Page 1

AkzoNobel Especialidades Químicas

Akontece Outubro 2011

AkzoNobel envolvida no Ano da Química

Envolver pessoas e compartilhar conhecimento é interesse de todos Em 2011 celebramos o Ano Internacional da Química, que tem como um dos objetivos atrair pessoas para a química, mostrando que ela está presente em todos os momentos da nossa vida. A química é uma ciência apaixonante: é por meio dela que vamos vencer os desafios do futuro como produzir alimentos para a população mundial, fornecer água limpa para todos e usar os recursos naturais de maneira eficiente. A química é uma das maiores ferramentas para garantia do desenvolvimento sustentável e com ela somos capazes de fornecer as respostas do amanhã, hoje.

O programa Portas Abertas tem o objetivo principal de divulgar nosso trabalho para a comunidade, compartilhando conhecimento e mostrar a responsabilidade que temos na condução das nossas atividades.

Programa Portas Abertas

Em agosto e setembro recebemos a visita de estudantes da Universidade de Campinas e da Faculdade Anchieta, para quem apresentamos o processo de produção do Surface Chemistry e alguns dos projetos de responsabilidade social do Site de Itupeva. Fizemos também um tour pela Fábrica, onde alguns Operadores de Produção, que também são estudantes de Engenharia Química, puderam apresentar a planta e os controles do sistema Delta V.

Trata-se de um programa de visita às instalações da nossa empresa em Itupeva. As visitações são abertas a escolas, grupos de pessoas da 3ª idade, faculdades e à comunidade em geral. As visitas devem ser agendadas antecipadamente e são estruturadas de acordo com o foco na área de interesse do visitante.

Segundo Soraya Bueno, Engenheira de Processos, muitos desses alunos estavam entrando pela primeira vez em uma indústria e só conheciam equipamentos como bomba, reator e válvula na teoria. Essa visita foi de grande importância para todos, alunos e empresa.

AKONTECE_03.indd 1

17/10/11 15:58


Akontece Outubro 2011

2

foram usados. O problema foi identificado e um grupo de engenheiros locais e da Holanda está avaliando as possíveis soluções. Outro indicador é o índice de reclamações de cliente (chamado de Oportunidade para Melhorias) que está em 0,23%, muito próximo de 2010 que foi de 0,19%. Nossos resíduos recicláveis estão abaixo de 2010 (243 ton até o momento contra 397 ton para 2010) e devemos fechar o ano bem abaixo da meta. O mesmo vale para emissões de CO2 para a atmosfera (9049 ton contra uma meta de 15000 ton).

Olá, Entramos no último trimestre do ano e “reta final” para 2012. Rapidamente chegaremos ao Natal e Ano Novo, mais para Vetel do que para Rubinho. É um bom momento para rever as metas da empresa para este ano e dar uma olhada no P&D Dialog. Como estão seus objetivos? Você fez aquele curso que pretendia? No Surface Chemistry, iniciamos a recuperação de amônia e instalamos uma caldeira de óleo térmico nova e mais eficiente. Notamos que o consumo de gás natural (por tonelada produzida) caiu cerca de 10% nos últimos dois meses. Mais algumas iniciativas vão reduzir ainda mais este consumo, como a instalação do economizador de ar na caldeira de óleo térmico nova, um controle inteligente nas torres de resfriamento e um analisador online de excesso de ar nas caldeiras. Todas estas medidas buscam uma melhor eficiência energética, que se traduz em ganhos ecônomos e ambientais para a empresa, parte de nossas metas. Ainda, no começo de 2012, teremos o Diagnóstico Intensivo de Energia (CED), com a participação de um grupo de engenheiros dos EUA e Europa que, junto com nossa equipe, irão realizar uma avaliação completa do nosso sistema de energia e elaborar de um plano de trabalho para redução significativa do consumo. Na área da Qualidade, o Surface Chemistry teve 31 lotes reprovados até o momento, gerando um índice de 2,19%, bem maior que a meta de 1,3%. Este número alto está ligado à partida da expansão da Nitrila onde eram esperados ajustes iniciais. Estes lotes foram reprocessados e já

