Page 1

Edição Nº 31 - Janeiro/2014

Inform

Informanauger Janeiro Entramos em 2014 com esperança de inovar, renovar conceitos, agregar valores, proclamar a força que a cooperação e o auxílio trazem à nova rotina que a partir de hoje iremos delimitar. Novos desafios nos esperam, e serão enfrentados com excelência, vigor e força de vontade. Confira o recomeço de nosso trajeto...


EDITORIAL

Na primeira edição de 2014 do Informanauger você poderá conferir uma matéria especial com a equipe de vendas, mostrando o balanço de 2014 e as expectativas para o ano que se inicia, além do ranking de vendas anual de 2013. Na Coluna da Eliana, veremos formas de recomeçar seu ano, mas sempre inovando para tornar o trabalho mais expressivo e representativo. Veremos também a importância da gentileza na vida profissional e pessoal, e como uma pequena atitude abre portas e fortalece relações. No espaço Anauger na mídia, você poderá conferir o calendário de eventos que a Anauger irá participar em 2014, além de ação de marketing no anuário “A Granja do Ano”. No espaço do representante a otimização do trabalho será abordada, mostrando técnicas que devem ser aperfeiçoadas e adquiridas. Iremos conhecer também a rotina do representante João Alfredo, da Mult Nacional Representações. Fique por dentro do que ocorreu durante a Confraternização da Anauger, com matéria e fotos. Para fechar o nosso veículo, confira uma novidade do Departamento Comercial. A Anauger será a fornecedora de bombas sobmersas vibratórias manuais para o Programa Água para Todos, que visa levar o acesso à água para as famílias do semi-árido.

Boa Leitura!

2


CARTA DO LEITOR

Através do trabalho desenvolvido no Blog da Anauger (www.anauger.wordpress.com), recebemos o feedback e comentários de pessoas de todo o País. Confira abaixo o depoimento do leitor e consumidor Anauger, Amarildo Macedo, na aba de vídeos institucionais da empresa.

“Parabéns a ANAUGER pelos ótimos produtos que ajudam e facilitam a vida das pessoas, sabemos que o governo não tem como levar água potável para todas as pessoas devido à grandeza do Brasil, por isso os produtos ANAUGER são de tal importância.”

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS PARA: informanauger@anauger.com.br

3


POR DENTRO DA ANAUGER Confira o ranking de vendas 2013 da Anauger A Anauger divulgou, neste mês de janeiro, seu ranking de vendas, apresentando os 10 colocados entre os representantes nas vendas de bombas e SensorControl, durante todo o curso do ano de 2013. Após balanço de vendas realizado por região, a Anauger parabeniza a todos os representantes e agradece pelo empenho e dedicação no decorrer de 2013. A Anauger espera que o ano de 2014 continue sendo promissor, de grandes realizações e conquistas.

Bombas

4

SensorControl

G.B

G.B.

Carlos Farias

RJ Anselmo (PR)

RJ Anselmo (PR)

Unzer

Unzer

Gecino

Exportação

Dimetal

Gecino

Carlos Farias

Dimetal

Romap

Direta

Televendas

Romap

Pawil

10º

Televendas

10º

Rei Serv.


FEIRAS Anauger traça plano de feiras e garante presença efetiva em todo o Brasil em 2014 A Anauger participa de um extenso calendário de feiras durante o ano, com foco nos segmentos que atendem seu público-alvo. “Para nós, a melhor maneira de conhecer as necessidades do consumidor final de nossos produtos é estar presente nestas feiras. Esperamos atuar com força total e suporte junto aos representantes e supervisores de venda, de cada, região para repetir o sucesso nas feiras que já são de nossa lista e dar nosso melhor nos novos eventos” destaca Marco Aurelio Gimenez, diretor comercial da Anauger. Abaixo, confira alguns eventos do calendário de feiras que terão a participação da Anauger e, programese para conhecer as soluções em captação de água que a empresa oferece:

10 a 14 de março Não Me Toque/RS

28 de abril a 2 de maio Ribeirão Preto/SP

5 a 7 de agosto Bebedouro/SP

7 a 13 de outubro Pelotas/RS

16 a 20 de outubro São Lourenço do Sul/RS

15 a 17 de outubro

Expofeira de Pelotas Expofeira de São Lourenço do Sul

Belo Horizonte/MG

Data a definir Ji Paraná/RO

Durante o ano de 2014, outros eventos ocorrerão e o Departamento de Vendas irá avaliar todas as oportunidades, podendo ser inseridas outras feiras no calendário de participações da empresa.

