Page 1


Sucesso e mudança é o caminho para o qual devemos estar dirigidos, mas o sucesso depende da adaptação dos mais atentos às novas realidades. A ancc está a modernizar-se constantemente para indicar novos rumos aos seus sócios e desta maneira construirmos um caminho de sucesso juntos. Muito devemos o que somos hoje como organização às linhas orientadoras de um homem que acompanha esta Associação desde a sua fundação. Visionário como muitos o chamam, pelas suas ideias inovadoras e avançadas para a época em que são proferidas, mas com o tempo se desvendam como uma confirmação às mais prósperas realidades. Ao Sr. Ramiro Carreira, presto-lhe aqui a minha homenagem e sentida gratidão pelo seu apoio a esta Associação, assim como a motivação que me deu no meu percurso na ancc. Motivação será a palavra de ordem para o nosso caminho, a todos desejo Sucesso!

Sumário. Editorial O que nos reserva 2012? Novidades ancc Parceria Noivas de Portugal Sérgio Claro, o image repórter da ancc ExpoCosmética 2012 Concurso Full Fashion Look ancc’2012 Suplemento Legislativo 11 dicas sobre a lavagem da cabeça Formações Privadas Aconteceu: Curso de Visagismo Formações Co-Financiadas Formações Co-Financiadas Workshops Aconselhar & Recomendar Destaque Personalidade: Ramiro Carreira

Com os cumprimentos,

Luís Dias Presidente da Direção ancc

Feiras 2012. Próximo info’4.

SUPLEMENTOS INFO’3: Suplemento Legislativo páginas 5/6 Anexo: 2 Bilhetes Oferta ExpoCosmética 2012

Ficha Técnica info’ancc Nº 3 Nº exemplares: 1000 unidades Distribuição: Gratuita para associados ancc Redação e Grafismo: Rita Ferreira ritafrferreira@sapo.pt

Associação Nacional de Cuidados Corporais Travessa do Município, lote B1 - R/C A 2410-138 Leiria - Portugal E-mail: geral@ancc.pt Telefone: +351 244 835 364 Fax: +351 244 832 109 Telemóvel: +351 969 859 674 www.ancc.pt


Por forma a ir ao encontro da disponibilidade de um maior número de associados, os serviços administrativos da ancc estarão disponíveis duas vezes por semana em horário alargado.

Dias: 1, 7 ,8 ,14 ,15 ,22 ,23 ,28 e 29. Dias: 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28.

Com o intuito de criar medidas que visam facilitar a atividade dos nossos associados, a partir de 2012 a ancc apresenta uma nova forma de pagamento das quotas - o DÉBITO DIRETO. O sócio poderá então definir o dia e o mês mais conveniente, evitando falhas no pagamento e tornando todo o processo mais fácil e cómodo. Para aderir ou obter mais informações, contate os serviços administrativos da ancc.


Na sequência da nova parceria entre a ancc e a Revista Noivas de Portugal, coloca-se um desafio irrecusável a todos os associados. Desafiamos os sócios a participar na criação das tendências de penteados de Noivas 2012, constantes da 2ª edição da Revista. O objetivo é formar uma equipa técnica que irá trabalhar inevitavelmente na definição dos cabelos e maquilhagem que ditarão as tendências 2012 das noivas. Esta equipa será apoiada pelo grupo de Formadores residentes da ancc. Esta é uma oportunidade única que trará concerteza um conjunto de mais valias técnicas e pessoais para todos os profissionais que aceitem este desafio, paralelamente ao destaque que fará na esfera comercial através da divulgação do profissional/salão. Faça parte da equipa que vai ditar as tendências em penteados de noivas 2012! Arrisque!

Por outro lado, esta iniciativa também tem como objetivo a descoberta ou lançamento de novos talentos na área de jovens modelos, que terão aqui uma oportunidade de iniciar ou afirmar o seu talento através da presença na Revista Noivas de Portugal 2012. Se conhece alguém com o sonho e as características de modelo fotográfico, sugira a sua inscrição juntos dos serviços administrativos da ancc.


