ANÁLISE EXECUTIVOS 2023 - Jurídicos, Financeiros e Compliance

Page 1

EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS

das maiores empresas do Brasil

2.927

1.447 profissionais

companhias

122 executivos Mais Admirados

451

ANUÁRIO 2023 DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA
www.analise.com
Incluiaidentificaçãode
executivosdeCompliance

PALAVRA DA EDITORA

MAIORIDADE COM PROPÓSITO

Neste ano, a Análise Editorial completa 18 anos! Alegria, satisfação, orgulho, privilégio..., o desfile de substantivos é longo... Desnecessário. Mais representativo, talvez, é buscar apresentar a maioridade atingida em números.

Nesses 18 anos, produzimos centenas de milhares de dados, imprimimos 124 milhões de páginas, distribuímos mais de 355 mil exemplares de 79 edições de dez publicações diferentes, no Brasil inteiro e no exterior. Nossos dados embasaram ou foram citados em pesquisas de diversas instituições de educação, das mais renomadas do Brasil, como USP, FGV e UnB, a algumas das mais reconhecidas do mundo, como Harvard. E serviram, ainda, para questões do Enem. Tornamo-nos relevantes nesta caminhada.

E por quê? Porque imprimimos seriedade no que fazemos. É questão de compromisso. E o nosso maior compromisso é com pessoas. No fim do dia, é disso que trata a Análise Editorial. Nosso público é quem toma decisão e forma opinião. Ele está nas mais de 2,4 mil maiores empresas do Brasil, nos mais de 8,8 mil escritórios de advocacia cadastrados na nossa base de dados, nas cúpulas dos ministérios, das secretarias de todos os estados e de todos os municípios brasileiros, com mais de 150 mil habitantes, nos gabinetes do Congresso Nacional, nas universidades, nas principais entidades de classe do país, nos órgãos de imprensa e em mais um tanto de lugares.

Nosso público é também quem retratamos nas páginas das nossas publicações impressas e digitais, seja no formato de e-books, seja na plataforma analise.com, nas newsletters, nos posts nas mídias sociais, nas lives quinzenais transmitidas e armazenadas no canal da TVAnálise, no YouTube. Nesses 18 anos, publicamos dezenas de milhares de fotos, identificamos milhares de profissionais em várias áreas relevantes para o ambiente de negócios do Brasil, sobretudo na advocacia empresarial e no corpo diretivo das maiores companhias.

Somos pessoas produzindo informação para pessoas que fazem a roda da economia girar. E a coleção de números produzidos pela Análise Editorial da porta para

dentro é igualmente espantosa, particularmente para uma empresa pequena, independente, que atua em uma indústria em franca transformação. Alcançamos a maioridade entendendo que nos mantemos firmes no objetivo que nos fez surgir: contribuir com informação de qualidade para a construção de um ambiente de negócios mais organizado e transparente no Brasil.

Fomos além. Evoluímos nosso propósito, percebendo nossa vocação para lidar com gente. A Análise Editorial é também um importante celeiro de formação de profissionais. Ao longo dos nossos primeiros 18 anos, temos o orgulho de ter formado uma equipe com cerca de 50 colaboradores. Entre eles, há os que personificam a marca, como a gerente de Pesquisa, Ligia Donatelli, a coordenadora de Pesquisa e Banco de Dados, Juliane Almeida, o diretor Comercial, Alexandre Raciskas, as gerentes de negócios Alessandra Soares e Marcia Pires, o coordenador de TI, Cristiano Carlos, o coordenador de arte e designer, Régis Schwert, e os assessores administrativo e financeiro, Giseli Monteiro e Fabio Lopes. Todos, entre dez e 17 anos de editora.

Há duas dúzias de estagiários. Uma parte, recém-chegada para fortalecer o time comercial, e outra engajada, desde o início do ano, na produção desta 16ª edição do ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS. Há o pessoal que já assume a liderança de projetos. E há mais de 300 profissionais treinados nos nossos bancos, pelos nossos líderes, trilhando suas carreiras no mercado. Neste caso, duas palavras resumem nosso momento: orgulho e gratidão!

Gratidão também aos parceiros comerciais e patrocinadores, sem os quais nada disso seria possível. A todos apresentados nesta edição nosso mais profundo agradecimento. E os nossos parabéns aos 122 executivos Mais Admirados pelos próprios pares.

Um abraço e que a edição lhe seja proveitosa,

4 www.analise.com EXECUTIVOS

ÍNDICE

4 EDITORIAL

6 METODOLOGIA

56 APRESENTAÇÃO

67 RANKING

71 PERFIL: QUEM SÃO OS EXECUTIVOS

303 SEÇÃO DIRETÓRIO

353 ÍNDICE REMISSIVO POR NOME DAS EMPRESAS

366 ÍNDICE REMISSIVO POR NOME DO PROFISSIONAL

CONHEÇA NOSSA PLATAFORMA DIGITAL

SIGA-NOS! visite

PATROCINADORES DA EDIÇÃO

10 Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica

12 Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados (BFBM)

14 Benício Advogados Associados

16 Bruno Calfat Advogados

18 Costa Pereira e Di Pietro Advogados

20 Dannemann Siemsen

22 David Rechulski, Advogados

24 Dias de Souza Advogados Associados

26 Eduardo Ferrão Advogados Associados

28 Ernesto Borges Advogados

30 Innocenti Advogados

32 Iokoi Advogados

34 Milaré Advogados

36 Müller & Moreira Advocacia

38 Nelson Wilians Advogados (NWADV)

40 Oliveira e Olivi Advogados Associados

42 Queiroz Cavalcanti Advocacia

44 RMS Advogados - Rocha, Marinho E Sales

46 Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados

48 Sergio Bermudes Advogados

50 SiqueiraCastro Advogados

52 Urbano Vitalino Advogados

analise-editorial

analiseeditorial analise.editorial analiseeditorial

54 Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados

Conselho editorial Eduardo Oinegue, Silvana Quaglio e Alexandre Secco Diretora-presidente Silvana Quaglio Diretor Comercial Alexandre Raciskas Rua Major Quedinho, 111 – 16º andar • CEP: 01050-904, São Paulo-SP • Tel. (55 11) 3201-2300 • Fax (55) 3201-2310 • www.analise.com

ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS

Publisher: Silvana Quaglio

Gerente de pesquisa e banco de dados: Ligia Donatelli Coordenadora de pesquisa e banco de dados: Juliane Almeida Coordenadora de pesquisa: Mayara

Reinaldo Coordenador de arte e design: Régis Schwert Design: Pedro Soares Imagens: Carolina Milani e Vitória Cavallaro Assistentes de conteúdo: Elizama Modesto, Gean Carmo, Marcela Abreu, Mayara Bonfim, Victória Gomes e Vitória Cavallaro Pesquisa de dados: Bruna Abjon, Camille Campos, Carolina Galimberti, Carolina Milani, Christian Policeno, Eshlyn Cañete, Gean Carmo, Gustavo Maranhão, João Pedro Andrade, Kauê Medeiros, Marcela Abreu, Maria Gabrielly, Maria Santos, Moeisha Bastos, Munyr Savellis, Pedro Soares, Sônia Xavier, Thiago Jordão, Victória Gomes e Vitória Cavallaro Revisão: Júlio Yamamoto Coordenador de TI: Cristiano Carlos Analistas de TI: Jonathan Argentão e Henrique Dergado Gerentes de negócios: Alessandra Soares e Marcia Pires Executivos: Alencar Silva, Edna Barbosa, Gabriele Ribeiro, Guilherme Lima, Guilherme Moraes, Karini Rodrigues, Larissa Mantuan e Priscila Souza Estagiários: Guilherme Queiroz, Isabella Bastos, João Cardoso, Juliana Karesicoski, Mirelly Godoy, Pedro Pires e Tila Ferreira Atendimento e apoio administrativo: Fabio Lopes e Giseli Monteiro

Plataforma digital (www.analise.com): Alexandre Secco (consultor) Coordenador de arte e designer: Régis Schwert Coordenadora de conteúdo: Aline Fraga Produção de conteúdo: Elizama Modesto, Gabriel Oliveira, João Adania e Lucas Pascoto Marketing Digital: Henrique Dergado (coordenador) e Rebeca Morais (analista) Tecnologia: Cristiano Carlos (coordenador), Jonathan Argentão e Henrique Dergado (analistas)

Impressão: Log & Print Gráfica e Logística S.A

Distribuição dirigida: SMLog Soluções em Marketing e Logística www.smlog.com.br

Tiragem: 18.000

Impresso em Maio de 2023

Tiragem da edição ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS verificada por PwC

5 www.analise.com EXECUTIVOS

COMO FOI FEITA A EDIÇÃO

O LEVANTAMENTO

A 16ª edição do ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS apresenta o perfil dos responsáveis pelos departamentos jurídicos, financeiros e de compliance das maiores companhias do Brasil. Os dados apresentados incluem formação acadêmica, histórico profissional, abrangência da atuação de seu departamento e sua influência sobre outras áreas da empresa.