5


COLUNA Recomeçar? Sempre, mas é possível e válido diferenciar Por: Eliana Santos Coordenadora de Vendas

O começo de ano carrega consigo as promessas e energias canalizadas para tornar o novo período que chega sempre melhor que o anterior. Buscamos rever parâmetros, agregar novas ideias, colocar em prática plano de vida, carreira ou até desengavetar alguns projetos há muito esquecidos. É uma atitude extremamente positiva, porém devemos nos atentar a algo: diferenciar sempre! Não adianta fazermos uma lista de itens que devemos executar se são sempre os mesmos. Se não nos permitirmos ousar em nossas ambições, acabaremos com a dinâmica de uma esteira: corremos, cansamos e não saímos do lugar. Vamos deixar para trás todas as frustrações e adversidades que o ano anterior nos trouxe e buscar novas maneiras de enfrentar as situações que estão por vir, sempre com bom humor e profissionalismo. Permita-se traçar metas reais para serem conquistadas a cada mês, vibrando e se auto parabenizando por cada vitória. Estipule um prazo diferenciado para conseguir algo que há muito tempo gostaria de fazer, mas sempre deixou “para o próximo ano”. Encare a volta ao trabalho como uma oportunidade de recomeço com o corpo e mente, descansados. Por exemplo, se possui o hábito de começar o ano organizando arquivos administrativos, mude e comece fazendo uma visita a todos os seus clientes. Permita-se inverter as posições das atividades, para desta forma enxergar novos pontos de vista e métodos de trabalho. Concluo com uma frase do escritor russo Fiódor Dostoievski: "O segredo da existência humana consiste não somente em viver, mas ainda encontrar o motivo para viver", e isso se aplica ao trabalho. Aproveitemos as reflexões realizadas no final do ano que se passou para encontrar novos pontos de motivação e objetivos a serem conquistados neste ano de 2014. Bom início de ano e volta ao trabalho!

6


ENTREVISTA Empenho e muito trabalho! Conheçam a rotina da Mult Nacional Representações Há cerca de treze anos, João Alfredo Silva e Daniella Oliveira realizam um exímio trabalho com os produtos da Anauger na região da Bahia. Os empresários acreditam que nunca desistir e promover ações diferentes de vendas faz com que os clientes sejam melhores fidelizados. “Trabalhamos com compromisso e temos sempre em mente que fazer o que se gosta, estabelecendo metas e objetivos com reconhecimento traz um ambiente de trabalho saudável”, diz João Alfredo. A estrutura da representação conta com um escritório fixo localizado em Itabuna, na Bahia, com mais três colaboradores, sendo dois externos e um interno que atuam nas regiões pré-definidas. Os vendedores trabalham diretamente com os clientes, promovendo, divulgando e vendendo os produtos. João Alfredo atua com os maiores clientes mensalmente e acompanha trimestralmente as visitas da equipe. “Mantemos uma organização de visitas de prospecção e também de atendimento com

remessa de vendas diária, feedback e agendamento. Buscamos atender de forma bem definida as prioridades”, destaca João Alfredo. Para enfrentar as adversidades ele admite que equilíbrio é a palavra correta. “É fundamental ter tempo para tudo: trabalho, família, lazer. Organizando tudo isso, conseguimos superar desafios, atingir metas e aprender algo novo”, conta João. Destaca também que a área de vendas requer desprendimento e paciência, pois se relacionam com pessoas de diferentes temperamentos. “Tem de ter bom humor e ânimo sempre, deixando o cliente mais a vontade e os relacionamentos mais próximos, facilitando a venda”, diz. João Alfredo conclui avaliando as vantagens em se trabalhar com a Anauger como, por exemplo, a qualidade dos produtos, a liderança de mercado, corpo administrativo e comercial.

