Page 1

Tutorias: um caminho possĂ­vel para a gestĂŁo da diversidade e para o sucesso escolar

Ana Paula Duarte Maia, janeiro a março de 2018


Tutorias – Ana Paula Duarte

2


De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é conhecer a si mesmo”. William Shakespeare

Tutorias – Ana Paula Duarte

3


Tutorias – Ana Paula Duarte

4


Índice Atividade 1 - Nível académico ....................................................................................................... 7 Anexo 1.................................................................................................................................... 10 Anexo 2.................................................................................................................................... 11 Anexo 3.................................................................................................................................... 12 Atividade 2 - Nível Pessoal .......................................................................................................... 13 Atividade 3 - Nível Social/Pessoal ............................................................................................... 15 Anexo 1.................................................................................................................................... 17 Anexo 2.................................................................................................................................... 18 Anexo 3.................................................................................................................................... 18 Anexo 4.................................................................................................................................... 19

Tutorias – Ana Paula Duarte

5


Perfil do tutorando

O T. frequenta o 6ºano de escolaridade pela segunda vez. Esteve institucionalizado nos primeiros anos de vida, atualmente está a cargo da avó materna. É acompanhado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e no âmbito do Projeto Inserir + como parte integrante do processo psicossocial da progenitora. No ano letivo anterior foi instaurado um processo disciplinar por agressões a um colega da turma, tendo sido determinadas como medidas disciplinares a suspensão de um dia e a realização de tarefas e atividades de integração na escola; foi alvo de várias ocorrências por comportamento inadequado, falta de respeito, desobediência e linguagem indecorosa. Referenciado para Plano de ação tutorial, mas nunca frequentou. O T. não valoriza a escola, apresenta baixo rendimento escolar, pois não tem métodos e hábitos de trabalho. Apresenta fraco sentido de responsabilidade. Apresenta baixa autoestima e autoconfiança, muitas vezes refere que é um “falhado”, não se envolve nas atividades por achar que não é capaz. Diz que é gordo e é desajeitado, tem receio de ser ridicularizado e rejeitado, e por vezes defende-se com violência. Nas aulas de apoio pedagógico personalizado gosta de realizar as tarefas usando tecnologias e aplicações, os seus níveis de concentração e empenho na atividade aumentam significativamente.

Tutorias – Ana Paula Duarte

6


Atividade 1 - Nível académico Objetivo Designação e descrição da atividade

Subir a nota do próximo teste à disciplina de história Orientação do estudo na disciplina de história. Após análise e reflexão da avaliação do primeiro período, o aluno pretende obter nota positiva à disciplina de história, porque sente necessidade de estrutura e organização no estudo. Nesse sentido, o professor ajuda o aluno no compromisso com a realização dos trabalhos de casa, registando-os em grelha para o efeito (anexo 1). Paralelamente orienta o estudo do aluno. Em conjunto com o aluno é estipulado um tempo no seu horário (anexo 2) para desenvolver competências de estudo ao nível da disciplina de história, capacitando-o para trabalhar de forma autónoma na ferramenta digital ISSUU. O uso desta ferramenta serve para incentivar o aluno a estudar a matéria, obtendo como produto final do seu trabalho um documento visualmente apelativo. O facto de o poder partilhar com a professora de história e colegas permite também melhorar a sua autoestima. A matéria em estudo será as “Invasões francesas” e é neste tema que o aluno, com a orientação do professor vai focar a sua atenção. A matéria será trabalhada de forma segmentada. Este tipo de abordagem pode, de futuro, ser adotado como estratégia de estudo para outras disciplinas.

Recursos

Tabela para registo de avaliação (anexo 1); Ficha semanal para registos de TPC (anexo 2); Horário do aluno (anexo 3); Manual e Caderno de história (Unidade: As invasões francesas); Computador; Motor de busca Google (para pesquisa de imagens); Escola Virtual e YUTUBE (para recursos multimédia); Aplicação ISSUU (Esta aplicação permite a apresentação dos documentos com uma aparência muito semelhante ao de uma publicação impressa).