O CAMPO DE PESQUISA

Os profissionais procurados pela equipe da Análise Editorial para participar do levantamento fazem parte da lista Análise: Maiores Empresas do Brasil, que contém mais de 2,4 mil companhias e instituições. O faturamento líquido é o principal critério para o corte da lista; no entanto, não é o único. No gráfico Faturamento Líquido (nesta página), o dado denominado de “Outros” mostra que 6% dos participantes têm receita inferior a R$ 495 milhões. O índice representa as entidades que a editora julga essenciais serem ouvidas, pela sua influência nas decisões de agentes econômicos e políticos, no Brasil. Instituições financeiras e bancárias representam 11% da amostra da pesquisa, incluídas de acordo com o volume do seu patrimônio líquido.

Em 2023, executivos de 2.417 companhias foram convidados a participar da pesquisa. Foram identificados profissionais de 1.447 empresas, das quais 301 são grupos empresariais, que respondem por outras 613 companhias. O anuário apresenta 2.927 profissionais – desses, 1.686 foram retratados com perfis completos e outros 1.241, com a menção de nome e cargo. A tabela A Pesquisa em Números (nesta página) traz o número de executivos na edição, segundo sua área de atuação. Esta edição contempla companhias com sede em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. Apenas Roraima não contou com respondente.

FONTES DE INFORMAÇÃO

As informações apresentadas nesta edição foram apuradas diretamente com os executivos e as companhias nas quais atuam. Os próprios profissionais ou alguém designado por eles puderam acessar o questionário on-line da Análise Editorial e inserir ou atualizar suas informações. Quando as companhias preferiram encaminhar suas respostas por telefone ou e-mail, os dados foram incluídos no sistema da Análise Editorial, após checagens entendidas como essenciais para a verificação da integridade das informações. Quando necessário, a equipe da Análise Editorial recorreu a fontes oficiais, como o site das companhias, da bolsa de valores, a B3, e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

PERÍODO DE APURAÇÃO

O levantamento dos dados sobre os executivos jurídicos, financeiros e de compliance foi realizado entre 6 de fevereiro e 28 de abril de 2023.

COMO CONSULTAR A EDIÇÃO

Os perfis dos executivos estão organizados pela ordem alfabética do nome das companhias em que atuam. Na estrutura de apresentação de cada empresa, o primeiro perfil é do executivo jurídico; o segundo, do executivo financeiro; e o terceiro, do executivo de compliance. Nas empresas em que há

dois responsáveis pelo mesmo departamento com níveis hierárquicos similares, a apresentação dos perfis será por ordem alfabética, exceto nos casos em que a hierarquia não for correspondente e o executivo retratado ocupar posição de nível Global, América Latina e/ou Brasil. Nos casos em que o executivo é o principal responsável pelo departamento jurídico, financeiro e de compliance de mais de uma empresa, seu perfil foi publicado apenas uma vez junto ao nome da companhia matriz. Essa informação está indicada após o nome de cada uma das empresas, com uma referência à página em que se encontra o perfil completo do profissional. E, no perfil do executivo identificado na companhia matriz, há uma lista de todas as empresas pelas quais o profissional também responde. Para localizar uma companhia, é possível consultar o índice de empresas, que começa na página 352. O índice de profissionais (página 364) mostra todas as páginas nas quais o nome de cada executivo é citado.

LISTA DOS MAIS ADMIRADOS

A

16ª

edição do anuário ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS

E FINANCEIROS apresenta o ranking dos executivos jurídicos, financeiros e de compliance Mais Admirados. A eleição dos Mais Admirados ocorreu durante o levantamento dos perfis dos próprios profissionais, após preencherem seus perfis – foram convidados a indicar até três nomes de colegas de profissão atuantes no Brasil, por ordem de admiração. A indicação é espontânea, sem apresentação de lista prévia. Os rankings jurídico e de compliance contaram com duas classes de eleitores: os profissionais da área de compliance e os executivos jurídicos. Ambos puderam votar nas respectivas áreas, que, além de citarem o nome de seus pares, indicaram até três executivos da área jurídica ou de compliance, de maneira recíproca. Dessa forma, os profissionais jurídicos votaram em seus colegas de profissão e nos especialistas em compliance, enquanto os executivos de compliance votaram em seus pares e nos colegas que atuam na advocacia corporativa. Os heads da área financeira votaram apenas em seus pares. Foram considerados votos válidos os profissionais que atuam exclusivamente em suas áreas, participando ativamente da organização e não na prestação de serviço de consultoria. Cada executivo Mais Admirado é convidado a responder um questionário específico, que aborda temas relacionados a seu perfil profissional e pessoal. Os 122 executivos Mais Admirados estão retratados com destaque na edição. Por atuarem em empresas que estão fora do escopo da pesquisa, os perfis de uma executiva jurídica e de dois executivos de compliance Mais Admirados estão destacados nas páginas 193, 152 e 240. De acordo com o critério olímpico, os votos recebidos em primeiro, segundo e terceiro lugares têm pesos diferentes entre si e são considerados para definir a posição de cada eleito. Os empates ocorrem entre executivos que, além de terem a mesma quantidade de pontos, foram votados na mesma ordem. Participaram da eleição 105 executivos de compliance, 241 jurídicos, 114 financeiros e 205 profissionais que respondem tanto pelo jurídico como pelo compliance. Outros 16 executivos que comandam as áreas jurídica e financeira, financeira e compliance ou estão à frente dos três departamentos, também participaram. Juntos, eles indicaram 1.123 nomes. 0

O financiamento deste projeto é resultado do apoio de 23 patrocinadores, cujos logotipos e perfis institucionais estão apresentados a partir da próxima página. O apoio e a confiança no projeto permitem que a Análise Editorial distribua gratuitamente esta edição aos presidentes e

das

METODOLOGIA A PESQUISA EM NÚMEROS Executivo à frente da área (head) R¹  NC²  TOTAL  Financeiro 428 662 1.090 Jurídico 579 196 775 Jurídico e Compliance 464 64 528 Compliance 158 293 451 Jurídico e Financeiro 21 10 31 Financeiro e Compliance 19 11 30 Jurídico, Financeiro e Compliance 17 5 22  Total 1.686 1.241 2.927
diretores
maiores companhias brasileiras.
Comércio 10% Agroindústria 10% Serviços 50% Indústria 30% FATURAMENTO LÍQUIDO (em R$) Outros 6% 495 a 595 milhões 5% Acima de 1 bilhão 64% 596 milhões a 1 bilhão 25% ESTADO DA SEDE São Paulo 56% Rio de Janeiro 9% Minas Gerais 8% Paraná 6% Rio Grande do Sul 6% Santa Catarina 3% Outros 12% 1Perfil completo  2 Nome e cargo PERFIL DAS EMPRESAS PESQUISADAS SEGMENTOS ECONÔMICOS 6 www.analise.com EXECUTIVOS

PATROCINADORES DESTA EDIÇÃO

8 EXECUTIVOS www.analise.com
9 EXECUTIVOS www.analise.com
10 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR 5
DIVULGAÇÃO 1 2 3 4 6 7 8 9 13 10 14 11 15 12 16
1 - Thereza Celina 2 - Eduardo Arruda Alvim 3 - Gianfrancesco Genoso 4 - Angélica Arruda Alvim 5 - Armando Verri Júnior 6 - Fernando Anselmo Rodrigues 7 - Fernando Crespo Queiroz Neves 8 - Everaldo Augusto Cambler 9 - Aluízio José de Almeida Cherubini 10 - Rosane Pereira 11 - Laisa Faustino 12 - Diego Vasques 13 - Patricia Boaski 14 - Paula Travain 15 - Vitor José de Mello 16 - Eduardo Aranha Alves Ferreira

Arruda Alvim & Thereza Alvim

Advocacia e Consultoria Jurídica

V FUNDAÇÃO 1960

UNIDADES NO BRASIL

S SEDE São Paulo (SP)

Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Campinas (SP) e São José do Rio Preto (SP).

CATEGORIA

Abrangente

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Administrativo, Arbitragem, Bancário e Financeiro, Cível, Comercial, Contratos Comerciais, Falência e Recuperação Judicial, Infraestrutura e Tributário.

PRINCIPAIS ESPECIALIDADES

Contencioso, Consultivo Judicial e Administrativo e Arbitragem.

SETORES ECONÔMICOS

Financeiro, Telecomunicações, Indústria, Comércio e Seguros.

MISSÃO

Fusão da academia jurídica com a prática do Direito.