AKONTECE_03.indd 2

Em Segurança, passamos de 530 dias sem acidentes, com afastamento no Surface Chemistry. Um número muito bom, mas a meta é “zero acidentes com afastamento”. Assim, várias iniciativas já ocorreram este ano como a participação de administrativo no Prossiga, Iniciativa de Redução de Exposições (ERI... que está ocorrendo agora para as áreas de manufatura do Surface e Functional), Dia da Segurança, Vistoria do Corpo de Bombeiros, HazOp das unidades, etc. Mesmo assim o TRR do Surface está acima da meta devido a um caso de “trabalho restrito” que tivemos em janeiro, onde um operador se queimou levemente ao retirar uma amostra do reator de quaternização. Após este caso, foi instalado com sucesso um sistema de amostragem mais seguro no reator 73.301, que será um padrão para os outros reatores de quaternização de Itupeva. O projeto foi enviado a outras fábricas da Akzo Surface no mundo como um caso bem sucedido e inovador para se realizar amostragens com mais segurança. Se continuasse a escrever o que já aconteceu em 2011 e o que ainda temos a fazer até o final deste ano não haveria espaço neste editorial e nem no Akontece. É incrível como o ano passa rápido e como nossa equipe produz um trabalho sério e que entrega resultados sólidos para a empresa todos os dias. O maior exemplo deste ano foi nosso projeto de expansão das unidades de Nitrila e Aminas. Muitos outros, todos os dias, em todos os setores. Como já disse, já trabalhei em outras fábricas da AkzoNobel, e não há melhor equipe que esta. E que venha o Vetel...estamos preparados.

Reta Final. Como estão suas metas? Abraço, Bruno Carvalho Gerente de Fábrica – Surface Chemistry

17/10/11 15:58


Akontece Outubro 2011

5

Não queremos que ninguém se machuque

Dia 21 de setembro aconteceu o Safety Day, um dia exclusivo para refletirmos sobre a segurança dentro da AkzoNobel, para a conscientização

A segurança é extremamente importante para nós, porque simplesmente não queremos que ninguém - seja ele empregado ou contratado - se machuque no trabalho. Queremos criar uma cultura em que o comportamento seguro seja um dado, em que estejamos plenamente conscientes dos perigos no nosso local de trabalho e onde atuamos para avaliar os riscos de cada tarefa.

sobre a responsabilidade pessoal de nossos colaboradores com a sua própria segurança e a de seus colegas. Foi um dia todo focado na questão da segurança, com palestras, cinco minutos de segurança, conscientização sobre o Princípio Halo – Segurança no manuseio de empilhadeiras, e cada um dos colaboradores fez um compromisso para melhorar sua própria segurança e daqueles à sua volta. Eles receberam um folheto com um cartão de compromisso anexado, com a seguinte declaração: “Eu assumo a responsabilidade pessoal de garantir minha própria segurança e a dos outros por…” Eles completaram a frase com seus compromissos pessoais e compartilharam com os colegas por meio da página do Safety Day na intranet http:// safetyday.one.akzonobel.intra . O Safety Day é um dia exclusivo dentro da AkzoNobel, um dia em que todos os nossos 55 mil colaboradores têm um tópico em mente: a Segurança. Para reforçar o papel-chave que ela exerce em nossa empresa, o Safety Day tornou-se um evento anual que acontece sempre na terceira quarta-feira de setembro em todos os locais ao redor do mundo.

AKONTECE_03.indd 3

17/10/11 15:58


Akontece Outubro 2011

3

Departamento de Contabilidade: fundamental para nosso sucesso O principal objetivo do Departamento de Contabilidade é fornecer através das Demonstrações Contábeis informações precisas sobre a situação da Empresa. Só com esses dados em mãos é que os gestores, sócios, investidores, fisco, entre outros, poderão analisar e entender quais as decisões mais favoráveis a serem tomadas para atender as necessidades da Empresa. É um departamento que precisa ter controles rígidos e estar sempre atualizado. Entre suas principais funções, estão: Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário; Organizar: um sistema de controle adequado à empresa; Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa; Analisar: os demonstrativos com a finalidade de apuração dos resultados; Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros e alertando para eventuais problemas.

Nossa equipe de Contabilidade é composta por onze colaboradores: Glaucia Daniela Sisti Lourenço; Valdir Rodrigues Boz; Mariana Akemi Sakane; Karen Cintia de Morais Fanciscatto; Elaine Cristina Pecht Carvalho; Marlene Aparecida Rodrigues Macieira; Jacinto Antonio Caumo; José Carlos Moreno; Henrique de Campos e os menores aprendizes Paula Aparecida Gonçalves e Christian Dias Maciel Monteiro.

