Issuu on Google+

VENDA PROIBIDA

ED. 15 • FEVEREIRO DE 2013

MAIS SABOR E QUALIDADE PARA SUA VIDA

GIRO As aventuras e as histórias que habitam as cavernas paulistas HOJE É DIA DE... Comida do Norte: a união das culturas indígena e portuguesa DELÍCIAS DA ESTAÇÃO Tire o máximo proveito do limão

Que trazes para mim? Um delicioso menu de Páscoa! Receitas e dicas para emagrecer com saúde. E muito mais

Capa 2_REV.indd 1

1/16/13 5:44 PM


SuMáRIO

Tudo é um recomeço Já estamos em 2013! Um calendário fresquinho, cheio de datas para comemorar. Você já viu como a Páscoa vai ser cedo neste ano? Será no dia 31 de março e, por isso, nós não perdemos tempo: já separamos algumas dicas para você pensar no menu de celebração dessa festa que acontece há mais de 3.000 anos. Nesse calorão, típico do verão, os alimentos – especialmente as frutas e as verduras – tendem a estragar rapidamente. Por isso, estamos ensinando-a como conservá-los no congelador. Nessa época, em que o que mais queremos é pular na piscina, tomar um banho de mar ou brincar com a água da mangueira para nos refrescar, nada melhor que estar com tudo em cima para poder vestir um biquíni. Nisso tudo, o mais importante é que se a silhueta está esbelta, a saúde está em dia! Então, confira em Vida Saudável as lições de nutricionistas para emagrecer da forma certa. E também as vantagens de andar de bicicleta, na seção Bem-Estar. Dando sequência à edição anterior, onde falamos da comida do Nordeste, temos agora deliciosas receitas da Região Norte. Ah, e esse número também é de inovação: a seção Perfil agora passa a falar de profissões, sempre trazendo um entrevistado que se destaque no que faz. A estreia é com o chef Carlos Bertolazzi. Boa leitura!

4. Lições: alimentos para esfoliar, hidratar, amaciar e embelezar 5. Aperitivo: a forma certa de congelar refeições, legumes e até ovos 6. Menu: um pouco de história e ideias para você comemorar a Páscoa 10. Hoje é dia de: comida nortista, tradição amazônica com toque europeu 14. Giro: aventura e cultura nas cavernas do Petar, no interior de São Paulo 18. Bem-estar: por lazer ou como esporte, pedalar faz bem para a família toda 20. Sua casa: dicas de etiqueta no mundo virtual para não fazer feio nas redes sociais 22. Perfil: conheça a vida de chef, na entrevista com Carlos Bertolazzi 24. Novidades: promoção e os novos sabores de miD® e miD® vira shake 25. Beleza: unhas bem tratadas e obedientes às tendências da moda 26. Vida saudável: perca os quilos a mais sem prejudicar a saúde 30. Delícia da estação: a verdade sobre o limão e seus “primos” 32. Especial: veja como foi o relançamento do site Sabores Ajinomoto 33. O bom é dividir: três gerações compartilhando os guarda-roupas 34. Cantinho do leitor: uma deliciosa receita de quibe, quem resiste? Jornalista Responsável Mariella Lazaretti • MTb no 15.457

10 PESOS E MEDIDAS 1 xícara (chá) de... Açúcar = 150 g Amido de milho = 100 g Arroz = 170 g Farinha de rosca = 140 g Farinha de trigo = 110 g Fubá = 120 g Manteiga = 200 g Qualquer líquido = 200 ml Queijo ralado = 100 g 1 colher (sopa) de... Açúcar = 12 g Amido de milho = 8 g Farinha de trigo = 9 g Fermento químico = 12 g Manteiga = 15 g Qualquer líquido = 15 ml 1 colher (chá) de... Sal = 5 g

Para falar com a revista, enviar cartas e sugestões

SABORES AJINOMOTO • Coordenação Marketing-Nutrição • Conselho Editorial Priscila Andrade e Natália Santos • Coordenação-geral Editora 4 Capas • Diretora Responsável Mariella Lazaretti • Diretor Executivo Georges Schnyder • Projeto Gráfico 4 Capas • Direção de Arte Ana Lucia Caldas • Editora Ana Paula Kuntz • Repórter Camila Duarte • Fotos Ricardo D‘Angelo • Produção Culinária Fernando Pulcino • Assistente de Produção Culinária Geanne Barbosa Pereira • Produção de Objetos Cristina Esquilante • Revisão Ruth Figueiredo

2e3_Sumario.indd 2

1/16/13 5:07 PM


Você quer continuar recebendo a revista Sabores Ajinomoto?

3

É muito fácil! A revista Sabores Ajinomoto é um meio de estreitarmos o vínculo de relacionamento com você. A Ajinomoto quer conhecê-lo(a) mais, para atendê-lo(a) sempre com eficiência e qualidade, e deixar a revista cada vez mais saborosa. Para isso, vocÊ tem Duas maneiras muito PrÁticas De resPonDer: 1. carta-resPosta: responda a carta que veio junto com esta edição da revista. O selo será pago pela Ajinomoto. É só responder, fechar e enviar pelo Correio mais próximo de sua casa. Ou 2. site: www.saboresajinomoto.com.br/revista/cadastro. Preencha o questionário e clique em “enviar”. Pronto! as PrÓXimas eDiÇões estarÃo garantiDas, com receitas e Dicas suPerBacanas!

2e3_Sumario.indd 3

1/16/13 5:07 PM


LIÇÕES AJINOMOTO

Beleza que vem da natureza Você já ouviu dizer que pepino ajuda a clarear as manchas da pele e as olheiras? Pode acreditar que é verdade. O pepino tem propriedades tonificantes que ajudam a reduzir as marcas na região dos olhos. Como ele é composto de 90% de água, proporciona super-hidratação. Assim como o pepino, existem outros legumes, verduras e frutas que rendem receitas caseiras para cuidar da pele e dos cabelos. A dermatologista Roberta Bibas explica que o morango é rico em vitamina C e polifenóis (um tipo de ácido) que combatem os radicais livres e têm ação antienvelhecimento. Já o mel melhora a elasticidade e confere um toque aveludado à pele. O mamão também é rico em vitaminas, minerais e enzimas, que ajudam a nutrir o cabelo, a remover os resíduos indesejados, e a adicionar brilho e maciez à pele. “Borra de café é ótimo para esfoliar as mãos”, diz Roberta. Mas ela ressalta: qualquer tratamento feito em casa ou no salão dará melhor resultado se a pessoa tiver uma boa alimentação, proteger-se do sol e ingerir bastante líquido.

HIDRATAÇÃO PARA AS MÃOS – A gordura do abacate e a viscosidade do iogurte e do mel têm poder de amaciar a pele. • INGREDIENTES: 1/2 abacate maduro, 1 colher (café) de óleo de semente de uva , 1/2 copinho de iogurte natural e 2 colheres (sopa) de mel • MODO DE PREPARO E USO: bata os ingredientes no liquidificador e aplique a mistura sobre a pele das mãos. Deixe ficar por 20 minutos e retire o produto com água fria em abundância.

MÁSCARA DE MAMÃO E BANANA PARA OS CABELOS – A banana é rica em potássio, que ajuda a deixar mais macios os cabelos secos. • INGREDIENTES: 1/2 mamão e 1/2 banana • MODO DE PREPARO E USO: bata tudo no liquidificador e aplique no cabelo, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, lave com xampu e condicionador para selar as cutículas.

MÁSCARA DE OVO PARA O ROSTO - Ovos exercem efeito rejuvenescedor na pele, pois a clara contém muito colágeno. Deixa a pele firme e aveludada. • INGREDIENTES: 2 morangos médios, 1 clara de ovo e 1 colher (café) de mel • MODO DE PREPARO E USO: amasse os morangos com ajuda de um garfo; bata as claras ligeiramente; junte tudo e acrescente o mel. Passe o algodão embebido em soro fisiológico para limpar o rosto e em seguida aplique a máscara. Deixe agir de 15 a 20 minutos de enxágue com água quase fria.

MÁSCARA DE ABACATE PARA OS CABELOS – O abacate contém uma grande quantidade de óleos e vitaminas. Age como excelente restaurador e conservador. • INGREDIENTES: 1/2 abacate e a clara de 1 ovo • MODO DE PREPARO E USO: bata tudo no liquidificador. Aplique nos cabelos úmidos e deixe por 20 minutos. Para potencializar o efeito, coloque na cabeça uma touca metalizada de isopor ou uma toalha.

4e5_Lições e aperitivo_REV.indd 4

1/15/13 2:19 PM


APERITIVO

Herói da resistência SAIBA COMO TIRAR O MELHOR PROVEITO DE SEU CONGELADOR PARA QUE OS ALIMENTOS DUREM MAIS TEMPO

LEMBRE-SE:

1. Prefira recipientes de vidro ou sacos plásticos pequenos, com tamanho para porções individuais, para descongelar somente o necessário.

2. Certifique-se de que a embalagem está bem fechada, para evitar o ressecamento do alimento.

3. Encha até completar os potes com tampa e amasse os saquinhos para que fique pouco ar em contato com o alimento.

4. Coloque etiquetas ou fita-crepe para identificar o conteúdo do recipiente e a data do congelamento (o ideal é que os alimentos congelados sejam consumidos em até três meses).

5. Não espere o alimento cozido esfriar totalmente antes de levá-lo ao congelador. O resfriamento rápido é importante para evitar a proliferação de microrganismos.

6. Nunca recongele os alimentos.

4e5_Lições e aperitivo_REV.indd 5

COMO CONGELAR • FRUTAS: sem caroço, mas elas só poderão ser consumidas em preparações como bolos, tortas, caldas e geleias, não in natura. • BATATAS: em receitas como suflê ou purê não tem problema. Cruas, porém, não dá certo, porque são muito porosas e, congeladas, amolecem, esfarelam e perdem as propriedades. • OVOS: se congelados inteiros, a casca pode estourar. Mas a clara (ao natural, não em neve), isolada, congela bem. E a gema, se batida com um pouco de sal ou açúcar, também. • LEITE E DERIVADOS: podem congelar, inclusive o materno. Queijos, com exceção de ricota e do tipo Minas, também podem. Iogurtes, não, pois granulam.

