Page 1

Edição Nº 33 - Março/2014

Inform

Informanauger Março

MÊS DA ÁGUA


EDITORIAL

Nesta edição do Informanauger você poderá conferir como foi o primeiro fornecimento de bombas manuais da Anauger pelo programa “Água Para Todos”, realizada na cidade de São Sebastião/AL. Em “Por dentro da Anauger”, poderá acompanhar a nova aquisição de máquinas que irão fazer parte do setor da borracha na empresa, além de um convite para acompanhar a cobertura da Agrishow em nosso blog. No espaço do representante, verá dicas de como manter o PDV organizado e o treinamento com os balconistas sempre em dia, além de conhecer a rotina da J. Stefanello Representações. Na Coluna da Eliana, verá como trabalhar a criatividade com critério para não errar nas ações. Além de ver o planejamento de mídia que a Anauger preparou para o primeiro semestre e a volta da Campanha Pit Stop, na editoria de promoções. Para fechar, acompanhe uma reflexão sobre o valor do trabalho.

Boa Leitura!

3


CARTA DO LEITOR

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS PARA: informanauger@anauger.com.br

4


POR DENTRO DA ANAUGER Acompanhe a participação da Anauger na Agrishow 2014 Entre os dias 28 de abril e 2 de maio, acompanhe a participação da Anauger em um dos mais expressivos eventos do setor agropecuário brasileiro: a Agrishow. A empresa levará seu destaque, o sistema anauger solar e também o lançamento “bombas para drenagem – linha anauger GiRO, série AGS – , para os mais de 150 mil visitantes estimados pela organização.

"Estamos com grande expectativa para este evento, pois o público alvo é exatamente o que a Anauger deseja atingir. Além de podermos atender às necessidades dos potenciais clientes com nosso produto, que capta água utilizando apenas energia solar, visto que estamos enfrentando um período de forte estiagem", diz Marco Aurélio Gimenez, diretor comercial da Anauger.

Você pode acompanhar tudo sobre a participação da Anauger na Agrishow através do Blog www.anauger.wordpress.com Acesse entre os dias 28 de abril e 2 de maio e veja a cobertura completa dia a dia!

Anauger busca potencialização da produção com a instalação de novas máquinas no setor produtivo Com o objetivo de ampliar suas instalações e consequentemente sua capacidade produtiva, a Anauger apostou em investimentos diretos em parque fabril. A área da Borracha ganhou um novo equipamento, mais uma injetora, para tornar o dia a dia de trabalho e a rotina de produção mais intensos. "Uma das premissas da Anauger é buscar a constante evolução e atualização por meio de investimentos tecnológicos. Aumentamos nosso potencial para atender a demanda que já possuímos e também o aumento que está por vir", destaca Eliana Santos, coordenadora de vendas da Anauger.

5


ENTREVISTA Paixão pelo trabalho e empenho na área de vendas marcam a rotina da J. Stefanello Representações

Mesmo estando há apenas três anos como representante da Anauger, João Stefanello já consegui listas os benefícios de se trabalhar com a empresa. “É o melhor produto do segmento e com uma logística de entrega rápida, o que nos beneficia”, diz. O proprietário da J. Stefanello Representações atua na região norte de Santa Catarina distribuindo os produtos da empresa. A estrutura da representação conta com um preposto atuando na região norte de Santa Catarina, uma secretária no atendimento ao escritório e João, que fica responsável pela implantação de pedidos, notas fiscais e visitas externas. Para o representante, a paixão pelo que faz o move diariamente. “Poder atender e ajudar meus clientes é um dos combustíveis que faz meu trabalho andar todos os dias”, destaca João. O atendimento é feito através de visitas periódicas a cada 30 dias e também o atendimento telefônico para complemento de pedidos entre outras solicitações. E por conta do trabalho contínuo, principalmente externo, João afirma que quando um problema o afeta, não deixa com que isso prejudique seu atendimento. “Busco sempre contornar a situação fazendo do atendimento um motivo para deixar os problemas de lado”, diz. O representante finaliza destacando que a o talento e o treino são indispensáveis para o trabalho como representante. “Precisamos conhecer bem o produto para poder dar a assistência adequada. A Anauger nos dá esse respaldo para podermos fornecer seus produtos com a mesma eficiência com que eles nos fornecem”, diz João.

