Issuu on Google+

Boletim Informativo Interno da Autarquia Hospitalar Municipal

Ano IV -nº 01

Notícias Editorial Após aproximadamente um ano e meio o Jornal da Autarquia Hospitalar Municipal da Secretaria Municipal da Saúde volta a circular. Visando manter informado todos os nossos colaboradores das ações em curso na sede e unidades. Espero que consigamos neste espaço, de forma livre e democrática, poder expressar e compartilhar nossas realizações, sonhos e frustrações, nossos momentos de alegria, tristeza e indignação, nossas esperanças, certezas e dúvidas, enfim, tudo aquilo que é próprio do ser que somos. Aqui neste espaço, esperamos que verdades e honestidade sobreponham vaidades e prepotência, trabalho e realizações do presente a rancores do passado. O AHM Notícias deverá procurar mostrar frutos dos acertos e ensinamentos que com os erros aprendemos e que cada um de nós possamos passar a divulgar neste espaço, sem júbilos ou constrangimentos, a partir desta edição. Acreditamos que a todos que puderem e q u i s e r e m i n f o r m a r, e x p r e s s a r, comunicar ou denunciar, fatos ou momentos, quaisquer que forem, poderão encontrar seu espaço nesta e nas edições que se seguirão. Aqueles que, por quaisquer que sejam os motivos, sentiam-se incomodados de expressarem seus desconfortos ou indignações, de qualquer natureza, terão a partir de agora, oportunidade de o fazerem, exercitando seus direitos de forma clara e digna. Gostaríamos, em fim, que este espaço pudesse ser dividido por todos aqueles que através de visões estratégicas e críticas venham a contribuir para nosso objetivo maior que é a participação na construção de um sistema de saúde mais adequado às necessidades da população Dr Roberto Morimoto Superintendente

Dia do

agita as unidades da AHM

Comemorado em mais de 15 unidades municipais de saúde, o dia do brincar levou diversão e integração entre equipe profissional, pacientes e acompanhantes nas unidades municipais de saúde. Pronto Socorros , Pronto Atendimentos e Hospitais organizaram brincadeiras e resgataram o sorriso no rosto de muitos pacientes e colaboradores no último dia 28 de maio. Apesar da origem europeia da data, o dia já foi absorvido pela cultura brasileira, e as unidades de saúde da Autarquia Hospitalar Municipal comemoraram com muita diversão, alegria e motivação o Dia do Brincar. Brincar é por excelência um dos melhores canais de integração, ultrapassando os limites da infância, agrada e provoca sensação de bem estar em todas as faixas etárias. Nas instituições de saúde, onde por muitas vezes, o clima pode ser visto como “pesado” e até mesmo dolorido, a integração paciente-colaborador –acompanhante é estreitada com as brincadeiras propostas pela equipe de humanização-voluntariado. Palhaços hospitalares, gincanas, artesanatos divertidos, pintura, contação de histórias, cantigas de roda ,jogos interativos e brincadeiras tradicionais como peteca, corrida do saco e amarelinha foram algumas das atividades executadas em mais de 15 unidades de saúde ( confira mais fotos no site da AHM)

Divulgada na Imprensa a Reabertura e Ampliação de Leitos em Unidades Hospitalares da AHM Com o apoio de todos os colaboradores, leitos hospitalares de grande importância para a melhoria no atendimento a população já foram reabertos. O Hospital Municipal Dr Waldomiro de Paula ( Planalto) e o Hospital Municipal Dr Fernando Mauro Pires da Rocha ( Campo Limpo) são dois exemplos da grande mudança que esta ocorrendo em nossas unidades. Hospitais de referencia nas suas regiões, eles já colocaram em funcionamentos os leitos da UTI Neonatal e UTI Pediátrica respectivamente. Ampliando 6 leitos em sua UTI Neo, o Hospital Planalto aumentou em 67% sua capacidade de atendimento na especialidade e com a reabertura dos 16 leitos da UTI Pediátrica o Hospital do Campo Limpo, de 06 de junho até 10 de julho, mais de 30 crianças já haviam sido internadas. Sabendo do esforço de todos os colaboradores para que a reativação e ampliação dos leitos acontecessem, a superintendência agradece à todos que, direta ou indiretamente, ajudaram a tornar essa meta uma realidade.