DIFERENCIAL DO ESCRITÓRIO

Sólida reputação com mais de meio século de atuação profissional. Condução pessoal e direta das questões pelos sócios desde o início até a decisão final dos casos. Apresentação de soluções jurídicas técnicas, inovadoras e seguras para as causas apresentadas. Seus sócios são advogados conceituados, com ampla e diferenciada formação acadêmica e reconhecida combatividade. Seus profissionais se preocupam com a constante busca pelo conhecimento. O escritório tem grande atuação perante o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça em casos de relevo e importância. O escritório Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica e seus sócios têm atuação reconhecida em publicações jurídicas especializadas e de ampla citação pelos aplicadores do Direito.

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

O escritório e seus representantes ocupam posição de destaque nas áreas em que atuam, reconhecidos pelo anuário ANÁLISE ADVOCACIA, pela Leaders League e pela Chambers and Partners

PRINCIPAIS SÓCIOS

Thereza Celina Diniz de Arruda Alvim Graduada em Direito pela PUC-SP; doutora em Direito pela PUC-SP; professora dos cursos de pós-graduação da PUC-SP; acadêmica titular da Academia Paulista de Direito; autora de diversas obras e artigos jurídicos.

b ADVOGADOS 65

Eduardo Arruda Alvim Graduado em Direito pela PUC-SP; doutor e mestre em Direito pela PUC-SP; professor do curso de doutorado, mestrado, especialização e bacharelado da Faculdade de Direito da PUC-SP; professor do curso de mestrado e de doutorado da Fadisp; acadêmico titular da Academia Paulista de Direito; autor de diversas obras e artigos jurídicos.

Angélica Arruda Alvim Graduada em Direito pela PUC-SP; mestre em Direito pela PUC-SP; professora regente de Direito Civil na PUC-SP; acadêmica titular da Academia Paulista de Direito; autora e coordenadora de diversas obras e artigos jurídicos

Gianfrancesco Genoso Graduado em Direito pela PUC-SP; especialista em Direito Processual Civil pela PUC-SP; mestre em Direito do Estado (Direito Administrativo) pela USP; doutorado em Direito do Estado (Direito Administrativo) pela USP.

Armando Verri Júnior Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São José do Rio Preto-SP; especialista em Direito Processual Civil pela Facoltà di Giurisprudenza dela Università Degli Studi di Milano, Itália, sob a orientação do prof. Enrico Tullio Liebman.

Fernando Anselmo Rodrigues Graduado em Direito pela FMU; mestre em Direito pela PUC-SP.

Fernando Crespo Queiroz Neves Graduado em Direito pela PUC-SP; mestre e doutor em Direito pela PUC-SP; acadêmico titular da Academia Paulista de Direito; membro efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo; autor de obras jurídicas individuais e coletivas.

Everaldo Augusto Cambler Graduado em Direito pela PUC-SP; mestre e doutor em Direito pela PUC-SP; professor do curso de doutorado, mestrado, especialização e bacharelado da Faculdade de Direito da PUC-SP; autor de obras jurídicas individuais e coletivas. Aluízio José de Almeida Cherubini Graduado em Direito pela PUC-SP; especialização em Direito Societário pela FGV-SP; mestre em Direito pela PUC-SP.

Eduardo Aranha Alves Ferreira Doutor em Direito (núcleo de pesquisa em direito processual civil) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestre em Direito (núcleo de pesquisa em direito processual civil) pela PUC-SP; bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

SÓCIOS

Alberico Eugênio da Silva Gazzineo • André Ribeiro Dantas • Diego Vasques dos Santos • Guilherme Pimenta da Veiga Neves • Laísa Dário Faustino de Moura • Otávio Kern Ruaro • Patrícia de Oliveira Boaski • Paula Cristina Travain • Rosane Pereira dos Santos • Vitor José de Mello Monteiro

11 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Rua Atlântica, 516 – Jd. América – São Paulo (SP) – CEP: 01440-902 – Tels.: (11) 3085-2099 e 2106-0009 – www.arrudaalvim.com.br
12 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Rafael Barroso Fontelles, Felipe de Melo Fonte, Eduardo Mendonça, Karin Khalili Dannemann (em pé, a partir da esquerda), Renata Saraiva, Felipe Monnerat e Thiago Magalhães (sentados) André Zanatta Fernandes de Castro Eduardo Nunez Ana Paula de Barcellos Carmen Tiburcio Konstantinos Jean Andreopoulos
DIVULGAÇÃO
Márcio Monteiro Reis Irapuã Santana

Barroso Fontelles, Barcellos,

Mendonça Advogados (BFBM)

V FUNDAÇÃO 1990

UNIDADES NO BRASIL

Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

CATEGORIA

Abrangente

PRINCIPAIS ESPECIALIDADES

S SEDE Brasília (DF)

Foco em contencioso corporativo com especial destaque para atuação junto aos tribunais superiores, nas áreas de Direito Administrativo & Regulatório, Arbitragem, Concorrencial, Constitucional, Digital, Proteção de Dados (LGPD), Recuperação & Falência, Trabalhista Empresarial e Tributário. Além de atuação consultiva e produção de pareceres.

DIFERENCIAL DO ESCRITÓRIO

Com uma equipe de 180 advogados, a banca se destaca pela excelência de seus profissionais, pela dedicação aos clientes e criatividade de teses jurídicas para alcançar os melhores resultados. Tradicionalmente voltado para o Direito Constitucional, Administrativo, Bancário e Tecnologia, notabiliza-se também por sua atuação no Direito Digital, LGPD, Telecomunicações e Óleo e Gás.

PRINCIPAIS SÓCIOS

b ADVOGADOS 170

Eduardo Mendonça Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestrado e doutorado em Direito Público (Uerj).

Rafael Barroso Fontelles Direito, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduação em Direito do Consumidor (PUC-Rio), MBA Executivo na Fundação Dom Cabral (2022).

Thiago Magalhães Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestrado e doutorado em Direito Público (Uerj).

Felipe de Melo Fonte Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestrado e doutorado em Direito Público (Uerj).

Felipe Monnerat Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Karin Khalili Dannemann Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pós-graduação em Direito Civil-Constitucional (Uerj).

Renata Saraiva Direito, Associação de Ensino Unificado do DF (AEUDF), pós-graduação em Direito Constitucional-Administrativo (UniCeub).

Konstantinos Jean Andreopoulos Direito, Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, pós-graduação em Direito Processual Civil (PUC-SP).

Márcio Monteiro Reis Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestrado em Direito Público (Uerj).

Eduardo Nunez Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

André Zanatta Fernandes de Castro Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), LL. M. pela University of Chicago Law School.

Irapuã Santana Direito, mestre e doutor em Direito Processual, todos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

CONSULTORAS

Ana Paula de Barcellos Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestrado e doutorado em Direito Público (Uerj), pós-doutorado Takemi Program in International Health, Universidade Harvard.

Carmen Tiburcio Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestrado e doutorado em Direito, University of Virginia.

13 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
SHIS QL 12 – conj. 05 – casa 03 – Lago Sul – Brasília (DF) – CEP: 71630-255 – Tel.: (61) 3409-1000 – www.bfbm.com.br
24 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Thúlio José Michilini Muniz de Carvalho, Alexsandro Miranda Borges, Cesar Augusto Seijas de Andrade, Douglas Guidini Odorizzi, Luiz Carlos Fróes Del Fiorentino, Mário Luiz Oliveira da Costa, Fabrício José Polli Griebeler, Hamilton Dias de Souza, Luiz Felipe Vieira Rangel, Luis Henrique da Costa Pires, Hugo Funaro, Gustavo de Jesus Pereira e Henrique Paiva de Siqueira (em pé a partir da esquerda), Camila Correia de Araújo Barbosa e Ana Claudia Lorenzetti Leme de Souza Coelho (sentadas)
ROSSI
Douglas Guidini Odorizzi, Mário Luiz Oliveira da Costa, Hamilton Dias de Souza e Hugo Funaro (a partir da esquerda)
CLAUDIO

Dias de Souza

Advogados Associados

V FUNDAÇÃO 1968

CATEGORIA

Especializado

PRINCIPAIS ESPECIALIDADES

S SEDE São Paulo (SP)

Direito Público, sobretudo nas áreas Tributária, Administrativa e Constitucional. Contencioso Tributário Judicial e Administrativo, Consultoria Preventiva e Assessoria Jurídica Legislativa.

SETORES ECONÔMICOS

Aeronáutico, Automotivo, Bebidas, Comércio Exterior, Cosméticos, Eletroeletrônico, Financeiro, Imobiliário, Papel e Celulose, Sucroenergético e Telecomunicações.

MISSÃO

Prestação de serviços jurídicos de excelência, diferenciados e personalizados.

