Page 1


O início de mais um ano é sempre a oportunidade para novos desafios, novos compromissos e novas expetativas. É com esperança e coragem, que todos nós devemos enfrentar as oportunidades do novo ano. A crise em chinês tem como sinónimo oportunidade, Albert Einstein comentou a crise da seguinte forma: “Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo e se aflora o melhor de cada um…” Penso que as palavras de Einstein são sábias e fazem sentido com a nossa realidade atual, mas precisamos mais do que nunca, confiança e coragem. Porque perder a coragem é perder tudo, porque perderá a si mesmo. Portanto, mantenha a coragem como o bem mais precioso da sua vida. Neste mês de Dezembro comemoramos 27 anos, o que nos faz sentir um imenso orgulho pelo nosso passado e a esperança por um futuro ainda melhor. Tenho a consciência das importantes ajudas que podemos proporcionar aos sócios da ANCC, o próximo ano de 2012 vai ser um ano para preparar e construirmos um futuro melhor, contem com a nossa colaboração. A razão da existência desta Associação, é o nosso Sócio e desenvolvimento da sua profissão! Desejo-vos um Santo e Feliz Natal e um Próspero ano Novo. Luís Dias. Presidente da Direção

Sumário. Editorial Mensagens de Natal Equipa ancc Implementação do Sistema de Qualidade ancc Nova Parceria Noivas de Portugal Importância de ser Cabeleireiro Combate à Clandestinidade Suplemento Legislativo Aconteceu. “Recomendar e Aconselhar” Dicas para o Sucesso do Seu Negócio Formações Privadas Formações Co-Financiadas Aconteceu. Formas de Pagamento Quotas ancc Teste. Sabia que… Espaço do Associado: Sr. Borges, o Sr. nº 1 Feiras 2012. Próximo info’3.

SUPLEMENTOS INFO’2: Suplemento Legislativo páginas 3/4 Suplemento “Especial Aniversário ANCC”

Ficha Técnica info’ancc Nº 2 Nº exemplares: 1000 unidades Distribuição: Gratuita para associados ancc Redação e Grafismo: Rita Ferreira ritafrferreira@sapo.pt

Associação Nacional de Cuidados Corporais Travessa do Município, lote B1 - R/C A 2410-138 Leiria - Portugal E-mail: geral@ancc.pt Telefone: +351 244 835 364 Fax: +351 244 832 109 Telemóvel: +351 969 859 674 www.ancc.pt


"Um Santo e Feliz Natal para Todos"

― Harmonia, saúde e amor é o que vos desejo para o próximo ano que se avizinha‖

―Para um Novo Ano que se avizinha, pense que quem luta sempre consegue! Boas Festas‖

― Um Novo Ano com muita coragem, otimismo e força para vencer‖

―O melhor enfeite de natal é um grande sorriso, por isso enquanto houver um sorriso de simpatia, uma palavra de carinho, um pequeno gesto de amor, existirá o Natal. Estamos aqui para si, conte connosco! ―


Sempre na perspetiva de melhorar a qualidade dos serviços e a eficácia da resposta aos associados, a ancc propõe-se a adotar a Certificação de Sistemas de Qualidade, mais especificamente, a norma ISO 9001: 2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitorização do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços. A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.


No intuito de acompanhar as novas tendências e do melhor que se faz em termos criativos nacional e internacionalmente, a ancc apresenta-lhe um novo parceiro - a Revista Noivas de Portugal. Com edição semestral, as Revistas formam uma ferramenta de auxílio muito importante aos salões dos nossos associados. A grande novidade é que a equipa técnica da ancc vai participar na criação das tendências de penteados de Noivas 2012. Caso esteja interessado em participar, não hesite em contactar-nos. O casamento é um momento marcante e muito sensível a qualquer cliente final, sendo que a disponibilidade desta revista no seu salão permitirá a sugestão de novas ideias de penteados criativos que poderá desenvolver. Ficar a par do que se faz, do que se pode fazer e ter uma atitude proativa para com as clientes é crucial para a decisão do penteado no grande dia. Mantenha-se na linha da frente. Nós ajudamos. Contate os nosso serviços administrativos e solicite desde já a sua revista. O levantamento será feito diretamente nas instalações da ancc .


