Issuu on Google+

PROJECTO: “D. ADÍLIA” 2013 - BRANDING DE ESPUMANTE CLIENTE: HERDADE NO NORTE ALENTEJO CRIATIVO: ANA VIEIRA DA SILVA

D. ADÍLIA


1.

CONCEITO

1. CONCEITO 2. CORAÇÃO DE MATRIARCA 2.1 PROPOSTA DE PACKAGING 2.2 PEÇAS ADICIONAIS 3. EXTRAS

A matriarca é a mãe da família, o pilar da casa, a aliança e a força, alguém que todos estimam e adoram, e mais tarde relembram. O nome da matriarca nunca vem só, mas sim com os seus feitos e o seu coração, a sua figura enquanto mulher, a casa onde esta acolhe os filhos e com eles celebra e passa grandes momentos. Este espumante tem de trazer consigo a imagem desta matriarca e o caracter familiar e feminino que a sua família quer honrar. Para isto, o objectivo é criar uma linguagem que permita um equilíbrio entre clássico e moderno, rústico e imponente, sóbrio e orgânico. Um ambiente de cor e formas que, explicitamente, transmitem estes valores, enaltece a sua nobreza, e difere no mercado.

RENDA A casa, os móveis e as roupas, com elementos ornamentais únicos, uma casa e mãe que não se esquecem. A renda aparece nesta linguagem de forma estilizada, mas como um ponto de partida para a exploração gráfica e composições orgânicas que lançam a marca. As ilustrações e os materiais unem-se para um todo simples, rico em textura e elegante.


2.

CORAÇÃO DE MATRIARCA Um coração que representa toda a figura de uma matriarca e os sentimentos que nutre pelos seus filhos. As festas e celebrações em família, as alegrias, a casa onde as portas se abram para momentos únicos. Um coração grande, delicado e puro, uma mulher lembrada no coração de todos, as alianças que perduram - um significado que todos reconhecem e que por isso confere ao espumante um ar familiar e terno. Graficamente, uma forma alegre e orgânica que relembra a renda e os bordados da casa de família, ainda que estilizados, e se funde com a silhueta feminina da garrafa.


Rolha a descoberto, que aqui se assume como maus um elemento visual e decorativo, de aspecto simples e limpo, mas ao mesmo tempo forte e dourado permite criar grafismo na própria rolha.

Esta “cápsula” em formato etiqueta tem como objetivo conferir nobreza e valor ao produto e enfatizar a marca, como acontece por exemplo com as roupas, brinquedos, etc. Além de decorativo, está estrategicamente colocado para que seja sempre visível, mesmo dentro do saco de pano.

D. ADÍLIA Espumante bruto

CHARDONNAY 2013

Nulla quis feugiat ipsum. Morbi in sollicitudin tortor, vestibulum malesuada metus. Sed quis blandit massa. Vestibulum tincidunt nulla diam, et tempus velit eleifend nec. Vivamus dapibus orci sed eleifend rhoncus. Nunc nulla lectus, dictum et lectus vel, vestibulum rhoncus purus. Vivamus blandit elit sed velit molestie varius.

Espumante bruto CHARDONNAY 2013

PRODUTO DE PORTUGAL/PRODUCE OF PORTUGAL

PRODUTO DE PORTUGAL/PRODUCE OF PORTUGAL

VINHO DE MESA ESPUMANTE BRUTO CHARDONNAY 2013

750 ml 13% vol. ENGARRAFADO POR: EMPRESA X, LDA - PORTALLEGRE PRODUTO DE PORTUGAL/PRODUCE OF PORTUGAL

Este coração evidencia ainda mais a textura rendada e/ou bordada da casa da matriarca, numa composição mais clássica e imponente, mas rica pelo contraste que dela resulta. Apontamentos em dourado que realçam a renda em picot e o D.(Dona).

Aqui entramos num ambiente mais festivo e moderno, não deixando nunca para trás os valores assumidos anteriormente. Uma ligação entre o colorido da ilustração e a presença forte de tipografia - binómio: força de matriarca/delicadeza da figura feminina, também presente na primeira.


2.1

PROPOSTA DE PACKAGING

Um saco que abraça e protege, simples, lembrando os sacos de tecido cru antigamente usados, onde estão inscritas palavras de extremo significado entre família (amor, celebração, mãe, ternura,...). A marca nunca desaparece, visível na etiqueta no topo da garrafa. Ambiente de festa em simbiose com sentimentos ternos e amorosos de uma família, uma matriarca e uma casa que a todos acolhe. Cada vez mais orgânica, é uma composição que revela um grande caracter familiar, quase rústico e caseira, pela caligrafia e simplicidade. Poderá trer um preenchimento colorido ou dourado que se relaciona com o metal da rolha e se assemelha a uma jóia (”uma jóia de senhora”).


RÓTULO

CONTRA-RÓTULO


PROTÓTIPO BOX Criada especificamente para este espumante, de forma a ter uma produção simples e barata, um transporte eficaz e acima de tudo para que respeite a silhueta feminina da garrafa assim como permite visualizar todos os elementos gráficos.

COPO PARA ESPUMANTE


12 cm

medidas máximas:

3

OF P

ORTUGAL

CH

AR

201 AY

TUG

AL/

9,5 cm

D PRO

UC T

3,5 cm

NN

DO

(OPCIONAL) A etiqueta funciona como um “biscoito da sorte” com frases sábias relacionadas com o conceito do espumante D.Adília.

10 cm

PR

O D U TO D E P O R

CEM HOMENS PODEM FORMAR UM ACAMPAMENTO, MAS É PRECISO UMA MULHER PARA SE FAZER UM LAR. Provérbio chinês

pontos de cola

10 cm

6,5 cm

PRODUTO DE PORTUGAL/PRODUCE OF PORTUGAL ENGARRAFADO POR: EMPRESA X, LDA - PORTALLEGRE

(OPCIONAL) ROLHA + GRAVAÇÃO

NOTA: os fundos pretos não fazem parte do grafismo, servem apenas de base para uma apresentação legível - impressão em papel transparente , vinil, etc


2.2

-CARIMBO PARA PRENDAS, FACTURAS, MENSAGENS, SACOS,...

-SACO PARA A LOJA -CARTÃO INDIVIDUAL DA MARCA “D.ADÍLA”

-ILUSTRAÇÃO NO VIDRO DA LOJA

PEÇAS ADICIONAIS


3. EXTRAS


BINÓMIO FORÇA DE MATRIARCA /DELICADEZA FEMININA A estapagem estilo carimbo de guerra em simbiose com a renda tão feminina e que tão bem lembra a casa de uma matriarca. Materiais texturados e “brutos”, a cor aplicada exclusivamente o preto, para um resultado com contraste e centrado na imagem.


ALGUNS DOS ESBOÇOS PARA EXPLORAÇÃO DE PACKAGING


D. ADÍLIA

ANA VIEIRA DA SILVA DEZEMBRO 2013


Dona Adília_AnaVieiradaSilva