Issuu on Google+

PERFIL DO VISITANTE DO ÓBIDOS VILA NATAL Na 2ª edição do “Óbidos Vila Natal”, que decorreu entre 08 de Dezembro de 2007 e 06 de Janeiro de 2008, o Observatório Social aplicou 510 questionários aos visitantes deste evento organizado pela Empresa Municipal Óbidos Patrimonium. Do total dos visitantes inquiridos, 25% destes pertencem à faixa etária dos 31 aos 35 anos de idade e 21% dos 36 aos 40 anos, sendo que a maioria (32%) tem residência permanente no Distrito de Lisboa.

A Comunicação Social Nacional foi o modo por meio do qual 44% dos visitantes inquiridos tomaram conhecimento do Óbidos Vila Natal. Os motivos pelos quais investiram neste passeio a Óbidos estão relacionados com a primeira visita ao evento (35%) e com o facto de as crianças serem a razão primordial de vinda ao evento (27%).

1


O preço do bilhete de entrada é considerado justo por 76% do total de visitantes inquiridos. Do total de visitantes que manifestaram a sua disponibilidade em responder ao questionário caracterizador das suas opiniões, 31% efectuou compras no recinto do evento, incidindo 50% destas essencialmente sobre produtos alimentares.

2


Num contexto em que mais de metade dos visitantes inquiridos (63%) sublinharam a enorme qualidade do evento, os aspectos mais destacados positivamente estão relacionados com a sua decoração (31%), com o contexto global em que está inserido (29%) e com a animação promovida pelas personagens que percorriam o parque temático (17%), razões que levam 65% dos visitantes inquiridos a voltar ao evento em anos posteriores, conforme se pode constatar pelos testemunhos a seguir transcritos: “A decoração, os duendes, o pessoal da animação é todo impecável” Visitante inquirido residente no Concelho de Cascais com 26 anos de idade “Achei tudo tão giro, a diversão que aí há. Gostei de tudo” Visitante inquirido residente no Concelho do Cartaxo com 57 anos de idade “O cabeleireiro do Pai Natal, a neve artificial, o empenho e as personagens serem muito divertidas” Visitante inquirido residente no Concelho de Óbidos com 11 anos de idade

3


A maioria dos visitantes (64%) manifestou um grau de satisfação elevado acerca do Óbidos Vila Natal. De destacar a avaliação de 10 valores atribuída às Diversões no Gelo (26%), ao Carrossel Mágico (21%), aos Insufláveis (21%), aos Póneis (22%) e à Animação de Rua (51%), sendo que a Aldeia do Pai Natal e a Terra dos Duendes foram avaliadas em 8 valores por 29% dos inquiridos e em 10 valores por 27% dos mesmos. Num espírito natalício de festividade e alegria, a magia patente no Óbidos Vila Natal tornou a jornada de visita a este evento um acontecimento marcante para o visitante inquirido, registando como principais comentários o apreço pelo Óbidos Vila Natal por 35% destes e o apelo à continuação do evento por 20%, conforme fica patente nos seguintes comentários: “Acho tudo tão bonito, um evento tão maravilhoso. A Câmara está de parabéns” Visitante inquirido residente no Concelho de Óbidos com 85 anos de idade “Continuar assim, estaremos sempre presentes. Precisamos de mais convívios destes” Visitante inquirido residente no Concelho de Vila Franca de Xira com 34 anos de idade

A 2ª edição do Óbidos Vila Natal mereceu o reconhecimento da população visitante, ao aderir de uma forma muito significativa às diferentes actividades disponíveis, manifestando-se a enorme qualidade do evento promovido pela Empresa Municipal Óbidos Patrimonium, e aumentando as expectativas relativamente a edições futuras.

4


Perfil do Visitante do Óbidos Vila Natal 2007