“É uma satisfação muito grande fazer parte dessa equipe”

7


ESPAÇO DO REPRESENTANTE Representante: avalie sua rotina e aperfeiçoe seu trabalho As situações de venda configuram-se como relações sociais, mesmo que artificiais. O que é considerado de suma importância para o cliente pode não ser o mesmo para o representante. Para se sair bem neste segmento é necessário ver sob a mesma ótica do cliente e demonstrar, com suas palavras, que é dessa forma que se deve proceder. Segundo Marcos Cobra, diretor do departamento de Marketing da Fundação Getúlio Vargas, a divisão de conhecimento para o representante divide-se em quatro partes: a correta atitude de trabalho, conhecimento do produto ou serviço e principalmente, a técnica de vendas e organização do trabalho.

Conhecimento do produto Em muitas situações, o representante não possui o conhecimento necessário sobre o produto que representa, e durante os treinamentos de vendas não passa aos profissionais o conhecimento devido. O profissional de vendas deve ser treinado para vender levando em consideração o ponto de vista do cliente, que compra para satisfazer suas necessidades.

Postura de trabalho Combinar entusiasmo e empatia é importante para o sucesso do representante comercial. Entusiasmo é estabelecer-se, firmar-se e ser aceito, e empatia envolve colocar-se no lugar do outro, mas sem, necessariamente, tomar sua posição. Aparentemente as duas qualidades anulam-se, porém o bom profissional de vendas deve combina-las para satisfazer as necessidades dos clientes.

8


Técnicas de vendas A técnica de venda é importante para entender as reações emocionais e lógicas dos clientes na apresentação de venda. É importante realizar afirmativas que reduzam o risco de recusa e facilitem ao vendedor atingir seus objetivos de venda. É importante também realizar uma entrevista de vendas com os clientes, para realizar um maior controle da transação, passando pelos seguintes estágios; •Identificar a necessidade do consumidor; •Fazer com que ele crie interesse pelos benefícios oferecidos; •Prevenir-se sobre objeções.

Organização do trabalho e visitas O representante deve desenvolver hábitos de organização que visam melhorar a rotina de trabalho: •Classificar os clientes; •Planejar antecipadamente as visitas e estudar cada cliente antes de sair para campo; •Ao sair da visita, analisar os problemas e sugestões para voltar com todos resolvidos; •Relatar precisamente todas as atividades para um melhor controle; •Programar seu tempo entre visitas de atendimento, prospecção de negócios e atividades burocráticas.

9


ANAUGER NA MÍDIA

A ÁGUA É FUNDAMENTAL À VIDA!

Confira e-mail marketing

Nossa preocupação é com a sua preservação, garantindo as melhores condições de obtenção e consumo!

Anauger, indispensável como a água.

institucional da Anauger para o anuário “A granja do ano”

anauger Solar

Elevação máxima(H): 40 metros

Não utiliza energia elétrica! Uma solução econômica e sustentável para o bombeamento de água movido à energia solar!

Em mais um trabalho de divulgação de seus

Maior vazão Excelente rendimento

produtos, a Anauger participou do anuário “A granja do ano”. O encarte deu destaque para toda a linha de bombas da empresa. “Essa foi

anauger 700 Reservatórios e cisternas

anauger 800 e 900 Poços igual ou maior que 8 polegadas

uma estratégia de trabalho importante para a prospecção de clientes, mostrando de forma simples todo o mix de produtos que a Anauger anauger ECCO

oferece, atendendo a diversos segmentos”,

Poços igual ou maior que 8 polegadas

anauger Linha GiRO Bombeadores centrífugos multiestágios

destaca Eliana Santos, coordenadora de vendas da Anauger. Automatiza o sistema de bombeamento de água.

anauger 4'' H60 Poços igual ou maior que 4 polegadas

anauger SensorControl Boia que por flutuação, assume posições que ligam ou desligam o circuito elétrico