COMO DESCONGELAR Se não tiver pressa, deixe descongelar na geladeira. Se estiver apressado, use o micro-ondas. Em temperatura ambiente, não deixe o alimento exposto por mais de 4 horas. Depois de descongelado, procure consumi-lo em até 24 horas (frutos do mar, em até 12 horas).*

* Fonte: PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor

Seu congelador é o grande herói de sua casa contra o desperdício. Há muitos alimentos que podem ser congelados e, assim, durar muito mais. Vale também quando é preciso ganhar tempo: cozinhando uma porção maior do que o necessário para o dia, você pode deixar uma refeição completinha esperando o momento de ser consumida. Mas há algumas regras que precisam ser seguidas para preservar a salubridade dos alimentos. Por exemplo: alimentos crus, especialmente as carnes, não podem voltar para o congelador depois de descongelados. “A multiplicação dos microrganismos é impedida pela baixa temperatura. No entanto, ao ser descongelado, o alimento fica vulnerável à proliferação microbiana por causa da exposição a uma faixa de temperatura denominada ‘zona de perigo’, que vai de 5 °C a 60 °C. Assim, se esse mesmo alimento voltar a ser congelado, ele terá uma carga de microrganismos maior do que a anterior. Para possibilitar o recongelamento, é necessário que o alimento seja cozido”, afirma Camila Negrão, nutricionista na Universidade de São Paulo (USP). Além disso, quando o alimento é descongelado, há uma perda de água, que leva embora alguns nutrientes. “Então, além do envolvimento microbiológico, pode haver também o comprometimento nutricional, bem como alterações de sabor e textura com a repetição desse processo”, diz Camila. No caso das hortaliças, essas alterações podem ser controladas com a técnica do branqueamento (veja ao lado como fazer).

BRANQUEAR LEGUMES: ensinamos como fazêlo na primeira edição da revista Sabores Ajinomoto. Se você perdeu ou não se lembra como faz, aqui vai uma nova chance de aprender a deixar os legumes a salvo da ação do tempo, e mais crocantes. Isso porque o procedimento interrompe o amadurecimento dos alimentos frescos, que depois podem ser congelados. • Lave os legumes e mergulhe-os em água fervente por cerca de 2 minutos (os mais delicados, como as ervilhas ou os brócolis, por 30 segundos). • Retire-os e leve-os imediatamente a um recipiente com água gelada, que pode conter algumas pedras de gelo para garantir a baixa temperatura. • Espalhe os legumes em um recipiente e leve ao congelador. • Estando os legumes congelados, retire-os do recipiente e embaleos em saquinhos plásticos para colocá-los de novo no congelador.

1/15/13 2:19 PM


menu

a v ! i a d V a vi é pásCoa Conheça os motivos para Comemorar a data e saboreie os pratos tradiCionais da Celebração

Q

ual é a imagem que a Páscoa tem para você: uma bela mesa para servir um bacalhau para a família, um coelho segurando uma cesta cheia de ovos de chocolate ou uma multidão reunida para orar a Jesus Cristo? Há várias formas de comemorar essa data cheia de simbolismos e que, invariavelmente, é sempre uma ótima oportunidade de reunir amigos e parentes e, simplesmente, celebrar a vida. À moda da casa. A origem da comemoração da Páscoa – palavra que vem do hebraico Pessach, e significa “passagem” – remete aos tempos antes de Cristo. Sim, há milhares de anos a humanidade já festejava nessa época a chegada da primavera (aqui é o começo do outono, mas nos países do Hemisfério Norte é a época das flores). No calendário judaico, a data existe há mais de 3.200 anos e comemora a passagem da escravidão para a liberdade, quando o povo judeu fugiu do Egito atravessando o Mar Vermelho. No período pascal, os judeus consomem o matzá, o pão sem fermento, para lembrar a rápida fuga e a falta de tempo para a fermentação. Para os cristãos, a Páscoa significa o renascimento de Jesus e sua ascensão ao céu, dois dias depois de sua crucificação e morte, na Sexta-Feira da Paixão. Em sacrifício, os praticantes da religião não consomem carne vermelha nesse dia – e foi assim que o bacalhau se tornou a grande estrela dessa festa. Há ainda quem passe toda a Quaresma – período entre a Quarta-Feira de Cinzas, um dia após o término do Carnaval, a Páscoa – sem comer carne ou outro alimento

6a9_Menu_REV.indd 6

que prometer. Chocolate, inclusive, para tirar o atraso depois que “chegar o coelhinho”. Esses dois símbolos acabam sendo os mais fortes comercialmente. As coelhas representam a fertilidade porque podem ter até seis filhotes por mês, ou cerca de 70 coelhinhos por ano. É ou não é a coelha uma boa “musa” dessa data que comemora o renascimento? Da mesma forma, o ovo, considerado a “embalagem” mais perfeita da natureza, representa a vida nova. Mas, feito de chocolate, é muito mais gostoso e divertido. Na verdade, essa tradição de presentear com ovos teria surgido na China, quando se trocavam ovos de galinha ou de pata pintados para ovacionar a estação marcada pelo florescimento da natureza. Os de chocolate só surgiram no século XVIII, substituindo os ovos de pata e de galinha. Foi uma descoberta de confeiteiros franceses para apresentar o chocolate. No Brasil, os ovos doces e o coelho da Páscoa só surgiram em 1913, trazidos por imigrantes alemães.

SímboloS paScaiS criStãoS ovoS – Vida e nascimento coelho – Fertilidade cruz – Sofrimento e ressurreição de Cristo cordeiro – Cristo, cordeiro de Deus, que se sacrificou em favor do rebanho pão e vinho – Na ceia, Jesus Cristo teria escolhido o pão e o vinho para representar seu amor pelo povo. Representando seu corpo e seu sangue, eles são dados a seus discípulos para celebrar a vida eterna. círio – Vela que se acende no Sábado de Aleluia, um dia após a morte de Jesus. Quer dizer: “Cristo, a luz dos povos”. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer ”Deus é o princípio e o fim de tudo”.

1/16/13 5:52 PM


Agradecimento especial para todas as receitas (cozinha): Bar e espaço Bierboxx. Fotos: Ricardo D´Angelo. Pegador para salada, talheres St.James e pratos com floral azul da Pepper (www.pepper.com.br). Guardanapos da Roupa de Mesa (tel. 11 3811-9715). Bombonnière de vidro, prato branco com arabescos, travessa portuguesa, guardanapo branco, pratos texturizados, tecidos, copos e taça vintage: acervo da produtora.

5

7

PORÇÕeS

J FÁcil 6 20 minutoS (+ 10 minutos de forno)

esCondidinho de baCalhaU inGredientes 4 xícaras (chá) de água fervente (800 ml); 1 embalagem de ajinomoto® caSeirinho purê de batata; 300 g de bacalhau, demolhado, aferventado e desfiado grosseiramente; meio pimentão amarelo, sem sementes, em rodelas; 2 tomates médios cortados em rodelas; 2 ovos cozidos, em rodelas; 1 cebola média cortada em rodelas; meia xícara (chá) de azeitonas verdes descaroçadas (60 g); 3 colheres (sopa) de azeite de oliva (45 ml); 1 sachê de hondaShi®; 1 colher (chá) de sal; 2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado

6a9_Menu_REV.indd 7

modo de preparo 1. em tigela grande, coloque a água e o ajinomoto® caSeirinho purê de batata, e misture até encorpar. reserve. 2. em um refratário, disponha o bacalhau, o pimentão, o tomate, o ovo, a cebola e as azeitonas. regue com o azeite previamente misturado com o hondaShi® e o sal, e cubra com o purê. 3. polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno quente (200 graus), por 10 minutos, ou até dourar a superfície. 4. retire do forno e sirva em seguida.

diCa: substitua o bacalhau por peito de frango previamente cozido e desfiado grosseiramente.

1/16/13 5:52 PM


menu

10

PORÇÕeS

J FÁcil 6 50 minutoS (+ 5 horas de geladeira)

8

PORÇÕeS

J muito FÁcil 6 30 minutoS (+ 25 minutos de forno)

tirinhas de laGarto temperadas inGredientes 1 kg de lagarto limpo; 1 tomate grande maduro, sem pele e sem sementes, cortado ao meio; 1 colher (sopa) de receita de caSa™ caseiro; 1 litro de água; 1 pimentão verde médio, cortado em tiras (140 g); 1 pimentão amarelo médio, em tiras (240 g); 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco; 20 azeitonas verdes cortadas em lascas

modo de preparo 1. em uma panela de pressão, coloque o lagarto e o tomate, e tempere com o receita de caSa™. 2. Cubra com a água, tampe a panela e cozinhe em fogo médio, após abrir fervura, por cerca de 45 minutos, ou até a carne ficar macia. 3. retire do fogo, deixe esfriar bem e reserve o caldo de cozimento. 4. no copo do liquidificador, coloque 2 xícaras (chá) do caldo de cozimento reservado e bata até que fique homogêneo. 5. retire do liquidificador e misture os pimentões, o vinagre e as azeitonas. reserve. 6. Corte a carne em fatias finas e estas, em tiras. transfira para um refratário médio, regue com o molho, cubra e leve à geladeira por pelo menos 5 horas antes de servir.

diCa: prepare a receita na véspera e deixe na geladeira de um dia para o outro antes de servir.

