Page 1

Empresarialização dos Serviços Públicos Análise conceptual


EMPRESA: UNIDADE DE PRODUÇÃO QUE VISA O LUCRO.


Conceito Empresa:

Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma actividade particular, pública ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objectivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas é a consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do poder público têm a finalidade de obter a rentabilidade social.


Empresa

Privada:

É aquela que não tem como objectivo principal a satisfação de necessidades constituída

colectivas.

segundo

o

Sociedades Comerciais.

Tem Código

como

escopo

Comercial

e

o

lucro.

Código

É

das


Definição de Empresa Pública:

São organizações económicas de fim lucrativo, sendo este utilizado para satisfazer as necessidades colectivas. São criadas com capitais públicos e sob direcção e superintendência de órgãos da Administração Pública.

Nota: É importante ter em conta que o conselho de administração das empresas públicas é um órgão público cujos membros são nomeados pelo Conselho de Ministros. O Governo define os objectivos das empresas públicas e o seu enquadramento geral.


Em Suma:  Integram o Sector Público Administrativo;  São pessoas colectivas públicas de tipo institucional;  Desempenho de funções administrativas;  Têm carácter não empresarial?  Criadas pelo Estado ou outras entidades públicas;  Em regra, são sujeitas ao direito privado. Exemplo: Caixa Geral de Depósitos


Os serviços públicos não são nem empresas públicas nem privadas, são locais de PRESTAÇÃO e de REALIZAÇÃO de tarefas com vista à satisfação de necessidades do cliente-utilizador.


Aproximação do público ao privado para uma melhor definição da MISSÃO do Sector Empresarial do Estado.


ESTADO EMPRESÁRIO: com a preocupação de mais trabalho e melhor trabalho para o desenvolvimento de serviços mais dinâmicos.


Serviços simples na busca do essencial:

…empenho, motivação, trabalho de equipa, empreendedorismo, organização e humanização.


Serviços simples na busca do essencial:

Conhecer, aprender e aplicar novas técnicas de gestão utilizadas pelos privados nos serviços públicos.


Serviços simples na busca do essencial:

SERVIR E PRODUZIR COM EFICÁCIA E QUALIDADE.


Fazer um paralelismo entre serviços públicos e empresas privadas, utilizando as ferramentas destas com vista a aumentar a qualidade, eficiência e a eficácia (mais e melhor dinamismo) na satisfação das necessidades colectivas (sem esquecer que o lucro não é um objectivo primário mas o prejuízo económico deve ser evitado).


APLICAR AOS SERVIÇOS PÚBLICOS A VISÃO EMPRESARIAL (organização, funcionamento…), SEM QUE ESTES SE DESCARACTERIZEM E PERCAM A SUA VISÃO PÚBLICA.


Visão público-privada das actividades desenvolvidas e prestadas pelos serviços públicos para os tornar mais “capazes” perante os cidadãos.


ď Ž

ORGANIZAR de forma empresarial todo o sector pĂşblico, reduzindo custos e aumentando as receitas.


CRIAR de uma forma estruturada e racional o conjunto de bens financeiros e recursos humanos de modo a transformar input´s em output´s.

Conceitos de Empresa  

Empresarialização dos Serviços Públicos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you