O curso de cabeleireiro permite-lhe aprender todos os segredos de uma profissão apaixonante e envolvente, que está intimamente interligada ao mundo da criatividade da moda arte e beleza. A filosofia da ancc tem como objetivo a formação e informação de quem pretende alargar os seus conhecimentos na área de cabeleireiro e relacionamento humano. A ancc propõe-se levar até junto dos seus formandos o melhor da experiencia profissional dos seus formadores, tendo sempre em conta o prazer dos seus formandos em frequentar a nossa escola. Ser cabeleireiro é uma profissão em permanente mutação extremamente atrativa, motivadora e estimulante que exige grande capacidade de inovação e espírito criativo, o que a torna distinta de todas as outras profissões. Aqui ficam algumas questões/respostas:

Quais as habilidades que um bom cabeleireiro precisa ter? Ter habilidade para usar uma tesoura, satisfazer os desejos dos seus clientes, saber identificar que produto usar para um determinado tipo de cabelo, ter capacidade de auxiliar e formar novos cabeleireiros, saber administrar o tempo e principalmente a carteira de clientes.

Que preparação e formação necessita ter? É primordial que um bom cabeleireiro estude e queira sempre reciclar-se. O primeiro passo é procurar um Estabelecimento que ofereça um curso de cabeleireiro e demais formações criativas e atuais. Além do curso de cabeleireiro é extremamente importante que o profissional esteja sempre em busca de novas técnicas e tendências da moda.

Um cabeleireiro será sempre um cabeleireiro? Não necessariamente, existem alguns cabeleireiros que acabam por abrir o seu próprio salão. Nestes casos é aconselhável que o profissional conheça muito bem o ramo e tenha alguma noção administrativa/financeira e saiba principalmente orientar pessoas.

Em que tipo de estabelecimentos um cabeleireiro pode trabalhar? A maioria dos cabeleireiros trabalham nos salões de beleza/barbearias, porém, existem outros locais onde estes profissionais podem trabalhar, como por exemplo: hotéis, hospitais, clubes, etc.

Existe algum risco nesta profissão? Sim, existe. O cabeleireiro trabalha muitas vezes mais do que 8 horas por dia, sob ação de produtos que contêm químicos, em atividades repetitivas, trabalhando a maior parte do tempo em pé, o que muitas vezes pode ocasionar stress, intoxicação e LER (Lesão por Esforços Repetitivos).


A Clandestinidade no ramo dos Cuidados de Beleza é um assunto grave e desconfortável de abordar. Abrir um cabeleireiro é uma grande responsabilidade, pois trata-se de cuidar da Beleza e Saúde das pessoas. É preciso pessoal competente e profissional, um espaço com conforto para os clientes se sentirem bem e isto tem custos que os salões clandestinos não têm. Observamos passivamente o desenvolvimento gradual de uma economia paralela, desleal e já descontrolada que prejudica os cabeleireiros legais que estão no mercado. É essencial o aperto de medidas de fiscalização e coerção por parte das entidades competentes, mas cabe a si a denúncia e o alerta. O ramo da beleza é muito disputado, principalmente depois que as pessoas descobriram que é lucrativo. Mas, com a ausência da fiscalização, acaba em desvantagem para quem atua dentro da lei. Para seguir as normas sanitárias e licenças necessárias, o custo é muito maior. Quem não segue cobra preços bem mais baixos. Por outro lado, há a responsabilidade perante os clientes advinda da qualidade dos serviços prestados. Estes devem frequentar cabeleireiros legais a quem possam pedir satisfações, no entanto, o fator preço pesa na altura de tomar uma decisão. Apelamos aos sócios a Denúncia Anónima de Salões Clandestinos. A ancc dará a cara em defesa dos associados, sem estes se comprometerem ou exporem. Conte connosco em prol de um Mundo mais justo e equilibrado.

