Page 1

Edição Nº 65-Novembro/2016

Inform

Informanauger Novembro/16


EDITORIAL O fim do ano está se aproximando e, com ele, momentos de reflexão, espírito de realização e balanço do ano que se passou. E nesta edição do Informanauger você poderá conferir uma reflexão especial sobre definir e perseguir objetivos. Na Coluna da Eliana, entenda como o vendedor pode ir além de apenas expedir pedidos, sendo a "solução" dos conflitos de seu cliente. Acompanhe em "Por Dentro da Anauger", a cobertura do café da manhã especial realizado com a equipe comercial com o objetivo de comemorar as conquistas do mês de outubro. Confira também trabalho que vem sendo realizado pela equipe de promotoria de vendas em revendas de Santo André. Na editoria "Representante", confira algumas dicas para que os produtos no PDV estejam sempre impecáveis e com uma excelente "primeira impressão" para o consumidor. Para fechar, acompanhe dicas de prevenção ao câncer de próstata em um especial "Novembro Azul".

Uma excelente leitura!

2


POR DENTRO DA ANAUGER NOVEMBRO AZUL: PRECONCEITO DEVE SER DEIXADO DE LADO DANDO LUGAR À PREVENÇÃO Durante todo o mês de novembro, diversas ações são promovidas para chamar a atenção de toda a sociedade para a prevenção e tratamento do câncer de próstata. E é de olho naqueles que não se cuidam que a campanha intitulada “Novembro Azul” foi criada, em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, se necessário realizar o exame de toque, o principal para detecção de câncer na próstata. O câncer na próstata é silencioso e, quando apresenta algum sintoma, pode ser tarde demais. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer- INCA, estima-se que sejam diagnosticados 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, com mais de 13 mil mortes este ano no Brasil. Em âmbito mundial, também é o segundo câncer em incidência e o quinto em mortalidade nos homens. De acordo com o Globocan 2012, são registrados 1,1 milhão de novos casos por ano de câncer de próstata e cerca de 300 mil mortes. Mas em meio a este cenário desanimador, há

4

uma esperança. O diagnóstico em fase inicial da doença, aliado a uma terapia individualizada com ênfase em redução de sequelas e complicações, possibilita um tratamento de êxito em nove, entre dez casos. Um levantamento realizado pelo A.C Camargo Câncer Center, evidencia a importância do diagnóstico, pos entre mais de três mil pacientes diagnosticados e tratados no hospital entre 2000 e 2011, foi constatado que em 76% dos casos a doença foi diagnosticada em fase inicial, com 5% de pacientes abaixo dos 50 anos. As principais formas de diagnóstico do câncer de próstata são: • Exame de toque retal; • Exame de nível do PSA; • Exames de imagem como ultrassonografia transretal, cintilografia óssea, tomografia computadorizada, ressonância magnética, varredura prostascint. Busque um médico e mantenha seus exames em dia. Prevenção é a melhor ferramenta para uma boa saúde!


COLABORADORES DO COMERCIAL DA ANAUGER COMEMORAM O SUCESSO NAS VENDAS DO MÊS DE OUTUBRO COM CAFÉ DA MANHÃ E BATE PAPO ESPECIAIS Na manhã desta sexta-feira (4), colaboradores do comercial da Anauger contaram com um café da manhã especial, em comemoração aos resultados alcançados na campanha “Top Vendas” do mês de outubro. Os profissionais tiveram espaço para destacar pontos relevantes de sua atuação e região, além confraternizarem e recarregarem as energias para o início de mais um mês. “Acredito que estes encontros que estamos promovendo para discussão e comemorações das conquistas estão dando uma motivação diferenciada. Isso faz com que sejam evidenciadas as características dos profissionais da Anauger; muita garra, engajamento, comprometimento e perseverança”, destaca Eliana Santos, Gerente Executiva Comercial da Anauger. Além do bate-papo entre os profissionais, com participação do diretor de operações da Anauger, Salvador Pugliese, houve a premiação por conta da campanha de vendas interna. Confira as imagens:

5


ANAUGER REALIZA TRABALHO INTENSIVO DE TREINAMENTO E IMPLANTAÇÃO DE DISPLAYS EM REVENDAS NA REGIÃO DE SANTO ANDRÉ Nos últimos meses, a Anauger trabalhou de forma intensiva o treinamento e inclusão de comunicações da empresa dentro de Pontos de Venda na região da Grande São Paulo. A profissional Bruna Lima esteve nas revendas GR Produtos Industriais e ARS Indústria e Comércio de Ferramentas. “Para a Anauger, o trabalho com os pontos de venda é de extrema importância, pois é o “rosto” de nosso produto perante o consumidor”, destaca Eliana Santos, Gerente Executiva Comercial. No cliente GR Produtos Industriais, Bruna trabalhou com um treinamento para vendedores e organização dos produtos, visto que passaram a trabalhar com os produtos Anauger recentemente. “O cliente é novo e introduziu o produto devido à procura dos consumidores.