6


COLUNA Criatividade com critério: como aperfeiçoar as ideias no departamento de vendas

Por: Eliana Santos Coordenadora de Vendas

Como já comentado em outras edições desta coluna, inovar, sugerir novas ações e delimitar novos parâmetros para o trabalho são características de extrema importância em um bom colaborador. Porém, este ‘’boom de ideias’’ deve vir acompanhado de análises criteriosas de execução, para que essa sugestão tenha maiores chances de sair do papel e seja efetivada de forma excepcional. Dentro do departamento de vendas, o dinamismo é essencial para efetivação de negócios e para o andamento do grupo. Um bom profissional precisa ter foco na criatividade, estando em um ambiente no qual

se sinta a vontade para trazer ideias e lançá-las, porém mais do que isso, é preciso fazer uma avaliação “fria” e racional das consequências e condições que o projeto que está idealizando irá trazer. Para isso, é necessário realizar diversas e intensas pesquisas sobre o objetivo que se deseja atingir para que a novidade brilhe e não se torne um projeto engavetado. O papel do profissional de vendas é avaliar todas as condições dos locais aos quais atende, analisar os mercados, simular resultados, mensurar densidade demográfica, espaço geográfico, hábitos dos consumidores, trazendo desta forma, a ideia já com corpo e propriedade. Concluo ressaltando a importância de buscar orientação com sua chefia, tendo sempre o discernimento de dividir os pensamentos e opiniões, alternativas e critérios, obtendo desta forma maior apoio e chances de que seu projeto decole e gere melhorias a você como profissional e também à empresa como um todo.

Confira nos boxes abaixo, dicas para fazer de suas ideias, projetos de sucesso: Amadureça a ideia De repente você se depara com a possibilidade de um grande projeto para sua região de atuação. Então comece fazendo uma análise de mercado, com simulação de resultados e consequências, números, estudo geográfico e climático da região para poder propor algo mais efetivo para cada uma delas.

Pesquisa de população Além do estudo geográfico, é necessário avaliar a densidade demográfica de cada região, além do índice de trabalho com agricultura, buscando levantar o número de potenciais clientes.

Planejar, sempre Quando comprar? Antes de planejar seu projeto, planeje com irá apresentá-lo. Muito da aprovação de uma nova ideia vem da forma como ela é apresentada. Quanto mais propriedade e informações concretas possuir, mais chances você terá de ser ouvido e levado adiante.

Analise sua região Questione e avalie sempre o potencial de sua região, pois o que vale para uma região, para outra pode ser um sinal de fracasso. Junte o maior número de peculiaridades, tendo sempre algo como solução e aumento de resultados em cada uma delas.

Avaliar os períodos de alta e baixa nas vendas também é importante para proporcionar aos representantes e clientes, segurança nos pedidos.

Quando devo dar o próximo passo? Após realizar todas as avaliações de seu projeto, é importante discutir com a chefia as ideias, sem fazer imposição, claro, pois essa troca de informações pode gerar melhorias em seu projeto. Com todas essas etapas concluídas, chega o momento de apresentar sua ideia, amadurecida, estudada e planejada à direção.

7


CAMPANHA Após sucesso, Anauger traz novamente a campanha ‘’Pit Stop’’ e prorroga GiRO de desconto! Após o sucesso alcançado em 2013 com a campanha Pit Stop, que oferecia condições especiais para compras programadas, a Anauger começa 2014 uma nova versão da promoção. Também como forma de aumentar a abrangência da campanha, prorrogou a promoção GiRO de Descontos. Na campanha Pit Stop, os clientes que realizarem compras programadas de peças de reposição nos meses de março, junho, setembro e dezembro terão desconto de 20% conforme política vigente para Posto de Serviço Anauger mais 15% por conta da promoção. O GiRO de Descontos dá aos clientes a opção de até 23% de desconto na aquisição das bombas de drenagem da série AGS- Linha anauger GiRO e agora estará estendida até o mês de maio.

REDE DE POSTOS DE SERVIÇOS ANAUGER Após o sucesso de 2013, a campanha PIT STOP está de volta com força total em 2014!

P Março

P O T IT S

2014

ção

Peças

posi e r a r a p

Junho

Setembro

Dezembro

Programe-se e torne seu negócio ainda mais competitivo:

20%*+15% 8

Anauger - Departamento de Assistência Técnica - Fevereiro/2014 bombas@anauger.com.br

dfpress.com.br

Peças:


9


ESPAÇO DO REPRESENTANTE Treinar e orientar: sempre! Um dos grandes trunfos dos representantes comerciais está além do trabalho assertivo nas vendas e captação de clientes. A atualização constante e principalmente a transmissão das informações aos profissionais das revendas estão entre os segredos para uma boa representação. Em grandes revendas, encontramos uma questão complicada por conta da alta rotatividade dos vendedores que trabalham no balcão. Os novos que entram acabam por não ter a orientação adequada, o que pode prejudicar a comercialização dos produtos diretamente com o consumidor final. Não são necessárias grandes estruturas nem a repetição de treinamentos com todos os profissionais de vendas. Às vezes, uma boa conversa de 20 ou 30 minutos é suficiente para que os novos balconistas possam entender o funcionamento dos produtos, organização deles no balcão e/ou gôndola, a melhor forma de oferecer e explicar suas funcionalidades e aplicações.