Intervenientes

Professor de história Professor tutor Aluno Segundas-feiras das 11:25 às 12:15 e 5ªfeiras das 9:20 às 10:10 na biblioteca, onde o aluno tem acesso a computador.

Calendarização

Planificação Preencher tabela e analisar avaliação do 1º período.

-------------------------------Tutorias – Ana Paula Duarte

Execução Registar no documento as notas obtidas no 1º período. Rodear os níveis inferiores a 3. Analisar as diferentes variáveis (comportamento, assiduidade, realização de tpc,) e como pode melhorar. -------------------------------------

Avaliação Ao analisar os resultados o aluno percebeu que para ter positiva a Música teria que adquirir a flauta; na disciplina de Matemática não quer investir, obteve nível 1 no ano letivo anterior. Na disciplina de História percebeu que precisa de realizar o TPC e estudar. -------------------------------------------7


Construir grelha para monitorizar a realização de trabalhos de casa.

Abrir documento word; Inserir tabela e organizar linhas e colunas. Inserir os títulos nas colunas.

Gostou de construir a grelha, resolveu colocar a imagem de rosto da personagem Darth Vader, figura apreciada pelo aluno.

Registar trabalhos de casa na grelha.

Preencher a grelha para registo de trabalhos de casa.

Assinalar o símbolo correspondente à sua realização. “LIKE” ou “UNLIKE”.

Assinalar/rodear /pintar o símbolo correspondente à realização ou não dos TPC.

-------------------------------Definir horário de estudo

-------------------------------------Registar no horário escolar dois tempos para trabalho orientado com a professora.

------------------------------O tema são as invasões francesas. Trabalhar a primeira invasão francesa. Ler no manual “A primeira invasão francesa” utilizando a estratégia de leitura ativa: No primeiro parágrafo: Sublinhar; Fazer anotações na margem; Elaborar questões sobre o assunto e anotar; Verbalizar as ideias do que foi lido. Resumir a ideia principal do parágrafo (baseando-se nas notas anteriores).

----------------------------------O aluno lê o primeiro parágrafo do tema. Sublinha a ideia principal. Na margem do manual, resume a ideia essencial. Elabora questões sobre os conceitos que vai aprendendo e anota ao lado do texto. Repete em voz alta as ideias principais do que leu sem se apoiar no texto.

Mostra com orgulho a efetivação dos trabalhos de casa. A tabela é funcional, T. usou-a também para registo de TPC de outras disciplinas. Sempre que tem assinalado o “LIKE” Nos TPC de história há um momento de partilha/troca de cartas para sua Caderneta Star Wars. ------------------------------------------O T. sugeriu dois tempos e elegeu a 2ª e 5ªfeira conforme horário (anexo3.) No decorrer das semanas confirmaremos a sua exequibilidade. -------------------------------------------O aluno colaborou na tarefa e referiu que era mais fácil do que estava à espera. Ficou satisfeito ao escrever no computador e não no caderno. Referiu que ia usar a mesma estratégia para os outros parágrafos.

Utiliza o mesmo procedimento para os parágrafos seguintes do tema a: A Primeira Invasão francesa.

Tutorias – Ana Paula Duarte

Resume a ideia do primeiro parágrafo escrevendo em documento word. Utiliza o mesmo procedimento para o segundo e terceiro parágrafo. Lê os registos/anotações dos três parágrafos trabalhados, e com base nestes cria um texto em documento word subordinado ao tema em estudo: A primeira Invasão francesa. 8


Pesquisa imagens e vídeos alusivas ao tema.

Utilizando o motor de Busca Google, pesquisa na internet imagens subordinadas ao tema a “A Primeira Invasão Francesa”. Inclui as imagens no trabalho.

Pesquisa vídeos alusivos ao tema

Pesquisa vídeos e inclui no trabalho sugestões de links de recursos multimédia, que explicam a matéria de forma visual e dinâmica.

Guardar o documento produzido.

