Issuu on Google+

A ARTE CLÁSSICA

ARTE GREGA

ARTE ROMANA

* os gregos construíram teatros, ginásios, estádios e templos; * o sistema de construção era o trlítico, ou seja, uma laje de pedra horizontal (arquitrave) apoiada em outras duas ARQUITETURA verticais; * utilização de colunas nos monumentos. Existiam vários estilos: o dórico, o jónico e o coríntio ( ver pág. 78 do manual); * tratavam-se de monumentos menores do que os egípcios. Eram monumentos construídos à medida do homem; abertos ao cidadão comum.

* a arquitetura romana tinha uma função mais prática: construíram redes de estradas; pontes; cidades planificadas, com sanitários, esgotos e banhos e abasteceram-nas com água corrente. * o espaço interior era maior nos monumentos romanos do que nos gregos – recorreu-se à construção de arcos; abóbadas de berço e cúpulas. As colunas passaram a ser utilizadas apenas como elemento decorativo.

* idealismo – os gregos tentaram representar o “homem perfeito”, sem defeitos; * naturalismo – o homem era representado de forma natural, através da tentativa de representação de movimentos do corpo, das vestes, etc.

* os romanos representavam o homem de forma realista, através dos traços do rosto; transparecendo sentimentos e defeitos.

* a pintura grega chegou até nós, sobretudo, através da cerâmica: - antes do séc. V a. C. as figuras eram pintadas a negro sobre um fundo vermelho; - depois do século V a. C. as figuras eram pintadas a vermelho sobre um fundo negro. * Principais temas: cerimónias religiosas e fúnebres; atletas treinando; cenas do quotidiano; etc. * o ser humano era o tema central da arte (antropocentrismo).

* as pinturas romanas chegaram até nós, sobretudo, através dos frescos (pinturas feitas sobre estuque ainda fresco ou húmido); * Principais temas: lugares; rostos; acontecimentos históricos; etc.

ESCULTURA

PINTURA

A Professora, Ana Duarte -1-


Arte Classica