6

Trata-se de uma loja bem localizada e os vendedores nunca haviam trabalhado com nossos produtos e tinham muitas dúvidas. Mas com nossa orientação, agora poderão trabalhar munidos de materiais e informações”, destaca Bruna. Já na revenda ARS, a profissional da Anauger verificou a disponibilidade de espaço e implementou uma área de exposição extra, visando aumentar a participação da Anauger na divulgação da loja. “O cliente dispunha de uma ponta de gôndola e aproveitamos esse espaço para inserir produtos da Anauger, de forma que chamassem a atenção do consumidor”, conclui Bruna. Confira as imagens:


ATEN ÇÃO LEM ! BRE M-SE !


REPRESENTANTE A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA: CLIENTES JULGARÃO SEU NEGÓCIO PELO PDV ocupa maior importância, entre todos os países avaliados, com 85% das compras sendo decididas dentro do PDV. Isso porque, até alguns anos, as estratégias de marketing feitas por rádio, TV e outdoor conseguiam fazer com que o cliente decidisse sua compra antes de chegar à loja, mas o ritmo frenético das grandes metrópoles e falta de tempo do consumidor mudou esse patamar.

Você compraria um computador de última geração se esse estivesse exposto em uma loja velha, escura e decorada com móveis coloniais? Mesmo que fosse a melhor da cidade, dificilmente um negócio consegue prosperar se não estiver conectado com a realidade do consumidor. Isso porque, nos tempos atuais, mais do que “ser”, é preciso “parecer”, pois a construção da relação emocional entre consumidor e produto nasce dessa impressão que se tem quando se coloca os pés dentro do PDV.

Para melhorar seu ponto de venda é preciso elaborar e executar uma estratégia eficiente de merchandising. O marketing define o que e onde se vende, enquanto o merchandising, como e por que vender.

Uma pesquisa realizada para medir o comportamento mundial do consumidor revelou que o Brasil é o país em que o PDV

CONFIRA ALGUMAS DICAS:

1

PRODUTOS IMPECÁVEIS, SEMPRE!

Não aceite pó, embalagens danificadas, ou marcas de envelhecimento nos produtos que estarão reluzentes, a atraírem novos clientes para sua carteira.

8


2

CAPRICHE NA ILUMINAÇÃO!

A luz ideal conduz os olhos e a atenção do comprador para aquilo que a loja deseja destacar. Um bom projeto de iluminação é capaz de, sozinho, aumentar as vendas em um PDV.

3

TREINAMENTO ADEQUADO AOS VENDEDORES

Para que eles entendam a importância de ser sempre solícito, sorridente e prestativo, mas sem ser “intrusivo” ou chato com o potencial consumidor.

4

NÃO ESQUEÇA DO “VISUAL”

Já se foi o tempo em que um produto precisava apenas se relacionar a uma utilidade ao consumidor. As empresas vencedoras fazem mais do que isso: ligam sua marca a um estilo de vida. E isso deve estar inserido em sua decoração.

5

HOT POINTS

Os pontos mais “quentes” da loja, em geral, ficam próximo à entrada ou junto ao caixa. Se não conseguir posicionar seus produtos nesse local, o ideal é que fiquem em seus setores correspondente. Não se esqueça desse detalhe!

9


COLUNA Vender ou expedir pedidos? O que você faz?

vendedor for até o cliente e emitir o pedido pessoalmente? As chances de ser assertivo e auxiliar o cliente em suas necessidades são maiores. Podemos até agregar mais produtos ao

Por: Eliana Santos Coordenadora de Vendas

pedido ou fazer com que o cliente perceba que precisa de outros itens.

O processo de vendas engloba várias fases,

Talvez ele tenha te ligado porque tem um evento

desde a seleção do cliente até a conquista dele,

importante, ou uma promoção que fará em seu

para que torne-se um habitué de sua marca e

restaurante e precisa do feijão “para ontem”. Por

produto. Mas, tornar o consumidor fiel à sua

que então, não oferecer a ele uma solução para

marca não é o fim da linha no processo de

resolver esse problema futuramente? Você pode

vendas. Muitos vendedores, após fecharem

ser criativo, pois seu cliente provavelmente está

parceria para a venda de seus itens, passam a

precisando de sua consultoria. Pode ser menos

apenas “expedir pedidos” de forma mecânica,

grave, como precisar do feijão, ou mais grave,

não oferecendo ao cliente soluções

como precisar com extrema urgência do feijão.

diferenciadas ou novos “motes de vendas”.

