Page 1

As vacinas contra o HPV As vacinas foram criadas com o objetivo de prevenir a infecção por HPV e reduzir o número de pacientes que venham a desenvolver câncer do colo do útero. Há duas vacinas comercializadas no Brasil desde 2006: a quadrivalente, que previne contra os tipos 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero e contra os tipos 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. A outra é específica para os subtipos 16 e 18.

Vacina de prevenção ao câncer do colo do útero: um direito de toda mulher.

www.anaperugini.com.br deputada@anaperugini.com.br www.facebook.com/ana.perugini Twitter - @anaperugini

Gabinete São Paulo (11) 3886-6678

Gabinete Hortolândia (19) 3887-1822

Mulher

Previna-se do câncer do colo do útero

A vacinação é mais uma estratégia para o enfrentamento do problema. A adoção da vacina preventiva não substitui a realização regular do exame Papanicolau (preventivo).

VOCÊ JÁ

OUVIUFALAR

NOHPV?

DEPUTADA ESTADUAL COORDENADORA DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS DIREITOS DAS MULHERES

INICIATIVA: FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS DIREITOS DAS MULHERES


O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E O HPV HPV é a sigla em inglês para Papiloma Vírus Humano. São mais de 200 variações que podem causar lesões de pele e mucosas. Os tipos de HPV mais presentes no câncer do colo do útero são os tipos HPV-16 e HPV-18. O vírus está presente em cerca de 90% dos casos de câncer do colo do útero. O câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina brasileira e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país. Por ano, provoca 4.800 mortes e registra mais de 18 mil novos casos.

Cuide bem de si mesma. Previna-se! A infecção por HPV ocorre por meio da atividade sexual, e a diversidade de parceiros pode facilitar a transmissão do vírus. Assim, a prevenção é o melhor a se fazer e a orientação é simples: use sempre preservativo (camisinha) nas relações sexuais, visite um ginecologista pelo menos uma vez ao ano e faça o exame Papanicolau. O exame verifica alterações que antecedem ao câncer, possibilitando o tratamento sem o desenvolvimento da doença.

PAPANICOLAU SIMPLES E EFICAZ Fazendo o exame preventivo (Papanicolau), a mulher pode se antecipar a possíveis alterações, que quando identificadas e tratadas, podem prevenir a doença em 100% dos casos. O Papanicolau consiste na análise laboratorial do material coletado por meio de uma pequena espátula e uma escovinha e está disponível gratuitamente na rede pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Fale com seu médico ou informe-se no posto de saúde mais próximo de sua casa como realizar o exame.

VACINA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE

Controle geral não contempla acompanhamento individual O controle do SUS sobre a prevenção por meio do Papanicolau é generalizado. O Sistema sabe quantas mulheres fizeram o exame em cada ano, mas não com qual regularidade cada mulher busca a prevenção.

Vacina contra HPV pode contribuir para a redução da incidência

HPV CAUSA O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO Os HPVs genitais são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. O uso de preservativo (camisinha) diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual. Por isso, sua utilização é recomendada em qualquer tipo de relação sexual, mesmo nas estáveis.

Em pauta na Assembleia Legislativa Como medida preventiva ao câncer do colo do útero, a deputada estadual Ana Perugini defende a implantação da vacina contra o HPV na rede pública de saúde do estado de São Paulo, para mulheres entre 9 e 26 anos de idade. O projeto 708/2007 aguarda para ir à votação da Assembleia Legislativa e já conta com pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Higiene e de Finanças e Orçamento.

A primeira vacina contra o câncer

Folder HPV  

Cartilha de informações sobre o HPV.