Bombas para drenagem – linha anauger GiRO, série AGS

LANÇAMENTO!

dfpress.com.br

Qualidade, durabilidade, Alto rendimento hidráulico e portabilidade

PIONEIRISMO

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

RESPONSABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

10 Clique aqui e acompanhe nosso blog:

Clique aqui e acesse nosso site:

anauger.com.br

anauger.wordpress.com Fone: (11) 4591-1661 bombas@anauger.com.br


REFLEXÃO Gentileza: adote! A gentileza é um fator indicado para utilização em qualquer situação do cotidiano na vida, tanto profissional como pessoal, não tem contra-indicação e sempre agrega retorno positivo. Desta forma, adotar esse hábito em casa, com amigos ou no trabalho favorece a harmonia em todas as atividades que devem ser realizadas. De forma prática, podemos listar alguns gestos que colaboram para a qualidade de vida dentro de uma empresa. Mesmo não sendo a única forma de relação dentro de uma organização, a gentileza é uma poderosa e eficiente ferramenta para o sucesso, não importando o tamanho ou quantidade de colaboradores que existam nela. Uma gestão baseada em atos gentis é capaz de transformar as pessoas as estimulando de forma que queiram dedicar-se cada vez mais às suas equipes. E se o grupo tem um bom entrosamento, isso refletirá no cliente. A gentileza e gratidão são chaves importantes para uma convivência melhor e também uma forma diferente de enxergar as adversidades encontradas no curso da vida pessoal e profissional. Dizer obrigado mesmo quando não se sente grato ou oferecer um tratamento gentil mesmo quando seu dia não foi o melhor acaba sendo uma importante lição.

Vamos refletir as questões abaixo e tentar aplicá-las no dia a dia? Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você tem reservado um dia especial para dizer obrigado ou tem uma maneira pessoal para expressar gratidão pelo que tem vivido e recebido na vida? 2. Você já tentou dizer “obrigado” quando não se sente grato por causa dos problemas e dificuldades que está enfrentando? Isto é muito difícil para você?

11


2014 Departamento de vendas tem 2013 positivo e espera superar as expectativas para o próximo ano O departamento de vendas da Anauger encerra o ano de 2013 com balanço positivo, um fluxo grande de visitas, participação em eventos, divulgação do sistema anauger solar, além da novidade da série AGS, parte da linha anauger GiRO. Confira abaixo a avaliação de cada parte da equipe sobre o trabalho com os representantes, revendas e produtos da empresa. Marco Aurélio Gimenez - Diretor Comercial Em 2013, apesar das adversidades, tivemos um ano excelente, com todas as expectativas alcançadas e desafios superados. Apesar de um primeiro semestre excelente em 2013, houve uma desaquecida no segundo semestre, por conta de um problema comum que a Anauger enfrenta: o clima. Porém, com o empenho de toda a nossa equipe, fechamos o ano com parâmetros positivos. Também obtivemos crescimento de 20% na comercialização do anauger SensorControl. Trabalhamos e pedimos foco neste produto e conquistamos excelentes números. Em 2014, temos a expectativa de lançar novos produtos para as linhas anauger solar e GiRO, além de nossa entrada no segmento de bombas manuais, que atenderão mais de 70 mil moradores do semi árido através do programa “Água para Todos”, do Governo Federal. É um projeto no qual apostamos muito, por conta do apelo social e exploração de novos métodos (no caso, bombas manuais), os quais desejamos explorar mercados internacionais neste ano. Espero que nossa equipe mantenha o ritmo, respondendo às necessidades, enfrentando os desafios e colhendo, todos juntos, as sementes que plantaremos para colher ao longo deste ano.