DIFERENCIAL DO ESCRITÓRIO

O Dias de Souza é um dos mais bem conceituados escritórios de advocacia do país, notadamente em sua área de expertise: o Direito Tributário. A banca é formada por profissionais qualificados e experientes, que contam com estrutura tecnológica de última geração e executam serviços de alto nível, tanto no plano contencioso quanto no consultivo. No contencioso é reconhecido pela atuação diferenciada perante os tribunais judiciais e administrativos, inclusive em leading cases e pleitos de indenização contra o poder público por prejuízos causados em razão de planos econômicos, política de preços e restrições à atividade comercial. Na parte consultiva, destaca-se pela análise de questões relacionadas ao Direito público, com orientações, opiniões legais e pareceres também quanto a práticas preventivas, definição de estratégias que dizem respeito a processos em curso e a planejamentos tributários, com avaliação séria e minuciosa de riscos, que diferencia os resultados obtidos por sua solidez e inovação. O escritório presta, ainda, assessoria jurídica objetivando o aperfeiçoamento da legislação sobre temas tributários e questões que afetam o mercado em geral. O Dias de Souza possui sede em São Paulo e mantém parceria, em Brasília, com a Advocacia Dias de Souza (além de correspondentes em todo o território nacional), o que proporciona comunicação célere com os principais órgãos julgadores e tribunais superiores. Além disso, faz alianças estratégicas com diversos escritórios de advocacia, inclusive no exterior. Os resultados atingidos, decorrentes de intensa dedicação e comprometimento com as causas dos clientes, justificam sua reputação e seu reconhecimento, nacional e internacional.

b ADVOGADOS 16

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

Chambers Global, Chambers Brazil, International Tax Review, Practical Law Company - PLC Which Lawyer Yearbook, Who’s Who Legal, World’s Leading Tax Advisers, Best Lawyers / Brazil, ANÁLISE ADVOCACIA, MasterCana, Lacca (The Latin American Corporate Counsel Association) e Tax Expert Guides – Expert Listings Latin America and the Caribbean.

PRINCIPAIS SÓCIOS

Hamilton Dias de Souza

Mário Luiz Oliveira da Costa

Hugo Funaro

Douglas Odorizzi

SÓCIOS E ASSOCIADOS

Luis Henrique da Costa Pires

Luiz Carlos Fróes Del Fiorentino

Ana Claudia Lorenzetti Leme de Souza Coelho

Cesar Augusto Seijas de Andrade

Thúlio José Michilini Muniz de Carvalho

Camila Correia de Araújo Barbosa

Fabrício José Polli Griebeler

Luis Felipe Vieira Rangel

Gustavo de Jesus Pereira

Alexsandro Miranda Borges

Henrique Paiva de Siqueira

25 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Av. Brasil, 1575 – Jardim América – São Paulo (SP) – CEP: 01431-001 – Tel.: (11) 3069-4277 – www.dsa.com.br
28 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Renato Chagas Corrêa da Silva, Bernardo Rodrigues de Oliveira Castro, Cristiana Vasconcelos Borges Martins e Ernesto Borges Neto EVERSON TAVARES

Ernesto Borges

Advogados

V FUNDAÇÃO 1951

UNIDADES NO BRASIL

S SEDE Campo Grande (MS)

Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Goiânia (GO), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Porto Velho (RO) e Manaus (AM).

CATEGORIA

Abrangente

PRINCIPAIS ESPECIALIDADES

Administrativo, Agronegócio, Ambiental, Contencioso Judicial e Arbitral, Bancário, Consumidor, Imobiliário, Infraestrutura, LGPD, Planejamento Sucessório e Societário, Recuperação de Crédito, Reestruturação de Empresas, Saúde, Securitário, Telecomunicações, Energia, Trabalho e Tributário.

MISSÃO

Atender nossos clientes entregando serviços jurídicos com alto padrão de excelência, superando as expectativas e estabelecendo relações humanas que transcendam aquelas típicas do universo corporativo.

DIFERENCIAL DO ESCRITÓRIO

Nossa visão global de mercado e propósitos sólidos nos permitiram estabelecer reconhecida atuação nas mais abrangentes áreas e especialidades do Direito, atendendo às necessidades e questões jurídicas de nossos clientes, em todos os setores econômicos, ao longo de mais de sete décadas.

Enquanto parceiros estratégicos, compreendemos o Direito como forma de solução de negócio, entregando experiência jurídica de alto padrão de excelência ao reconhecer que, além da técnica, processos traduzem-se em pessoas, de forma que a satisfação de nossos clientes é elemento essencial de nosso sucesso.

Unimos tradição, cultura e respeito à diversidade aos conceitos de um escritório leve e inovador que possui atuação nacional.

Compreendemos que, para a perenidade do escritório, é importante a constante formação de equipes multidisciplinares e capacitação em gestão como método de desenvolvimento pessoal, por isso promovemos o contínuo aprimoramento de nossas equipes, conduta que contribuiu para o alcance da confiança de nossos integrantes e respeito do mercado.

Há mais de uma década somos certificados na norma ABNT ISO 9001 que garante confiabilidade e transparência na condução e estruturação de nossos processos internos. Além disso, criamos modelo de Governança baseado em projeto desenvolvido pela consultoria especializada KPMG, que evidencia nosso comprometimento com a observância de valores de qualidade, profissionalismo, respeito, honestidade, seriedade e integridade.

Por isso também instauramos Programa de Compliance, promovendo ativamente o desenvolvimento e a atualização de nossas políticas internas, elaboração de Código de Ética e Conduta e fortalecimento de Canal de Denúncias independente, com o fim de mitigar os efeitos da materialização de riscos estratégicos e operacionais mapeados, bem como assegurar o cumprimento de obrigações legais, regulamentares e normativas que nos são atribuídas.

b ADVOGADOS 435

Por pensarmos o Direito com base no contexto da sociedade digital e conectada, realizamos constantes investimentos em tecnologia, com aquisição de novos softwares jurídicos, uso de inteligência artificial, cloud computing e e-learning, sempre atentos às regras de privacidade e proteção de dados, postura que denota nossa cultura digital, e cultivamos solos férteis para inovação, nos quais nossas equipes são estimuladas a pensar de forma diferente, testar novas aplicações, simplificar processos e multiplicar conexões.

Dessa forma, conseguimos acompanhar de perto as demandas de nossos clientes, propondo soluções personalizadas e eficientes caso a caso, gerando valor, características que nos posicionam dentro do rol seleto de bancas premiadas e reconhecidas no país.

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

Dos mais bem posicionados escritórios de advocacia do país, o Ernesto Borges Advogados vê reafirmada sua liderança por meio de reconhecimento de organizações de alta relevância nos meios jurídicos e acadêmicos nacionais e internacionais. Além de ser apontado nos rigorosos rankings da Latin Lawyer 250, International Tax Review (Word Tax), The Legal 500, Leaders League e está entre os mais admirados do Brasil, segundo o conceituado ANÁLISE ADVOCACIA e ainda o ANÁLISE ADVOCACIA MULHER. A banca está presente ainda no ranking ANÁLISE REGIONAL CENTRO-OESTE E DISTRITO FEDERAL e do ANÁLISE ADVOCACIA DIVERSIDADE E INCLUSÃO.

PRINCIPAIS SÓCIOS

Ernesto Borges Neto

Renato Chagas Corrêa da Silva

Cristiana Vasconcelos Borges Martins

Bernardo Rodrigues de Oliveira Castro

Ana Carolina Cunha de Figueiredo e Jurgielewicz

Antônio Cardoso Fantinato

Aotory da Silva Souza

Breno Ayres de Abreu Abrão

Camila Henrique Leite

Camilla Dias Gomes Lopes dos Santos

Dalvelyn Menezes Kalachi

Daniel Feitosa Naruto

Douglas Siqueira Artigas

Edyen Valente Calepis

Eva Beatriz Blasco Xavier

Evandro Cesar Alexandre dos Santos

Flávia Santanna Benites

Gaya Lehn Schneider Paulino

Luma Mayara de Azevedo Gevigier Emmerich

Maurício Aude

Mauro Somacal

Priscila Ziada Camargo Fernandes

Renata de Cássia Moraes Nicodemos

Renata Gonçalves Tognini Favalli

Walberto Laurindo de Oliveira Filho

Yana Cavalcante de Souza

Yuri Arraes Fonseca da Sá

29 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Rua XV de Novembro, 2029 – Jd. Aclimação – Campo Grande (MS) – CEP: 79020-300 – Tel.: (67) 3389-0123 – www.ernestoborges.com.br

Alessa Sanny Lima Pereira, José Raul Gavião de Almeida e Pedro Ivo Gricoli Iokoi (à frente, a partir da esquerda), Caio Nogueira Domingues da Fonseca, Adriano Scalzaretto, Bruno Magosso de Paiva, Luiz Roberto Salles Souza, Bruno Lambert Mendes Almeida, Maria Luiza Maluf Novaes e Gustavo Jonasson de Conti Medeiros (atrás)

