Revista Varal do Brasil especial de natal 2014

Page 29

Edição Especial de Natal e Ano Novo 2014 /15

CULTíssimo Por @n[ Ros_nrot

Eles estavam a quilômetros de distância de seus países, casas e familiares; a tristeza e o cansaço estampados em cada rosto, à morte espreitando nas trincheiras, o futuro incerto, nebuloso; naquele mês de dezembro de 1914, com a Grande Guerra (“Primeira Guerra Mundial”, eles ainda nem sabiam haveria uma segunda) recém-declarada o Natal era somente uma dolorosa lembrança dos tempos idos, de uma época de paz que talvez nunca mais voltasse. A Europa não era mais constituída de países irmãos, mas dividida entre a Tríplice Entente (britânicos, franceses e russos) e a Tríplice Aliança (Império Alemão, Austro-Húngaro e Turco-Otomano) e aqueles homens, antes amigos e vizinhos, agora eram soldados lutando sem saber exatamente por que ou por quem. Mas contra todas as possibilidades uma trégua não autorizada foi feita e os lados inimigos se uniram numa comemoração natalina emocionante, com direito a árvore de natal, lindas canções, a divisão de tudo o que possuíam numa “quase” ceia e o mais importante: paz. Essa comovente história real foi adaptada e contada de forma emocionante pelo francês Christian Carion (que descobriu a história por acaso num livro chamado "Battles of Flanders and Artois 1914-1918", de Yves Buffetaut) no clássico Feliz Natal (Joyeux Noël, 2005), ótima pedida para ser visto em família nas festas de fim de ano ou até mesmo sozinho num momento de reflexão; totalmente voltado para a humanização dos personagens, nos identificamos com aqueles pobres soldados que se confraternizam, riem, mostram fotos dos familiares, percebem afinidades entre si e desejam a mesma coisa: um futuro melhor. Esse episódio foi brevemente retratado, no épico de Richard Attenborough "Oh! Que Bela Guerra!", de

1969. Aproveitando o 100º Aniversário da Primeira Guerra Mundial e a Edição Especial de Natal da Revista Varal do Brasil, quero indicar esse filme que traz uma poderosa lição de humanidade, de tolerância e de amor ao próximo, perfeito para qualquer época do ano. Não deixem de ver e se emocionar! Obrigada e até o ano que vem! Boas Festas! (Segue)

www.varaldobrasil.com

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.