Inovação e Sustentabilidade no Workshop Green Procurement Maior produtividade e iniciativas ecoeficientes estão entre as principais características do novo produto da Functional Chemicals O setor de vendas da Functional Chemicals, juntamente com o Departamento de HSE, participou do Green Procurement, no dia 31 de agosto, um Workshop de Inovação e Sustentabilidade para fornecedores, promovido pela Dow Brasil S.A. Foi uma excelente oportunidade de expor nosso novo produto Noxol, um agente anti-incrustante para o mercado de acrílicos, que oferece maior produtividade, menor exposição do trabalhado na limpeza dos reatores e menor geração de resíduos sólidos. Durante o evento, apresentamos também nossa proposta de inovação e sustentabilidade econômica, social e ambiental. Pudemos mostrar nossas iniciativas de redução da quantidade de resíduos não utilizáveis, ecoeficiência operacional e eficiência energética, além do nosso projeto social junto à Cooperativa de Reciclagem de Itupeva.

AKONTECE_03.indd 4

17/10/11 15:58


Akontece Outubro 2011

4

Diversidade & Inclusão

Somos todos diferentes e é isso que nos faz únicos. Respeitar e entender as diferenças, sejam elas cor, religião, cultura, maneira de pensar e agir, estão entre os fatores que nos fazem ser uma empresa de sucesso, com mais de 55 mil funcionários, presente em mais de 80 países. Dá para imaginar o tamanho da nossa Diversidade? Cultural, sexual, religiosa, etária, nível educacional, de interesses, comportamentos, pensamentos, atitudes...

e estimulamos que cada pessoa reconheça suas particularidades, explore ao máximo seus potenciais e amplie suas percepções do outro e do mundo. Isso ajuda a reforçar os vínculos e a identificação entre o colaborador, sua função e a empresa. Mas de nada adianta ter a diversidade entre nossas pessoas se ela não for colocada em prática no dia a dia. É preciso que haja liberdade para que todos expressem sua opinião e a certeza de que suas contribuições serão levadas em consideração, e, muitas vezes, há a necessidade de mudar hábitos e comportamentos já enraizados. O respeito aos valores e crenças pessoais deve estar acima de tudo. Abraçar a diversidade faz de nós uma empresa mais competitiva, humana e ética, e isso se reflete de forma positiva também no nosso relacionamento com clientes, fornecedores e a comunidade. Ao projetar uma imagem de responsabilidade social, valorizamos nossa marca, obtemos o reconhecimento da sociedade e aumentamos nossa aceitação, obtendo melhores resultados econômicos.

Nós, da AkzoNobel, queremos ter a Diversidade em nosso DNA. Mais do que cumprir um compromisso social, estamos interessados na variedade de pensamentos, no pluralismo de ideias e experiências, pois valorizamos a inovação, o diálogo e o desenvolvimento de nossas pessoas. Ter múltiplos talentos atuando em conjunto enriquece nosso processo inovativo, gera ambientes com clima positivo, estimulantes e produtivos. Como consequência, projetos e soluções mais criativas. A Diversidade é uma fonte natural de inovação.

Toda essa mistura de diferenças traz um enriquecimento, que nos deixa aptos a atender os mais diversos tipos de clientes ao redor do mundo, além de permitir que nos antecipemos às mudanças do mercado e nos adaptemos mais rapidamente a elas. Muitas de nossas inovações foram criadas graças à interação de colaboradores diferentes unindo esforços. É a soma dessas diferenças que constrói nossa maior riqueza: nossas pessoas.

Ao valorizar as diferenças individuais, fortalecemos o respeito mútuo

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho

Acumulado 2010

1o Trim

2o Trim

3o Trim

Dias de treinamento por funcionário/ano

4,8

0,67

1,73

Sugestão de melhoria por funcionário/ano

0,98

0,19

0,29

0,19%

0,12%

0,31%

% Reclamações procedentes de clientes no total de notas fiscais emitidas

Acumulado 2011

Meta 2011

2,01

4,22 dias

5 dias

0,26

0,72

1,2

0,17%

0,26%

0,40%

4o Trim

Índice de rejeição de produtos

0,41%

0,77%

1,17%

4,44%

2,19%

1,3% lotes reprovados

% de Desempenho do Prossiga

98%

99%

98%

91%

96%

> 95%

0,98%

1,84%

1,71%

2,10%

0,82%

< 2%

2,64

11,17

0

0

1,47

<2

2

1

1

0

2

-

Taxa total de absenteísmo por enfermidade (TIAR) Taxa de danos reportáveis de empregados (TRR)