Eliana Santos - Coordenadora de Vendas. 2013 foi um ano de muito trabalho, com o lançamento das bombas série AGS, linha anauger GiRO e a maior competitividade dos módulos solares que ampliaram as possibilidades de comercialização do sistema anauger solar. Nossa participação em feiras aumentou e foi mais intensa, devido à reestruturação interna que tivemos com foco nos supervisores, que com muito empenho, esforço e dedicação conseguiram assimilar o trabalho. Um ponto que destaco não totalmente como um problema é a dificuldade que alguns profissionais têm em mudarem e “saírem” da zona de conforto. Isso é comum e vejo como algo saudável para o aprendizado, mas às vezes um profissional que não se abre, perde a oportunidade de agregar algo benéfico em sua rotina pessoal e de trabalho. Nossas expectativas para 2014 são de que a demanda continue alta, pois teremos uma ampliação no mix de produtos a serem comercializados e também uma maior participação em feiras. Já estabelecemos nosso plano de vendas e diretrizes, precisando apenas executar meios para fazermos com que este objetivo seja alcançado com sucesso. Buscaremos fazer com que a agenda de trabalho dos supervisores seja mais assertiva e cada vez mais produtiva, estudando alguns mercados com potencial aquém do esperado, com novos produtos e ações que atendam as necessidades e transformem o perfil destas regiões.

12


Cristian Silva - Supervisor de Vendas Neste ano enfrentamos algumas dificuldades por conta de paralisações no País, o que gerou uma pequena retração mercadológica. Porém, fechamos com nossa meta cumprida. Pudemos acompanhar os representantes, sendo por meio de visitas comerciais, e-mail ou telefone realizando negociações pontuais e estratégicas com a diretoria, sincronizando as informações importantes de clientes, que chegam através de nossos representantes que realizam o trabalho em campo e visitas comerciais. Encaminharemos os trabalhos em 2014 com o mesmo foco e empenho deste ano mantendo ações fortes como o apoio aos representantes em campo, pois eles são um braço nosso fora da Anauger, como uma espécie de porta voz do cliente, atendendo e identificando estratégias importantes. Manteremos destaque com a série AGS (linha anauger GiRO) e a o sistema anauger Solar, participando de feiras e visitas comerciais. Em relação à exportação, faz pouco tempo que assumi e ainda não efetivei visitas comerciais porém, este ano conseguimos aumentar a linha de produtos do nosso cliente da Guiana, com o sistema anauger Solar sendo os dois modelos anauger solar P100 e R100 e o SensorControl, estamos desenvolvendo novas parcerias no Chile e em Portugal no qual já fornecemos também a bomba anauger Solar e continuamos o trabalho de apresentação e negociação em todos os nosso clientes ativos e estamos prospectando novos mercados tais como: Angola, Bolívia e Costa Rica. Pretendemos continuar trabalhando forte com a apresentação da linha anauger Solar, pois acreditamos que o nosso produto possa propor soluções a clientes em vários países.

Leandro Favarim - Supervisor de Vendas Como entrei há pouco na Anauger, ainda não tive a oportunidade de viajar com os representantes. Desta forma não obtive resultado em campo para comentar, mas pelo contato via telefone observei a demanda de trabalho que teremos em 2014 além de perceber as metas cumpridas para 2013. Com a análise de dados internos, esperamos no próximo ano diversas oportunidades de colocar em prática novas ações comerciais.

13


Marcio Berro - Supervisor de Vendas Por ter iniciado minhas atividades na Anauger em Agosto/13, tive a oportunidade de sair em campo e trabalhar diretamente somente com 4 representantes dos estados MT, MS e RO, mas o balanço que faço é positivo e promissor, pois conversei com todos via fone mês a mês e percebi o comprometimento e profissionalismo da equipe em entregar as metas, apesar das dificuldades encontradas no dia a dia. Em 2014 terei a oportunidade de conhecer toda a região,visitando-a e vendo suas particularidades e os concorrentes, de modo a neutralizá-los. Teremos um ano atípico com muitos eventos importantes no País, como Copa do Mundo, eleição presidencial etc. Isso requer uma atenção redobrada no planejamento, com foco total nos objetivos e principalmente acompanhamento junto aos representantes, afim de prestar suporte e pulverizar ao máximo nossos produtos com a divulgação da marca que já é bem conhecida.

