Page 1

FUTEBOL PREFERÊNCIA NACIONAL

História de racismo em campo A folha de São Paulo do dia 17 de março de 2014,Segunda-feria,publicou em sua página de esporte, uma notícia sobre RACISMO NO FUTEBOL. Depois do que aconteceu com o jogador santista, AROUCA, que foi chamado de macaco por torcedores do Mogi Mirim, a reportagem da Folha, foi a campo e entrevistou 34 jogadores negros, para que os mesmos falassem sobre esse tema. Desses 34 jogadores, 3 deles afirmaram já terem sido vítimas de racismo em campo, porém boa parte deles admitiram que o fato de serem jogadores bastante conhecidos no gramado, não impede que sejam alvo de preconceito fora dele. O jogador Willie do Vitória, disse já ter sido vítima do racismo em campo, só que fora do país. Disse também que a discriminação no Brasil não faz muito sentido, porque os melhores jogadores revelados pelo futebol brasileiro, são na sua maioria negros, incluindo o rei PELÉ.


ATIVIDADE Após leitura do texto acima e discussão em sala de aula, os alunos fizeram uma entrevista com a comunidade escolar para saber a opinião dos mesmo sobre esse tema tão polêmico. A partir daí construíram o texto abaixo:

DIGA NÃO AO RACISMO

O racismo existe, e não é só no campo de futebol não, ele existe também fora dele. Toda pessoa que é racista acha que só pela cor que ela tem, ela é melhor que a outra. Isso não existe, ninguém é melhor que ninguém, todo nós temos qualidades e defeitos, não existe uma raça melhor ou pior que a outra. Ficamos sabendo que a ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, estabeleceu que o dia 21 de Março, é o dia INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL, e que a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS , que protege e faz valer todos os nossos direitos, condena qualquer tipo de discriminação: de raça, sexo, nacionalidade, religião, idioma, ou qualquer outra condição. Racismo é crime, por isso se você é um bom cidadão , preste muita atenção, RACISMO NÃO. Alunos do 4º ano A Professora Ana Maria Escola Renata Guimarães Brandão Anadão.

Racismo no futebol  

Historia de racismo no futebo le outros tipos de racismo.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you