação consciente e dirigida que só o visagista consegue. Enquanto profissional só será um verdadeiro visagista se tiver domínio da linguagem visual, além de domínio de técnicas de corte, coloração e maquilhagem. Os benefícios são inúmeros. Na esfera comercial, isso traduz-se em clientes fiéis, que tendem a usar os seus serviços com mais frequência, porque têm consciência da importância da imagem pessoal. Por tudo isso, os seus clientes indicam os seus serviços a outros com prazer, segurança e entusiasmo.


Conhecer as tendências da Moda; Executar penteados com criatividade, adaptados a cada tipo de cabelo, rosto e personalidade da cliente;

Ações de Formação destinadas a profissionais da área dos cuidados de beleza.

Executar penteados de dia e transformar em penteados de noite, com e sem aplicação de postiços.


A

pensar nos seus associados e na crescente dificuldade em acompanhar as diversas alterações legais do setor e da economia portuguesa, a ancc preparou um conjunto de SUPLEMENTOS LEGISLATIVOS. A cada edição do info receberá um suplemento com informação atualizada e útil ao seu dia-a-dia. Para facilitar ainda mais a sua pesquisa, poderá destacá-los e organizá-los num dossier prático e funcional. Poderá sempre participar nesta ação ao sugerir assuntos que gostasse de ver melhor esclarecidos.


Nos tempos que correm é essencial aproveitar os recursos disponíveis para rentabilizar o seu negócio, sem necessariamente exigir novos custos. A pensar nos seus associados, a ancc tem vindo a desenvolver PARCERIAS e PROTOCOLOS com o objectivo de atrair mais clientes aos salões. Através da oferta de descontos em serviços de Salão a funcionários de Grandes Empresas poderá aumentar as suas vendas. Contacte a ancc e ofereça o seu desconto! Conheça os Parceiros em www.ancc.pt .

A ancc procura constantemente novos parceiros que ofereçam vantagens aos seus associados, permitindo-lhes rentabilizar os seus negócios. PARCERIAS:

INSPECTMETRA Preços especiais em Higiene e Segurança no Trabalho;

SÉRGIO CLARO Fotógrafo Descontos em sessões fotográficas ou eventos; Consulte restantes parceiros em www.ancc.pt

Em primeiro lugar deve identificar e analisar os seus indicadores de saúde económica e, em caso de necessidade deve ajustar-se imediatamente. Não deve desesperar nem tomar atitudes precipitadas sem uma análise profunda e adequada. A ancc está a preparar um conjunto de formações para o ajudar a entender os números do seu negócio. Mais informações: Serviços Administrativos ancc .


Identificação e Execução dos vários tipos de ângulos existentes no processo de corte.

Análise, Identificação e Execução das diferentes linhas de corte.

Identificação e Análise dos diferentes formatos do crânio.

Compreender a importância da postura corporal na execução do corte e as suas mais valias.


O contato com a natureza pode trazer benefícios que, às vezes, nem desconfiamos. A terapia das pedras quentes, ou o fato de massajar o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno, herança da massagem sueca e do shiatsu. As pedras são dispostas ao longo dos músculos, no intuito de transmitir energia que liga a força interior. A aplicação é profunda. Os tamanhos e formatos são escolhidos de acordo com o local da aplicação. Aproveitamos os formatos das pedras para que o encaixe seja o melhor possível no corpo. Age como uma ginástica vascular no sistema circulatório, criando respostas sedativas e revigorantes no corpo. É o relaxamento total, daí ser tão utilizada para quem sofre com os efeitos do stress. As pedras quentes eram utilizadas por monges, na antiguidade, para controlar a fome quando entravam em processo de jejum. Por isso a técnica auxilia na perda de peso. Além disso, a energia gerada quando as pedras quentes são fricionadas no corpo, chamada de piezoelétrica, diminui inflamações, melhora a regeneração celular, muito indicada também no tratamento anti-celulite. Com múltiplos benefícios, começando pelo seu efeito “escape” de um quotidiano agitado e marcado pelo stress e falta de tempo, a termoterapia

está ainda recomendada para quem sofre de dores musculares e menstruais, obstipação e perturbações do aparelho digestivo, má circulação, problemas relacionados com as vias respiratórias, cansaço, depressão e ansiedade. É igualmente utilizada no tratamento de obesidade, gordura localizada e celulite. Uma mais valia a ter no seu gabinete de estética!


Apresentamos as Formações Financiadas de acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações. As designadas UFCD - Unidade de Formação de Curta Duração são Formações Modulares Certificadas disponíveis na ancc , sendo que estão abertas as inscrições para qualquer UFCD que conste nos referenciais da formação de Cabeleireiro e Estética.

Identificar fatores que contribuam para a higiene e saúde no quotidiano e na atividade profissional da estética. Aplicar conceitos de ortomolecular nos cuidados estéticos

Enunciar os conceitos de legislação laboral: Direito do trabalho Legislação fiscal: Direito fiscal e processo tributário Reconhecer a regulamentação nacional e comunitária da área profissional

Identificar os diferentes tipos de acidentes. Reconhecer o serviço nacional de protecção civil. Reconhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças profissionais.

Formação nível II maiores de 18 anos; habilitação mínima > 6º ano e máxima > 9º ano Formação nível III /IV maiores de 18 anos; habilitação mínima > 9º ano e máxima > 12º ano

Atribuição de certificado de formação profissional e subsidio de alimentação de 4.27€/dia


Identificar e aplicar técnicas de maquilhagem Identificar diferentes tipos de maquilhagem Identificar o rosto da cliente Correções de Maquilhagem Camuflagem

Identificar a evolução histórica da função cabeleireiro na sua vertente técnica e socioeconómica. Identificar as caraterísticas físicas, psicológicas e artísticas do profissional de cabeleireiro. Descrever o espaço de trabalho bem como a prestação de serviços no contexto atual da função cabeleireiro. Identificar doenças profissionais observadas no exercício das funções de cabeleireiro. Referenciar as noções de regulamentação nacional e comunitária, legislação laboral e direito fiscal aplicado ao setor. Identificar os aspectos essenciais relativos à organização e gestão do espaço de trabalho. Enunciar os conceitos básicos de electricidade e seus riscos, associados ao desempenho das funções de cabeleireiro.

