Page 1

Analisando um vĂ­deo sobre o MRU


Olá pessoal! No último post, vimos sobre o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Agora veremos a análise feita em um vídeo que gravamos no local onde realizamos nosso Estágio III. O software utilizado foi o Tracker. Link para download disponibilizado ao final


Algumas fotos da prรกtica


Dominós pronto para a realização da prática


Domin贸s derrubados


Primeiramente, dispomos 48 peças de dominó em uma mesa, dispostas a 2,0 centímetros uma da outra. A régua serve como guia para a medirmos a distância entre os pontos no momento em que utilizarmos o software.


Após gravarmos o vídeo, “jogamos” o mesmo no software. Seguindo os passos do tutorial do programa de Análise de vídeos, de autoria do Prof. Márcio Martins (link ao final do e-book), conseguimos observar em grandezas físicas o movimento dos dominós.

Vamos a elas!


Dist창ncia

Dist창ncia vs Tempo

Tempo


Distância vs Tempo Partindo da premissa que você compreenda conceitos físicos de distância e tempo, iremos explicar o que este gráfico significa. Sua

unidade no Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é segundos (s). No início do gráfico, percebe-se que há um avanço significativo no tempo e, nem tanto na distância percorrida.


Distância vs Tempo Porém, a partir do momento “0,5” o gráfico permanece constante. A partir daí, a velocidade assume o mesmo valor até o final. Isto significa que, a partir do momento “0,5” obtemos um Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).


Velocidade

Velocidade vs Tempo

Tempo


Velocidade vs Tempo A velocidade é medida a partir da distância dividida pelo tempo. Para um corpo obter um MRU, o mesmo deve percorrer uma mesma distância em intervalos de tempo iguais. Sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é metros por segundo (m/s).


Velocidade vs Tempo No gráfico anterior, visualmente, percebemos uma grande variação na velocidade, porém, se observarmos atentamente, a queda dos dominós atinge uma velocidade máxima de 115 cm/s durante 0, 25 segundos, aproximadamente. No restante do gráfico, percebe-se que a velocidade oscila entre 85 e 100 cm/s. Se analisarmos, percebemos que esta diferença é mínima, chegando ao ponto de ser definida como velocidade constante.


Aceleração

Aceleração vs Tempo

Tempo


Aceleração vs Tempo Sabemos que a aceleração é a variação da velocidade. Esta variação se dá através da divisão da velocidade pelo tempo. Sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é m/s². No gráfico percebemos que, no início do movimento, a aceleração chega próxima aos 4 cm/s², (aumento na velocidade). Em seguida, caí para cerca de -3 cm/s² (diminuição na velocidade). A partir daí, há uma estabilização da aceleração próxima a 0 cm/s², tornando a velocidade constante.


Observações As pequenas variações existentes nos gráficos podem ser consideradas desprezíveis, pois não existe nada que possa ser considerado exato, apenas próximo a este.


Links • Download Tracker: http://cientistadigital.posterous.com/pages/softwares • Tutorial Prof. Márcio Martins: http://cientistadigital.posterous.com/aulas13-e-14-analise-de-videos-para-ensino-d


AtĂŠ mais pessoal!

Analisando um vídeo sobre o MRU  
Analisando um vídeo sobre o MRU  

E-book sobre a queda dos dominós e a análise de um vídeo.

Advertisement