Issuu on Google+

4


n a d n

a

A

2

Port f贸lio


n a d n

a

A

8

Port f贸lio


Ianp

Ibis Fonseca, Ananda Portfólio / Ananda Ibis Fonseca. -- Rio de Janeiro, 2015. 64 f. Orientadora: Aparecida Valadares. Coorientadora: Cida Medeiros. Trabalho de conclusão de curso (graduação) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola da Comunicação, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoEscola da Comunicação, Bacharel em Comunicação Social: Produção Editorial, 2015. 1. Portfólio. I. Valadares, Aparecida, orient. II. Medeiros, Cida , coorient. III. Título.

6


Sumario Logos 14 Publicações 30 Fotos 42 Promocional 56

12


Introdução Quando damos inicio a essa tal de caminhada chamada vida, pouco sabemos, e quanto mais o tempo passa mas nos damos conta que sabemos menos ainda. Toda caminhada tem seus pedregulhos, suas flores, seus saludos, suas lagrimas...a vida está cheia de tudo e tudo está repleto de vida,repleto daquele sopro que pulciona e rotaciona todo um sistema. Aliais são os sistemas que complicam e dão graça a toda caminhada, caminhar sem regra, mesmo que a regra seja não seguir as regras é como não caminhar. Para haver caminhada inventamos nossas regras nossos “principios”.Dos meus princios eu ainda pouco sei, assim como não entendo bem minha caminhada, porém em todo o percurso que percorrir, em todo caminho que segui encontrei a arte como aliada. Assim,esse talvez seje uma amostra das migalhas que vim me propondo a produzir com o uso da minha maior aliada. Design pode até não ser arte, mas a arte é uma das artimanhas encontradas no design!

Portifólio de Design e Comunicação Visual

10


Sobre o Autor Dosim

Nascida e residente em Belo Horizonte/MG(1994).Graduanda em Ciências Sociais na PUC Minas,formda em arte midía pela Oi Kabum! BH e em comunicação visual pelo Senai MG,membro do coletivo Junta-estudos e intervenções com audio e video. Atuo como educadora de comunicação artística,para jovens cumprindo medida socio-educativano projeto Selex-UFMG.

Empresa de doces caseiros, voltado para o público jovem. Localizada no Dom Bosco, a empressa atende diversas instituições de encino, nas regiões,centro, centro-sul e barreiro.

Trabalha com produção cultural desde 2013, foi curradora e produtora da Mostra CineClube Oi Kabum! “retrospectiva”, co-realizada por Felipe Peixoto, Júlia Souzac e Luiza Alcântara, curadora da mostra Dialógica-FUNARTE/MG, além da idealização e produção da “Mostra que eu quero ver”, 1°primeira, 2° segunda e 3° terceira edição. Participação na montagem das exposições “Mostra 2012 Oi Kabum!Bh” e “Mostra Oi Kabum 2014”.

16


Logos 14


Barbearia

São Camilo Primeira barber shop de Belo Horizonte, a barbearia São Camilo é inspirada no Rocakbilly ( movimento musical do rock, que veio a se torna um estilo de vida seguido por muitos até hoje) e nos anos 40 - 50. Localizada na parte residencial do bairro Floresta, destinada a cavalheiros de bom gosto e estilo que mantêm cabelos e barbas personalizados. A barbearia São Camilo pretendelevar seus clientes para um ambiente unico, baseado no antigo, trasformando pelos em objetos de estilo e desejo, com o glamour do vintage.

20


18


Alice Balões

São Camilo

Alice balões é uma fabrica de balões voltada para o público infantil, que acaba de entra no mercado para concorer diretamente com a São Rock balões. A logo é baseada no ludico do universo infantil, trabalhando vetores simples com o desenho de uma menina (Alice) nas nuvens, a logo também faz referencia ao conto Alice no pais das maravilhas. Na histórtia Alice era uma menina alegre, criativa que vivia nas nuvens, assim a logo traduz a escencia da personagem juntamente com o produto alvo (balões).

24

São Camilo

São Camilo


22


28


CineClube Oi Kabum!

Logo desenvolvida para o cineclube Oi Kabum!, baseada nas cores que representão a escola de arte e tecnologia Oi Kabum! Bh. O cineclube Oi Kabum! é um grupo de gestão da escola que tem vida própria uma programação mensal. O mesmo faz parte da rede de cineclubes de Belo Horizonte. A logo é utilizada em cartazes e vinhetas.

26


No caminho eu ti conto.. No Caminho Eu Te Conto, é uma fanzine criada por alunos do LCM (Laboratório de Culturas do Mundo). A ideia à principio era apresentar os resultados da campanha ”Por um melhor ensino de línguas nas escolas públicas: eu dou o primeiro passo’’ realizada pelos alunos do LCM. Para ampliar esse projeto os alunos envolvidos procuram o apoio da Oi kabum! Escola de Arte e tecnologia, já que uma parte dos mesmos eram integrantes dos dois núcleos. O processo de criação foi totalmente colaborativo textos, imagens, colagens e jogos foram criados por cada um. As escolhas foram todas conjuntas, a tabela de cores utilizada, as imagens, ilustrações, tudo foi escolhido em equipe. A realização desse trabalho só foi possível graças à cooperaram de alunos e professores de ambos os núcleos pois a troca de ideias, experiências mais o auxilio de equipamentos foram necessários para concluir o trabalho.

32


Publicações 30


Cartilha Voto responsavel A cartilha voto responsรกvel foi um trabalho desenvolvido para a Controladoria Geral do estado com o intuito de conscientiza os novos eleitores.

36


34


40


38


Arvores Ensaio fotogrรกfico que fala das arvores, do tempo e das folhas. Ensaio de 2011, utilizando foco desfoco e profundidade.

44


Fotos 42


48


46


52


Torres Gêmeas O trabalho tem como objetivo mostra a realidade de pessoas que moravam em uma ocupação no centro de Belo Horizonte. Na época essa areá estava sendo “revitalizada” para copa do mundo. Neste ensaio o personagem é Sr.Valeriano um dos moradores mais velhos da ocupação que nos conta como é ter que sair de sua casa na quela idade depois de tanta coisa vivida ali.

50


Promocional 56


54


60


Entrelinha Papelaria Aniversario de 4 anos da entrelinha: - Promoção dos produtos - Realização de sonhos- empresa e consumidores. EMBALAGEM PRINCIPAL -Caixa de presente que será entregue para os 50 clientes mais asidos, entrega pelo correio.Dentro irá conter uma carta de agradecimento, 1 caderno grande e 1 bolsa exclusiva de aniversario. EMBALAGEM SECUNDARIA -Sacola estilizada com a identidade visual do aniversario. PDV’S -Etiqueta para todos os produtos, feita com papel semente. -Adesivo de todos os toys feitos durante esses 4 anos. -Popcard sobre o efento. -Takeone para os popcards. -Testeira lateral para as lojas físicas.

58


64


Protótipo: Formato: 220 x 200 mm Papael miolo: Ap 90g. Revestimento Capa: couché 120g. Papel Paraná/Capa dura: 1,8mm Tiragem: 01 und. / SENAI Escala Industrial: Formato: 220 x 200 mm Papael miolo: Ap 90g. Revestimento Capa: couché 120g. Papel Paraná/Capa dura: 1,8mm Tiragem: 1000 und. / Gráfica Industrial- FORMATO Apoio e Produção: SENAI/CECOTEG.

62


Portifolio anandaibis miolo 220x200