Revista Varal do Brasil - ed 24 - Julho/ Agosto - 2013

Page 34

Varal do Brasil - Maio/Junho de 2013

CULTíssimo Por @n[ Ros_nrot

O que seria do mundo Cult sem os pecados e as mentiras? Ele simplesmente não existiria, porque esse universo tão amplo se baseia nas ações e sentimentos humanos mais íntimos, verdadeiros e pecaminosos... E afinal, quem peca e mente mais, o homem ou a mulher? Os dois, pois ninguém pode viver completamente sem pecados e somente de verdades. Mentimos, na maioria das vezes, como forma de sobreviver em sociedade (já repararam que todos se afastam de pessoas muito sinceras?) e pecamos sem perceber, simplesmente porque os sete pecados capitais são coisas simples que fazem parte de nosso cotidiano, claro que os excessos são sempre punidos (ou não). Gula, cobiça, luxúria, vaidade, preguiça, inveja e ira, nossos temidos (e queridos) pecados capitais; quem nunca comeu aquele docinho a mais, quis mais do que precisava, adoraria ter “brincado” daquele jeito diferente, faz de tudo para ser lindo (custe o que custar), daria a vida para não ter que se levantar de manhã, deseja ser melhor que todo mundo (fica até verde) e já quis arrancar a cabeça de alguém? É, acho que todos nós já pensamos ou fizemos algo assim pelo menos uma vez (várias) na vida, portanto somos todos mentirosos e pecadores. O mundo Cult nos representa, revelando toda a obscuridade que existe dentro do mais “normal” dos mortais. Para esse tema mais que especial e controverso escolhi três filmes de épocas diferentes que irão representá-lo muito bem:

oks e protagonizado por Burt Lancaster no papel de Elmer Gantry (que lhe rendeu merecidamente o primeiro Oscar) um sujeito lindo e imoral, vendedor fracassado e beberrão desonesto que descobre uma maneira “fácil” de ganhar dinheiro ao se juntar com a Irmã Sharon Falconer (Jean Simmons em ótima atuação), pregando o Evangelho pelos Estados Unidos nos anos 20, a beleza, carisma e oratória convincente de Gantry consegue torná-los milionários, verdadeiras celebridades, liderando até um grupo de fanáticos seguidores. Mas ele esbarrará nos pecados de seu passado e terá que enfrentar as consequências. Proibido em várias cidades americanas e em alguns países, Entre Deus e o Pecado é uma obra sensacional com um final extraordinário. Vencedor de três Oscars: de melhor ator para Burt Lancaster, de atriz coadjuvante para Shirley Jones (a prostituta e ex-caso de Elmer Gantry) e de melhor roteiro adaptado para Richard Brooks. Vale a pena conferir.

Entre Deus e o Pecado (Elmer Gantry1960), é um filme baseado na obra homônima do primeiro escritor americano a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1930, Sinclair Lewis. Brilhantemente dirigido por Richard Browww.varaldobrasil.com

34


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.