Gravar e guardar o documento intitulado: “A primeira invasão francesa”.

Aceder à aplicação Issuu Fazer o registo na aplicação Issuu

Ir ao motor de busca Google e escrever Issuu; Abrir a aplicação; Fazer o registo na aplicação seguindo os passos indicados na mesma: escrever e-mail e palavra passe.

Converter o documento word: “A primeira invasão francesa” para o formato Issuu ----------------------------Repetir o mesmo procedimento para a segunda e terceira invasão francesa, e, no final criar um único documento intitulado “As Invasões Francesas” Partilhar o documento com a professora de história. Solicitar à professora de história para partilhar com colegas da turma.

A partir da observação direta, detetar o grau de interesse, atenção e motivação do aluno no processo de aprendizagem e atuar de forma ajustada com vista à sua melhoria; Durante a atividade, verificar o grau de compreensão por parte do aluno e orientar/esclarecer sempre que necessário. Avaliar se as estratégias utilizadas ajudam o aluno a alcançar os objetivos. Verificar a necessidade de redesenhar as estratégias que possam diminuir a distância para alcançar o objetivo.

Seguindo as indicações, Importar o documento word guardado. Verificar o resultado do trabalho e fazer eventuais ajustes. -----------------------------------

Observações: Planificação ainda não executada.

Tutorias – Ana Paula Duarte

9


Anexo 1 Avaliação – Registo de resultados

Português

NOTA 1ºp 3

Inglês

3

Matemática

2

História

2

Ciências Naturais Educação Musical Educação Tecnológica Educação Visual Educação Física EPS

3

Disciplina

Tutorias – Ana Paula Duarte

Teste/QA

Teste/QA

Outros

NOTA 2ºp

2 3 3 3 3

10

Teste/QA

Teste/QA

Outros

NOTA 3ºp


Anexo 2

Para melhorar, os TPC devo realizar! Em que data foi marcado o TPC?

Tenho TPC de que

disciplina?

Qual é o meu TPC?

Consegui lembrar-me de fazer o TPC

Tutorias – Ana Paula Duarte

11


Anexo 3 Horário 6ºC (tempo para estudar /trabalhar HISTÓRIA) Horas

2ª feira

S

3ª feira

S

4ª feira

S

5ª feira

S

6ª feira

8.25

EV

APP PORT*

EV

APP ING*

APP Ed. Esp.

ET

APA MAT*

Trab. Hist.

ET

Trab. Hist.

9.15 9.20 10.10 10.25 11.15 11.25 12.15 12.20

PORT 13.10 13.40

PORT (coadj)

PORT

PORT

CN

EF

EF

ING

HGP

MAT

EM

PORT

14.30 14.35

CN

MAT (coadj)

EM

ING

CN

MAT

EF

ING

EPS

HGP

MAT

15.25 15.35 16.25

MAT (coadj)

16.40 17.30 17.35 18.25

No tempo assinalado o aluno, com as indicações dadas pela professora desenvolve o trabalho planificado para o estudo da matéria “As invasões francesas”.

Tutorias – Ana Paula Duarte

12

S


Atividade 2 - Nível Pessoal Objetivo Designação e descrição da atividade

Aumentar o autoconhecimento Visualização da curta-metragem Piper. Piper conta a história de uma pequena ave que vive próximo da praia e aventura-se pela primeira vez a sair do ninho para aprender a alimentar-se, no entanto o medo do desconhecido fazem desta, uma experiência difícil. Superar os medos, enfrentar perigo, muitas vezes imaginário, limitam o avançar. Tal como o protagonista, muitas vezes, sentimo-nos vulneráveis diante do desconhecido impedindo-nos de viver novas experiências. Escondemo-nos atrás do “não sou capaz, não consigo, isso não é para mim”, e são estas crenças que impedem a mudança. É esta a mensagem implícita nesta curta-metragem: a importância de superar os medos. O aluno visualiza a curta-metragem e reflete sobre algumas questões: Porque é que o Piper não queria sair do ninho? Que sentimentos é que ele estaria a experimentar? E tu, já experimentaste situações semelhantes? Todos já fomos pássaros assustados em algum momento. Quais são os teus receios? Como é que te sentiste em relação a isso? Qual a mensagem que o filme transmite? Qual é a importância do pequeno búzio na história? A partir da análise e exploração do filme levar o aluno a pensar/ a conhecer situações em que age como o personagem e porquê. E como se sente. Com esta atividade de questionamento o professor pretende que o aluno reflita sobra as atitudes do protagonista, e que sentimentos experimenta ao agir dessa forma. Leva o aluno a identificar em que situações é que também ela age desta forma.

