Page 1

COMO ELABORAR UM TRABALHO DE PESQUISA

ESTRUTURA DO TRABALHO e bem

explícitos e começar sempre com um verbo).

Elaborar

um plano de trabalho que deve conter os temas e subtemas a estudar. O plano corresponde ao índice – também chamado sumário - e deve ter uma introdução, o desenvolvimento (organizado em capítulos), a conclusão e a bibliografia.

 Procurar a informação (livros, sites…).  Recolher informação (tendo o cuidado

de não utilizar apenas documentos da Internet, porque nem toda a informação aí recolhida está correta ou completa. Usar também material impresso, como livros, enciclopédias, dicionários especializados, etc. À medida que fores efetuando a pesquisa, não te esqueças de anotar, sobre cada livro ou site consultado, informações sobre o nome do autor do livro, título, editora, data e local de edição, número das páginas, nome do assunto, nome do site da Internet, o local onde a página foi realizada, a data da pesquisa e o endereço electrónico).

Organizar a informação e redigir o trabalho (Atenção ao plágio! Redigir com palavras próprias).

se não tem erros, se as imagens ou gráficos estão numerados e têm legenda, se a bibliografia está indicada de acordo com as normas).

 Imprimir o trabalho.  Encadernar o trabalho.

ETAPAS A SEGUIR

 Definir bem o tema (não deve ser genérico nem amplo).  Definir os objetivos do trabalho (devem ser concretos

 Corrigir o trabalho (ler todo o texto e verificar se o discurso é claro,

Formatar o trabalho (margens, tipo e tamanho da letra, espaçamento).

Capa - Deve conter os seguintes elementos: Identificação da Escola; identificação da disciplina, imagem ligada ao tema (opcional), título, identificação dos autores, local e data (ex: Lisboa, março, 2012). A capa não é contada para efeitos de paginação. Folhas de guarda – Páginas em branco apresentadas, uma a seguir à capa e outra no final. A página inicial é a n.º 1. Esta página é contada, embora não seja numerada. Folha de rosto – Corresponde à página nº 2, mas não é numerada. Folha que vem logo a seguir à folha de guarda e apresenta uma identificação mais detalhada. Deve incluir os seguintes elementos de identificação: a) Nome completo do(s) autor(es) e nome do professor; b) Título do trabalho (e subtítulo: se existir); c) Instituição onde é apresentado o trabalho e a disciplina à qual se destina. Listas de documentos – Para cada tipo de documento (quadros, gráficos, fotografias, tabelas, mapas, etc.) deve ser elaborada uma lista própria, sendo apresentadas antes do índice geral. As páginas destas listas são contadas mas não numeradas. Índice ou sumário - Lista dos Títulos e subtítulos de cada capítulo, com indicação da página correspondente. O índice equivale à página


nº3, mas não é paginada quando ocupa uma única folha (se o índice se estender por duas folhas, a segunda é numerada e corresponde à página 4, caso não existam listas de documentos). Introdução • Apresenta o tema a tratar. • Apresenta os objetivos do trabalho, podendo mencionar-se objetivos gerais e específicos (o que se pretende estudar com a realização da pesquisa).

Bibliografia A apresentação das fontes consultadas (livros, revistas, sites, etc.) deve ser efetuada por ordem alfabética. Para saberes que elementos deves indicar (Autor, título, lugar de edição, editora, data, ,,,) e a sua ordem, consulta o documento “Orientações para elaboração de referências bibliográficas”. Anexos Podem incluir Mapas, Fotografias, Quadros, Guião de entrevista,

• Justificação do tema (motivações para a sua realização);

Inquéritos.

• Devem explicar-se algumas etapas da pesquisa e a estrutura do trabalho.

APRESENTAÇÃO GRÁFICA

• A forma verbal usada na introdução é o futuro. • Apresenta o conteúdo do trabalho, respeitando a ordem de apresentação dos títulos e subtítulos que constam do índice.

 Tipo e tamanho de letra - Recomenda-se o uso das letras ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citações longas, notas de rodapé, paginação, legendas de imagens, gráficos, tabelas, etc.

• O discurso deve ser claro e objetivo.

 Margens e espaços - As margens devem ser:

Desenvolvimento

• Se incluir imagens, estas devem estar relacionadas com o tema, ser numeradas, ter legendas e indicar a fonte (revista ou livro de onde foi retirada, autor da imagem…). • Se incluir gráficos, devem ser numerados, legendados e analisados no texto. Conclusões • Procura responder aos objetivos apresentados na introdução e encontrar as conclusões dos diversos capítulos do trabalho. • A forma verbal usada é o passado. • Não deve ter citações nem imagens. • Não deve conter informação ou dados novos que não tenham sido tratados ao longo dos capítulos.

a) margem superior: 3 cm; b) margem inferior: 2,5 cm; c) margem direita: 2,5 cm; d) margem esquerda: 3 cm. O espaçamento deve ser de 1,5 cm  Paginação As páginas devem ser numeradas sequencialmente, usando algarismos árabes. As páginas de elementos pré-textuais (folha de guarda, folha de rosto,1ª página do índice) são contadas, mas não são numeradas. Nos anexo, as páginas são igualmente numeradas.

Como fazer um trabalho de pesquisa  

Indicam-se as diferentes etapas necessárias à elaboração de um trabalho de pesquisa,