Ricardo Batista Capelli, Isabela Cordeiro de Oliveira, Geovana Paes Pereira, José Raul Gavião de Almeida, Gustavo Jonasson de Conti Medeiros, Pedro Ivo Gricoli Iokoi, Adriano Scalzaretto, Bruno Magosso de Paiva, Caio Nogueira Domingues da Fonseca, Luiz Roberto Salles Souza, Bruno Lambert Mendes Almeida, Maria Eduarda Euleotério Ulprist, Lucas Cerizze Marcondes Akamine, André Ditolvo Sylos, Maria Luiza Boy de Castilho, Lorena Baffa Gomes, Giovana Della Rosa Brandamento, Alessa Sanny Lima Pereira, Izabela Martinez de Barros Ameleto, Camila KA Yun Cho, Julia Luise Alvarenga e Silva, Stephanie Endres Sato, Melissa de Lima Yue, Jhonatan Fernando Ferreira, Lívia Guerzoni Paschoalato, Izabela Maria Thomaz Storel, Diogo Rego Moliterno, Davi Benatti Conte Lopes Lima, Gustavo Castilho Marques, Bruno Donadio Araújo, Vinicius Parentes Garuba, Giovanna Fernandes de Castro, Beatriz Corrêa dos Santos, Aline Abreu Marques de Oliveira, Renata Gaviolli, Maria Luiza Maluf Novaes, Carolina Guarino Valezi, Bianca Rabelo de Araujo, Alicia Alves Migliore, Jacqueline Clemente dos Santos, Guilherme Lincoln Assolant Naufal, Lucas Gabriel Lima de Souza, Pedro Paggi Simões, Matheus Barbosa Melo, Débora da Silva Fernandes, Felipe Ribeiro, Cássia Tavelli Teixeira, Ana Ligia Belisário Mutti Ferreira, Juliana Matheus Moreira, Evandro dos Santos Freires e Laís Guizelini Gibertoni

32 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
CLAUDIO ROSSI CLAUDIO ROSSI

Iokoi Advogados

V FUNDAÇÃO 2006

UNIDADES NO BRASIL

S SEDE São Paulo (SP)

São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Natal (RN), Aracaju (SE), Manaus (AM), Belém (PA), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Palmas (TO)

CATEGORIA

Especializado

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Penal Empresarial, Penal e Trabalhista.

PRINCIPAIS ESPECIALIDADES

Penal (fraudes corporativas, ambiental, tributário, financeiro, consumidor, concorrencial, administração pública e crimes digitais) e Trabalhista.

SETORES ECONÔMICOS

Energia, Financeiro, Alimentos e Bebidas, Telecomunicações, Aeronáutico, Portuário, Meios de Pagamento, Turismo, Educacional, Transporte e Logística, Óleo e Gás, e-Commerce, Agronegócio, Construção Civil, Autopeças/blindagens, Fármaco e Saúde.

MISSÃO

Trazer benefício financeiro ao cliente com alta taxa de assertividade, sem perder a agilidade nem a disponibilidade.

DIFERENCIAL DO ESCRITÓRIO

Maior headcount penal do Brasil, o Iokoi Advogados utiliza as melhores práticas de mercado, como criatividade, rigor técnico, comunicação rápida, disponibilidade e bom atendimento, para resolver não só o caso, mas todas as necessidades dos departamentos jurídicos de seus clientes. Para isso, conta com um time completo de advogadas, advogados e consultores renomados que prestam atendimento personalizado, majoritariamente para empresas de médio e grande porte. A qualidade do atendimento, a equipe altamente qualificada, a preocupação de entender e entregar soluções para as necessidades dos departamentos jurídicos e a padronização dos métodos de trabalho são alguns diferenciais do escritório, que busca aliar conhecimento técnico e do negócio do cliente, para alcançar as melhores estratégias de defesa para seus constituintes. Rigidez técnica, agilidade e disponibilidade são características que trouxeram ao Iokoi Advogados reconhecimentos nacionais e internacionais como o ANÁLISE ADVOCACIA, em 2008, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, a classificação como Tier 1 na categoria White-Collar Crime pelo ranking internacional Legal 500 - 2020, 2021 e 2022, o título de Top Lawyers 2013/2014, 2015/2016, 2017/2018, 2019/2020 e 2021/2022, bem como o Client Choice Awards 2020, 2021 e 2022 na categoria Business Crime Defence - Brazil. Como diferencial de mercado, a banca mantém ainda o acompanhamento pessoal dos processos em todo o território nacional e disponibiliza a seus clientes um canal de atendimento 24x7, com uma rede de mais de 250 advogados credenciados no plantão, prontos a atender demandas em todo o território nacional com rapidez e eficiência.

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

Chambers Brazil 2022

b ADVOGADOS 33

Client Choice 2022: Litigation e Business Crime Defence - Brazil

Leaders League 2023: White Collar Crime

Legal 500 – White-Collar Crime – Tier 1

ANÁLISE ADVOCACIA 2022

PRINCIPAIS SÓCIOS

Pedro Ivo Gricoli Iokoi

Adriano Scalzaretto

Bruno Magosso de Paiva

Bruno Lambert de Almeida

Caio Nogueira Domingues da Fonseca

Gustavo Jonasson de Conti Medeiros

José Raul Gavião de Almeida

Luiz Roberto Salles Souza

SÓCIOS

Alessa Sanny Lima Pereira

Aline Abreu Marques de Oliveira

Ana Ligia Belisário Mutti Ferreira

Andre Ditolvo Sylos

Bruno Donadio Araújo

Caio Cesar Tomioto Mendes

Camila Ka Yun Cho

Carolina Guarino Valezi

Cassia Tavelli Teixeira

Débora da Silva Fernandes

Diogo Rego Moliterno

Evandro dos Santos Freires

Felipe Ribeiro

Fernando Figliagi Sellmann Nazareth

Izabela Maria Thomaz Storel

Izabela Martinez de Barros Ameleto

Jhonatan Fernando Ferreira

Julia Luise Alvarenga e Silva

Juliana Matheus Moreira

Laís Guizelini Gibertoni

Maria Luiza Boy de Castilho

Maria Luiza Maluf Novaes

Matheus Barbosa Melo

Renata Gaviolli

Ricardo Batista Capelli

33 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Av. Professor Alfonso Bovero, 600 – Perdizes – São Paulo (SP) – CEP: 05019-010 – Tel.: (11) 3672-9383 – www.iokoi.com.br
38 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Nelson Wilians
DIVULGAÇÃO

Nelson Wilians

Advogados (NWADV)

V FUNDAÇÃO 1999

UNIDADES NO BRASIL

S SEDE São Paulo (SP)

Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

UNIDADES NO EXTERIOR

Chile, Peru, Uruguai, Panamá, Espanha, Portugal, Colômbia, Equador, México, EUA, Itália, Bolívia, El Salvador e Costa Rica.

CATEGORIA

Full Service

PRINCIPAIS ESPECIALIDADES

Administrativo, Agronegócio, Compliance, Contencioso Cível, Contencioso Estratégico, Educacional, Empresarial, Família, Sucessão e Planejamento Patrimonial, Arbitragem, LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, Penal, Recuperação de Crédito, Recuperação Judicial e Extrajudicial e Falências, Relações Governamentais, Saúde, Societário, Terceiro Setor, Trabalhista e Tributário.

DIFERENCIAL DO ESCRITÓRIO

Nascemos de um grande e ambicioso sonho: ser o maior escritório de advocacia empresarial do país. Com profissionalismo, comprometimento e empatia, há duas décadas, o Nelson Wilians Advogados está hoje em todas as capitais brasileiras, além de contar com representação em diversos países.

Contudo, há algo mais que nos torna diferenciados: a forma humanizada de atender empresas e seus representantes – pessoas com muitas responsabilidades e grandes questões a resolver. Foi com essa maneira de trabalhar que erguemos o NWADV. A confiança de nossos clientes sempre nos impulsionou e continua a nos impulsionar. Com eles, buscamos sempre um atendimento eficaz, justo e objetivo na solução de problemas em todas as áreas do Direito.

Investimos nos mais modernos recursos tecnológicos e na capacitação de nossos profissionais. Nosso objetivo, que nos enche de orgulho, é oferecer um serviço altamente qualificado para que nossos clientes se sintam amplamente atendidos e nossos profissionais, realizados.