Apresentamos o Fotógrafo Oficial da ancc - Sérgio Claro, um profissional com provas dadas no mundo digital, conjugando a sua criatividade ao mundo da moda. Através da parceria ancc / Sérgio Claro, os nossos associados poderão usufruir de preços especiais em futuros trabalhos fotográficos, como por exemplo: eventos, books, casamentos e batizados. Nas mãos de Sérgio Claro nasceu a *AGENCY MODELS com o objetivo de dar a conhecer jovens modelos. Será precisamente através desta agência que será realizado todo o trabalho fotográfico da Revista Noivas de Portugal (pág. 4). Se conhece alguém que procura uma oportunidade no mundo da moda, faça a inscrição através do email geral@agencymodels.net.

BIOGRAFIA Nasceu em Angola em 1972, e veio para Portugal em 1976. Dividiu a sua infância entre duas realidades distintas, a dos avós paternos, agricultores em Leiria, e a dos avós maternos, pescadores em Tavira. Conclui o ensino secundário na Escola Domingos Sequeira, onde descobriu o gosto pela arte fotográfica, realizando deste então diversas formações e workshops na área da fotografia e vídeo, ganhando vários prémios a nível local, regional e nacional. Repudiando o rótulo de “fotógrafo”, seguiu o caminho do Fotojornalismo, vindo mais tarde a fazer o curso de fotojornalista no Cenjor, em Lisboa. Inicia a sua vida profissional com o estágio no semanário “Notícias de Leiria”, com o diretor António Laranjeira. Mais tarde, já com carteira profissional de fotojornalista e como freelancer, publicou os seus trabalhos em grande parte dos periódicos nacionais, sendo até recentemente correspondente do jornal “A Bola” e do semanário “Região de Leiria”. Mais recentemente, para além do fotojornalismo, têm-se dedicado à fotografia de Arquitetura e Engenharia, com a edição de três livros de obra para a Auto-Estradas do Litoral Oeste. Atualmente, e para além destas atividades, dedica-se à gestão da agência de Modelos Agency Models Portugal, da qual é fundador e responsável pela imagem.


Quem procura beleza, bem-estar, saúde e sofisticação sabe que encontra na EXPOCOSMÉTICA um admirável mundo novo. É o momento de eleição dos profissionais do setor, marcando o ano com as suas novidades e tendências. A EXPONOR prepara-se a preceito para o espelho que reflete a beleza por inteiro. Veja na EXPOCOSMÉTICA o concretizar de sonhos, o renascer do brilho, das luzes e da muita ação. Previne sinais do tempo, mas mantém o que o tempo tem de melhor… a experiência de um sucesso crescente, ano após ano. De 31 de Março a 2 de Abril de 2012, a EXPONOR recebe a 17ª edição do Salão Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo, um certame que conquistou a já natural apetência de visitas estrangeiras, principalmente espanholas, e o apoio de todas as associações que representam o setor. Em cima do palco, os shows dão o espetáculo, ao vivo e com diferentes cores. Sem qualquer tipo de dúvida, as atividades complementares aplicam o toque artístico que cativa a atenção de todos, sejam visitantes, expositores e, particularmente, imprensa nacional e estrangeira. Sempre atenta às últimas tendências do mundo da moda, a EXPOCOSMÉTICA preocupa-se com o bem-estar de quem torna este certame cada vez maior e mais qualificado. Tudo graças à presença e empenho das mais conceituadas marcas de cosmética, estética e cabelos. É sob a passadeira vermelha que circulam os verdadeiros atores, protagonizando excelentes oportunidades de negócios, que resultam em crescentes e sucessivas performances de sucesso. Conheça os segredos do nosso sucesso e veja com os seus próprios olhos o que faz desta feira a melhor da Península Ibérica.

Informamos que a Exponor, em parceria com a ancc, dispõe de condições excecionais de transporte, no itinerário Leiria-Exponor-Leiria, para que possa visitar a Expocosmética e conhecer as novidades e as tendências do mundo da beleza, do bem-estar e da moda de um modo prático, cómodo e acessível. Para usufruir destas condições únicas, contactenos até ao dia 2 de Março. EM ANEXO OFERECEMOS 2 BILHETES PARA ENTRADA NA EXPOCOSMÉTICA. Caso necessite de mais bilhetes, solicite-os. O LOCAL E HORÁRIO DE PARTIDA E CHEGADA:

Parque do Estádio Dr. Magalhães Pessoa (traseiras das piscinas Municipais) 8h30 – sentido Leiria-Exponor Exponor 18h30 – sentido Exponor-Leiria Custo por pessoa IDA E VOLTA € 9,00 a ser pago no ato da inscrição.