6a9_Menu_REV.indd 8

1/16/13 5:53 PM


espaGUete Com berinJela inGredientes 3 berinjelas cortadas ao meio (1 kg); 4 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 cebola média picada; 2 dentes de alho espremidos; 4 tomates, sem pele e sem sementes, picados (600 g); meia colher (chá) de Sabor a mi® com pimenta; meia xícara (chá) de água (100 ml); 1 lata de atum em pedaços, escorrida; 2 sachês de tempero SazÓn® amarelo; 1 colher (chá) de folhas de manjericão fresco picadas; 500 g de macarrão tipo espaguete, cozido

35

unIDADeS

J pouco FÁcil 6 40 minutoS

9

(+ 24 horas de geladeira)

modo de preparo 1. em uma assadeira, coloque as berinjelas viradas para baixo e leve ao forno quente (200 graus) por 25 minutos, ou até que comecem a soltar a casca. 2. deixe esfriar, descasque e pique grosseiramente a polpa. reserve. 3. em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio, junte a cebola e refogue até ficar transparente. 4. acrescente o alho, mexendo sempre até começar a dourar. adicione o tomate e tempere com o Sabor a mi®. 5. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por 10 minutos. 6. regue com a água e deixe cozinhar por mais 10 minutos, ou até o tomate desmanchar. 7. Junte a berinjela, o atum e o tempero SazÓn®, misturando bem. 8. tampe a panela e cozinhe por mais 5 minutos. 9. retire do fogo, adicione o manjericão, misture ao espaguete e sirva em seguida.

diCa: no momento de servir a preparação, coloque o macarrão em um refratário previamente aquecido.

trUFas de tanGerina Com amÊndoas inGredientes

modo de preparo 1. em uma tigela, coloque o chocolate branco e o creme

do tempo, ou até derreter. 2. retire do microondas, junte o mid®, a amêndoa e o uísque, e misture até que fique homogêneo. 3. disponha em um refratário e leve à geladeira por 24 horas, ou até ficar bem firme. 4. Com o auxílio de duas colheres de chá, faça esferas, passe-as pelo chocolate branco restante derretido (como no item 1) e leve novamente à geladeira, por aproximadamente 20 minutos, ou até que forme uma casquinha. 5. retire da geladeira, polvilhe o cacau e sirva em seguida.

de leite, e leve ao forno micro-ondas, em potência média, por aproximadamente 2 minutos, mexendo na metade

diCa: se desejar, substitua as amêndoas por nozes.

400 g de chocolate branco, cortado em pedaços; 1 caixinha de creme de leite (200 g); 1 envelope de mid® tangerina; 1 xícara (chá) de amêndoas torradas e picadas (100 g); 1 colher (sopa) de uísque; 300 g de chocolate branco, em pedaços para cobertura; meia xícara (chá) de cacau em pó

6a9_Menu_REV.indd 9

1/16/13 5:53 PM


hoje é dia de

4

porções

 fácil  25 minutos

Comida do

norte

Conheça a deliCiosa e exótiCa mistura das Culinárias indígena e portuguesa que deu origem à singular Cozinha do Brasil nortista

10a13_Hoje é dia de 2_REV.indd 10

1/16/13 5:27 PM


11 d

e um país com dimensões continentais espera-se uma gastronomia diversa. No entanto, poucos países têm, como o Brasil, a riqueza de uma área tão opulenta em frutos, temperos e peixes como a Amazônia. Formada pelos estados do Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará e Amazonas, a Região Norte ocupa mais de 40% do território nacional e possui uma das cozinhas mais exóticas do mundo. Há pratos típicos da Região Norte que nunca foram provados pela maioria dos brasileiros, por um motivo simples: seus ingredientes são extraídos da selva ou de rios cuja acessibilidade é difícil até mesmo para os nativos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, onde há a maior e mais variada concentração de restaurantes do Brasil, um dos poucos representantes da comida nortista é o Amazônia, do chef paraense Paulo Leite. Ele procura seguir a linha tradicional reproduzindo receitas consagradas, e explica que a comida da Região Norte se caracteriza pela utilização de elementos indígenas, seja nos ingredientes, seja na maneira de cozinhá-los, influenciados pela cultura portuguesa dos colonizadores que se aventuraram e se estabeleceram ali. “O pato no tucupi, que é tido como o carro-chefe de nossa culinária, nada mais é do que um assado de forno. Não há nada mais europeu”, diz Paulo. “Depois, é acrescentado o caldo da mandioca brava, consumido há séculos pelos índios da Floresta Amazônica.” Outro exemplo é a peixada. No século XVI, os portugueses trouxeram para o Brasil a tradição de comer peixes cozidos, mas tinham o hábito de jogar o caldo fora. De acordo com Paulo, a “evolução da receita” resultou em pratos como as caldeiradas – em que os molhos são parte do prato e que misturados à farinha de mandioca deram origem ao pirão. “Sabores como o taperebá, o uxi, ou o muruci fazem muito sucesso em sorvetes. E alguns chefs entusiastas gostam de usá-los para criar receitas com gostinho do Norte”, afirma Paulo Leite.

PAlADAR nA PontA DA lÍnGuA • TUCUpi: caldo de cor amarela extraído da mandioca brava, uma raiz usada como ingrediente básico em comidas típicas da região. Sua diluição e o modo de preparo são muito pessoais, por isso muitos chefs buscam seu “tucupi perfeito” entre os fornecedores da região. • TaCaCÁ: caldo fino e bem temperado, feito à base de tucupi e goma de tapioca (ambos extraídos da mandioca), acrescidos de camarão seco e jambu (uma verdura que amortece a língua). Pode ser encontrado como comida de rua em Belém, quando é servido em tigelinhas de barro. • MaNiçoBa: de origem indígena e conhecida como feijoada paraense, é um prato que leva folhas de mandioca moídas e cozidas, carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados. • CarUrU paraeNse: receita à base de camarão seco e quiabo, com molho engrossado com farinha de mandioca. • pirarUCU: chamado também de bacalhau da Amazônia, é uma espécie de peixe de rio que pode chegar a pesar 200 quilos. • jaMBU: folha conhecida como agrião-do-pará, usada em receitas como o pato no tucupi e o tacacá, tem sabor amargo e causa leve dormência na boca.

10a13_Hoje é dia de 2_REV.indd 11

tuCunarÉ de Forno ingredientes 500 g de filés de tucunaré; 2 sachês de HonDAsHi®; 100 g de manteiga sem sal, derretida; 1 ramo de tomilho; 1 pimentade-cheiro vermelha picada; 2 dentes de alho inteiros; suco de 1 limão; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 cebola média cortada em tiras finas; 100 g de camarões pequenos limpos; 1 pitada de sal; 2 tomates pequenos, em tiras finas; meio pimentão verde, em tiras finas; meia xícara (chá) de leite de coco (100 ml); meia xícara (chá) de farinha de mandioca (farinha-d’água); 3 colheres (sopa) de cebolinha-verde, em rodelas

modo de preparo 1. em uma tigela, coloque os filés e polvilhe 1 sachê de HonDAsHi®. deixe tomar gosto por 15 minutos, na geladeira. 2. disponha os filés em uma assadeira, regue a manteiga e junte o tomilho, a pimenta, o alho e o suco de limão. 3. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 15 minutos. 4. retire o papel e deixe por mais 20 minutos, ou até que dourem ligeiramente. 5. enquanto isso, prepare o acompanhamento: em uma panela pequena, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. 6. Junte a cebola e refogue por 2 minutos, ou até ficar transparente. 7. acrescente o camarão, o HonDAsHi® restante, o sal, o tomate e o pimentão, e refogue por 5 minutos, ou até que os vegetais fiquem “al dente”. 8. adicione o leite de coco, a farinha e a cebolinha, e misture bem. 9. retire do fogo e sirva em seguida, acompanhando os filés de peixe.

diCa: substitua o tucunaré pelo peixe de sua preferência.

1/16/13 5:27 PM


hoje é dia de

Creme de guaraná para reCheio de tapioCa 2 xícaras (chá) de leite (400 ml); 1 vidro de leite de coco (200 ml); 3 colheres (sopa) de açúcar; 3 colheres (sopa) de amido de milho; 1 envelope de miD® Guaraná com toque de laranja; meia xícara (chá) de coco ralado

modo de preparo 1. em uma panela média, coloque o leite, o leite de coco, o açúcar e o amido de milho, e leve ao fogo alto para aquecer. 2. Cozinhe por aproximadamente 1 minuto, após levantar fervura, mexendo sempre, até encorpar. 3. retire do fogo, junte o miD® e o coco ralado, e misture bem. 4. espere amornar e sirva o creme acompanhando a tapioca.

diCa: se preferir, adicione castanha-do-pará picada ao recheio.

8

porções

 muito fácil  15 minutos

10a13_Hoje é dia de 2_REV.indd 12

Fotos: Ricardo D´Angelo. Ceramicas Muriqui (www.muriquiceramica.com.br) (exceto bowl usado na foto do tucunaré, da Hideko Honma (www.hidekohonma.com.br). Talher St.James da Pepper (www.pepper.com.br). Tecidos, cesta e talheres com cabo de bambu: acervo da produtora.

ingredientes

1/16/13 5:27 PM


Fotos: Ricardo D´Angelo. Ceramicas Muriqui (www.muriquiceramica.com.br) (exceto bowl usado na foto do tucunaré, da Hideko Honma (www.hidekohonma.com.br). Talher St.James da Pepper (www.pepper.com.br). Tecidos, cesta e talheres com cabo de bambu: acervo da produtora.

8

porções

 fácil  25 minutos

13

arroz Com Frutos do mar

modo de preparo 1. em uma panela grande, coloque o azeite e leve ao fogo alto para

ingredientes

aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue por 5 minutos, ou até a cebola murchar. 2. acrescente a carne de caranguejo, o açafrão, o HonDAsHi®, o sal e o vinho, e refogue por 3 minutos, ou até o líquido secar. 3. adicione o arroz e refogue até ficar completamente envolvido. 4. Junte a água e cozinhe por 8 minutos. 5. acrescente os mexilhões, os camarões e o jambu, e cozinhe por mais 5 minutos, em fogo médio, com a panela semitampada, ou até o arroz ficar “al dente”. 6. polvilhe o coentro, misture e retire do fogo. 7. sirva em seguida.

4 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 cebola média picada; 2 dentes de alho amassados; 100 g de carne de caranguejo limpa; 1 colher (chá) de açafrão em pó; 2 sachês de HonDAsHi®; 1 colher (chá) de sal; meia xícara (chá) de vinho branco (100 ml); 2 xícaras (chá) de arroz cru; 4 xícaras (chá) de água morna (800 ml); 2 xícaras (chá) de mexilhões (300 g); 3 xícaras (chá) de camarões médios limpos (450 g); meio maço de jambu (opcional); 2 colheres (sopa) de coentro picado

10a13_Hoje é dia de 2_REV.indd 13

diCas: 1. acrescente os frutos do mar de sua preferência. 2. decore com patinhas de caranguejo.