01


Ano IV -nº 01

Aconteceu Colaboradores administrativos CLTs se unem e conquistam a inclusão no PL155/12 Cerca de 180 colaboradores se uniram e compareceram na Câmara Municipal de São Paulo para a conquista de reajuste salarial. Nos últimos dias lemos e presenciamos muito à respeito de manifestações, sobre o poder que ela tem quando une pessoas dispostas a lutar por causas justas e com objetivos sensatos e dignos. Os colaboradores da AHM não ficam atrás! Formada em 17 de maio e com uma atuação forte e eficaz, a Comissão de colaboradores da AHM mostrou para o que veio, 4 dias após a sua formação , mobilizou cerca de 180 funcionários administrativos de todas as unidades, para presentes na Câmara Municipal de São Paulo lutar pelos direitos dos CLTs e conquistar a inclusão da categoria no artigo 3º do PL 155/12 que trata do reajuste salarial no PCCS ( Plano de Cargos, Carreiras e Salários).

Parabenizamos a todos que estiveram presentes!

Hospital Municipal e Maternidade Prof Mario Degni ajuda 23 pessoas com a V Campanha do Agasalho 2013 Com aproximadamente 200 kg de roupa, o hospital proporcionou mais conforto a moradores da Associação Lar Ternura neste inverno. Cerca de 200 kg de roupas recolhidas pelos colaboradores do hospital, pacientes, familiares e pessoas da comunidade, foram doadas, com o auxilio do trabalho do voluntariado do hospital, para 23 moradores da Associação Lar Ternura com a V Campanha do Agasalho 2013. A associação Lar Ternura, localizada na Rua Inácio Cervantes, Jardim Amaralina, tem mais de 20 anos de existência, e mantém trinta crianças deficientes em regime de internado, externado e semi internato e tem projeto de ampliação de atendimento, agregando o serviço terapêutico e pedagógico.

O Hospital Municipal Dr Ignácio Proença de Gouvêa saiu na frente rumo a alcançar as metas do Programa de Segurança do Paciente da Qualidade Hospitalar das AHM. Com a integração da equipe administrativa, médica e de enfermagem, HMIPG é o primeiro a completar os parâmetros de Cirurgia Segura do Programa de Qualidade Hospitalar A implantação completa da meta de Cirurgia Segura, com a utilização correta dos “kits cirúrgicos” e o conseqüente preenchimento completo dos consentimentos cirúrgicos e anestésicos é a mais nova conquista do hospital. O pioneirismo responsável por alcançar esta meta no HMIPG é uma conquista do grupo, pois com a intensa participação e envolvimento de toda a Equipe de Enfermagem: Centro Cirúrgico e Unidades, do Diretor Técnico Dr. Mauro S. Apocalypse, Cristiane F.O. Valenzuela, coordenadora do Escritório da Qualidade e Rita Cristina Greco, gerente de enfermagem, foi possível integrar de forma coesa e eficaz os colaboradores das áreas administrativas, enfermagem e médica. Em tempo, vale ressaltar que muitas conquistas ainda estão por vir, pois, para atingir o objetivo proposto pela Organização Mundial da Saúde e do Programa CQH da Associação Paulista de Medicina é necessário a completa aplicação das metas referente à segurança do paciente, comunicação efetiva, cirurgia segura, medicamentos de risco, queda nos índices de infecção hospitalar e redução de lesões por queda e para que esta conquista seja efetiva, todas as unidades, realizarão a atualização em suas instruções e trabalho conforme orientações da Política Institucional. A Coordenação de Qualidade Hospitalar da AHM, juntamente com a superintendência, parabeniza a todos que estão juntos com a gente rumo a conquistar e vencer a batalha de Qualidade Hospitalar.