O profissional de cabeleireiro deve ser um visionário da imagem projetada dos seus clientes para o exterior, ou seja, deve fazer uso da técnica, produtos e utensílios adequados, sempre apoiado na criatividade pessoal para revelar a personalidade, o estatuto ou simplesmente a beleza natural dos seus clientes. É primordial que um bom cabeleireiro estude e queira sempre crescer profissionalmente e isso envolve esforço, empenho, entusiasmo e reciclagem. É de suma importância que o profissional esteja sempre em busca de novas técnicas, tendências de moda, alargando constante e regularmente os seus horizontes profissionais. A ancc existe para o auxiliar e dar continuidade ao sonho de ser cabeleireiro. Estamos a recrutar Profissionais para diversas áreas de formação. Conhece alguém habilitado? Quem sabe, você mesmo? Contacte-nos.


PLANO ESTRATÉGICO DE COMBATE À FRAUDE E EVASÃO FISCAIS E ADUANEIRAS 2012/2014 O Plano Estratégico de Combate à Fraude e Evasão Fiscais e Aduaneiras para o período de 2012 a 2014 define as grandes linhas estratégicas de atuação de médio prazo da administração tributária e aduaneira, visando atingir progressos significativos nos níveis de eficácia no combate aos fenómenos de incumprimento fiscal e, em especial, aos esquemas de fraude de elevada complexidade e à economia informal.

Este Plano Estratégico pressupõe que o cumprimento voluntário das obrigações fiscais constitui um elemento crucial para a eficiência dos sistemas fiscais modernos e que a grande maioria dos contribuintes cumpre as suas obrigações tributárias. Por isso, o Plano Estratégico constitui uma ferramenta essencial destinada a combater práticas de incumprimento fiscal que prejudicam os interesses da Fazenda Pública e, desta forma, os interesses da maioria dos contribuintes que cumpre as suas obrigações fiscais, distorcendo a concorrência no sector em que se inserem e na economia em geral.


No seguimento da parceria entre a ancc e a Henkel - Schwarzkopf decorreu nas instalações da associação no passado dia 28 de Novembro uma formação com a duração de 4 horas sob o tema: ―Aconselhar & Recomendar‖. Esta primeira formação, destinada a colaboradores e formadores da ancc, foi dirigida por Eduardo Prazeres (PPS Manager/Diretor Técnico) e Liliana Alves (K-Account PPS Advisor). A partir do próximo ano de 2012 será possível a participação dos sócios da ancc, visto os temas a abordar serem de extrema importância para o crescimento dos seus negócios. Estas pequenas formações por serem dadas por técnicos profissionais com competências na área de Gestão, Marketing e Produto, permitem conhecer melhor pontos fracos e pontos fortes do negócio dos cabeleireiros. Conhecer o cliente, estimular a venda de produtos capilares, aconselhar tratamentos, compreender reações dos clientes e pequenos sinais emitidos, gerir objeções e claro, fechar negócio - são os temas abordados nas formações da Henkel. Conhecer os rostos dos clientes, reagir a situações assertivas, aprender a lidar com pessoas de idade - Fale em rejuvenescer, não em idade! Uma vez que estes workshops são inteiramente Gratuitas para associados da ancc, vale a pena assistir e estimular a força de vendas do seu salão com pequenos truques de marketing para aumento de vendas e clientes satisfeitos. Manifeste o seu socios@ancc.pt

interesse

em

participar

em


A gestão de um salão deve ser orientada como qualquer outro negócio. Muitos proprietários de salões dizem que "este negócio é diferente." Não é. Negócio é negócio. Um salão é uma empresa e deve ser administrado como uma empresa. Muitos clientes utilizam o salão como ponto de encontro, pois às vezes estão entediados em casa e recorrem ao salão para passar o tempo, conversar, desabafar e encontrar-se com as amigas, por isso deve ter um ambiente o mais acolhedor possível. Os colaboradores devem estar uniformizados. Caso não seja possível, usar pelo menos camisolas e/ou aventais iguais e tomar cuidado para manter um padrão de cor, evitando usar cores muito diferentes. Estar com o cabelo penteado e a face levemente maquilhada para dar boa impressão aos clientes. O proprietário ou gerente é a pessoa mais visada pelos olhares dos clientes, portanto deverá estar sempre impecável. Nunca deixar transparecer problemas do salão para os clientes ou conflitos pessoais. Um ar enfadonho ou um sorriso falso poderá ferir um cliente. Brincadeiras e sorrisos constantes sem motivo também não são bem vindos. É importante saber o momento de brincar, evitar comentários sobre dotes físicos e sorrir é fundamental para o bom funcionamento do salão. Não deve discutir ou chamar a atenção de algum funcionário em público, faça-o na ausência de clientes. A pensar no pessoal, nos clientes e nos representantes dos produtos devemos oferecer o maior conforto visto passarmos a maior parte do dia no salão. Uma música instrumental como fundo, tudo limpo e organizado, verificar se existe calor, vento ou frio, evitar fumar são pequenos aspetos a considerar na boa imagem do cabeleireiro. Ter especial atenção para a iluminação e cor das paredes, pois além de auxiliar no conforto dos seus clientes, também ajudará no resultado dos seus trabalhos.