À semelhança dos anos anteriores, a ancc vai realizar o Concurso FULL FASHION LOOK, integrado na edição da Expocosmética 2012. A tendência de moda e estilo a apresentar é de livre e inteira responsabilidade do concorrente, permitindo mais liberdade de expressão artística aos participantes. A prova terá a duração de 30 minutos no palco principal da Exponor. O concurso FULL FASHION LOOK visa promover a técnica, arte, originalidade e criatividade dos participantes. Os destinatários são profissionais da área do cabeleireiro, esteticista e caraterizadores. Pretende-se que os concorrentes estabeleçam como conceito, a moda vanguardista, propondo a apresentação de um trabalho em conjugação do estilo, cores e originalidade quer do vestuário proposto quer de maquilhagens ou adereços a utilizar, em consonância com os cabelos. Valoriza-se a harmonia e a coerência de todo o conjunto. Consulte o regulamento em www.ancc.pt e saiba como participar.


SUBSÍDIO DE ALIMENTAÇÃO A 1 de Janeiro de 2012 entraram em vigor alterações fiscais dos limites dos valores diários de subsídio de alimentação/refeição.

CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE EMPRESARIAL A partir de Abril de 2012, algumas as empresas terão de possuir/instalar sistemas de software contabilístico certificados para emissão da respetiva faturação. Apresentamos as situações de exclusão a esta adesão, sendo que surgiram alterações a limites anteriormente definidos. Evite penalizações e coimas. Informe-se.


5. É realmente necessário aplicar o champô duas vezes? Sim! Uma vez não é suficiente para retirar todos os resíduos que ficam impregnados no couro cabeludo. E, como cabelo limpo é quase sinónimo de cabelo bonito, a repetição da aplicação é muito importante. Só as mulheres que têm cabelo extremamente seco ou muito crespo podem passar essa etapa, e quem lava o cabelo todos os dias também!

Sabia que a maneira como lava os cabelos pode ser determinante para os fios ficarem com uma aparência boa e que esse cuidado diário dá muito mais resultado que um produto caro? Que cativa e fideliza clientes no salão? Aqui ficam algumas dicas importantes. 1. Deixe a água escorrer no cabelo durante aproximadamente meio minuto antes de aplicar o champô. É importante que o cabelo fique ensopado para que os resíduos de poeira saiam dos fios e para que o champô possa deslizar com facilidade pelo cabelo. 2. Sabe aquela sensação que a raiz dos seus cabelos está pesada e sem vida? Isso acontece porque ao aplicar o champô diretamente na raiz, o produto concentra-se no couro cabeludo e deixa resíduos que dão esse péssimo efeito. Para isso não acontecer, basta diluir o champô em água. O resultado são fios bem mais soltos e brilhantes! 3. O champô deverá ser aplicado massagando com a ponta dos dedos, nunca com as unhas! Também não é aconselhável fazer aquele “bolo” de cabelo no topo da cabeça – quando trazemos todo o cabelo para cima e misturamos tudo com o champoo? – porque isso causa nós. 4. O objetivo do champô é tirar a sujidade e oleosidade dos cabelos, que ficam concentrados na raiz. Portanto, não há necessidade de aplicar o produto no comprimento do cabelo, essa área já receberá um pouco de champô diluído quando estiver a enxaguar a cabeça – e isso é suficiente!