Na Anauger, temos um produto importante e peculiar: o anauger SensorControl. O acessório é de extrema valia para o bom funcionamento da bomba, pois auxilia na automatização do sistema de abastecimento de água. Ele é um bom exemplo de como se pode aplicar a conversa e atualização com os vendedores no balcão. Ofereça, explique e faça com que o profissional de vendas compreenda o valor que o produto agrega à venda e principalmente o valor que a informação agrega ao fechamento de um negócio. Podemos abordar produto a produto, de forma gradativa, para sempre termos assuntos com esses profissionais, vendedores, que são tão importantes para a empresa.

10


DICA! Foco na organização: a imagem é tudo! As visitas aos pontos de venda (PDV's) devem ser, além de um momento de troca de informações e atenção aos proprietários das revendas ou compradores, também uma hora da organização e verificação dos produtos expostos. Alguns itens são essenciais para que o PDV esteja sempre organizado, e é papel do representante cuidar para que à apresentação dos produtos estejam sempre em ordem. Veja algumas dicas:

•Verifique a localização das bombas, veja se as embalagens estão apresentáveis, em posição correta e alinhada; •Passe sempre pelas gôndolas a cada visita, verificando se as caixas estão empilhadas de forma certa e se tudo está devidamente exposto; •Caso o estoque esteja vazio, verifique por que e providencie o material de reposição; •Abasteça a revenda sempre com catálogos, folders e material promocional, evitando que a loja fique sem material de divulgação; •Mantenha contato com a revenda no intervalo entre as visitas para acompanhar a organização do local, sempre temos alguém que podemos contar como apoio nas lojas (gerente de loja, encarregado de setor ou um balconista); •Verifique como estão os displays de exposição de produtos. Caso estejam danificados ou desatualizados, acione a Anauger, para providenciar a troca e/ou manutenção.

11


ANAUGER NA MÍDIA Anauger traça planejamento de mídia com foco em veículos que atendam ao público-alvo da empresa Já está em andamento o planejamento de mídia idealizado pela Anauger para o trabalho em 2014. Os veículos de comunicação escolhidos tiveram como base um estudo criterioso pensando no complemento entre os públicos que os acompanham. "Escolhemos revistas que hoje são lidas por clientes os quais desejamos atingir, no caso agricultores, pecuaristas e consumidores de revendas e home centers. É uma importante forma de implantar a Anauger na lembrança deles", destaca Eliana Santos, coordenadora de vendas da Anauger. Acompanhe a seguir, os veículos e anúncios da Anauger para o primeiro semestre de 2014.

Veja nas páginas seguintes


ANAUGER NA MÍDIA

Agro DBO (voltada a pecuária) / Revista Mundo do Leite (voltada profissionais que estão no segmento lácteo)

Revista Anamaco (focada em área de materiais para construção e home centers)

13


Revista Globo Rural e Revista Rural (focada em agroneg贸cios)

14


REFLEXÃO Que sentido você dá ao seu trabalho? Você já teve oportunidade de ver filas de trabalhadores entrando para um dia de trabalho em uma grande empresa? Expressões de cansaço, desânimo e a troca de ideias quase sempre baseadas no anseio de que o expediente logo termine. É importante nos perguntar: qual a causa do desânimo?

Será que isso ocorre por conta da nova forma de organização de trabalho ou ainda pela representação histórica que ele possui, como algo ruim? Muitas pessoas ainda não encontraram sentido no trabalho que realizam, e isso reflete muito além da fisionomia. Grande parte das pessoas ainda vê o trabalho de forma isolada, deixando de lado o contexto global no qual aquela “pequena” tarefa irá contribuir para a “grandiosidade” da obra final. Por exemplo, a grandiosidade do trabalho de alguém que empilha tijolos em uma construção não está no fato de ela empilhar os tijolos, mas sim a construção de uma casa ou até um edifício que dará abrigo a lares e até a realização de umas pessoas. E esse exemplo se estende a todas as áreas de atuação humanas.

