Page 1

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS/ANDRAGÓGICAS (Fonte: Adaptado de Andrea Filatro in Design instrucional na prática)

Comportamentalista

Teorias

Teóricoschave

As pessoa aprendem por associação. Inicialmente, esse aprendizado se dá por meio de um condicionamento estímuloresposta simples e, posteriormente, mediante a capacidade de associar conceitos em uma cadeia de raciocínio ou de associar passos em uma cadeia de atividades para construir uma habilidade complexa. A teoria associativa não se preocupa com o modo como os conceitos ou as habilidades estão representados internamente, mas sim com a maneira como eles se manifestam em comportamentos externos. Uma vez que não há uma ‘janela mágica’ que permite ver o que acontece dentro da mente humana, toda aprendizagem formal repousa sobre a evidência externa (comportamento), que é um indicador do que foi aprendido. Skinner, Gagné

Construtivista (individual)

A descoberta individual de princípios é As pessoas aprendem ao explorar apoiada pelo ambiente social. Colegas de ativamente o mundo que as rodeia, escola e educadores desempenham papelrecebendo feedback de suas ações e chave no desenvolvimento do aluno, ao formulando conclusões. A capacidade de travarem diálogo desenvolvem uma construir leva à integração de conceitos e compreensão compartilhada da tarefa e habilidades dentro das estruturas de provêem feedback de suas atividades e competências ou de modelos mentais já representações. A teoria existentes no aluno. Assim, a socioconstrutivista se preocupa com o aprendizagem pode ser aplicada a novos modo como conceitos e habilidades contexto e expressa em novas formas. A emergentes são apoiados pelos outros de teoria construtivista se preocupa forma que o aluno vá além do que seria basicamente com o que acontece entre os capaz individualmente (zona de inputs (entradas) do mundo exterior e os desenvolvimento proximal). A atenção comportamentos, isto é, com o modo aqui está voltada aos papéis dos alunos como os conhecimentos e as habilidade em atividades colaborativas e à natureza são integrados pelo aluno. das tarefas desempenhadas.

Piaget

Rotinas de atividades; Progressão por meio de componentes conceituais e de habilidades; Construção ativa e integração de conceitos; Objetivos e feedbacks claros; Percursos Problemas pouco estruturados; oportunidades individualizados correspondentes a para reflexão; domínio da tarefa. desempenhos anteriores. Ambientes interativos e desafios apropriados; Análise e decomposição em unidades; encorajamento à experimentação e à Sequências progressivas de componentes Implicações descoberta de princípios; adaptação a como conceitos ou habilidades complexos; conceitos e habilidades existentes; para o ensino Abordagem instrucional clara para cada treinamento e modelagem de habilidades unidade; objetivos altamente focados. metacognitivas.

Implicações para a aprendizagem

Implicações para a avaliação

Reprodução acurada de conhecimentos ou habilidades; desempenho de partes ou componentes; critérios claros: feedback rápido e fidedigno.

Construtivista (social)

Vygotsky

Situada As pessoas aprendem ao participar de comunidades de prática, progredindo de uma posição de novatas até a de especialistas pela observação, reflexão, mentoria e legítima participação periférica. Assim como o socioconstrutivismo, a abordagem situada enfatiza o contexto social da aprendizagem, com a diferença de que esse contexto deve ser muito mais próximo – ou idêntico – à situação na qual o aluno eventualmente aplicará a aprendizagem adquirida. A aprendizagem baseada em trabalho e o desenvolvimento profissional continuado são exemplos típicos de aprendizagem situada. Aqui, a autenticidade do ambiente de aprendizagem é tão significativa quanto o apoio que ele provê, com atividades menos formais. Lave e Wenger; Cole e Engstrom

Desenvolvimento conceitual por meio de atividades colaborativas; problemas pouco estruturados; oportunidades para discussão e reflexão; domínio compartilhado da tarefa.

Participação em práticas sociais de investigação e aprendizagem; aquisição de habilidades em contextos de uso; desenvolvimento de identidade como aluno; desenvolvimento de relações profissionais e de aprendizagem.

Ambientes colaborativos e desafios apropriados; encorajamento à experimentação e à descoberta compartilhadas; foco em conceitos e habilidades existentes; modelagem de habilidades, inclusive sociais.

Criação de ambientes seguros para participação; apoio ao desenvolvimento de identidades; facilitação de diálogos e relacionamentos de aprendizagem; elaboração de oportunidades de aprendizagem autênticas.

Compreensão conceitual; desempenho Compreensão conceitual; desempenho estendido; processos e participação tanto estendido; processos e resultados; certificados quanto resultados; certificados variados de variados de excelência; auto-avaliação: excelência; avaliação por pares e autonomia na aprendizagem. responsabilidade compartilhada.

Certificados de participação; desempenho estendido, incluindo contextos variados; autenticidade na prática (valores, crenças, competências); envolvimento de pares.

Abordagens Pedagógico-Andragógicas  

Quadro-resumo de teorias da aprendizagem

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you