Ao ser associado da ancc são inúmeras as vantagens e os descontos. Ao inscrever-se em qualquer formação usufrui de 20% de desconto sobre o valor base. Ao inscrever um dos seus colaboradores tem um desconto de 10%. No caso de frequentarem 2 ou mais pessoas do mesmo associado na formação, terão 10% de desconto adicional. Ações de Formação destinadas a profissionais da área dos cuidados de beleza.

Descontos válidos por formação. Mais informações em www.ancc.pt


Enunciar as noções e princípios gerais da Dietética. Noções de equilíbrio e utilização dos nutrientes Como calcular o número de calorias de uma dieta. Composição média dos principais alimentos por 100 grs. Conservação e preparação dos alimentos. Estudo sumário de elaboração de regimes alimentares.

Identificar a evolução histórica da função cabeleireiro na sua vertente técnica e socioeconómica. Identificar as caraterísticas físicas, psicológicas e artísticas do profissional de cabeleireiro. Descrever o espaço de trabalho bem como a prestação de serviços no contexto atual da função cabeleireiro. Identificar doenças profissionais observadas no exercício das funções de cabeleireiro. Referenciar as noções de regulamentação nacional e comunitária, legislação laboral e direito fiscal aplicado ao setor. Identificar os aspectos essenciais relativos à organização e gestão do espaço de trabalho. Enunciar os conceitos básicos de electricidade e seus riscos, associados ao desempenho das funções de cabeleireiro.

Formação nível II maiores de 18 anos; habilitação mínima > 6º ano e máxima > 9º ano Formação nível III /IV maiores de 18 anos; habilitação mínima > 9º ano e máxima > 12º ano

Atribuição de certificado de formação profissional e subsidio de alimentação de 4.27€/dia


Durante dois dias

- 5 e 6 de Novembro, realizou-se o maior eventos em Portugal dedicado à estética profissional, bem-estar e promoção da saúde. Num ambiente dinâmico e acolhedor, encontrou-se reunida a mais diversificada e bem estruturada rede de negócios do setor. Provavelmente há mais de uma década não decorria uma exposição tão completa e específica do setor na zona centro do país. O evento apresentou uma variada exposição de cosméticos, móveis e equipamentos

workshops, franquias conferências e outras atividades, conformando a mais diversificada e bem estruturada rede de negócios do setor. Uma das novidades foi o 1º Campeonato Nail Art em Portugal. Neste campeonato os profissionais da área das unhas poderam demonstrar toda a sua originalidade e profissionalismo em 2 categorias distintas: Design Inlay (Gel ou acrílico) Nacional e Design 3D (Gel ou Acrílico) Nacional, alusivos ao tema ―Mar Mágico‖. Destaque ainda para o Meeting Point, um espaço acolhedor com decoração de design, onde profissionais de todo o mundo puderam partilhar conhecimentos e experiências em diferentes especialidades.


1) Gosta de trabalhar com pessoas e ajudálas a ganhar auto-estima? 2) Aguenta trabalhar em pé de 8 a 12 horas por dia e ainda assim receber as pessoas com um sorriso? 3) Gosta e tem habilidade em lidar com cabelos, aprender novas técnicas e tendências da moda? 4) Tem facilidade em identificar o tipo de cabelo de uma pessoa e indicar o produto correto para tratamento? 5) Importa-se de trabalhar aos fins de semana? 6) É um bom observador e sabe identificar que corte ou coloração deve ser usada em determinado tipo de cabelo ou tipo de rosto? Se respondeu SIM para a maioria destas perguntas, concerteza que é um bom cabeleireiro/a!