O que você poderia fazer? Oferecer um feijão

Vou usar um exemplo bem simples. Um cliente,

com melhor preço, a maior data de validade,

dono de restaurante ,liga para você, que é um

explicando a ele que pode ser extremamente

vendedor e te faz um pedido de 100 quilos de

eficaz ter um estoque desse tipo de produto para

feijão. Nesse caso, você não está vendendo,

o caso de uma promoção. E, que tal, oferecer um

pois o cliente já passou por toda a jornada de

tempero diferenciado para que ele torne a

necessidade que ele tinha e, agora, precisa do

promoção ainda mais interessante? Isso é uma

feijão e já sabe disso. Ele pode até tirar alguma

venda; saber identificar um problema e trazer

dúvida sobre valores, marca, mas já está

uma solução para o seu cliente, agregando valor

decidido pela compra. Você tirará o pedido e

ao “pedido” que você está tirando.

entregará para ele apenas o que ele quer.

É muito importante nos atentarmos aos

Vender é muito mais do que isso! É estar

processos diários de venda e nos preocuparmos

envolvido, identificando problemas do seu

em sempre oferecer o melhor aos clientes. Isso

cliente e tentando ajudá-lo em seu planejamento

que faz com que nos diferenciemos da

para que resolva ou elimine problemas futuros.

concorrência, pensar em soluções para os

Voltando ao exemplo, se ao invés de apenas tirar

problemas no cliente e, não apenas em “tirar

o pedido, por telefone ou e-mail, o 10

pedidos”.


ARTIGO Seja diferente: identifique oportunidades onde todos apenas veem empecilhos Por: Salvador Pugliese

fazendo com que ela não se abale diante das dificuldades e do pessimismo que norteia o mercado. Em meio à crise, não seja pessimista, faça o oposto e identifique habilidades e oportunidades onde todos só veem prejuízos. Resiliência é a palavra de ordem.

Diretor de Operações

A cada dia mais, os noticiários deixam os gestores e profissionais mais preocupados, pois apresentam um cenário pouco propício para expectativas. Crises econômica, hídrica, incertezas políticas e administrativas que levam muita gente a pensar que não vale a pena a busca pelos crescimentos profissional e pessoal. Muitos gestores deixam esse desânimo refletir em suas equipes e isso faz com que os resultados não sejam satisfatórios e acabem ocorrendo consequências como metas que não são batidas e colaboradores que pensam “e daí? Estamos em crise mesmo?”. Muitos até mesmo se desesperam pensando se realmente conseguirão manter os níveis de vendas sustentáveis ou até quando manterão seus empregos.

Ser resiliente significa passar por todas as adversidades da vida e carreira sem se deixar derrubar por elas, mesmo que sejam extremamente intensas. Pense em uma folha de papel, que é amassada, dobrada e tem seus pedaços cortados, mas continua sendo uma folha de papel e, em alguns casos, passa uma mensagem por meio das palavras. E é assim que um bom profissional enfrenta a crise: tirando a resiliência, a força para continuar.

Para não deixar essa incerteza afetar a produtividade, é preciso que os gestores sejam confiantes, mantendo a equipe com bom desempenho. É crucial acreditar em si mesmo e nos colaboradores, plantando, por meio de ações e palavras a capacidade da empresa em dar a volta por cima mesmo na crise. Não falo sobre alimentar falsas expectativas, mas sim investir em si próprio e no time, buscando orientação, formação e desenvolvimento de novas habilidades. Apenas dessa forma será possível manter a equipe motivada e focada nos resultados,

11


ANAUGER NA MÍDIA ACOMPANHE A VISIBILIDADE DA ANAUGER NA IMPRENSA GERAL E ESPECIALIZADA Neste mês, a Anauger foi destaque em alguns portais de mídia especializada, com foco nos diferenciais e inovação do sistema anauger solar. Confira abaixo:

Confira a matéria na íntegra clicando aqui: http://www.canamix.com.br/conteudo/sistema-anauger-solar-e-solucao-contra-racionamentos-deagua-e-energia-para-agricultores

12


Confira a matĂŠria na Ă­ntegra clicando aqui: http://www.agroin.com.br/noticias/7300/empresa-do-interior-paulista-fabrica-solucao-de-baixo-custo-esustentavel-de-captacao-de-agua-para-agricultores-que-sofrem-com-a-crise-hidricacontraracionamentos-de-agua-e-energia-para-agricultores