1/16/13 5:27 PM


giro

Parque das cavernas Formado há milhões de anos, o PeTar revela regisTros que remeTem ao início da vida na Terra

14a17_Giro_REV.indd 14

T

em coisas que somente uma viagem faz abrir nossa cabeça. Você já parou para pensar há quantos anos o mundo existe? Muito antes de seus tataravós, muito antes do descobrimento do Brasil, do nascimento de Jesus Cristo, do homo sapiens ou da era dos dinossauros. A idade do planeta Terra é estimada em 4,5 bilhões de anos. E no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, há alguns registros de eras tão remotas quanto o período pré-Cambriano (algo compreendido entre o surgimento do sistema solar e os primeiros movimentos das placas tectônicas, da formação da atmosfera e do aparecimento dos primeiros vegetais e animais, há pelo menos 540 milhões de anos). Ao visitar as cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), a sensação é de sermos transportados para outra dimensão. “As pessoas ficam admiradas com a riqueza dos espeleotemas, que são as formações rochosas de dentro das cavernas. Na média, cada estalactite e cada estalagmite formadas do gotejamento de água, leva dez anos para crescer 1 centímetro”, afirma o guia

1/15/13 2:22 PM


15 Na página ao lado, na ordem: cavernas Tememina e Santana. Nesta página, ao lado, o mirante do Vale do Betari; abaixo, à esquerda, a caverna Casa de Pedra; e abaixo, a caverna Água Suja

Julio Franco. É uma mudança imperceptível para nosso tempo no planeta. “Eu frequento o parque há quase 30 anos e para mim parece que está tudo igual”, diz ele. Essa é uma das curiosidades que o visitante aprende no passeio, que, aliás, é muito mais focado na informação do que na aventura. No núcleo Santana, que fica em Iporanga (a cidade com maior concentração de cavernas da América Latina) e é o mais procurado pelos turistas, as principais cavernas são a Santana e a Água Suja. A primeira fica a uma caminhada de 5 minutos e a outra, a cerca de 1 hora, por uma trilha bem tranquila. O fácil acesso permite que pessoas de todas as idades conheçam essas preciosidades da natureza, mas Julio recomenda a viagem para crianças a partir de 8 anos. “Nessa idade, já podem entender melhor o que explicamos sobre história, biologia, arqueologia e botânica.” E, como dentro das cavernas a temperatura é constante, sempre em torno de 18 °C, seja inverno, seja verão, faça chuva ou faça sol, as condições são apropriadas o ano inteiro. Os outros núcleos são o Caboclos, mais apropriado para os aventureiros que gostam

14a17_Giro_REV.indd 15

1/15/13 2:22 PM


giro

Fotos: Danilo Martinez Duarte

Abaixo, a Caverna Santana, uma das mais visitadas. Ao lado, o macaco Bugio, uma das espécies nativas

PArQUe eSTADUAl TUrÍSTiCo Do AlTo Do riBeirA - PeTAr

NúCLEO CABOCLOS NúCLEO SANTANA

MiNAS gErAiS

APiAÍ CACHOEIRAS DO COuTO E DAS ANDORINHAS

SÃo PAULo

rio DE JANEiro PArANÁ

oCEANo ATLÂNTiCo

14a17_Giro_REV.indd 16

NúCLEO CASA DE PEDRA NúCLEO OuRO gROSSO

iPorANgA

DiSTÂNCiA DE iPorANgA ATÉ oS QUATro NÚCLEoS Do PETAr: • 15 km até o núcleo Santana • 13 km até o núcleo Ouro grosso • 10 km até o núcleo Casa de Pedra • 60 km até o núcleo Caboclos DiSTÂNCiA DE ALgUMAS CAPiTAiS A iPorANgA: • De São Paulo: 307 km • De Curitiba: 283 km • Do Rio de Janeiro: 760 km • De Belo Horizonte: 904 km

1/15/13 2:22 PM


17 Outras atrações: a Caverna do Ouro grosso e a Cachoeira das Andorinhas

de acampar e não se importam com a falta de energia elétrica, e onde fica a caverna Teminina; o Ouro grosso, onde fica a caverna Ouro grosso e do Alambari de Baixo, com percursos internos mais desafiadores; e o núcleo Casa de Pedra, nomeado graças à caverna com o maior portal do mundo, com cerca de 250 metros de altura. Para uma primeira visita, um fim de semana é o suficiente para conhecer o principal. Os pacotes do Núcleo Terra, por exemplo, oferecem saída de ônibus da cidade de São Paulo às sextas-feiras (são cerca de 5 horas de viagem, por isso vale a pena chegar lá descansado), visita a duas cavernas no sábado e outro passeio no domingo, que pode ser algo como descer o rio de boia ou fazer rapel em cachoeira. Há diversas na região, como a Cachoeira do Couto, com queda de 3 metros de altura, ótima para banho, e a das Andorinhas, com queda de 68 metros de altura. “Essa é perigosa de entrar, mas a contemplação é fora de série. Cena de cinema”, diz Julio.

gloSSário Placas tectônicas: são porções da crosta terrestre que, quando se movimentam, causam fenômenos como o terremoto. espeleotemas: são formados de sedimentos minúsculos, trazidos pela água que goteja dentro das cavernas. estalactite: é o espeleotema que cresce de cima para baixo, formado a partir do teto. estalagmite: é aquele que cresce de baixo para cima, a partir do chão.

Serviço O pacote do fim de semana, com transporte, hospedagem, passeios e todas as refeições incluídas, custa R$ 380 por pessoa. O parque abre às 8 horas. Como o número de visitantes é limitado, entra quem chegar primeiro, pois não é possível fazer reserva antecipada. informações: www.nucleoterra.com.br www.petaronline.com.br www.petardanilo.com.br

14a17_Giro_REV.indd 17

1/15/13 2:22 PM


bem-estar

vamos

pedalar?

AndAr de bicicletA melhorA o condicionAmento físico, diverte todA A fAmíliA e pode dAr mAis chArme A seu estilo de vidA

18e19_Bem estar 2_REV.indd 18

e

m Amsterdã, capital da Holanda, as bicicletas estão por todo lado e fazem parte da cultura e da paisagem: a cidade possui 400 quilômetros de ciclovias e as “magrelas”, que são cerca de 700 mil, representam quase 40% do tráfego de veículos. Isso mesmo! Elas não são usadas apenas para exercícios, servem também como um dos principais meios de transporte – assim, é fácil encontrar homens engravatados e mulheres de salto alto indo para o trabalho, crianças a caminho da escola ou idosos pedalando uma bicicleta. Nenhuma cidade brasileira chegou ainda a esses números, mas estão se esforçando para isso. De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a cidade possui 235 quilômetros entre ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas.

1/15/13 2:22 PM


19 São Paulo não fica atrás. São 58 quilômetros de ciclovias e 70 quilômetros de ciclofaixas, que funcionam aos domingos e nos dias de feriado, das 7 às 16 horas. Para fugir do trânsito congestionado, muitas pessoas estão dando preferência à bicicleta e deixando o carro na garagem. A publicitária Silvia Queiroga, de 44 anos, é uma delas. Por questões financeiras, ela precisou vender seu carro e começou a ir de bicicleta para o trabalho. “Levo 40 minutos, o mesmo tempo que levava de carro em dias sem trânsito. E o melhor é que às vezes saio nervosa e chego tranquila, pois adoro o ventinho batendo no rosto, a sensação de liberdade”, afirma. Como atividade física, o assessor esportivo Marcos Paulo Reis só vê benefícios no uso da bicicleta, já que umas boas pedaladas melhoram a condição aeróbica, fortalecem os

CICLO REGRAS 1. É obrigatório equipar a bicicleta com campainha, do tipo sininho, e com adesivos refletores para a sinalização noturna (na dianteira, na cor branca ou amarela; na traseira, na cor vermelha; e nas laterais e nos pedais, de qualquer cor).

2. É recomendado o uso de faróis (branco na frente e vermelho pisca-pisca atrás) e de óculos (inclusive à noite, porque evitam a entrada de poeira nos olhos). 4. Luvas são opcionais, mas garantem mais conforto.

3. Capacete não é obrigatório, mas é Relaxamento: para Silvia Queiroga, pedalar para o trabalho é uma forma de aliviar o estresse, gastar calorias e economizar tempo

um item de segurança fundamental. se possível, coloque adesivos refletores nas laterais e na parte de trás.

5. Nunca ande de bicicleta na contramão. siga no mesmo sentido dos carros.

6. É proibido pedalar nas calçadas. Quando for preciso, desça e empurre a bicicleta.

Foto Sílvia Queiroga: Fabio Santos

7. Não esqueça: a preferência é sempre do pedestre!

18e19_Bem estar 2_REV.indd 19

membros inferiores e fazem diminuir o estresse. “De maneira geral, recomendo três treinos semanais, de 60 minutos, no mínimo, e 120 no máximo”, diz. Ele acrescenta que, dependendo da intensidade do exercício, do peso corporal e do percentual de gordura, o praticante pode perder até 200 calorias por hora. E como atividade de lazer é um programa que pode reunir toda a família – desde crianças que acabaram de aprender a pedalar até a turma da melhor idade. Marcos Paulo só contraindica o exercício para pessoas que tenham algum problema de equilíbrio, como labirintite. O consultor de TI Paulo Aquino, de 25 anos, foi diagnosticado com sobrepeso e pressão alta devido ao trabalho, que lhe consome cerca de 14 horas por dia. Então, decidiu andar de bicicleta. “Pedalo no parque, pela manhã, antes de ir trabalhar, três vezes por semana”, diz, ressaltando que perdeu 14 quilos depois de nove meses de exercício. “Melhorei a forma física, a vitalidade e, o principal, a autoestima.”