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

ANÁLISE ADVOCACIA 2022

The Legal 500 2022 – Leading Firm – Manaus Leaders League 2023 – Highly Recommended firm

ITR World Tax 2023

Latin Lawyer 250

IFLR 1000 – Project Development

ANÁLISE ADVOCACIA REGIONAL 2022

ANÁLISE ADVOCACIA MULHER 2022

b ADVOGADOS 1100

SÓCIOS

Nelson Wilians Fratoni Rodrigues

Acácia da Costa do Amor Cardoso

André Menescal Guedes

Angello Ribeiro Angelo

Anne Carolline Wilians

Ariane Cristina da Costa Rodrigues Vanço

Arthur Pimentel Diogo

Bruna Rodrigues de Oliveira

Camila Fernandes Oliveira

Carolina Bassetti de Oliveira

Carolina de Araújo Mendes

Cezer de Melo Pinho

Claudine Basilio Klenke

Diego Rolo Sarrazin

Elisângela da Ré

Fabiana Silva dos Santos

Fábio André Máschio

Fábio da Costa Vilar

Fernando Ferreira da Silva Parro

Gabriel Vaz Conde Silva

Giovanna Paliarin Castellucci

Karem Lúcia Corrêa

Lana Carli da Silva Lima

Luciana Helena Costa Gomes

Marcel Ribeiro Tarquinio Daltro

Marcos Roberto de Moraes Manoel

Matheus Palmeira Figueiredo

Milena Moratti Aguilar

Miriam Shikanai Massunari

Nelson Sérgio da Silva Maciel

Rafael Gustavo de Macedo Licínio

Renata Cristina Silva Mourão

Renê Andrade Tigrinho

Rodrigo da Costa Marques

Rogério Hideaki Nomura

Romulo Romano Salles

Santiago André Schunck

Sergio Rodrigo Russo Vieira

Tainah Nascimento Mello

Thais Lentz da Silva

Victor de Cássia Magalhães

Victor Hugo Moreira

Wilmara Lourenço Santos

39 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Av. das Nações Unidas, 12901 – Torre Oeste – 17º andar – Brooklin – São Paulo (SP) – CEP: 04578-910 – Tel.: (11) 3330-2299 – www.nwadv.com.br
46 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
FOTOS: DIVULGAÇÃO Valter Lobato, Tiago Conde, João Flávio Derzi, Paula Derzi, Arnaldo Paiva, Fernando Moura, Mônica de Barros, Frederico Breyner, Gabriel Amarante, Patrícia Gaia, Alice Gontijo e Bruno Renaux (em pé, a partir da esq.), André Moreira, Misabel Derzi, Juliana Junqueira, Sacha Calmon e Eduardo Junqueira (sentados) Alexandre de Castro Baroni Rafael Caldeira Almeida Nacle Safar Aziz Antônio Maíra de Britto Dias Leite Guilherme Quintela César Vale Estanislau Letícia Alves Silva Pedro Henrique Neves Antunes Marina Soares Machado Yann Santos Teixeira

Sacha Calmon - Misabel Derzi

Consultores e Advogados

V FUNDAÇÃO 1994

UNIDADES NO BRASIL

S SEDE Belo Horizonte (MG)

Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belém (PA) e ampla rede de correspondentes em todo o território brasileiro.

CATEGORIA E ÁREA DE ATUAÇÃO

Especializado e Tributário

PRINCIPAIS ESPECIALIDADES

Contencioso Judicial e Administrativo, Consultoria e Pareceres sobre Assuntos Tributários, Planejamento Tributário, Análise de Risco e Definição de Estratégias, atuação pessoal e direta dos sócios nos tribunais superiores, no acompanhamento de leading cases e causas de alta complexidade.

SETORES ECONÔMICOS

Todos, sem distinção, mas com destaque para Telecomunicações, Siderurgia, Mineração, Petróleo e Petroquímica, Energia, Mercado Financeiro, Atacadista, Alimentação, Indústrias, Construção Civil, Locação, Previdência Privada, Transportes e Agronegócio.

DIFERENCIAL DO ESCRITÓRIO

Com atuação exclusiva em Direito Tributário nacional e internacional, o Sacha Calmon Advogados é considerado referência em advocacia, com elevada reputação. Sua banca reúne profissionais altamente qualificados, com formação e atuação nas instituições de ensino mais conceituadas do país. Oferece ampla cobertura nacional, atendimento personalizado aos clientes mais exigentes, além de intensa produção acadêmica.

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

Lacca Approved, Chambers Global, Chambers Latin America, The Legal 500 Latin America, Who’s Who Legal, Best Lawyers, Leaders League, Prêmio Top Excelência Empresarial.

SÓCIOS

Sacha Calmon Navarro Coêlho Prof. titular aposentado da UFRJ e da UFMG. Doutor em Dir. Tributário (UFMG). Ex-juiz federal (1º lugar em concurso). Ex-procurador-geral da Fazenda do Estado de MG.

Misabel Abreu Machado Derzi Professora titular de Dir. Tributário da UFMG. Ex-procuradora geral do estado de MG e do município de Belo Horizonte. Conselheira federal da OAB.

Valter de Souza Lobato Mestre e doutor em Dir. Tributário (UFMG). Prof. da UFMG. Membro da Comissão de Juristas do Senado Federal para reforma dos processos Administrativo e Tributário nacionais.

André Mendes Moreira Prof. associado de Dir. Tributário da UFMG. Livre-docente, pós-doutorado e doutor em Dir. Tributário (USP).

Juliana Junqueira Coelho Sócia-administradora das unidades de MG e DF. Especialista em Dir. Empresarial (FGV). Ex-coordenadora do Departamento de ITCMD de MG.

Paula de Abreu Machado Derzi Botelho Pós-graduação em Dir. da Economia e da Empresa (FGV). Mestrado em Dir. Constitucional (UFMG).

Eduardo Junqueira Coelho Ciências Econômicas (UFMG); mestre em Economia Rural (UFV); ex-auditor fiscal da RFBe de BH/MG.

b ADVOGADOS 88

João Flávio Machado Derzi Graduação em Dir. e em Ciências Contábeis (Fac. Milton Campos). Especialização em Dir. Tributário (PUC-MG).

Tiago Conde Teixeira Doutor em Dir. Tributário (UnB). Mestre em Dir. Público (Coimbra). Presidente da Comissão de Advocacia nos Tribunais Superiores da OAB/DF.

Gabriel P. Amarante de Mendonça Sócio-administrador da unidade do RJ; Mestre em Dir. Tributário (UFMG).

Guilherme Camargos Quintela Mestre e doutor em Dir. Tributário (UFMG).

Fernando D. de Moura Fonseca Mestre (NYU e USP) e doutor (USP) em Dir. Tributário. Residência pós-doutoral (UFMG). Prof. (Fac. Milton Campos).

Alexandre de Castro Baroni Sócio-administrador da unidade de SP; Direito (UFMG); mestre (FGV/SP).

Nacle S. Aziz Antônio Sócio-administrador da unidade do PA; mestre e prof. (PUC Minas).

Alice Gontijo Santos Teixeira Mestre (UFMG) e doutoranda (USP) em Dir. Tributário.

Arnaldo Soares Miranda de Paiva Especialista em Dir. Tributário (CAD) e em Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral).

Bruno Mendes de Moraes Renaux LL.M em Dir. Corporativo (Ibmec); Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral).

Frederico Menezes Breyner Mestre e doutor em Dir. Tributário (UFMG). Prof. Dir. Tributário (Fac. Milton Campos). Residência pós-doutoral (UFMG).

Mônica de Barros Mestre em Dir. Empresarial (Fac. Milton Campos).

Patrícia Dantas Gaia Mestre em Dir. Empresarial (Fac. Milton Campos).

Maíra de Britto Dias Leite Direito (UFMG); Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral).

Rafael Caldeira Almeida Graduação e especialização em Dir. Tributário (Fac. Milton Campos)

Letícia Alves Silva Direito (UFMG); Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral).

Marina Soares Machado Direito (UFMG); Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral).

César Vale Estanislau Mestre e doutorando em Dir. Tributário (UFMG)

Pedro Henrique Neves Antunes Graduação (UFMG) e especialização em Dir. Tributário (Fac. Milton Campos)

Yann Santos Teixeira Direito (UnB); LLM em Teoria do Direito (NYU)

CONSULTORES

Sandra Nunes • Aluízio Raush

47 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Al. Oscar Niemeyer, 119 – 12º e 13º andares – Vila da Serra – Nova Lima (MG) – CEP: 34006-056 – Tel.: (31) 3289-0900 – www.sachacalmon.com.br

1 - Urbano Vitalino Neto 2 - Ricardo Thomazinho 3 - Alexandre Gois 4 - Ana Carolina Famá 5 - André Granja 6 - Antônio Dourado Neto 7 - Antônio Palma 8 - Bruno Costa 9 - Bruno Régis 10 - Bruno Souza 11 - Carla Ferreira 12 - Carolina Pacini 13 - Cristiane Costa 14 - Daniel Farias 15 - Daniella Barrêtto 16 - Delmar Siqueira 17 - Elisa Ideli Silva 18 - Fábio Cury 19 - Germano Alves 20 - Hermes de Assis 21 - Hugo Neves 22 - Itana Moreira 23 - Ivô Amaral Junior 24 - Izaías Bezerra 25 - Lorena Tavares 26 - Luís Maranhão 27 - Luís Ribeiro 28 - Luiz Felicio Jorge 29 - Luiz Mário Guerra 30 - Marcello Junqueira 31 - Mônica Rocha 32 - Nathalia Fernandes 33 - Renato Armoni 34 - Renê Koerner 35 - Roberta Maroja 36 - Sergio Bellangero 37 - Silvia Monteiro 38 - Vinícius Oliveira

52 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR DIVULGAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38

Urbano Vitalino

Advogados

V FUNDAÇÃO 1937

UNIDADES NO BRASIL

S SEDE São Paulo (SP)

Aracaju (SE), Belém (PA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), São Luís (MA).