Numa carruagem de comboio estavam 3 passageiros: um casal e um rapaz. Não se conheciam e durante a viagem começaram a conversar. Foi descoberto que a senhora era uma médica que ia a um congresso da área, o senhor era Carpinteiro e o rapaz apresentou-se como ―engenheiro capilar‖. A senhora questionou-o, dizendo que não conhecia nenhum curso de engenharia capilar perguntando em qual universidade ele tinha feito o curso. Imagine o constrangimento do rapaz. Ele era um cabeleireiro que tinha vergonha da profissão, então inventava nomes mais prestigiantes para a profissão….

O ser humano médio possui 100.000 fios de cabelo? Os ruivos, 90.000? Os que tem cabelos pretos, 110.000? Os louros, 140.000? O diâmetro médio do fio de cabelo depende de vários fatores, principalmente da raça do indivíduo? Os louros variam entre 0,017 a 0,051 mm e os de cor escura, entre 0,064 e 0,1 mm.


ÍNICIO DA PROFISSÃO:

SR. BORGES E ANCC:

O interesse pela profissão surgiu quando tinha cer-

Em 1981, já tinha a ideia de formar uma Associação de Cabeleireiros que combatesse a Clandestinidade do setor, mas na altura foi difícil mentalizar os empresários dessa necessidade. Sem desistir, criou a Delegação da Associação de Cabeleireiros do Sul, integrada e dependente dos estatutos do Instituto Nacional de Cabeleireiros em Lisboa. A questão da falta de autonomia levou à criação da Associação de Cabeleireiros do Distrito de Leiria a 16 de Dezembro de 1984 - atual ancc.

ca de 15 anos, visto estar integrado num negócio de família em Lourenço Marques, atual Maputo — Moçambique. Em 1961 decidiu iniciar um negócio por conta própria e abrir o seu próprio salão. Participou na fundação do Grémio de Cabeleireiros de Maputo, desempenhando funções como Secretário da Direção.

REVIRAVOLTA PROFISSIONAL: Em 1972, foi forçado a fazer uma paragem profissional devido a problemas de saúde. Por insistência de um amigo, frequentou o Curso de Inspector de Mediador de Seguros da Seguradora Império, sendo que venceu a prova com sucesso. Foi integrado na companhia chegando mesmo a dar formação a grupos com cerca de 60 técnicos de vendas. Na altura, em 1976, ficou conhecido como a ―máquina de fazer seguros‖, tal era a sua dedicação e generosidade para com os colegas de trabalho.

REGRESSO A PORTUGAL: Em 1976 regressou a Portugal com a ideia de abrir um Instituto de Beleza por conta própria. Enquanto a ideia não se concretizava, chegou a trabalhar como Cabeleireiro em Tomar. Em 1977 inaugurou o seu salão na Rua Grão Vasco em Leiria, o ―Cabeleireiro Borges‖.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Talvez quer pelo seu histórico de Técnico de Vendas de Seguros, quer pela dinâmica que ainda hoje aos 73 anos revela diante da profissão, desde 1988 tem-se dedicado a dar Formação a Profissionais do Setor um pouco por todo o país.

CONSELHOS DE UM PROFISSIONAL: Não tenham medos, receios em arriscar! O mais seguro é adquirir experiência de pelo menos 5 anos para quem anseia iniciar um negócio por conta própria. Primeiro é preciso saber fazer para posteriormente conseguir manter um salão. Fazer percurso e criar um nome. Apostar na formação constante e nunca esquecer o seguinte lema: ―A paciência é amiga da ciência‖.

