Issuu on Google+

Prepare-se para a universidade: Confira a lista do que não pode ficar em casa nos dias de aulas Frequentar uma universidade representa uma nova etapa na vida dos estudantes que exige alguns cuidados. Diferente dos anos de ensino médio, agora o aluno tem responsabilidades maiores com os estudos e o tempo passado nas dependências da instituição pode se tornar mais longo do que os momentos desfrutados no conforto de casa. As aulas podem ser distribuídas em horários diferentes e é possível que o aluno tenha que ficar mais de um turno na faculdade, principalmente nos primeiros anos de estudo. Para quem precisa passar longas jornadas dentro do campus universitário, é necessário fazer um checklist de tudo que vai ser utilizado durante o dia. Se a mochila estiver bem preparada, o estudante pode garantir mais conforto, um bom rendimento nos estudos e até uma economia diária. Confira a lista e fique atento com o que você deve carregar para a sala de aula:

1. Materiais escolares: Pode parecer óbvio, mas não é devido aos avanços tecnológicos. Atualmente, muitos estudantes substituíram o papel e a caneta por equipamentos computadorizados. Mesmo para os adeptos da tecnologia, é essencial carregar sempre um estojo e um caderno. Os materiais escolares comuns garantem que o estudante não terá problemas caso acabe a bateria do seu tablet ou notebook. Muitos professores também aplicam testes e trabalhos sem aviso prévio, o que exige que o aluno anote as perguntas, responda e entregue. Neste caso, você não terá tempo de digitar o trabalho e sair da sala em busca de uma impressora para concluir a atividade. 2. Materiais de pesquisa: O principal papel do uso de computadores em sala de aula é permitir que o aluno faça pesquisas e aprofunde os conteúdos estudados. Quem tem equipamentos do gênero, podem utilizá-los como uma ótima ferramenta de estudo, porém, é preciso ter consciência de que a internet também pode ser usada como forma de dispersão. Para quem não está acostumado com tecnologias, leve pelo menos um dicionário para a aula. Uma palavra mal entendida pode comprometer a compreensão de um conteúdo inteiro. Os professores também distribuem papeis com explicações da matéria, procure manter tudo guardado e anotar tudo que for passado, pois o material servirá como fonte de pesquisa futura. 3. Lunchbox: Lunchbox são caixinhas de plástico com divisórias, muito utilizadas em países asiáticos para levar comida ao trabalho, escola e universidades. Você pode encontrar para vender em diversos sites e preparar o seu próprio lanche. Os alimentos vendidos nas instituições de ensino costumam ser caros e pouco saudáveis. As opções saudáveis são mais caras


ainda, o que obriga o estudante a gastar com alimentos gordurosos. Se o universitário for passar um longo período nas dependências da faculdade, o uso de lunchbox irá permitir uma vida mais saudável e uma economia no bolso. Porém, é preciso reservar tempo antes de sair de casa para preparar o lanche, e ter cautela na hora de escolher o que comer: lembre-se de que alimentos que podem estragar em dias quentes não são recomendados. Não se esqueça também de carregar sempre uma garrafinha de água. 4. Cartões de identificação: Diferente das escolas de ensino médio que costumam ter um número limitado de alunos, a universidade é freqüentada por muitas pessoas: estudantes, funcionários e visitantes. Para manter o controle de quem está matriculado e quem veio visitar, o aluno recebe um cartão de identificação logo no começo do curso. Esse cartão é necessário na hora de entrar em determinados locais nos prédios das faculdades e também para acessar lugares como restaurante universitário e biblioteca. Sem o cartão, você perde muitos benefícios oferecidos aos alunos. Confira sempre antes de sair de casa se todos os documentos estão na carteira. Além da carteirinha de estudante, cartão de ônibus, banco, plano de saúde entre outros, devem ser mantidos sempre na carteira. Lembre-se: Após usar um cartão, coloque imediatamente de volta no lugar. Se perder um documento, a aquisição de um novo pode demorar semanas, além de ser cobrada uma multa. 5. Agenda para anotações: Nos cursos universitários, os alunos frequentam classes diferentes com professores e conteúdos diversificados. Os professores costumam entregar um cronograma de atividades logo no inicio do semestre. Compre uma agenda para anotar compromissos e escreva todas as datas importantes do calendário estudantil (inclusive os feriados). A agenda ajuda a manter o controle para que o aluno não perca as datas de provas e prazos de entregas. Escolha um modelo leve e adequado para carregar na mochila. 6. Pasta para organizar trabalhos: Como foi dito no 2° item, os professores entregam folhas com explicações que podem ser úteis no decorrer do semestre. Os trabalhos e as provas também não devem ser arquivados depois de entregues, pois o aluno pode precisar rever o conteúdo durante as aulas. Compre uma pasta com sacos de plástico e cole adesivos para dividir as matérias. A organização vai ajudar no rendimento dos estudos e não vai bater o desespero quando o professor pedir para pegar a folha distribuída na última aula.


Prepare se para a universidade