CATEGORIA

Full Service

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Administrativo, Ambiental, Cível, Consumidor, Contencioso Estratégico, Contratual, Imobiliário, Infraestrutura e Energia, Direito Bancário, Direito Digital, Direito Público, Penal Empresarial, Propriedade Intelectual, Societário, Trabalhista e Tributário.

PRINCIPAIS ESPECIALIDADES

Ambiental, Compliance, Ética Corporativa, Investigações Internas e Gerenciamento de Crises, Contencioso, Arbitragem e Mediação, Contencioso Bancário, Direito Digital, Inovação, LGPD e Propriedade Intelectual, Infraestrutura e Energia, Licitações e Contratos Públicos, M&A, Private Equity e Venture Capital, Negócios Imobiliários, Penal Empresarial, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Proteção de Dados e Privacidade, Regulatório e Concorrencial, Societário e Contratos Comerciais, Trabalhista, Sindical e Remuneração de Executivos e Tributário.

SETORES ECONÔMICOS

Açúcar e Álcool, Agronegócio, Águas e Saneamento, Automotivo, Bancário e Bancos Digitais, Construção Civil e Incorporação Imobiliária, Educação, Energia, Imigração e abertura de empresas no exterior, Indústria Farmacêutica e Química, Infraestrutura, Inovação e Tecnologia, Logística, Mercado Financeiro, Mobilidade Urbana, Óleo e Gás, Papel e Celulose, Planos de Saúde, Recuperação de Crédito, Saúde, Seguros, Serviços, Startups, Telecomunicações, Terceiro Setor, Transportes, Turismo e Varejo.

DIFERENCIAL DO ESCRITÓRIO

Caminhando na direção de tornar-se uma banca centenária, o Urbano Vitalino Advogados une a tradição, o conhecimento jurídico, e uma equipe estruturada e qualificada a um DNA inovador. Em 2018, o escritório foi considerado pela IBM como o criador da primeira advogada robô da América Latina, a Carol, pioneirismo este que vem sendo destaque em grandes eventos de tecnologia do mundo, como o IBM Think Las Vegas (2018), o ICAIL, evento focado em inteligência artificial (2022) e o IEEE, evento de referência em soluções baseadas em IA – reconhecida por sua capacidade de entendimento de 98% dos documentos judiciais e por sua inovação na atuação contenciosa.

Uma união entre a técnica, o conhecimento e a tecnologia que nos torna únicos no segmento jurídico e faz com que sejamos reconhecidos, por nossos mais de 1.300 colaboradores, como um dos melhores lugares para trabalhar por mais de doze anos seguidos. Além da nossa diferenciada capacidade de gerar resultados e oferecer solução única para nossos clientes, tanto na advocacia contenciosa, quanto na atuação consultiva.

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

b ADVOGADOS 800

Considerada uma das melhores empresas para trabalhar pelo Great Place to Work. Uma das maiores e mais admiradas bancas do país, de acordo com o ANÁLISE ADVOCACIA. Presente no ranking da Leaders League, integrante do catálogo inglês Chambers & Partners, reconhecido pelo Best Lawyers, Latin Lawyer e The Legal 500.

PRINCIPAIS SÓCIOS

Urbano Vitalino Neto

Ricardo Thomazinho

Alexandre Gois

Ana Carolina Famá

André Granja

Antônio Dourado Neto

Antônio Palma

Bruno Costa

Bruno Régis

Bruno Souza

Carla Ferreira

Carolina Pacini

Cristiane Costa

Daniel Farias

Daniella Barrêtto

Delmar Siqueira

Elisa Ideli Silva

Fábio Cury

Germano Alves

Hermes de Assis

Hugo Neves

Itana Moreira

Ivô Amaral Junior

Izaías Bezerra

Lorena Tavares

Luís Maranhão

Luís Ribeiro

Luiz Felicio Jorge

Luiz Mário Guerra

Marcello Junqueira

Mônica Rocha

Nathalia Fernandes

Renato Armoni

Renê Koerner

Roberta Maroja

Sergio Bellangero

Silvia Monteiro

Vinícius Oliveira

53 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Av. Chedid Jafet, 222 – 2º andar – Vila Olímpia – São Paulo (SP) – CEP: 04551-065 – Tel.: (11) 3847-7900 - www.urbanovitalino.com.br

1 -Arnoldo Wald

2 -Alexandre de Mendonça Wald

3 -Arnoldo Wald Filho

4 -Mariana Tavares Antunes

5 -Marcus Vinicius Vita Ferreira

6 -Marina Gaensly Blattner

7 -Bernardo Cavalcanti Freire

8 -Eduardo Cezar Chad

9 -Ricardo Giuliano

Figueira Torre

10 -Adriana Campos Conrado Zamponi

11 -Clarissa Marcondes Macea

12 -Patrícia Iglecias

13 -Pâmela Silveira Leite

54 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
2 3 4 8 1 6 10 7 11 12 13 5 9
DIVULGAÇÃO

Wald, Antunes, Vita e Blattner

Advogados

V FUNDAÇÃO 1954

UNIDADES NO BRASIL

São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).

CATEGORIA

Especializado

ÁREAS DE ATUAÇÃO

S SEDE São Paulo (SP)

Contencioso, Arbitragem, Mediação, Consultivo, Societário, Administrativo, Regulatório, Ambiental e Recuperação de Empresas.

PRINCIPAIS ESPECIALIDADES

Resolução de conflitos de alta complexidade e assessoria consultiva estratégica.

SETORES ECONÔMICOS

Açúcar e Álcool, Aeronáutico, Água e Saneamento, Ambiental, Bancos, Comércio, Concessões, Construção e Engenharia, Educação, Energia Elétrica, Farmacêutico, Financeiro, Imobiliário, Marítimo, Papel e Celulose, Petróleo e Gás, Química e Petroquímica, Seguros, Serviços Ambientais e Saneamento, Siderurgia e Mineração, Telecomunicações, Transporte e Logística.

MISSÃO

Prestar serviços jurídicos de excelência, buscando soluções eficientes e inovadoras.

DIFERENCIAL DO ESCRITÓRIO

O atendimento personalizado aos clientes e a atuação estratégica dos seus profissionais são a marca do Wald. Esses distintivos, aliados à capacidade dinâmica de se adaptar aos movimentos do mercado (e, muitas vezes, de prevê-los), fazem do escritório um dos baluartes da advocacia brasileira, com um vasto histórico de vitórias em casos de grande repercussão nacional.

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

Por muitos anos consecutivos, o escritório Wald e seus advogados têm sido reconhecidos em suas áreas de atuação por publicações especializadas, tais como Latin Lawyer 250, Deal of the Year, Chambers Latin America, Chambers Global, Business Worldwide Legal Awards, Leaders League, Lacca, ANÁLISE ADVOCACIA, Who's Who Legal, The Legal 500, Best Lawyers. Em 2023, foi reconhecido pelo Chambers Brazil 2023: Contentious Guide e listado entre os escritórios líderes em diversas áreas pelo Leaders League Brasil

PRINCIPAIS SÓCIOS

Arnoldo Wald Doutor e livre-docente pela Faculdade Nacional de Direito. Professor catedrático da Uerj. Doutor Honoris Causa pela Universidade de Paris II e pelo IBDP. Presidente de honra da Comissão de Arbitragem do CFOAB. Foi procurador-geral de Justiça no Rio de Janeiro, presidente da CVM e membro da CCI. Recebeu os prêmios Sobral Pinto (OAB) e Barão de Ramalho (Iasp). Laureado com Colar do Mérito do STM, do TJSP e do TJRJ. Reconhecido entre os advogados mais admirados pelas revistas Chambers Global, Chambers Latin America , ANÁLISE ADVOCACIA, Lacca Approved, Leaders League, Who’s Who Legal

Alexandre de Mendonça Wald Bacharel em Direito pela Universidade

b ADVOGADOS 42

Candido Mendes. LL.M pela Universidade da Pensilvânia. Membro fundador e presidente do Penn Law Alumni Club Brasil. Presidente da Comissão Especial sobre Sociedades de Consultores em Direito Estrangeiro da OAB. Membro da Associação de Gestão de Turnaround. Destaque em diversas publicações especializadas, como Chambers Global, Chambers Latin America, Latin Lawyer 250, The Legal 500 e ANÁLISE ADVOCACIA.

Arnoldo Wald Filho Bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes. Foi conselheiro federal da OAB e hoje preside a Comissão Especial de Mediação e Conciliação do CFOAB. Membro da Fundação Getulio Vargas e do corpo de árbitros das Câmaras de Arbitragem do Ciesp/Fiesp. Cônsul honorário de Mônaco no Brasil. Destaque em diversos rankings de publicações especializadas, como Best Lawyers e ANÁLISE ADVOCACIA.

