Page 1


O aparelho digestivo é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como o crescimento, energia para a reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.

Constituição do sistema digestivo Tubo digestivo -Boca -Faringe -Esófago -Estômago -Intestino

delgado -Intestino grosso - Recto e ânus

Glândulas anexas - Glândulas salivares - Fígado - Pâncreas


A digestão é o conjunto de transformações que os alimentos sofrem ao longo do sistema digestivo. Os alimentos sofrem dois tipos de acções. Digestão

Acções químicas

resultam da Actuação das substâncias produzidas Pelas glândulas do sistema digestivo

Acções mecânica

resulta dos Movimentos do tubo digestivo (mastigação e movimentos peristálticos).


As acções mecânicas resultam da mastigação e movimentos peristálticos. Os dentes, situados no interior da boca, são responsáveis pela mastigação, transformando os alimentos em pequenos pedaços para que possam ser engolidos.


As acções químicas resultam da actuação das substâncias produzidas pela glândulas do sistema digestivo.


A digestão é uma função que se desenrola de forma sequencial, isto é, trata-se de um conjunto de fenómenos que acontecem sucessivamente, de acordo com uma determinada ordem


Na boca: é o local de entrada dos alimentos, os dentes são responsáveis pela mastigação transformando os alimentos em pequenos pedaços. As glândulas salivares produzem saliva e juntamente com a acção dos dentes e da língua, transforma os alimentos no bolo alimentar. Depois de formado o bolo alimentar é empurrado pela língua, passando para a faringe e inicia-se a deglutição. Neste processo a epiglote fecha a entrada do tubo que conduz ar aos pulmões, para que o bolo alimentar passe para o esófago. Faringe Bolo alimentar


O estômago tem forma de saco curvo e as suas paredes são elásticas com músculos fortes, que provocam movimentos peristálticos. Possui glândulas gástricos que produzem o suco gástrico. Os movimentos peristálticos e o suco gástrico transforma o bolo alimentar numa massa chamada quimo. Esta transformação é lenta e pode demorar cerca de 3 horas. No final do estômago existe uma passagem, o piloro que controla a saída do quimo para o intestino delgado.


O quimo passa para a primeira parte do intestino delgado, o duodeno. Nas paredes do duodeno existem glândulas que produzem o suco intestinal. Ao duodeno chega também a bílis que é produzido pelo fígado e armazenada na vesícula biliar e o suco pancreático que é produzido pelo pâncreas. A bílis, o suco pancreático e o suco intestinal misturam-se com o quimo dando origem ao quilo.


A absorção digestiva é a passagem de nutrientes simples do tubo digestivo para o sangue, que se encarrega de os distribuir pelas células do organismo. A maioria dos nutrientes é absorvida no intestino delgado, que possui muitas saliências chamadas vilosidades intestinais. Durante a absorção, os nutrientes atravessam as paredes das vilosidades intestinais e entram na corrente sanguínea, para serem distribuídas por todas as células do organismo.

Quando chegam às células os nutrientes são assimilados e transformados na matéria das células assimilação.


Aquelas substâncias que não são absorvidas passam para o intestino grosso (cólon). É aqui que ocorrem as últimas etapas da digestão. A grande parte da água que existe no quilo é absorvida para a corrente sanguínea. No intestino grosso vivem bactérias responsáveis pela formação de vitaminas, com a vitamina K, e também se encarregam da degradação final do quilo, originando as fezes. Devido aos movimentos peristálticos as fezes movimentam-se e são expulsas para o exterior através do ânus.


O intestino delgado chega a medir 7,5 metros nos adultos, enquanto o intestino do cavalo adulto pode medir 27 metros. A mastigação dos alimentos demora entre 5 a 30 segundos. Engolir os alimentos demora cerca de 10 segundos. Os alimentos podem andar 3 a 4 horas à volta no estômago. Os alimentos demoram 3 horas a atravessar o intestino. A secagem e “passeio” da comida pelo intestino grosso pode demorar entre 18 horas e 2 dias. Durante uma vida, o sistema digestivo aguenta com 50 toneladas de comida.


RĂşben Moreira, nÂş27


-Livro de CiĂŞncias da Natureza (Areal Editores) -WikipĂŠdia


Sistema digestivo  

O sistema digestivo humano. Transformação dos alimentos no sistema digestivo.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you