Terminou com sucesso o último Curso de Cuidados e Estética do Cabelo Co-financiado à luz da anterior Portaria 799/90. Foram 14 as alunas que passaram com total aproveitamento no exame final que aconteceu de 1 a 4 de Agosto, obtendo a Categoria de Praticante de Cabeleireiro e Oficial de Barbeiro - atualmente considerada Certificação em Cabeleireiro Unissexo. No seguimento das diversas solicitações integrámos as alunas em estágios em salões dos nossos associados, procurando direcionar as formandas no mercado de trabalho e oferecendo aos salões mão de obra especializada.


Benexpó

ITÁLIA

Lingotto Fiere, Torino Sexta 21 a Domingo 23 Outubro, 2011

Weekend Donna

ITÁLIA

Fiera Milano City, Milão Sexta 04 a Domingo 06 Novembro, 2011

Aestetica

ITÁLIA

Mostra d‟Otremare S.p.a, Napoli Sábado 05 a Segunda 07 Novembro, 2011

Beauté Sélection Lyon

FRANÇA

Eurexpo Lyon, Lyon Domingo 06 a Segunda 07 Novembro, 2011

Cosmetica Berlin

ALEMANHA

Messe Berlin, Berlim Sexta 04 a Domingo 06 Novembro, 2011

Foi estabelecido o Recorde da MAIOR AULA DE COLORAÇÃO DO MUNDO no passado dia 17 de Outubro em Oeiras. A organização deste Evento esteve a cargo da marca Schwarzkopf, contando com a participação de 409 pessoas. Este entrada no Guiness Book contou com a presença e colaboração da ANCC.


O aspirante a Cabeleireiro Cláudio Pacheco prova que a sensibilidade nata de um verdadeiro cabeleireiro não se aprende, tem-se! Mesmo não exercendo ativamente a profissão, decide participar nas pré-eliminatórias do concurso Jovem Talento “Trend Vision Award 2009” da Wella. É selecionado, contrariando a tradição dos vencedores pertencerem sempre a grandes cidades. Foi e venceu! Em 2010, Fátima Morgado, proprietária do Salão Martifá em Porto de Mós , tia de Cláudio, decide participar e vence na categoria “Cor”. Quisemos perceber o que os motiva e apaixona.

O interesse pela profissão surgiu quando tinha cerca de 16 anos. Felizmente, tive a sorte de conhecer um cabeleireiro muito importante, Ilídio Gago. Com ele aprendi muito do que sei hoje tanto a nível profissional como pessoal. Comecei a trabalhar no cabeleireiro Ilídio Design em Leiria e durante cerca de 7 anos. Mais tarde, eu e a minha irmã, Martinha, decidimos fazer sociedade. Abrimos, então o cabeleireiro Martifá, em Porto de Mós há 21 anos.

Enquanto profissional, tento ao máximo estar informada e atualizada sobre a moda e as tendências tanto a nível do cabelo como de roupa e acessórios. Neste tipo de profissão, é muito importante saber aconselhar as clientes acerca da imagem e para isso é preciso estar informada em várias áreas da moda.

Gosto muito do estilo de corte londrino no qual me identifico muito, embora como profissional tenha que me adaptar a cada cliente pois cada cliente é única, desde a mais clássica à mais extravagante. Gosto de estar informado sobre as novas tendências e dar a conhecê-las às clientes.

Tudo me fascina, e gosto sobretudo de acompanhar as clientes em todo o seu percurso no salão, trabalho de cor, lavagem, corte e brushing.

Com este prémio o dia-a-dia em si, não se alterou muito. A grande diferença está no que senti. Quando vou a eventos das diferentes marcas, sou mais reconhecida pelas pessoas. E como é óbvio, foi uma experiência única que fica para a vida pessoal e nos enaltece a nível profissional.

É uma sensação única e é um conjunto muito grande de emoções que não se conseguem explicar, porque não é só o ganhar, é todo o trabalho que vem de trás. Um trabalho de equipa onde envolvi todo o staff, todos colaboraram e deram a sua opinião no momento da vitória, A vitória não foi só para mim mas também para o salão que me apoiou desde o primeiro dia que disse que queria participar.

Se só o simples facto de poder ver e apreciar os melhores do mundo já é uma honra, então imaginem como será poder colaborar e trabalhar com eles, principalmente representando Portugal. É sem dúvida uma ótima sensação, mas também uma grande responsabilidade saber que estou a representar o que de melhor se faz neste país a nível dos cabelos.

A maior recordação que tenho são as horas que passei de volta de uma cabeça académica a treinar o trabalho, com a ajuda da tia (Fátima Morgado) e a mãe (Martinha Morgado) que me deram muito apoio. Uma experiência única.

Em termos futuros está tudo em aberto mas provavelmente passarei por academias em Londres como „’Tony & Guy’’ e „‟Vidal Sassoon‟‟ que são as minhas favoritas. Num futuro mais próximo talvez me perca por Lisboa. AGRADECIMENTOS: Salão Martifá - D. Fátima Morgado e Cláudio Pacheco


Profile for ANCC Leiria

INFO ANCC 1  

Out | Nov 2011

INFO ANCC 1  

Out | Nov 2011

Advertisement