Recursos

Curta metragem “Piper” https://www.youtube.com/watch?v=DGeTa4vLdA&feature=youtu.be

Intervenientes

Professor tutor Aluno

Calendarização

Ao longo das aulas de apoio pedagógico personalizado (segundas feiras das 10:25 às 11:15)

Planificação

Tutorias – Ana Paula Duarte

Execução

Avaliação

13


Visualizar o filme Piper. Refletir sobre as atitudes de Piper. Responder às perguntas colocadas pelo professor tutor com o objetivo de aumentar o seu autoconhecimento: o aluno deve perceber que também os seus receios limitam as suas experiências socias e impedem-no de realizar determinadas atividades.

Tutorias – Ana Paula Duarte

O aluno visualiza o filme. Explica a história, e respondendo às perguntas do professor chega à mensagem transmitida pela curta-metragem. Reflete sobre o mesmo, reconhecendo que também ele deixa de fazer coisas de que gosta ou experimentar situações novas porque tem medo de falhar, porque acha que não é capaz.

O aluno esteve atento à projeção do filme. Respondeu às questões e alargou significados. Percebeu o que se pretendia com a atividade. Concluiu que o problema da pequena ave foi solucionado porque percebeu qual era o seu medo e lutou contra ele. Com algum embaraço, falou do que sentia em situações específicas, mas que a situação da ave era mais fácil de resolver que as dele.

14


Atividade 3 - Nível Social/Pessoal Objetivos

Integrar-se nas atividades da escola. Perder peso através da inscrição numa das modalidades no âmbito do Desporto Escolar.

Designação e descrição da atividade

O aluno deve, num leque de atividades oferecidas pela escola, selecionar uma do seu interesse, compatível com o horário escolar e proceder à respetiva inscrição. Esta atividade, se se efetivar satisfaz também, a longo prazo, um dos desejos do aluno “perder peso”.

Recursos

Foto de Panfletos das atividades com respetivos horários (anexo1); Tabela para registo de horários das diferentes modalidades (anexo 2); Horário escolar do aluno para preencher e verificar compatibilidade com horário de atividades (anexo 3); Ficha de inscrição (modelo facultado pela escola); Aplicação Realtimeboard, como checklist (anexo 4) em que o aluno vai movendo os post-it/atualizando quadro de acordo com o estado da tarefa. Esta ferramenta /estratégia pode ser usada em todas as atividades. Quando há um local fixo de trabalho a estratégia funciona muito bem também num quadro de corticite. Motor de busca Google para pesquisa de informação alusiva à modalidade de Corfebol https://www.youtube.com/watch?v=Dj5F6j5A4qw http://www.opraticante.pt/principais-regras-corfebol/

Intervenientes

Aluno Assistente Operacional da reprografia Professor da modalidade Encarregado de educação Ao longo das aulas de apoio pedagógico personalizado (segundas feiras das 10:25 às 11:15)

Calendarização

Planificação Recolher horários das diferentes atividades no âmbito do desporto escolar e clube do teatro.

Execução Procura saber informação das modalidades disponíveis nos placards do polivalente ou junto da assistente operacional da reprografia. Anotar horários ou tirar fotografias.

Avaliação Recebeu bem a sugestão e agradou-lhe o facto de sair do espaço normal de trabalho, para recolher a informação. Usou o telemóvel para fotografar os panfletos expostos no polivalente. Desconhecia a modalidade de Corfebol e ficou entusiasmado com a Escalada.