6. Não adianta nada usar o champô para limpar o cabelo se não o enxaguar bem. Os resíduos deixados pelo champô vão dar o mesmo efeito pesado de quando o cabelo está sujo! Portanto, é importantíssimo enxaguar muito bem e não deixar nenhum vestígio do produto nos cabelos. 7. Agora é hora de hidratar! O amaciador – ao contrário do champô – tem que estar bem concentrado para conseguir penetrar bem nos fios. Portanto, uma boa dica é retirar todo o excesso de água do cabelo gentilmente com uma toalha antes de aplicar o amaciador – isso, além de hidratar melhor os fios, faz com que você economize o produto! 8. O amaciador deve ser aplicado só no comprimento dos fios, nada de usá-lo na raiz! 9. A maioria dos amaciadores precisa ficar de três a cinco minutos a atuar nos fios para fazer efeito. É muito importante enxaguar muito bem, até que não sobre nada de creme nos fios! 10. Depois de acabar de lavar o cabelo, dê uma última passagem com água bem fria. Não é necessário muito tempo de baixo da água congelante - de 5 a 10 segundos já é suficiente para fechar as cutículas dos fios, o que deixa o cabelo mais sedoso e brilhante. 11. Para finalizar, nada de esfregar a toalha na cabeça para secar o cabelo! O ideal é pressionar a toalha contra a cabeça para ela absorver a água lentamente.


Ao ser associado da ancc são inúmeras as vantagens e os descontos. Ao inscrever-se em qualquer formação usufrui de 20% de desconto sobre o valor base. Os colaboradores dos associados terão um desconto de 10%. No caso de frequentarem 2 ou mais pessoas da mesma empresa na formação, terão 10% de desconto adicional. Ações de Formação destinadas a profissionais da área dos cuidados de beleza.

Descontos válidos por formação. Mais informações em www.ancc.pt


Decorreu nos passados dias 23, 24 e 25 de Janeiro, uma Formação de Visagismo, com duração de 12 horas, orientada por Vasco Santos - Vencedor Nacional do Style Masters. A turma com 11 elementos considerou esta formação como uma mais valia técnica nas novas tendências de penteados em que essencialmente procura conjugar o rosto e os traços do/a cliente com o corte ideal que o/a favoreça. Através das linhas de rosto, tom de pele, características mais acentuadas, idade e atividade profissional, o cabeleireiro define a melhor estratégia a seguir de forma a potenciar o melhor resultado final da imagem.

Antes

Depois

Lúcia Pinto

“Parabéns Vasco pela formação, foi fantástica, muito interessante com muita aprendizagem teórica e prática e com vontade de voltar a ser formanda na seguinte”

Antes

Depois

João Paulo Morais

“Obrigado Vasco por nos dares a possibilidade de evoluir cada vez mais nesta nossa profissão. Força, continua…. Mais uma vez obrigado.”

Antes

Depois

Sílvia Rosa

“Agradeço ao Vasco pela formação, é sempre bom e interessante e dá-nos sempre muito dinamismo para se ir mais além. Muito Obrigado!”


FIQUE A PAR DAS NOVAS TENDÊNCIAS EM MODA DE PENTEADOS PARA DIA-A-DIA, FESTA, NOIVAS E POSTIÇOS. OBJETIVOS: Identificar os principais fatores que influenciam a execução de um penteado, como por exemplo a personalidade do cliente, silhueta e linhas do rosto; Proceder à execução do penteado, com respetiva escovagem, ripagem e acabamento com escova ou pente; Adequar o penteado às características do cliente: personalidade, gostos, texturas e moda; Escolha e aplicação de Postiços Capilares, conhecendo técnicas de manutenção e fixação.

Formação nível II maiores de 18 anos; habilitação mínima > 6º ano e máxima > 9º ano Formação nível III /IV maiores de 18 anos; habilitação mínima > 9º ano e máxima > 12º ano

Atribuição de certificado de formação profissional e subsidio de alimentação de 4.27€/dia


DESCRIÇÃO DO CURSO: O/A Cabeleireiro/a Unissexo é o/a profissional que, com base nas normas de higiene e segurança, efetua o diagnóstico e executa o tratamento e os cuidados de embelezamento do cabelo de senhora, homem e criança, utilizando as técnicas, os produtos e equipamentos adequados.

OBJETIVOS: Organizar o espaço de trabalho e proceder ao atendimento e aconselhamento dos clientes relativamente aos cuidados do cabelo e à seleção dos produtos cosméticos capilares; Executar a lavagem do cabelo, a massagem do couro cabeludo e a pré-secagem; Realizar colorações, descolorações, ondulações e desfrizagens; Executar mise-en-plis, brushings e penteados eventualmente com aplicação de postiços e outros acessórios; Executar cortes de cabelo (feminino, masculino e criança) e penteados.

