Issuu on Google+

Agrupamento de Escolas de Vila Cova Escola Básica e Secundária de Vila Cova Português – 10º A

Correção do teste escrito de avaliação nº1 Grupo I Texto A 1. Na opinião de Ricardo Araújo Pereira, a resposta à questão é Tony Carreira. 2. Em seu entender “a Academia não percebe nada do assunto”, porque não presta atenção ao que pensam “inúmeros portugueses” que não têm dúvidas quanto à questão formulada. 3. 3.1. Perante estas frases, o leitor fica à espera que seja dito algo sério acerca da poesia Tony Carreira, uma vez que o autor se refere a um estudo que terá sido feito e cujo resultado vai apresentar. 3.2. O exemplo de Eugénio de Andrade é invocado por oposição: enquanto Tony Carreira usa um vocabulário limitado porque “conhece poucas palavras”, o poeta Eugénio de Andrade estabeleceu “um conjunto de vocábulos essenciais e, a partir desse núcleo, [procurou] obter uma expressividade reforçada pelos contextos inesperados em que eles surgem”. 3.3. As duas grandes preocupações de Tony Carreira são: encontrar palavras para rimas terminadas em “-ar”, o que o obriga a fazer sucessivas anástrofes e salientar as pecularidades do amor. 4. 4.1. Dois momentos evidentes de ironia: “Enquanto poeta, Tony Carreira está preocupado com dois problemas principais: a quantidade de frases que, não terminando em “ar”, não podem rimar com outras frases terminadas em “ar”. E o último parágrafo do texto. 4.2. A intenção do cronista ao destacar o recurso contínuo à expressão “muito linda” nas sua “poesia”, é colocar em evidência a falta de criatividade e de qualidade das letras das canções. Texto B 1. 1.1. 1.2.

O contrato é um acordo entre duas partes, que se comprometem a respeitar direitos e deveres recíprocos. a) Estabelecer um contrato; b) respeitar os termos/cláusulas do contrato; c) cessação contratual comunicada com pré-aviso para que não haja lugar à renovação do contrato; d) cessação contratual comunicada por um dos contraentes com base em causa justa; e) não cumprir o determinado no contrato.


Grupo II 1. 1.1.

a) Oração um: Carreira definiu um vocabulário restrito./ Oração dois: porque conhece poucas palavras.; b) Sujeito simples: Carreira; Predicado: definiu um vocabulário retrito/conhece poucas palavras.; c) Complemento direto: um vocabulário restrito/poucas palavras. 2. Muitos portugueses sabem de cor os seus versos – e, porém/contudo, a universidade rejeita-o, a crítica desconsidera-o, os manuais/antologias impedemlhe a entrada. Valha-nos o povo, particularmente, aquela parte do povo que é constituida por senhoras maiores de 50 anos, que o adora/idolatra. O mais célebre/conhecido poeta português dos nossos dias é, indubitavelmente/ incontestavelmente, Tony Carreira. 3. 3.1. Alínea b) 3.2. Rejeita-se a opção a), porque não respeita a máxima conversacional da quantidade (o enunciado deve conter apenas a informação necessária) e da relevância ( o enunciado deve mobilizar informação pertinente). 4. a – 9; b – 8; c – 1; d – 10; e – 5; f – 3; g – 4; h – 2; i – 6; j – 7. 4.1. a) Pese-me [essa] fruta, por favor. b) Não achas que devias ter posto a mesa? Põe a mesa.

Grupo III A poesia - duas versões A poesia de Tony Carreira e a estudada nas aulas de Português têm algumas semelhanças e alguns aspetos em que diferem. De facto, ambas têm o intuito de passar uma mensagem ao leitor ou ouvinte e os temas por elas abordados são os sentimentos humanos e as problemáticas que lhes estão associados. Apesar disso, a poesia estudada na aula de Português é, normalmente, mais rigorosa, uma vez que segue mais atentamente as regras deste tipo de texto. A sua produção é complexa e assenta em determinadas caraterísticas como a métrica, o ritmo, o tipo de rima, o número de versos... O texto poético é, assim, uma realização artística e literária. Concluímos que, apesar de algumas semelhanças detetadas mais superficialmente, existe muito mais por detrás da poesia de Português do que Tony imagina.


Correção do teste escrito de avaliação nº1