02


Ano IV -nº 01

Grupo de Humanização do Hospital Municipal Dr Alexandre Zaio organiza festa julina para colaboradores Planejada e elaborada visando a participação de colaboradores diaristas e plantonistas da unidade, a festa julina do Hospital Municipal Dr Alexandre Zaio aconteceu nos dias 11 e 12 de Julho no espaço Solarium do hospital. Decorado com bandeirinhas, balões e chapéus típicos, o espaço foi palco de uma comemoração animada e divertida, regada a muita música caipira e quitutes doces e salgados que encantou não somente os olhos, mas também o paladar de todos que estiveram presentes. Durante a festa foi possível se deliciar com paçoca, pé de moleque, tortas, cuscuz, bolo de milho, entre outros.

Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya monta Grupo da Alegria para atender pacientes, acompanhantes e colaboradores. Sentindo a carência no acolhimento ao paciente e colaborador, a equipe de coordenação do serviço de voluntariado do hospital montou o Grupo da Alegria. Baseados nos princípios do médico Patch Adams e no serviço já prestado pelos Doutores da Alegria, que há 20 anos atuam em hospitais utilizando a figura do palhaço na amenização e redução do tempo de internação dos pacientes, alem da descontração do dia a dia dos colaboradores da saúde, o grupo da Alegria atende principalmente as alas da Pediatria e Psiquiatria, e participa de ações que envolvem a brinquedoteca, contação de histórias pra criançada, oficinas de arte da Psiquiatria e até mesmo no corte de cabelo de alguns pacientes. Sandra Cristina (45) , cirurgiã dentista , Sérgio Mirotti (62) e Natalino Costa (39) ambos comerciantes, são os atuais responsáveis pela farta distribuição de sorrisos e gargalhadas nas manhas de terça e quinta feira em nosso hospital . A felicidade pelo trabalho voluntário dos integrantes do grupo da Alegria é nítida e contagiante, pois ao contrario do que muitos possam pensar, todos os integrantes trabalham em outras instituições e encaram o trabalho voluntário com extrema responsabilidade.

Comunica RH O Hospital Ignácio Proença de Gouvêa promove sua IV Jornada de Nutrição e Psicologia no próximo dia 27 de agosto. Debatendo temas envolvendo aspectos motivacionais e de bem estar, a jornada contará com palestras que explanarão sobre inteligência emocional , alimentação e suas consequências em nosso dia a dia , empreendedorismo e auto estima, além de um momento interativo que promete surpreender á todos com muita diversão! Dia: 27 de agosto Horário: 8h às 17h Local: Espaço Piramydis do Clube Juventos Rua: Comendador Roberto Ugolini , 20 Inscrições: www.prefeitura.sp.go.br/ahm, clique no banner cursos e treinamentos

FIQUE ATENTO! Em breve será divulgado a abertura de turmas para cursos de inglês, espanhol, português e matemática. Verifique com o RH Desenvolvimento da sua unidade o cronograma e a disponibilidade de vagas! 03