1/15/13 2:22 PM


sua casa

educação

Confira as diCas de bom Comportamento nas redes soCiais para não se tornar um inConveniente

mundo virtual é sempre bom até no

u

m espaço virtual democrático, para fazer amigos, e catalisador de opiniões, ações e ideias. Parece contraditório, mas toda democracia exige regras para não se tornar uma anarquia generalizada e, na sociedade digital, não é diferente. Com a diferença que você pode promover – ou afundar – sua reputação em poucos segundos. “A internet é o mais imediato dos veículos de comunicação. Saber se comportar nesse universo é fundamental”, afirma o consultor de Etiqueta e Comportamento, Fabio Arruda. A professora do Curso de Férias de Gestão de Mídias Sociais e Monitoramento e do MBA em Marketing Digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Sandra Turchi, diz que o importante é lembrar que no mundo virtual estamos sendo observados mesmo sem perceber. “O que não é conveniente dizer ou fazer em público não deve ser colocado nas redes sociais. Principalmente porque na internet os ambientes de trabalho e familiar se misturam, e uma coisa que você deveria dividir apenas com amigos mais íntimos pode acabar sendo vista por um chefe.” Postar fotos em que as pessoas estão vulneráveis, correntes de oração ou discutir o relacionamento pela rede social são alguns dos comportamentos desaprovados. Sandra explica que essas postagens são naturais, uma vez que não existe orientação oficial para usar as redes. Mas, já que não há manual, vamos dar algumas dicas para lhe ajudar a encontrar os limites.

20e21_Sua casa_REV.indd 20

• Postar e marcar amigos em fotos “Guarde os momentos íntimos para você”, diz Fabio. Sandra completa, dizendo que não faz sentido postar fotos com roupas íntimas ou de banho. “O que você não colocaria no mural do seu trabalho, não poste na rede.” Fabio lembra que, antes de marcar uma pessoa na foto (de forma que todos os amigos dela poderão vê-la na foto marcada), ela deve ser comunicada, pois talvez não queira ser exposta naquela situação. Essa regra também vale para os convites de jogos e aplicativos. Procure saber quem curte antes de convidar, pois cada um possui suas preferências e muitos não gostam dessas solicitações. • frases e conteúdo “É preciso ter moderação”, afirma Sandra. “Posso postar o que quiser, mas nem todo mundo está disposto a ver o que publiquei”, diz. Então, avisar que vai tomar banho e que escovou os dentes, pode ser um tanto desinteressante – e é assim que se produz o lixo virtual. Ninguém quer saber se você anda em dia com sua higiene. Esse tipo de postagem enche a página e a paciência dos amigos. Sandra aconselha a usar as ferramentas de configurações da rede e a separar os amigos por grupos: “Nem todos querem ver as fotos do aniversário de sua avó de 95 anos, elas podem ficar restritas apenas a seu grupo de familiares”.

1/16/13 5:43 PM


• texto em caixa alta e abreviações Fabio Arruda lembra que “pelas normas estabelecidas pela etiqueta, mensagens escritas com letras maiúsculas significam que você está gritando. Cuidado se não é essa a ideia que você quer passar”. Algumas abreviações, como “vc” (você), “hj” (hoje), “qdo” (quando), “bjs” (beijos) e “tb” (também), são permitidas. Mas é preciso cuidado com a criação de novas siglas, pois isso pode prejudicar a compreensão da mensagem. • geolocalizadores Postar locais visitados e a opinião sobre eles pode ajudar os amigos a ficar livres de uma “roubada” ou a compartilhar uma dica interessante, mas usar de parcimônia é essencial, até por segurança. Lembre-se de que, além de seus amigos, pessoas que você nem conhece podem vir a saber onde e com quem você está, e depois não adianta reclamar de falta de privacidade. E mais: é legal dar opinião, mas dê com classe, seja para elogiar ou para criticar. Nunca use palavrões.

20e21_Sua casa_REV.indd 21

redes sociais mais usadas facebook: é a maior comunidade virtual do momento no Brasil, usada principalmente para compartilhar fotos, pensamentos, notícias e bater papo com os amigos. orkut: é parecido, mas tem menos recursos, e para saber o que seus amigos estão fazendo é preciso entrar na página de cada um deles. twitter: para publicar comentários curtos, de até 140 toques. linkedin: serve para ampliar os contatos profissionais e expor o currículo. foursquare: mostra se há amigos seus no mesmo lugar onde você está e reúne críticas de restaurantes, lojas, parques etc. instagram: exclusivo para postar fotos e contar em imagens como foi seu dia.

1/16/13 5:43 PM


PERFIL

Piloto de fogテ」o O ADMINISTRADOR QUE PREFERIU A PAIXテグ PELA GASTRONOMIA OPTOU POR SEGUIR A CARREIRA DE CHEF

22e23_Perfil 11_REV.indd 22

1/15/13 2:23 PM


Foto: Ricardo D´Angelo

23 O

chef Carlos Bertolazzi é paulista, tem 42 anos e possui sete restaurantes. São dele o Zena Caffè, o Spago e o Per Paolo, e também o Cucina Buffet. Não bastando, ele também apresenta o programa Homens Gourmet, do canal Bem Simples. Envolvido dos pés à cabeça no mundo culinário, Bertolazzi havia pensado em seguir outra carreira: formado em administração de empresas, contudo, descobriu que sua paixão por gastronomia poderia vir a ser sua profissão. “Tem-se que amá-la, senão não dá. A profissão demanda muito empenho, é preciso trabalhar dentro e fora do restaurante, buscando informação e conhecimento.” Superantenado, ele conta que passa o dia inteiro conectado à internet. Se está longe do computador, usa o celular. “Boas receitas podem ser encontradas na internet, mas devemos procurar aquelas que sabemos que têm uma cozinha e um estudo por trás, como as de Sabores Ajinomoto. As receitas são testadas e sabemos que funciona”, afirmou.

tudo em seu devido lugar. Ou seja: prepare a cozinha, lave e pique os ingredientes, escolha as panelas e os utensílios que vai usar, antes de começar a cozinhar. “Ter tudo à mão torna o ato de cozinhar mais fácil e menos desastroso”, afirma. O chef acrescenta que estas dicas também ajudam homens que ainda estão inibidos em colocar a mão na massa. “Acho que essa versão do homem que acha que cozinhar é obrigação da mulher está deixando de existir.” E ele afirma em causa própria. Além dos restaurantes, ele também cozinha em casa para o filho Enrico, de 2 anos, e para sua mulher, Fabiana. “Já conquistei e reconquistei minha mulher, preparando jantares para ela”, diz.

ONDE ENCONTRAR Instituições de ensino públicas e privadas oferecem graduação em gastronomia. Os cursos podem ser de bacharelado ou de tecnologia, com duração de dois a quatro anos. Além de fazer pratos, os alunos aprendem a harmonização e a preparação de bebidas e a gestão de comércio alimentício. O profissional formado como chef está apto para planejar, organizar, produzir e executar cardápios de restaurantes, lanchonetes, bufês, empresas de alimentos, hotéis e hospitais de forma estratégica e gerencial.

DE AMADOR A CHEF Até chegar a esse ponto, há um longo caminho a percorrer: aos iniciantes que pensam em seguir carreira, ele sugere buscar o conhecimento em livros. Mas não em livro de receitas. “Este fica para depois que entender a essência da cozinha.” Bertolazzi indica o Chef Profissional (Senac), que é a tradução da edição lançada pelo Culinary Institut of America (CIA). E também o Comida & Cozinha – Ciência e Cultura da Culinária, do chef Harold McGee, além do livro Bíblia do Sabor, dos chefs Karen Page e Dornenburg Andrew. “Eles não ensinam a fazer uma receita, mas apresentam técnicas de cozinha, a química e a física dos ingredientes. É um conhecimento que facilita o preparo de um prato saboroso. O resto fica por conta da aptidão e do prazer pela gastronomia. Para mim, cozinhar é isso”, diz. Buscar bons estágios também é importante para colocar a teoria em prática. O chef buscou o top: trabalhou em um dos mais importantes restaurantes do mundo, o elBulli, na Espanha, do chef Ferran Adrià. Só depois disso teve a confiança e a experiência para abrir seu próprio negócio, o Zena Caffè, em 2009. Sua dica básica para uma receita de sucesso é investir no mise-en-place, termo francês que significa colocar

22e23_Perfil 11_REV.indd 23

SERVIÇO – Instituições que receberam pontuação máxima pelo sistema de avaliação de ensino superior pelo Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC): • • • • • • •

Senac São Paulo: www.sp.senac.br Senac Pernambuco: www.pe.senac.br Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte: www.portal.estacio.br Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília: www.iesb.br Faculdade Cambury – Goiânia: www.cambury.br Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo: www.cruzeirodosul.edu.br Universidade de Franca: www.unifran.br

1/15/13 2:23 PM


NOVIDADES

Deliciosa mistura

Ele voltou! Depois do grande sucesso e de muitos pedidos, o MID® Vira Shake está de volta. Nutritivo e cremoso, o produto retorna ao mercado com dois novos deliciosos sabores: laranja e maçã, e frutas roxas, além da conhecida versão sabor morango. Versátil e de fácil preparo, cada porção, misturada à água ou ao leite integral gelado, rende 1 litro para compartilhar com toda a família. Não deixe de provar a amostra que enviamos com esta revista. Não perca tempo: a edição é limitada!

Chegou o MID® Guaraná com Toque de Laranja. Você já teve a chance de conhecê-lo? Confira a amostra especial que enviamos com esta revista. O lançamento mistura o sabor brasileiro do guaraná com a refrescância da laranja. Além de possuir o verdadeiro gostinho da fruta, também é enriquecido com vitamina C. MID® Guaraná com Toque de Laranja é fácil de preparar e já vem adoçado: basta acrescentar 1 litro de água fria ou gelada e está pronto para beber. O produto também pode ser usado no preparo de outras receitas, para os bons momentos com a família. Veja algumas sugestões no site www.midrefresco.com.br

NOMEIE UMA RECEITA

Que nome você daria a uma receita feita com VONO® e NISSIN MIOJO LÁMEN®? Esse é o desafio do concurso cultural que estará valendo na fanpage de VONO® no Facebook, de 4 de fevereiro a 30 de março. Serão premiadas as 10 respostas mais criativas: o 1º lugar ganha um Smartphone Samsung Galaxy, o 2º leva um Tablet Samsung Galaxy e o 3º até o 10º recebem um kit de produtos com uma caneca exclusiva. Acesse: www.facebook.com/sopasvono

ESPALHE ALEGRIA

SAZÓN® e a Universidade do Amor

Está valendo a promoção mais refrescante deste verão. Serão sorteadas duas casas com carro na garagem, seis televisores LED 42” e 100 tablets, um por dia, até o final da promoção “MID® e FIT™ Espalhe Alegria”. Para participar, basta comprar cinco refrescos MID® e/ ou FIT™ Zero Açúcar, de qualquer sabor, e cadastrar o cupom fiscal no site www.promocaomidfit.com.br. Os tablets serão sorteados todos os sábados e, no último sorteio, em 27 de abril, serão conhecidos os nomes dos ganhadores das casas com carro na garagem, que poderão ter três amigos indicados no momento do cadastro para receber de presente um televisor de LED 42. Afinal, o bom é dividir. Mais informações no www.facebook.com/midrefresco. Participe e espalhe alegria entre seus amigos e familiares!