PROJETOS FUTUROS PARA O SETOR: Como grande Visionário que é, o Sr. Borges tem uma ideia bastante definida sobre o que poderia ser a base de um futuro mais saudável do setor. Criar um Projeto-Lei sobre tudo que respeitasse a classe profissional - Patrões e Empregados, para servir por 15 anos, por exemplo. Estruturar tudo em papel e apresentar aos grupos parlamentares na Assembleia da República para que fosse aprovada como Lei. Ordenamento do Território, segurança e retorno de investimentos, garantia de atuais e novos postos de trabalho são alguns dos pontos que este projeto visaria. A curto prazo defende a realização de mais Festivais de Penteados na zona, de forma a trazer pessoas às cidades.


Cosmetica Hannover

ALEMANHA

Hannover, Alemanha Sábado 21a Domingo 22 Janeiro, 2012 Beleza, Cosméticos, Bem-Estar, Manicure

Roma Internacional Estetica

ITÁLIA

Fiera Roma , Roma Sábado 28 a 30 Janeiro, 2012

IMATS London

REINO UNIDO

Alexandra Palace, Londres Sábado 04 a Domingo 05 Fevereiro, 2012 Feira Internacional dos Artistas de Maquilhagem

Cosmobeleza

ESPANHA

Fira Barcelona, Montjiuc, Barcelona Sábado 11 a Segunda 13 Fevereiro, 2012 Beleza, Cosméticos, Cuidado Pessoal, Bem-Estar, Maquilhagem e Cabeleireiro.

Beauté Sélection Bordeaux

FRANÇA

Parc des Expositions de Bordeaux Lac, Bordéus Domingo 12 a Segunda 13 Fevereiro, 2012 Cosméticos, Produtos de Beleza, Maquilhagem e Cabeleireiro.


Criação

da ASSOCIAÇÃO

CABELEIREIROS DE LEIRIA.

DO

DE DISTRITO

Realização da 1ª Assembleia Geral Constituinte. Presidente da Comissão Instaladora: Geraldo Duarte Borges Sede: Rua Grão Vasco, Leiria. Realização do Festival no Pavilhão Gimnodesportivo, reunindo a Fina Flor dos Salões de Cabeleireiro da zona Centro.

Tomada de posse de nova direção. Alteração da designação para

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DO PENTEADO, ARTE E BELEZA. Nome mais abrangente de acordo com os estatutos e designação de acordo com área jurídica e administrativa a nível nacional. Sede: Largo Cândido Reis, Leiria.


Alteração da designação para

a atual

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO SETOR DO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CUIDADOS CORPORAIS. Designação mais abrangente de acordo com novos estatutos e áreas de atuação, incluindo o setor estético e beleza. OBJETIVOS: Certificação de Pessoas sem carteira profissional, Iniciar os jovens na vida ativa, dar formação e beneficiar os associados de proteção e apoio à atividade.


Elementos da Direção Presidente – Luís Manuel Henriques Dias – sócio n.º 447 Secretário – Cristóvão de Almeida Silva – sócio n.º 115 Tesoureiro – Carlos Alexandre Armindo Tavares – sócio n.º 6 1.º Vogal – José Manuel Santos Santana Ribeiro – sócio n.º 521 2.º Vogal – João Paulo das Neves Morais – sócio n.º 390 Elementos da Assembleia Geral Presidente - Manuel de Oliveira Menezes - sócio n.º 155 1.º Secretário - Vasco Miguel Ferreira Santos - sócio n.º 350 2.º Secretário - Irene Cristina Carvalho Carreira - sócia n.º 275 Elementos do Conselho Fiscal Presidente - Agnelo Adelino Lopes - Sócio n.º 166 1.º Secretário - Hugo da Conceição Vendeiro Martins Carreira - sócio n.º 9 2.º Secretário - Lúcia Cristina Leal da Cunha Pinto - Sócia n.º 595

Segundo o Sr. Borges, Sócio-Fundador e Presidente Honorário da ancc, é essencial que os Sócios estejam presentes nas Assembleias Gerais, que é o órgão mais forte da Associação. Devem vir apresentar sugestões de forma a cumprir objetivos e beneficiar o coletivismo. Só desta forma se conseguirá o sentido de responsabilidade nas tarefas a desempenhar pelo bem de todos. Participe e tenha voz ativa numa associação que também é sua.

Profile for ANCC Leiria

INFO ANCC 2  

Dez | Jan 2012

INFO ANCC 2  

Dez | Jan 2012

Advertisement