Status

No de ocorrência em primeiros socorros em funcionários (FA) Total de resíduos não recicláveis (toneladas)

397

122

69

52

243

320

Consumo total de energia elétrica (MWh)

12.128

2.976

3.037

3.300

9.313

11.500

Consumo total de água (processo e potável) - (m3)

116.869

27.669

29.620

33.149

90.438

90.000

Emissão total de CO2 (direto) - (toneladas)

13.230

2.843

2.379

3.827

9.049

15.000

Precisa melhorar

AKONTECE_03.indd 5

Dentro da meta

17/10/11 15:58


Akontece Outubro 2011

Expediente Publicação trimestral da AkzoNobel Especialidades Químicas Coordenação: Daiane Souto Cruz Produção: AM2 Publicidade +

6

Novas práticas de Compras Corporativas Almejando conquistar o grau de Excelência em Compras, desde janeiro deste ano o Departamento de Compras Corporativas opera com nova estrutura.

Endomarketing Jornalista Responsável: Ana Lúcia Abrão (Mtb. 266-MS) Tiragem: 300 exemplares

A partir desta nova organização, as atividades de negociação para compras de materiais e serviços comuns entre os diferentes sites da AkzoNobel no Brasil passam a ser de responsabilidade dos SAMBs (Spend Area Main Buyer). Assim, a AkzoNobel busca ter profissionais de compras especializados nos diferentes segmentos de mercado que estejam continuamente em busca das melhores práticas. A nova estrutura de Compras Corporativas foi organizada da seguinte forma:

Materias Produtivos (PR) Sr. Arthur Martins, Diretor de Compras da Deco Mauá, nomeado Country Coordinator para o grupo responsável por compras de materiais produtivos; Marcelo Ferreira, Spend Area Main Buyer responsável por compra de aditivos e especialidades para tintas; Rodrigo Costa, Spend Area Main Buyer responsável por compras de materiais Auxiliares de embalagem e embalagem primária; Marco Parmeggiani, Spend Area Main Buyer responsável por compra de pigmentos; Rogério Migotto, Spend Area Main Buyer responsável por compra de Resinas; Paul Spier, Spend Area Main Buyer responsável por compra de Solventes. Selo FSC

Materias Não Produtivos (PNR) Suzany Santiago foi nomeada Country Coordinator para o grupo responsável por compras de materiais não produtivos;

www.akzonobel.com A AkzoNobel é a maior companhia global de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas. A empresa fornece produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalha com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para seus clientes. O portfólio inclui marcas como Coral, Eka, Wanda, Dulux, Sikkens e International. Com sede em Amsterdã, na Holanda, é classificada como uma das companhias do Global Fortune 500 e ocupa posição de destaque no Índice de Sustentabilidade da Dow Jones.Com operações em mais de 80 países, seus 55 mil colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos com a excelência e com o cumprimento da filosofia “As Respostas do Amanhã Hoje” (Tomorrow’s Answers Today™).

AKONTECE_03.indd 6

Rogério Meirelles, Spend Area Main Buyer responsável por compras relacionadas a SOC&S (Site Operational Consumables and Services). Atualmente dedica 50% de seu tempo para atividades corporativas e 50% para sua Unidade de negócios – Wood Finishes Adhesives; Luiz Cura, Spend Area Main Buyer responsável por compras relacionadas a Marketing e Serviços Profissionais; Luis Bueno, Spend Area Main Buyer responsável por compras relacionadas à Logística; Gabriel O. Brasileiro, Spend Area Main Buyer responsável por compras relacionadas às atividades de importação e exportação. Atualmente dedica 50% de seu tempo para atividades corporativas e 50% para o Surface Chemistry; Os SAMBs (Spend Area Main Buyer) recebem suporte de colegas dos Departamentos de Compras das Unidades de Negócios. O Surface Chemistry também está contribuindo liberando o Otoniel, sempre que possível, para dar suporte ao Rogério Meirelles nas atividades corporativas de SOC&S.

17/10/11 15:58

Akontece - Ed. 3  

Informativo trimestral da AkzoNobel dirigido aos colaboradores da unidade de Itupeva. Tiragem: 300 exemplares.

Advertisement