Pesquisar informação sobre a modalidade de Corfebol.

Usar o motor de busca Google para conhecer a modalidade.

Ao ver um vídeo de Corfebol achou a modalidade difícil e ficou dececionado, “não há baliza para os falhados!”

Tutorias – Ana Paula Duarte

15


Analisar e verificar a compatibilidade das atividades com o tempo disponível no seu horário escolar.

Com suporte das fotos (anexo 1) preencher tabela com as atividades e horários (anexo 2). Inserir no horário escolar as modalidades nos tempos sem aulas (anexo 3).

Assistir a uma aula de Corfebol.

Comparecer no ginásio à hora da aula e assistir ao treino. Combinar com o professor Francisco (treinador de Corfebol) a melhor altura para experimentar um treino. Comparecer equipado no dia e hora marcada.

Experimentar uma aula de Corfebol.

Inscrição na atividade de Corfebol.

Ir à reprografia ou solicitar ao professor Francisco a ficha de inscrição.

Preenchimento e assinatura do documento.

Preencher a ficha de inscrição. Pedir encarregado de educação para assinar documento.

Formalizar a inscrição entregando documento ao responsável.

Entregar documento ao professor Francisco, responsável pela atividade ou ao professor de educação física para formalizar a inscrição.

Depois de nova pesquisa sobre as regras, ficou mais animado quando leu que Corfebol é o único desporto onde é obrigatório que as equipas sejam constituídas por 50% dos participantes do género feminino! Esteve concentradíssimo no preenchimento da tabela. Ao transportar os dados para o horário escolar ficou desanimado quando percebeu que não era possível a frequência da Escalada. Verificou que apenas duas modalidades eram compatíveis: Patinagem, que excluiu imediatamente, e Corfebol. Ficou desiludido, mas comprometeu-se a assistir ao treino na sexta-feira. A partir da observação direta, detetar o grau de interesse, atenção, motivação e envolvimento do aluno face ao processo e resultado. Com o aluno, avaliar o processo e cumprimento ou não dos objetivos. Verificar a necessidade de redesenhar as estratégias que possam diminuir a distância para alcançar o objetivo.

Observações: Planificação ainda não executada.

Tutorias – Ana Paula Duarte

16


v

Anexo 1

Tutorias – Ana Paula Duarte

17


Anexo 2 Calendarização das atividades Modalidade Escalada

2ªfeira

3ªfeira

4ªfeira

5ªfeira

6ªfeira

10:00/10:45

15:15/16:00

14:35/16:25

Ténis

11:25/12:15 12:20/13:10

Natação Patinagem

10:20/11:15

12:20/13:10

Clube teatro Corfebol

9:20/11:35 17:30/18:30

15:35/17:30

12:20/13:15

8:30/10:10

Anexo 3 Compatibilidade das atividades com horário 6ºC Horas

2ª feira

S

3ª feira

S

4ª feira

8.25/9.15

EV

APP PORT*

9.20/10.10

EV

APP ING*

10.25/11.15

APP EE

ET

S

5ª feira

S

6ª feira

Corfebol Corfebol APA MAT*

ET

11.25/12.15

Patinagem

12.20/13.10

PORT

13.40/14.30

PORT

PORT

14.35/15.25

PORT

CN

CN

MAT

EM

15.35/16.25

EF

EF

MAT

ING

CN

16.40/17.30

ING

HGP

MAT

EF

ING

17.35/18.25

MAT

EM

EPS

HGP

MAT

Tutorias – Ana Paula Duarte

PORT

18

S


Anexo 4 Link para RealTimeBoard

Tutorias – Ana Paula Duarte

19


Trabalho realizado por Ana Paula Duarte no âmbito da Formação “Tutorias: um caminho possível para a gestão da diversidade e para o sucesso escolar” Maia, março de 2018

Tutorias ana paula duarte  
Tutorias ana paula duarte  
Advertisement