Alexandre Marçal - Supervisor de Vendas Este ano nós tivemos um remanejamento de área, conhecendo novos representantes e novos desafios, por conta da mudança de região que supervisionava. Na anterior acredito ter deixado um ótimo trabalho, com o crescimento de vendas em alguns pontos e fortalecimento da marca em outros. Acredito que a contratação de novos representantes na região norte, Acre e Rondônia foi um ponto chave. Nesta região pudemos alcançar um crescimento de quase metade nas vendas. E a participação em feiras regionais também ajudou a focar em nossos produtos mais atrativos. Em 2014 trataremos de uma região nova, na qual ainda não desenvolvemos nosso trabalho e imagino um ano de muitas superações, conquistas e novos desafios em busca de fortalecer o nome Anauger com clientes, consumidores e representantes.

14


Anauger fornecerá bombas para o programa ‘‘Água para Todos’’ do Governo Federal

A Anauger começa 2014 com o lançamento da ‘‘bomba manual’’ desenvolvida para atender ao programa ‘‘Água para Todos’’, do Governo Federal. Está previsto a empresa fornecer, inicialmente em 2014, 70 mil unidades do novo modelo, que serão utilizadas no programa Água para Todos. A iniciativa irá atender famílias da zona rural de cidades nos estados de Piauí, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Sergipe. Este é o início de uma parceria, que espera atender a necessidade do Brasil e outros Países do Mundo.

15


CONFRATERNIZAÇÃO Após um ano positivo nos negócios, Anauger reúne colaboradores para confraternização Para encerrar um ano de trabalho e muitas conquistas, a Anauger promoveu, no dia 22 de dezembro de 2013, sua confraternização de final de ano. O evento ocorreu na Chácara Rei do Sul, localizada em Jundiaí/SP. Para o diretor comercial Marco Aurélio Gimenez, é importante reunir toda a equipe nesta data. “Após um ano importante, em que trabalhamos juntos para trilhar mais um pedaço da brilhante trajetória da Anauger, esta é uma oportunidade de comemorarmos, juntos, o ano que se encerra”. Para Luis Fernando Basi, diretor administrativo financeiro, o momento serve como marco da finalização de um ano de muito trabalho. “O resultado de nossos esforços pode ser visto aqui e agora nesta ‘Festa de Confraternização’, num momento em que a união, ideais e sobrenomes diferentes se transformam numa linguagem universal, num único e grande abraço, num desejo de que o semelhante seja ainda mais feliz, próspero e para fortalecer ainda mais a 'família Anauger' ’’. O local complementou ao tempo: um dia de sol que proporcionou aos colaboradores, aproveitar a piscina do local. “O lugar é maravilhoso, agradável para podermos conversar e aproveitar junto de nossos colegas e familiares, um dia diferente”, diz Cintia Tavares, da recepção. Os presentes puderam contar com um cardápio especial e a animação de músicos. Para Elkea Melnec, do Serviço de Atendimento ao Revendedor – SAR, a confraternização foi momento de encontro. “Pudemos rever pessoas com as quais não convivemos todos os dias, às vezes por conta dos horários que não batem dentro da empresa. Foi a hora de colocar o papo em dia, em um ambiente gostoso, alegre e descontraído”. O evento ocorreu das 9h às 17h e contou com a presença de colaboradores, gestores, alguns representantes da empresa e seus familiares. Alexandre Marçal, supervisor de vendas conclui dizendo que é uma ação válida permitir que a família possa desfrutar da confraternização junto dos colaboradores. “É interessante que eles possam conhecer nossos colegas de trabalho, pessoas que você convive a maior parte de seu tempo. Destaco também o capricho da preparação de tudo, o cardápio estava excelente”.

Marco Aurélio Gimenez

16

4

Luis Fernando Basi

Cintia Tavares

Elkea Melnec

Alexandre Marçal


17


18


19


20


21


POLÍTICA DE QUALIDADE ANAUGER "Atender as necessidades de nossos clientes, oferecendo bombas d´água e acessórios adequados aos requisitos aplicáveis, inclusive do sistema de gestão da qualidade e promovendo melhoria contínua em nossos processos e produtos". DFpress Comunicação

Responsável pela edição: Juliana Destro Facuri MTB 57.348/SP

Informativo 31  
Advertisement