As seguidoras da fanpage SAZÓN® Brasil no Facebook agora podem “cursar” a Universidade do Amor. O aplicativo traz quatro videoaulas: Cozinheira do Amor, Decoradora do Amor, Servindo com Amor e Harmonizadora do Amor. As lições ensinam como deixar as receitas mais saborosas, como decorar a mesa, harmonizar as bebidas e os pratos, e como servir com perfeição refeições em eventos especiais. Ao final de cada módulo, há um teste. Quem acertar as respostas recebe um diploma para ser compartilhado no Facebook ou salvo no arquivo pessoal. Além disso, uma série de concursos culturais presenteará as autoras das melhores respostas às perguntas relacionadas a cada módulo. Entre os prêmios estão: day spa, transformação em salão de beleza, fogão, panelas e taças de cristal. Acesse e participe: www.facebook.com/sazonbrasil

24e25_Novidades e beleza 3.indd 24

1/21/13 10:41 AM


25

BELEZA

Com que cor eu vou? APRENDA A MANTER SUAS UNHAS SAUDÁVEIS E EM DIA COM AS TENDÊNCIAS DA MODA

N

este verão, azul-claro, laranja e coral, e as candy colors – aquelas cores entre o chamativo flúor e o suave tom pastel – estão com tudo para as unhas. Agnes Cruz e Jack Cardoso, proprietários do salão Cosmopolish Nail Bar, de São Paulo, explicam que a moda é ousar na nail art (arte nas unhas). Uma das mais tradicionais é a francesinha, aquela com as pontinhas pintadas de branco. Para as mais animadas com a onda fashion, há o modelo filha única, em que apenas uma unha é pintada de cor diferente. E mais: nesta estação, a mais vibrante e colorida do ano, é permitido um carnaval de cores – vale até pintar cada unha de uma cor. Experimente usar cinco tons de azul, ou cinco tons de laranja. Ou, ainda, divirta-se variando do vermelho ao verde, sem moderação. O degradé utiliza cinco tons de uma cor em cada unha, esmaltados do mais claro para o mais escuro. O ombré é parecido, mas é feito com cores diferentes na mesma unha. Há ainda a inglesinha, variação colorida da francesinha, com a unha de uma cor e a ponta de outra. É possível ainda fazer desenho de florzinhas, estampa de oncinha ou aplicar adesivos sobre as unhas esmaltadas – que chegam a reproduzir o rosto de celebridades, como Marilyn Monroe, ou o logotipo de marcas famosas, como Chanel e Louis Vuitton. As unhas também precisam estar saudáveis. Elas são a proteção das extremidades do corpo e, assim como a pele, devem ser hidratadas diariamente. Passar base é indispensável, já que ela serve como proteção e ainda ajuda a fixar o esmalte. Jack ressalta o cuidado com a cutícula. “A cuticulagem profunda pode ocasionar ferimentos e abrir caminho para a entrada de fungos e bactérias.”

24e25_Novidades e beleza 3.indd 25

VIDA LONGA AO ESMALTE 1. Use hidratante (especialmente quando não estiver com as unhas pintadas) para evitar a descamação. Entre uma esmaltação e outra, deixe as unhas “respirar” por dois dias. 2. Antes de passar a base, retire o excesso de esmalte, creme e óleo. A unha limpa absorve mais o esmalte. 3. Faça o polimento da superfície com lixa própria, especialmente se suas unhas forem lisas. Nas mais ásperas, o esmalte fixa mais. 4. Não use esmaltes velhos, grossos, pois descascam com facilidade. Camadas finas têm mais aderência. 5. Passse o algodão com removedor de esmaltes nas pontinhas. Isso ajuda a evitar que o esmalte lasque. 6. Depois do esmalte, passe extrabrilho para prolongar a duração da cor. E passe outra camada três dias depois para reforçar a proteção.

CUIDADO QUE VEM DE DENTRO: uma boa alimentação ajuda a manter as unhas sempre saudáveis. NUTRIENTES

ALIMENTOS

Vitamina C

Laranja, limão, pimentão amarelo, mamão, morango, goiaba, kiwi

Vitamina Complexo B

Ovo, carne, laticínios, gérmen de trigo, grãos integrais

Zinco

Lentilha, quinua, brócolis, nozes e castanhas

Colágeno

Peixes, frango, carne vermelha, gelatina, ovo

1/18/13 11:02 AM


vida saudável

Gente DescubrA se você está no peso iDeAl e sAibA como AfinAr sem comprometer A sAúDe

A

maioria das pessoas, especialmente as mulheres, está sempre querendo perder uns quilinhos, não é? Mas vamos pensar em quem realmente precisa se preocupar, os gordinhos de verdade. “O acúmulo de gordura, que causa a obesidade, pode levar o organismo a um estado inflamatório e a complicações, como as doenças cardiovasculares. Por isso, quem estiver acima do peso, mesmo que apresente taxas normais de colesterol e triglicérides, precisa fazer dieta”, afirma a nutricionista da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) Fernanda Lancellotti, graduada pela Universidade de São Paulo, com especialização em nutrição hospitalar pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas. A medida mais usada para verificar se há sobrepeso é o Índice de Massa Corporal (IMC), mas nem sempre é a melhor. Conforme explica Fernanda, ser gordo é diferente de ser pesado. “Em pessoas musculosas, por exemplo, o IMC pode indicar sobrepeso, mas na verdade é apenas uma grande quantidade de massa muscular.” Ela sugere outra forma de avaliação, a Circunferência da Cintura, que indica o acúmulo de gordura na região abdominal, um fator de risco para as doenças do coração e o diabetes. “O limite para mulheres é 80 centímetros, e para homens 94. Há ainda o método da bioimpedância, que avalia a composição corporal (porcentagem de gordura, de água etc.). O importante é que sempre se leve em consideração a idade e o sexo.” Pesquisas atualizaram as necessidades energéticas diárias para 2.000 calorias, considerando-se um adulto saudável. Com base nessa média, o ideal é que as calorias sejam distribuídas no decorrer do dia da seguinte forma: 500 calorias no café da manhã

26a29_Vida saudável 2_REV.indd 26

Proibido: frituras, açúcar, carnes gordas (picanha, acém, contrafilé) e cremes (chantilly, creme de leite e manteiga)

CalCule o imC PESO = IMC ALTURA2 Seu peso dividido por sua altura ao quadrado. Se preferir, acesse o site www.calculoimc.com.br

1/16/13 5:29 PM


27 4

poRçÕes

J muiTo FÁCil 6 25 miNuToS (+ 1 hora de freezer)

sAlADA incrementADA inGreDientes • croÛtons: 3 colheres (sopa) de margarina light sem sal; 1 sachê de Tempero SaZÓN® Vermelho; 8 fatias de pão integral sem casca • molHo: 3 colheres (sopa) de água; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 colher (chá) de molho inglês; 1 colher (chá) de reCeiTa de CaSa™ com Pimenta; 1 maço de alface crespa cortada em tiras; 2 xícaras (chá) de repolho-roxo cortado em tiras finas (120 g)

moDo De prepAro • fAÇA os croÛtons: 1. em uma tigela pequena, coloque a margarina e o Tempero SaZÓN®, e misture bem. 2. Distribua sobre cada fatia de pão e faça pilhas de 4 pães em cada uma. 3. embrulhe em papel-alumínio e leve ao freezer por cerca de 1 hora. 4. retire do freezer, descarte o papel-alumínio e corte os pães em cubos de 1 cm. 5. Disponha os croûtons em uma assadeira e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 15 minutos, ou até dourarem.

prepAre o molHo: 1. em uma tigela, coloque a água, o suco de limão, o azeite e o molho inglês, tempere com o reCeiTa de CaSa™ e misture até que fique homogêneo. 2. em uma saladeira, disponha as folhas de alface e o repolho, regue com o molho e cubra com os croûtons. 3. sirva em seguida.

DicA: se preferir, sirva o molho e os croûtons à parte.

26a29_Vida saudável 2_REV.indd 27

1/16/13 5:29 PM


vida saudável

(25%), 100 no lanche da manhã (5%), 700 no almoço (35% a 40%), mais 100 no lanche da tarde (10%), 500 no jantar (25%) e outras 100 no lanche da noite (5%). “A alimentação deve ser fracionada. Além disso, na hora de montar o prato, nada de ‘cortar’ determinado nutriente, por exemplo, o carboidrato. As refeições devem ser completas, conter todos os nutrientes, mesmo em uma dieta para perda de peso.” O emagrecimento saudável acontece de forma gradativa e com base em uma alimentação balanceada. No geral, considera-se razoável perder de 500 gramas a 1 quilo por semana. A primeira providência é substituir tudo o que for possível pela versão light – leite, margarina, pães, refrigerante, seja lá o que for, opte pelo tipo menos calórico. “Só de trocar o açúcar pelo adoçante no cafezinho, podem-se economizar as calorias de uma fruta na hora do lanche”, diz a nutricionista Renata Fidelis Amorim, do SPA Sorocaba. Mas ela faz um alerta: o consumo exagerado de frutas pode engordar. Por isso, limite-se a no máximo cinco porções, na quantidade que caberia em uma xícara de chá, ao dia. “Banana, manga, abacate e uva são as mais calóricas. Cuidado com os sucos: se a pessoa toma um copo de suco de laranja em vez de chupar a fruta, pode estar ingerindo até três porções de uma vez só, além de estar desperdiçando as fibras da fruta.” O problema do sal é principalmente a retenção de líquido.