13


REFLEXÃO A IMPORTÂNCIA DE PERSEGUIR E CUMPRIR OS OBJETIVOS Volta e meia você encontra as palavras “metas” e “objetivos” pelos textos que lê, nas aulas que têm na faculdade e diariamente no trabalho. Você sabe basicamente o que elas significam, percebem sua importância, mas talvez não tenha entendido o quanto elas representam para qualquer empresa e também para o autodesenvolvimento de um profissional. Há uma grande relevância no ato de criar e cumprir metas, principalmente na sua carreira, mas também pelo lado pessoal em qualquer coisa que fizer.

A IMPORTÂNCIA DAS METAS NA VIDA Nada sobrevive por muito tempo sem metas. Bem, quase nada, mas, vamos ficar com os exemplos que nos mostram o que devemos ver. Por exemplo, imagine que você precise entregar uma quantidade de trabalhos no dia X. É um projeto e, como todo projeto, tem várias fases. Cada fase representa uma meta a ser alcançada. Então, entendemos que cada fase se torna essencial para que a próxima seja completada. Levando tudo isso em consideração, é possível compreender que as metas compõem um caminho. Elas são um final, sim, elas são. Mas esse conjunto de finais nos leva a um destino. É

14

como se você tivesse em ônibus que parasse em diversos terminais até chegar ao seu destino final. As metas são assim. Por isso sempre se fala nelas no plural, porque geralmente é um conjunto de metas que constrói a caminhada de qualquer planejamento. Um vendedor de telemarketing precisa bater sua meta todos os meses. Essa meta que a ele é atribuída significa para a empresa uma parcela do que precisa ser feito para que no final do mês o saldo seja positivo. Então, por mais periférico que o trabalho seja, acaba contribuindo para o objetivo geral. E toda meta converge para isso. E por que são tão importantes para a sua vida? Porque ao passo que você entende que nem sempre os dias serão de acontecimentos grandiosos, mas sim de pequenas ocorrências, que podem ser bastante úteis depois de certo tempo se unidas a todas as outras pequenas ocorrências, você passará a valorizar cada detalhe do que faz ou do que acontece na sua rotina.

CRIAR E CUMPRIR METAS AJUDA NA MOTIVAÇÃO Para começar a viver dessa forma não é tão difícil! Aliás, é bem fácil e pode ser feito de um modo quase que automático.


Quando você acordar, desafie a si mesmo que conseguirá tomar banho e se arrumar em 15 minutos. No trabalho, desafie-se a conseguir fazer todo o trabalho do dia na metade do expediente. Desafie-se todo dia a diminuir a quantidade de açúcar ingerido.

grupos: as diárias, as mensais e as anuais. Vá pensando em todas aquelas que se encaixam dentro dessas categorias. Se possível faça uma planilha no Excel ou até no aplicativo Evernote, que é bem melhor para você por ser mais prático e fácil.

E vá fazendo pequenas atividades como essas, brincadeiras com você mesmo, desafios que podem até lhe entreter. Porque uma pessoa que não se desafia, não sabe qual é o seu limite, apenas acha que conhece. Ela não sabe até onde pode chegar e por causa disso, através de qualquer frustração, ela pode se desanimar e perder o foco.

Vá checando as suas metas diárias todos os dias antes de dormir. Também olhe para elas quando acordar para que se lembre o que deve fazer quando o dia começar. Todo final de mês cheque a sua tabela de metas e veja o que você fez e não fez e o que deverá melhorar para o próximo mês.

Não caia nessa. Criar e cumprir metas são excelentes formas de manter a sua motivação oxigenada! Faça isso todos os dias com atividades corriqueiras e você verá uma nova forma de pensar sendo consolidada na sua mente.

COMO CRIAR UMA ORGANIZAÇÃO DE METAS

Na tabela de final de ano, veja como foram os últimos 12 meses e verifique se você merece ganhar um prêmio ou não. Para ser imparcial, encare essa tabela de metas como se fosse de um subordinado seu no emprego. Se na tabela mostrar que você foi compromissado, se presenteie, afinal, você merece. Mas, se você falhou, fique sem o seu mimo e trabalhe mais duro. O importante é que na próxima vez você já esteja maduro e consciente de que pode fazer melhor.