A visão do seu trabalho O trabalho é visto por alguns apenas como uma forma de atender as satisfações primárias do ser humano como: moradia, alimentação, vestuário, dentre outras. Porém não se estende apenas a isso. Indo além, é uma forma de transformação e realização humana, pois se transformamos aquilo que fazemos nos transformamos também enquanto pessoas e nos elevamos.

Para refletir: Pergunte-se: o que faz meus olhos brilharem? O que gosto de fazer? O quanto estou realizado naquilo que faço?

15


ARTIGO As consequências econômicas da estiagem e soluções para evitar problemas de água e energia no País Nas últimas semanas, acompanhando os noticiários, pudemos ver que a forte estiagem que ataca o País, neste início de ano, tem tido efeitos mais abrangentes do que se imagina. Os reservatórios do sistema Cantareira, em São Paulo, estão operando com os menores índices dos últimos 13 anos e medidas de emergência estão sendo tomadas para tentar evitar que isso afete de forma catastrófica o dia a dia das pessoas. A falta de chuvas tem sido tão expressiva que a usina hidrelétrica de Furnas chegou a ter sua capacidade diminuída em 1,5 metros de água em apenas duas semanas, atingindo o pior nível em 13 anos, o que afeta

também o fornecimento de energia para empresas e residências. Grandes empresários e líderes públicos têm se reunido para tentar achar uma solução viável, para que os efeitos da estiagem afetem de forma menor a população. A prefeitura de São Paulo disponibilizou desconto na conta de água para quem economizar o recurso e grandes companhias que dependem de grande demanda de energia elétrica, hoje, arcam com custos triplicados para aquisição de pacotes de energia, o que afeta diretamente o bolso do brasileiro. Quem pode de alguma forma ajudar no problema está tentando se movimentar.

Energia vinda do sol: uma alternativa Com o avanço dos estudos em energia solar, algumas alternativas estão sendo encontradas que podem ajudar a minimizar os efeitos da estiagem e, em longo prazo, instaurar uma nova forma de se obter tanto água potável quanto energia elétrica, utilizando apenas a irradiação solar. Porém, no Brasil, um recurso tão abundante e que gera uma oportunidade tão grande de geração de energia é desperdiçado. Pesquisadores e empresas têm ampliado seus estudos no sentido de tornar o fornecimento de energia elétrica e a captação de água para uso cotidiano completamente feito através de energia solar. Essa atitude, mesmo que ainda pequena, pode gerar benefícios enormes a população: diminuir a demanda tanto dos

16

sistemas de abastecimento de água bem como das hidrelétricas, tornando o fornecimento de energia e água equilibrado a todos, e não afetando a população em épocas de estiagem. A reformulação do conceito de produção de energia através de novas fontes e a obtenção de água a partir delas podem e devem ser exploradas. Exemplos de países como a Alemanha, que já possui sistemas avançados de produção de energia precisam ser seguidos, para que os brasileiros não sejam castigados com os períodos de estiagem, que, segundo pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, prometem ser mais severos nos próximos anos.


Famílias na cidade de São Sebastião/AL já estão sendo beneficiadas pelas bombas manuais Anauger através do programa Água para Todos

Famílias na região de São Sebastião/ AL já tiveram sua rotina alterada depois da instalação das cisternas com bombas manuais anauger fornecidas pelo programa Água Para Todos. O primeiro fornecimento ocorreu na ultima semana de janeiro, com acompanhamento da equipe da Anauger e os moradores da região, que sofrem com a falta de água, já podem desenvolver suas atividades de maneira diferente por conta do produto. “Pude observar de perto a rotina daquelas famílias, muito humildes e que possuíam dificuldade em ter acesso à água. Agora já podem realizar suas atividades de forma mais confortável e com garantia de ter este recurso, tão importante”, diz Marco Aurélio Gimenez, diretor comercial da Anauger. As próximas cidades que serão beneficiadas pelo sistema serão Petrolina/PE, Teresina/PI e Montes Claros/MG.

Confira as imagens do primeiro fornecimento realizado em São Sebastião/AL

17


POLÍTICA DE QUALIDADE ANAUGER "Atender as necessidades de nossos clientes, oferecendo bombas d´água e acessórios adequados aos requisitos aplicáveis, inclusive do sistema de gestão da qualidade e promovendo melhoria contínua em nossos processos e produtos". DFpress Comunicação

Responsável pela edição: Juliana Destro Facuri MTB 57.348/SP

Informanauger 33  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you