Issuu on Google+

Óbidos Vila Natal 2009 À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, decorreu mais uma edição do Óbidos Vila Natal, tendo sido aplicados 280 questionários aos públicos visitantes deste evento. Não sendo uma amostra representativa do total de visitantes ao evento, continua a constituir uma amostra da realidade vivida pelos visitantes durante a época natalícia, em Óbidos. O visitante inquirido do Óbidos Vila Natal pode-se caracterizar como pertencendo ao Distrito de Lisboa, na medida em que 81 dos 280 visitantes reside nesse distrito, 16 dos quais vivem no Concelho de Lisboa e 11 no Concelho de Cascais.

A faixa etária na qual o visitante está inserido é a dos 31 aos 35 anos e, como vai sendo habitual, o género que mais responde é o feminino. O modo como o visitante teve conhecimento do Vila Natal foi pela televisão, representando mais de 50% do total de visitantes inquiridos, sendo que veio visitar pela primeira vez o evento.


A maioria dos visitantes inquiridos afirmou que gostaria de voltar noutros anos a este evento (54%), no entanto não o pretendia visitar novamente na edição que estava a decorrer (45%). A maioria dos visitantes inquiridos não se apropriou do mais diverso tipo de artigos disponíveis no recinto do evento (56%), no entanto dos que o fizeram (106) resultaram vários tipos de aquisição, sendo a Doçaria a que representa a maior compra (34%).


O visitante inquirido gostou de tudo no evento (61%), sendo que “As diversões existentes” (18%), “Tudo” (17%) e o “Ambiente” (15%), foram os aspectos que mais destaque tiveram para o visitante. “Gostou de tudo, estava tudo muito bom!” Visitante Inquirido, residente no Distrito de Lisboa, Concelho de Mafra, do género Feminino, com 33 anos de idade. “É uma boa iniciativa para miúdos e graúdos” Visitante Inquirido, residente no Distrito de Lisboa, Concelho de Azambuja, do género Feminino, com 30 anos de idade. “Está tudo muito fofo.” Visitante Inquirido, residente no Distrito de Setúbal, Concelho de Seixal, do género Feminino, com 16 anos de idade.

Numa escala de 1 a 10 em que 1 é o valor mais baixo e 10 o valor mais alto, foi solicitado ao visitante que avaliasse uma série de aspectos que poderia usufruir no decurso da sua visita. Assim sendo avaliou os seguintes aspectos: A animação de rua 10 valores por 73 inquiridos; O carrossel mágico 8 valores (17%); Os insufláveis 8 valores (16%); As pequenas locomotivas 8 valores (17%); A rampa de trenó 10 valores (27%), assim como a rampa de ski (25%) e a casa do pai natal (26%); Os jogos de Natal foram avaliados em 8 valores (21%).


A maioria dos visitantes não utilizou a pista de gelo, no entanto dos 47 visitantes que o fizeram avaliaram-na em 10 valores (45%), o mesmo acontece com os espectáculos, uma vez que a maioria dos visitantes não assistiu aos espectáculos, no entanto dos 52 que o fizeram avaliam em 10 valores (35%).

No compto geral, o grau de satisfação do visitante inquirido é médio (47%), considerando o preço do bilhete de entrada alto (52%).


O que se oferece ao visitante comentar e/ou sugerir é o “Apreço pelo Óbidos Vila Natal” (37%). “Parabéns pelo trabalho e continuem” Visitante Inquirido, residente no Distrito de Leiria, Concelho de Óbidos, do género Feminino, com 60 anos de idade. “Continuem com estas iniciativas, sempre tentando melhorar. Parabéns” Visitante Inquirido, residente no Distrito de Lisboa, Concelho de Oeiras, do género Feminino, com 33 anos de idade. “Que estas actividades se mantenham vivas por muitos anos” Visitante Inquirido, residente no Distrito de Leiria, Concelho de Leiria, do género Feminino, com 49 anos de idade.


Perfil do Visitante do Óbidos Vila Natal 2009