É simples criar uma organização de metas. Primeiro, divida todas as suas metas em três

15


FEEDBACKS VOCÊ CONSEGUIU CUMPRIR TUDO O QUE PLANEJOU PARA 2016? O ano de 2016, está sendo um ano bem complicado financeiramente para o mercado, entretanto, estou conseguindo cumprir uma boa parte do planejado para o ano de 2016. Consegui fechar a maioria das negociações planejadas com alguns clientes, concretizei as contratações dos novos representantes que estava previsto para este ano, e as viagens planejadas para este foram realizadas com sucessos. Com muita luta e trabalho estamos conseguindo atingir boa parte do planejado para 2016. Leandro Favarim - Supervisor de Vendas

Este ano 2016, estamos atravessando um momento muito difícil no país, troca de presidente devido ao impeachment, crise política, prisões de pessoas do poder público, entre outras situações que infelizmente param a economia/ país, gerando um nível absurdo de desemprego. Atualmente como podemos ver nos noticiários e entrevistas, está sendo criado políticas pelo novo presidente, com o objetivo de retomarmos o crescimento a longo prazo. Diante desta situação, conseguimos implantar campanhas promocionais dos nossos produtos, que com o empenho da toda a equipe interna e externa, estamos conseguindo melhorar os resultados mês a mês. Trabalhamos muito e continuamos trabalhando nos clientes com visitas constantes, negociações, ações comerciais, pedidos programados, reativação de clientes, prospecção de novos clientes, tudo dentro do planejado, porém os números não são os que tínhamos como plano inicial para 2016, mas estamos mantendo o mínimo satisfatório para manter o equilíbrio da companhia. Cristian Silva – Supervisor de Vendas

Vivenciamos um ano totalmente atípico, os cenários econômico e político afetaram drasticamente o mercado como um todo. Contudo, apesar dessas adversidades, consegui alcançar quase 70% do meu planejado, o que julgo positivo, diante da situação. Sou uma pessoa positiva e confiante por natureza, acredito na força e superação, com certeza teremos dias melhores! Avante sempre... Márcio Berro – Supervisor de Vendas 16


Mais um ano está chegando ao fim e, com ele, novas promessas, novos planos, começa tudo de novo. Não é fácil cumprir tudo que planejamos, mas em 2016 até que consegui cumprir a maior parte dos meus objetivos. No trabalho, como é rotina, cumpri tudo, graças à Deus, mesmo porquê, não tem como deixar o faturamento para depois. Apesar da crise que assola o país, não podemos reclamar, porque em meio à tantas empresas fechando, conseguimos cumprir nossas metas, graças à Deus! Na vida pessoal também está tudo em ordem e espero que continue. Claro que não planejei/almejei grandes coisas, projetos absurdos, foi tudo dentro das minhas possibilidades. Só sinto por não ter tido muito tempo para estar com meus amigos, devido à correria do dia a dia, mas será meu plano para 2017, já que, para mim, a amizade é a coisa mais importante, depois da minha família! Silva Sedano – Faturamento

Confesso que não fiz nenhum plano, apenas tracei alguns caminhos para chegar onde almejava. Mas em meio a 315 dias, houveram mudanças de rotas, paradas obrigatórias e dolorosas, mas também caronas surpresas e caminhos com uma paisagem e um desafio melhor. Em um balanço geral, foi um ano de muito aprendizado e mudanças, com uma carga de amadurecimento considerável. Fazendo valer a pena cada experiência boa e ruim... Bruna Lima – Supervisora de Vendas

Fazendo um balanço, o saldo é positivo, mas pode melhorar em 2017! Uma das metas foi substituir a frase: “Estou pensando em”, por “Eu faço” e “Eu quero”! Quem muito pensa, nada faz! Foquei num trabalho mais dinâmico, eficiente e organizado. Projetei vestir, não somente, a camisa da empresa, mas o uniforme completo. Sabíamos que o ano seria desafiador e de grandes transições. Hoje vejo que essa postura foi fundamental e me permitiu colaborar, ainda mais, com a equipe, que ficou sem um vendedor desde agosto, e mesmo assim, não deixou de cumprir as metas propostas! Viajei, conheci novos lugares, me aproximei das pessoas que amo, cuidei da saúde e emagreci 10kg! Que venha 2017!!! Kelli Almeida – Televendas

17


POLÍTICA DE QUALIDADE ANAUGER "Atender as necessidades de nossos clientes, oferecendo bombas d´água e acessórios adequados aos requisitos aplicáveis, inclusive do sistema de gestão da qualidade e promovendo melhoria contínua em nossos processos e produtos". DF Comunicação

Responsável pela edição: Juliana Destro Facuri MTB 57.348/SP

Informanauger 65  
Advertisement