DESCRIÇÃO DO CURSO: Efetuar massagens de estética, por processos manuais e proceder a cuidados estéticos dos pêlos, em institutos de beleza e estabelecimentos similares.

OBJETIVOS: Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento do estabelecimento, controlando os stocks e requisitando os produtos e equipamentos necessários; Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos, utensílios e espaços do serviço; Atender clientes e aconselhá-los sobre o tipo de cuidado estético a efetuar; Efetuar massagens de estética, utilizando processos manuais, aplicando as técnicas adequadas e selecionar equipamentos, utensílios e produtos apropriados; Efetuar epilações com cera, depilações, colorações e descolorações de pêlos, utilizando as técnicas adequadas, selecionando equipamentos, utensílios e produtos apropriados; Faturar os serviços prestados e os produtos cosméticos comercializados, efetuando os cálculos necessários e cobrando a despesa aos clientes; Atender e resolver reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar um bom clima relacional.


Necessidade Básica; Obter Benefícios; Poupança de tempo; Comodidade.

Status; Reconhecimento; Para ter bom aspeto; Produto atrativo; Segurança; Diversão; Para ser diferente (ou igual aos outros).

Fideliza as clientes; Traz um benefício económico extra; Cria uma imagem mais profissional.

Quer uma recomendação profissional; Necessita de uma manutenção fácil em casa; Gostaria de saber como manter o seu penteado.

Resultados mais duradouros levam a uma maior satisfação do cliente; Aumento da faturação; Reforço da imagem profissional.


Nesta Edição do info nº 3 considerámos por bem homenagear alguém que tanto contribuiu para a criação, sustentação e crescimento da atual

ancc.

RAMIRO CARREIRA é o nome do homem que durante 17 anos esteve à frente da presidência da direcção da ancc. Homem de visão alargada, intuitiva, criativa que sempre procurou estar e colocar a Associação um passo mais à frente. Amigo do seu amigo, solidário, generoso e inventivo, Ramiro Carreira foi o responsável pelo desenvolvimento e evolução da estrutura exigente que é um corpo de uma associação. Desde 2010, desempenha funções como Membro do Conselho Consultivo, formado por exdirigentes e personalidades que se tenham destacado nas áreas a que a Associação se dedica. Formam uma estrutura externa na qual os atuais dirigentes se podem apoiar.

Sócio Fundador da Associação de Cabeleireiros do Distrito de Leiria - atual ancc. Função: Vogal da Direção. Eleito Presidente da Assembleia Geral Eleito pela 1ª vez Presidente da Direção da ancc 17 anos como Presidente da Direção Membro integrante do Conselho Consultivo da ancc.

"Visionário como muitos o chamam, pelas suas ideias inovadoras e avançadas para a época em que são proferidas, mas com o tempo se desvendam como uma confirmação às mais prósperas realidades." "O Sr. Ramiro enquanto presidente da ancc revelou-se muito ativo, defendendo sempre os interesses dos cabeleireiros. Hoje percebemos que é uma pessoa com muita visão pois muitos dos ideais que apresentava e pretendia ver implementados, fazem todo o sentido nos tempos que correm. Deu muito à casa mesmo sendo muitas vezes incompreendido." "Um presidente controverso por quebrar tradições. Pro-ativo e essencialmente visionário. O país e a nossa região ainda não têm noção do que ele contribuiu para a evolução do setor e especificamente da nossa associação."


Jesal-Extetic Institución Ferial Alicantina, Elche (Espanha) Sábado 03 a Segunda 05 Março, 2012 Beleza, Cosméticos Maquilhagem, Estética Cabeleireiro, Medicina Alternativa

Feria de la Belleza, Cosmética y Salud IFEBA. Feria de Badajoz, Badajoz (Espanha) Sexta 02 a Segunda 05 Março, 2012 Beleza, Cosméticos, Produtos de Beleza Estética, Cabeleireiro

Profile for ANCC Leiria

INFO ANCC 3  

Fev | Mar 2012

INFO ANCC 3  

Fev | Mar 2012

Advertisement