Consumido em excesso, ele pode deixar o organismo inchado. Mas o ingrediente não deve ser totalmente cortado, pois tem uma importante função na regulagem da pressão arterial. Ele é fundamental, aliás, para quem for praticar atividades físicas durante a dieta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que as pessoas que praticam pelo menos 30 minutos de exercícios três vezes por semana não são sedentárias. Mas, para efeito de emagrecimento, é preciso mais dedicação, ou seja, fazer 50 minutos de exercícios cinco vezes por semana. “O ideal é ter um profissional por perto, mas atividades aeróbicas, como uma caminhada ou um passeio de bicicleta, podem ser realizadas sem perigo, contanto que a pessoa não esteja em jejum”, diz Renata. Como a perda de peso deve ser gradativa, selecionamos algumas dicas para você variar seu cardápio por pelo menos uma semana.

diCa da PiPoCa – 60 CaloriaS Faça sua própria pipoca de micro-ondas, “mais light” do que as do supermercado: 1. em um saco de pão (de papel pardo), coloque 1 xícara de milho para pipoca. 2. achate bem o saco e feche-o com fita-crepe. dobre o saco em três partes, virando as extremidades em direção ao centro, e coloque-o cerca de 1 minuto e meio no micro-ondas. 3. com moderação, acrescente uma pitada de sal. 4. compartilhe a pipoca com alguém – serão menos calorias e mais alegria para você!

SuGeSTÕeS aJiNomoTo: confira as receitas no nosso site www.saboresajinomoto.com.br reFeiÇÃo PriNCiPal

26a29_Vida saudável 2_REV.indd 28

reFeiÇÃo iNTermediÁria

doCeS

sanduíche saudável: com pão integral, peito de frango, pepino, alface e creme de leite light

peRa com abacaxi e hoRtelã: para beber bem gelado

minigelatinas coloRidas: leva gelatina e MID® Refresco

delicados Rolinhos: leva berinjela, ricota, damasco e requeijão light

salada de FRutas especial: com iogurte desnatado

ambRosia light: de leite desnatado, leite em pó desnatado, ovos e MID® Sugar

caRne Recheada: coxão mole e espinafre

chá bRanco com toque especial: gelado, com FIT™ Lichia

sobRemesa de laRanja com chocolate: leva gelatina, iogurte desnatado, creme de leite light e FIT™ Laranja

espetinhos de FRango: sobrecoxa, abobrinha, pimentão e cebola

pão integRal: com linhaça, aveia e farinha de trigo integral

Flan de ioguRte com calda de moRango: gelatina, iogurte desnatado, MID® Sugar e polpa de morango

Filés no pacote: com peito de frango, cenoura, couve-debruxelas e salsão

vitamina de maçã e moRango com linhaça: use leite desnatado

sagu de moRango: leva sagu e FIT™ Morango

1/16/13 5:29 PM


Fotos: Ricardo D´Angelo. Bowl de acrilico, jarra e garrafa para azeite, pratos azuis e talheres St.James da Pepper (www.pepper.com.br). Molheiras coloridas da Coza (www.coza.com.br). Copo da Nadir Figueiredo (www.nadir.com.br). Tecido: acervo da produtora.

29

8

poRçÕes

J FÁCil 6 15 miNuToS (+ 15 minutos de forno)

tomAtes recHeADos com espinAfre e noZes inGreDientes 8 tomates grandes maduros; 2 xícaras (chá) de ricota amassada (200 g); meia xícara (chá) de maionese light (100 g); 1 xícara (chá) de folhas de espinafre picadas grosseiramente (50 g); meia xícara (chá) de nozes picadas (40 g); 1 colher (chá) de azeite de oliva; 2 sachês de Tempero SaZÓN® Salada

moDo De prepAro 1. retire a tampa e a polpa dos tomates, com cuidado, e reserve. 2. em uma tigela, coloque a ricota, a maionese, o espinafre, as nozes, o azeite e o Tempero SaZÓN®, e

26a29_Vida saudável 2_REV.indd 29

misture delicadamente. 3. recheie os tomates, disponha-os em um refratário, untado, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 15 minutos, ou até que comecem a murchar. 4. retire do forno e sirva em seguida.

DicAs: 1. o tomate, por ser rico em licopeno, tem ação antioxidante e, quando cozido, aumenta a biodisponibilidade dessa substância. 2. o espinafre é rico em vitamina c e cálcio. seu cozimento deve ser feito ao vapor, para que a perda de nutrientes seja menor. 3. As nozes são fonte de ômega 3 e ômega 6, além de minerais, como o zinco e o selênio, que auxiliam no combate ao stress, à queda de cabelo e ao enfraquecimento das unhas.

1/16/13 5:29 PM


8

porções

 fácil  50 minutos

30e31_Delícias da estação 3_REV.indd 30

Foto: Ricardo D´Angelo. Tecido, prato e panelinha da Le Creuset (acervo da produtora). Copo americano acervo do restaurante.

delícias da estação

1/17/13 10:59 AM


31

Será que ele é? ENTRE TANTAS FRUTAS CÍTRICAS, SAIBA QUAL É O VERDADEIRO LIMÃO

A

dmita: para você, limão é aquela frutinha redonda de casca verde, não é? Quase todo mundo comete esse engano, em relação ao que, na verdade, é uma lima ácida. Tanto o tahiti quanto o galego (aquele um pouco menor), os tipos mais comuns nos mercados brasileiros, fazem parte dessa família. Cultivado em abundância na ilha italiana da Sicília e trazido para o Brasil pelos portugueses, o limão tido como verdadeiro é aquele mais alongado, de casca bem amarela, chamado siciliano, e conhecido ainda como eureka ou lisboa. Não se preocupe em continuar chamando os verdinhos de limão, já que o nome caiu no hábito popular que dificilmente será

mudado. Mas, como cultura-geral, lembre-se de que, segundo a classificação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a principal diferença entre os limões e as limas ácidas, além do tamanho, está no sabor – sendo os limões mais suaves e menos ácidos – e no rendimento para sucos – os de lima são melhores (50% contra 40% dos limões verdadeiros), e é por isso que as tradicionais limonadas quase sempre são o resultado da espremedura dos frutos de casca verde. Os de casca amarela, por outro lado, são mais usados em receitas de doces. Contudo, todos eles têm valores nutricionais similares, sendo a vitamina C, seu principal componente, um importante fortalecedor do sistema imunológico. Coisa de família.

VERDE, AmARElo E tAmBÉm lARAnJA outro tipo popular é o limão-cravo ou limão-rosa, que tem o interior de cor alaranjada, sendo uma mistura de limão e tangerina. docinho e de acidez equilibrada, costuma ser muito usado para tempero.

Foto: Ricardo D´Angelo. Tecido, prato e panelinha da Le Creuset (acervo da produtora). Copo americano acervo do restaurante.

Limão-galego e limão-siciliano à esquerda e limão-cravo à direita

ISCAS CROCANTES DE FRANGO COM MOLHO DE LIMÃO INGREDIENTES • FRANGO: 500 g de filés de frango; 2 sachês de tempero sAZÓn® Verde; 1 colher (chá) de sal; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 3 ovos batidos; 1 e meia xícara (chá) de gergelim cru (200 g); meia xícara (chá) de farinha de rosca • MOLHO: 1 copo de iogurte natural; 3 colheres (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de maionese; 1 colher (chá) de mostarda; 1 colher (sopa) de queijo tipo parmesão ralado; 1 sachê de tempero sAZÓn® Verde; 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO • FAÇA O FRANGO: 1. Corte os filés em tiras de

30e31_Delícias da estação 3_REV.indd 31

aproximadamente 5 cm x 2 cm e tempere-os com 1 sachê de tempero sAZÓn®, o sal e o suco de limão. 2. Deixe tomar gosto por 20 minutos, na geladeira.

PREPARE O MOLHO: 1. Misture o iogurte, o suco de limão, a maionese, a mostarda, o queijo ralado, o tempero sAZÓn® e o sal, e leve à geladeira até o momento de servir. 2. Passe as tiras de frango pela farinha de trigo, pelos ovos já misturados com o outro sachê de tempero sAZÓn® e cubra com o gergelim previamente misturado com a farinha de rosca, pressionando para que o gergelim fique bem aderido ao frango. 3. Frite em óleo quente, em imersão, por 3 minutos, ou até que dourem por igual. 4. Escorra e disponha em papel toalha. 5. Sirva em seguida com o molho de limão à parte. •

1/17/13 10:59 AM


Fotos: Babi Malvar

ESPECIAL

Chega mais, chega mais! O SITE SABORES AJINOMOTO ESTÁ MAIS ATRAENTE PARA CONQUISTAR VOCÊ

A

internet pode ser uma ótima ferramenta para aproximar as pessoas. E foi pensando em estreitar o relacionamento com seus consumidores que a Ajinomoto reformou seu site para deixá-lo mais interessante e prático, para você poder encontrar com facilidade diversos tipos de receita. Entre no www.saboresajinomoto.com.br e confira: logo na home page, há sugestões para o cardápio da semana, com entradas, pratos principais e sobremesas para o almoço e para o jantar. A versão digital da revista Sabores Ajinomoto, com todo o conteúdo que está em suas mãos, agora, também está lá, na íntegra, para ser consultada sempre que for preciso. E tem ainda o link para o blog Além da Culinária, onde você encontra dicas de saúde, nutrição e bem-estar. Enfim, foram modificações feitas com capricho e carinho, para colaborar com seu dia a dia. Em comemoração ao relançamento do site, a Ajinomoto organizou um encontro com blogueiros de gastronomia para apresentar as novidades e convidou o chef Carlos Bertolazzi,

32e33_Dividir e evento_REV.indd 32

apresentador do programa Homens Gourmet, do canal Bem Simples, e proprietário dos restaurantes Spago, Zena Caffè e Per Paolo, para ensinar algumas receitas que logo em seguida entraram no ar. Ele mesmo é um que está sempre conectado. “Vivo na internet, faço parte de várias redes sociais e fico a toda hora checando as atualizações pelo celular. Uso a rede para buscar receitas e considero o site Sabores Ajinomoto uma referência muito confiável”, afirmou. Na ocasião, ele preparou quatro pratos. A primeira receita foi o Folhado de Natal. O chef usou o Caldo SAZÓN®. “O caldo em pó é ótimo, pois dissolve rápido e tem pouca gordura.” Para a entrada, Bertolazzi preparou uma Salada de Folhas ao Vinagrete com Romã, com cubos de peixe cação temperados com Hondashi. “Uso Hondashi® em várias receitas que levam caldo de peixe”, disse o chef. Para o prato principal, ele ensinou o preparo do Risoto Festivo e, de sobremesa, o Bolo Gelado de Coco e Abacaxi. “Esse bolo fica muito fofo. Uma delícia!”, afirma Bertolazzi. A receita foi preparada com MID® Abacaxi e, depois de pronto, cortado e levado à geladeira embrulhado em papel-alumínio. Lia Angélica, do blog Tacho da Pepa, disse que gostou da aula. “Foi bem legal! As receitas são fáceis e bem gostosas.” A blogueira Fani Moraes, do Cozinha Pra 1, disse que o chef deu uma aula completa. “Aprendi muito. O chef Bertolazzi é uma simpatia e deu várias dicas. Saio daqui satisfeita.” Os participantes levaram de presente um livro de receitas e um refratário de louça, para preparar os pratos deliciosos do novo site Sabores Ajinomoto.

