Page 1

                          ESCOLA

BÁSICA 2/3 DE PENAFIEL Nº 2

Técnicas e Modelos de escrita A Publicidade

Área de Projecto Ano lectivo: 2008/2009 Turma I – 6º Ano


A PUBLICIDADE A publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços. É uma forma de comunicação que consiste num conjunto de técnicas, actividades e meios utilizados para divulgação e promoção de um produto comercial, (que pretende ser vendido) ou não comercial (sem fins lucrativos e com objectivos preventivos ou informativos). Tem como finalidade influenciar o receptor, levando-o a comprar ou a agir de determinada forma e, para tal, usa: Jogos de palavras (Falar assim é Optimus!) Trocadilhos (Vá para fora cá dentro.) Rima (Portugal ouve a Comercial.) Frases curtas. Linguagem simples e original. A 2ª pessoa do singular. Os princípios que presidem à concretização de um anúncio publicitário são os seguintes: Despertar a…atenção. Suscitar o…interesse. Criar o…desejo Facilitar a…memorização Levar à…acção A publicidade associa a linguagem verbal (palavras) e a não verbal (sons, símbolos, desenhos…), combinando-as de forma a convencer o público-alvo. Serve-se assim de uma linguagem mista constituída basicamente por:

Slogan: É uma frase ou expressão original, concisa, simples, de tal modo que facilita a sua memorização e desperta empatia. Imagem: Preferencialmente colorida / harmoniosa para chamar a atenção.


O cartaz publicitário O cartaz funciona como meio de informação colectiva, sendo afixado, mais frequentemente, num ambiente urbano, onde atinge um maior número de população. Transmite

uma

mensagem

que

deverá

ser

facilmente

compreendida

simultaneamente, atractiva.

Pesquisa elaborada por: José Maurício da Silva Rodrigues nº 21 Rute Isabel Ferreira da Silva nº 26

e,

A Publicidade  

Técnicas e modelos de escrita. Mensagem publicitária.