Ano IV -nº 01

Nós somos AHM Sim, todos somos AHM! Mais do que a gerencia administrativa dos hospitais , a Autarquia Hospitalar Municipal é o conjunto , um grupo formado por todos os colaboradores que trabalham na linha de frente de cada unidade de saúde ou administrando compras, pessoal etc e atuam juntos, cumprindo a missão de prestar a melhor assistência possível em saúde pública para a população da cidade de São Paulo. Todos os meses, apresentaremos neste espaço um departamento, entenderemos o que eles fazem, pra quem fazem e como fazem o e contamos com a colaboração e sugestão de vocês. Mande para o nosso e-mail (comunicacaoahm@prefeitura.sp.gov.br) qual o departamento ( da sede ou unidades) gostaria de ver aqui. Com a reestruturação da Autarquia, a assessoria técnica do Gabinete do Superintendente passou a contar com sete integrantes, que atuam no apoio nas diversas áreas de atuação da AHM. Os assessores atuam de forma coordenada nas frentes de trabalho prioritárias, embora haja algumas áreas específicas de atuação: Julia Balo atua na Mesa de Negociação Permanente, processos envolvendo Vigilância Sanitária e Ministério Público, autorização e homologação de pregões. Juvenal Marques de Oliveira Neto é responsável pela estruturação da área de Saúde Mental Hospitalar. Liliana Navarro faz a assessoria institucional da superintendência. Liliana Navarro Marileide Gomes da Silva apoia a avaliação e acompanhamento de contratos. Rubens Kon participa da estruturação das redes temáticas na SMS (Urgência e Emergência, Cegonha, Cuidado a Pessoas com Deficiência, etc.) e acompanha os projetos de reforma e construção de serviços de saúde. Valdemar Kiishi Murakami atua no acompanhamento de contratos e convênios. Valéria Rondinelli assessora o Departamento de Gestão da Assistência e acompanha os Programas “Melhor em Casa” de atendimento domiciliar e “Parto Seguro”. Cabe a esta assessoria a coordenação dos recém criados Núcleos de Interlocução Regional, que tem o Rubens Kon objetivo de articular as ações da Autarquia com as Coordenações Regionais de Saúde, que são as instâncias nas quais as políticas de saúde serão definidas e as redes de atenção estruturadas. Para cada uma das cinco Coordenações Regionais de Saúde (Centro-Oeste, Leste, Norte, Sudeste e Sul) foi composto um núcleo, integrado por um membro da assessoria técnica e dois do Departamento de Gestão da Assistência, sendo um da Gerência de Assistência Hospitalar e um da Gerência de Assistência Pré-Hospitalar. A composição dos núcleos é: Centro-Oeste: Julia Ricardo Baló, Simone Cazarini e Edmundo Arlindo Norte: Valéria Rondinelli , Marli Soares e Érica Yanagizawa Leste: Rubens Kon , Marcelo Augusto Penteado e Antonio Célio Camargo Moreno Valéroa Rondinelli Sudeste: Juvenal Oliveira , Paulo Henrique Mesquita de Freitas e Adalgisa Borges Nogueira Nomura Sul: Valdemar Murakami , Giulio Cesare Santo, e Boris Serson

Entrevista

Juvenal Neto

Marileide Silva

Valdemar Murakami

Nome: Roberto Yukihiro Morimoto Data de aniversário: 11/setembro Profissão: Médico Setor/função: AHM/Superintendente Três palavras que definam você: teimoso, insistente e persistente Um livro: Longe é Um Lugar Que Não Existe (Richard Bach) Um Filme: Carruagem de Fogo (Hugh Hudson) Uma viagem: Jericoacoara, 1970 Qual o maior desafio que você já enfrentou: Os últimos seis meses aqui na AHM. Uma frase: se for preciso, vamos fazer! Quais seus planos para o futuro: cuidar de plantas, preferencialmente frutíferas Deixe uma mensagem para os colegas: Agradeço a todos pela colaboração, competência e principalmente, paciência!

Expediente: Coordenação e supervisão - Valéria Casolato, Dr Roberto Morimoto , Argumentos e Pautas: Coordenação de Humanização Sede, HMARS, HMAZ, HMTS, HMCL, Luneide Raspanti, Manoel Messias, Eva Chagas, Cassia Tamborino, Walter Oliveira, Milena Costa, Dr Rubens Kon, Textos e diagramação: Ana Paula Costa ( dúvidas e sugestões: comunicacaoahm@prefeitura.sp.gov.br) 04


Agosto rev02