1/16/13 5:28 PM


33

O BOM É DIVIDIR

TRÊS GERAÇÕES, UM ARMÁRIO Família compartilha sapatos e tudo o mais CLUBE DA ROUPA

Fotos: Fabio Santos

S

abe aquela saia que você gostaria de usar hoje, para arrasar na balada? Pois é, sua irmã pegou-a para sair com o namorado. Cenas assim acontecem com frequência na família de Lúcia Araújo: mãe de três filhas – Carolina, de 34 anos, Carla, de 31, e Camila, de 28 –, há muito tempo ela é fornecedora “master” de calçados, roupas e acessórios para a mulherada da casa. A neta Gabriela, de 9 anos, também já está entrando para o “clube”. O troca-troca entre as irmãs, que começou na infância, ainda continua, mesmo cada uma morando em sua casa. Hoje, o intercâmbio é feito por torpedos no celular. “Cacá, estou passando em sua casa para pegar o sapato azul.” Carolina já perdeu a conta de quantas vezes recebeu essa mensagem da Camila, que afirma ter sofrido quando a irmã mais velha se casou e saiu de casa. “Percebi que não tinha nenhum sapato! Fiquei mais triste com o guarda-roupa esvaziado do que com a saudade de minha irmã”, brinca. A pequena Gabi está quase lá, no manequim 36, e já usa a blusa de brilho da avó. “Sou perua total”, diz a matriarca, justificando as roupas coloridas e bordadas em seu armário, onde as “sócias“ sabem que vão encontrar vestidos de paetê, blusas transparentes, maxicolares e brincos grandões. Contudo, há uma regra: uma peça só pode ser emprestada depois que a dona a tenha usado na primeira vez. É uma combinação que tem evitado as brigas que aconteciam na adolesceência das filhas de Lúcia. “Como sou a mais velha, comecei a trabalhar e a juntar dinheiro para comprar o que gostava bem antes das outras. Às vezes, saía da faculdade pensando em qual roupa usaria na festa que aconteceria à noite e, quando a procurava, ela não estava lá. Era discussão na certa!”, afirma Carolina. Lúcia bem que tentou evitar as confusões. Quando as meninas eram crianças, vestia-as com roupas iguais. Hoje, Carolina, que é mãe de Gabi e também de Júlia, de 4 anos, já está formando seu próprio núcleo de troca-troca. “A mais nova vai usando as roupas que ficam apertadas na mais velha e, às vezes, elas até compartilham a mesma peça. O vestido da Juju, por exemplo, serve como camiseta na Gabi. É muito legal poder dividir”, diz.

Você também pode participar!

TEM A PR A PARA Ó VIA XIMA ED GE IÇ

ÃO com M: d dos panhia esfrutar praz amigos da famí a é umerosos e em luga lia e guar a delíci inesque res divid da essesa. Se vo cíveis a ge a-os co momencê m nte! tos,

MANDE SUA EXPERIÊNCIA PARA NÓS. SE SUA HISTÓRIA FOR SELECIONADA, ELA SERÁ PUBLICADA NESTA SEÇÃO. CASO TENHA FOTOS, PODE ENVIAR TAMBÉM. ENDEREÇO: CAIXA POSTAL 45.358, CEP 04010-970, SÃO PAULO, SP. E-MAIL: SAC@BR.AJINOMOTO.COM (LEMBRE-SE DE COLOCAR NO ASSUNTO “O BOM É DIVIDIR”)

* Enviando sua história, você estará automaticamente concordando com sua publicação.

32e33_Dividir e evento_REV.indd 33

1/16/13 5:28 PM


CANTINHO DO LEITOR

PORÇÕES

J POUCO FÁCIL 6 50 MINUTOS (+ 30 minutos de forno)

DAS ARÁBIAS

O quibe é um prato típico do Oriente Médio, originário do Líbano e consumido na Síria, no Iraque, no norte da África, na Turquia e na Península Arábica. O nome árabe Kibbeh ou Kubbah significa bola. Logo, assim ficou conhecido no mundo todo o bolinho feito da mistura de trigo, tabule e carne de carneiro moída, temperada com ervas, que pode ser servido cru, assado ou frito. Em cada país, porém, a receita sofreu adaptações. No Iraque, por exemplo, a massa do quibe é feita de arroz e é chamado Kubbat Halab. Outro tipo, da mesma região, é chamado Kubbat Mosul, feito com a massa de carne e trigo, mas com formato arredondado achatado. Já na Síria, o quibe é cozido com tomates e temperos. Ao chegar ao Brasil, trazido por imigrantes sírio-libaneses, também foi adaptado. A carne moída é de origem bovina e, no recheio, é comum usar queijo ou até mesmo requeijão. Confira e receita da leitora Pamella Charlene Philadelpho, de Mogi das Cruzes, em São Paulo, de Quibe de Bandeja temperado com SAZÓN®.

QUIBE DE BANDEJA INGREDIENTES • MASSA: 2 xícaras (chá) de trigo para quibe (300 g); 400 g de patinho bovino moído; meia cebola pequena picada; 10 folhas de hortelã; 10 folhas de manjericão; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1 pitada de noz-moscada; 1 pitada de pimenta-do-reino;1 sachê de Tempero SAZÓN® Vermelho; 1 colher (sopa) de SABOR A MI® Azeite & Ervas • RECHEIO:

3 colheres (sopa) de margarina sem sal; 2 cebolas pequenas bem picadas; 250 g de patinho bovino moído; 1 colher (chá) de SABOR A MI® Azeite & Ervas; 1 pitada de noz-moscada; 1 pitada de pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO • FAÇA A MASSA: 1. Em uma tigela grande, coloque o trigo, cubra com água e deixe de molho por 20 minutos. 2. Escorra a água e esprema o trigo em um pano de prato, eliminando todo o excesso de líquido. 3. Transfira para um

processador e acrescente a carne moída, a cebola, a hortelã, o manjericão, a farinha de trigo, a noz-moscada, a pimentado-reino, o Tempero SAZÓN® e o SABOR A MI®. 4. Bata até obter uma massa homogênea. • PREPARE O RECHEIO: 1. Derreta 1 colher (sopa) da margarina em fogo alto e refogue a cebola por 3 minutos, ou até ficar transparente. 2. Acrescente a carne moída e deixe dourar por cerca de 5 minutos. 3. Tempere com o SABOR A MI®, a noz-moscada e a pimenta-do-reino, e misture bem. Retire do fogo e reserve. • MONTAGEM: 1. Em uma assadeira retangular grande (35 cm x 24 cm) untada, disponha metade da massa, espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. 2. Com o auxílio de uma faca, faça losangos na superfície, colocando pedacinhos da margarina restante sobre cada um deles e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até que a superfície esteja dourada. 3. Retire do forno e sirva em seguida.

DICA: caso não possua processador, misture os ingredientes da massa com o auxílio de uma colher, amassando bem com as mãos.

Você também pode participar desta seção MANDE SUA RECEITA PREPARADA COM ALGUM PRODUTO AJINOMOTO. SE SUA SUGESTÃO FOR SELECIONADA, VOCÊ RECEBERÁ UM PRESENTE. ENVIE SUA RECEITA PARA: CAIXA POSTAL 45.358, CEP 04010-970, SÃO PAULO, SP. OU PARA O E-MAIL: SAC@BR.AJINOMOTO.COM LEMBRANDO DE COLOCAR NO ASSUNTO “CANTINHO DO LEITOR”

Foto: Ricardo D´Angelo. Talher da Tramontina (www.tramontina.com.br). Guardanapo da Roupa de Mesa (Tel. 11 3811 .9715). Assadeira laranja, prato branco, tecido e potinho da Le Creuset: acervo da produtora.

8

* Enviando a receita, você estará automaticamente concordando com sua publicação.

34_Cantinho_REV.indd 34

1/15/13 2:26 PM


2e3_Sumario 3rev..indd 2

10/5/12 5:26 PM


AF_anuncio_consumidor.pdf

1

30/11/2012

2:43 PM

Promoção VOCÊ PODE GANHAR

PRÊMIOS

INCRÍVEIS E AINDA

FAZER A ALEGRIA

DOS SEUS AMIGOS.

Porque o B OM E DIV MID® & FIT I DI R e distribuir prêmios pa quem você ra gosta. TM

Concorra a

2

CASAS*+ CARROS

3

Indique amigos para ganhar uma TV LED 42” cada

E ainda:

1

TABLET POR DIA! Você pode participar até o dia 23/04/2013.

Compre 5 embalagens de MID® e/ou FIT e cadastre o cupom fiscal no site da promoção.

TM

WWW.PROMOCAOMIDFIT.COM.BR Período de participação de 14/01/2013 a 23/04/2013. C.A. Caixa nº 1-1862/2012, leia o regulamento completo no site www.promocaomidfit.com.br. Imagens meramente ilustrativas. *Casa como sugestão de prêmio, o qual será entregue em certificado de barra de ouro no valor de R$ 60.000,00.


Sabores Ajinomoto 15