Mariana Tavares Antunes Bacharel em Direito pela PUC-SP. Reconhecida entre os advogados mais admirados pelo anuário ANÁLISE ADVOCACIA, Lacca Approved, Lacca Thought Leaders, Latin Lawyer 250, The Legal 500 e Leaders League . Reconhecida como uma das advogadas mais admiradas do Brasil em 2023 pelo ranking ANÁLISE ADVOCACIA MULHER.

Marcus Vinicius Vita Ferreira Bacharel em Direito pela PUC-SP. Pósgraduado em Direito do Consumidor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrando em Direito Constitucional pelo Instituto de Direito Público. Reconhecido entre os advogados mais admirados por diversas publicações, como Latin Lawyer e Best Lawyers

Marina Gaensly Blattner Bacharel e mestre em Direito Público pela Uerj. LL.M pela London School of Economics and Political Science - LSE. Foi membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB. Destaque em publicações especializadas como Best Lawyers.

SÓCIOS

Adriana Campos Conrado Zamponi • Bernardo Cavalcanti Freire • Clarissa Maceá • Eduardo Cezar Chad • Pâmela Silveira Leite • Patrícia Iglecias • Riccardo Giuliano Figueira Torre

ASSOCIADOS

Andrea Café Barinotti • Antonio Alberto Rondina Cury • Antonio Carani Nunes de Paula • Arnoldo de Paula Wald • Bernardo Vieira Klüppel Carrara • Brunna Gabrielle Maroni Rezende • Bruno Pina Metzner • Caroline Marques

Leal Jorge Santos • Claudio Chaves • Cléo Cristina da Silveira • Emmanuel

Santiago Monteiro Intra • Ernandes Sampaio Ramos • Felipe Fernandes dos Santos • Fernando Melo de Oliveira • Flávia Fernandes Guimarães • Gabriela de Barros Sales • Giulia Blanco Belmonte • Igor Garbois Fernandes

Ribeiro • Julia de Baére Cavalcanti d'Albuquerque • Leonardo Pereira Santos

Costa • Lorena Soares dos Santos • Lucas Henrique Almeida Silva • Maiara

Fernandes • Mariana Negri Logiodice Real Amadeo • Marina de Mendonça

Oiticica Berard • Matheus Azevedo Mendes • Paulo Hime Funari • Tiago Adão

Ticoulat Parassú Borges

CONSULTORA

Giovanna Mazzetto Gallo

55 www.analise.com EXECUTIVOS INFORME DO PATROCINADOR
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 510 – 8º andar – São Paulo (SP) – CEP: 04543-906 – Tel.: (11) 3074-6000 – www.wald.com.br

MAIS EXECUTIVOS COM NOVAS FUNÇÕES

A edição traz 2.927 profissionais entre jurídicos, financeiros e de compliance que representam 1.447 empresas

O5 em cada 10 executivos pesquisados acreditam que ações voluntárias são atividades valorizadas na sua companhia

anuário ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS, que há três anos apresenta também os profissionais de compliance, traz, em sua 16ª edição, um olhar diferente sobre quem comanda essas três áreas. Ao longo dos anos, a radiografia, que já era abrangente e profunda, torna-se ainda mais completa. Com o desenvolvimento de um sistema mais amigável para que os executivos acessem o questionário on-line, somado às ferramentas que possibilitaram melhor eficiência nos processos, está sendo possível mostrar um levantamento ainda mais robusto.

A edição de 2023 supera os números das três últimas edições e retrata, pela primeira vez, o perfil e a atuação dos departamentos que são gerenciados pelos profissionais que comandam tanto o departamento jurídico quanto o de compliance –veja os dados a partir da página 62. Estão identificados nesta edição quase 300 executivos a mais do que em 2022. Ao todo são 2.927 profissionais, dos quais 1.686 são apresentados com perfil completo e 1.241,

com menção de nome e cargo. Juntos, representam 1.447 empresas, um acréscimo de 30 novas companhias em relação à edição passada.

O aprimoramento dos procedimentos, com destaque para a definição dos C-level de cada um dos profissionais, resultou na análise de sete pesquisas simultâneas para descobrir quem são os responsáveis não só pelas áreas jurídica, financeira e de compliance, mas os profissionais que estão à frente, concomitantemente, por pelo menos duas das áreas pesquisadas – jurídica e compliance, financeira e jurídica, financeira e compliance ou, ainda, financeira, jurídica e compliance. Os responsáveis pelo jurídico e pelo compliance, que somavam 59 executivos, em 2021, são 528 nesta edição! (veja a tabela Pesquisa em Números na página 6).

O levantamento com os responsáveis pelo compliance, por exemplo, é o maior retratado pela Análise Editorial até agora. Em 2020, quando a publicação começou a identificá-los, foram apresentados apenas 27 executivos com perfis detalhados. Eles inauguraram o

56 APRESENTAÇÃO www.analise.com EXECUTIVOS
APRESENTAÇÃO

ranking dos Executivos Mais Admirados de Compliance, naquele ano. Na página 69, encontra-se o ranking dos Mais Admirados na área, pelos próprios pares, desta edição. Em 2021, 157 heads participaram da pesquisa; no ano passado, 236. Agora são 451 executivos de compliance identificados na edição.

Falar sobre rendimentos continua sendo assunto delicado – três em cada dez profissionais preferiram não informar sua faixa salarial. Entre os 70% que responderam, destacam-se os executivos financeiros, como os mais satisfeitos com sua remuneração (50%). São também os mais bem pagos. Um quarto deles afirma receber a partir de 62 mil reais contra 11% dos jurídicos, 8% dos profissionais que atuam nas duas áreas, jurídica e compliance, e 5% dos líderes de compliance. Esses, por sinal, registraram o maior índice percentual (9%) dos que afirmaram que o salário não atende sua expectativa (veja gráfico na página 58).

Cruzando-se a remuneração com as responsabilidades, os financeiros também são destaque. Oito em cada dez deles são responsáveis por outras áreas, como tecnologia da informação, jurídica e recursos humanos (tabela completa na página 66). Os profissionais responsáveis, concomitantemente, pelo jurídico e compliance estão na segunda posição dos que mais agregam áreas sob seu comando (57%), seguidos pelos líderes de compliance (54%) e os responsáveis jurídicos (36%).

Ao longo do tempo, os profissionais jurídicos incorporaram novos papéis, como relações institucionais e governamentais, proteção e

privacidade de dados e, mais recentemente, ESG (ambiental, social e governança, em português). Mas, enquanto o percentual de líderes jurídicos que acumulam essas funções ficava em torno de 10% em amostras anteriores, nos últimos dois anos o índice se aproxima dos 30% ou mais. Quatro em cada dez executivos líderes do jurídico e do compliance são também os DPOs (data protection officer) de suas empresas.

A pesquisa da Análise Editorial vem investigando outro setor bastante específico dentro da advocacia corporativa e um dos temas do momento no mercado. Trata-se do Legal Operations ou Legal Ops (em português, operações legais). O levantamento mostra que quase metade das empresas pesquisadas já conta com equipes de profissionais voltados para atuar particularmente nas análises, a fim de contribuir com maior eficiência na prática jurídica. E, na grande maioria – oito em cada dez profissionais jurídicos –, ele é o responsável pela área.

A edição apresenta, pelo nono ano consecutivo, os rankings dos Executivos Mais Admirados votados pelos próprios pares, entre as páginas 67 e 70. E, entre milhares de dados e informações dos perfis dos executivos das maiores empresas, cada um dos Mais Admirados recebeu um espaço especial, em que contam boas histórias da infância, fazem indicações e deixam boas lições para o time, a partir da página 71. E, pelo segundo ano consecutivo, esta edição apresenta um encarte especial do DIRETÓRIO NACIONAL DA ADVOCACIA, o ANÁLISE DNA, que pode ser conferido a partir da página 303.

57 APRESENTAÇÃO www.analise.com EXECUTIVOS
CURSOS EM ANDAMENTO FIN COMP JUR + COMP JUR 38% 43% 49% 36% Cursos em outras áreas do conhecimento 32% 25% 31% 18% Especialização 12% 10% 16% 14% MBA 1% 1% 3% 2% Doutorado 17% 21% 16% 21% Idiomas 5% 0% 6% 3% Mestrado

PANORAMA DO MERCADO JURÍDICO, FINANCEIRO E DE COMPLIANCE

20%

Nº de respostas: 414

Nº de respostas: 254

33%

Nº de respostas: 135

18%

Nº de respostas: 344

62%

das empresas dos executivos jurídicos já adotaram a área de ESG; dessas, 21% têm estrutura própria

Nº de respostas: 314

66%

das empresas dos líderes financeiros já adotaram a área de ESG; dessas, 22% têm estrutura própria

Nº de respostas: 190

69%

das empresas dos heads de compliance já adotaram a área de ESG; dessas, 35% têm estrutura própria

Nº de respostas: 108

63%

das empresa dos responsáveis de jurídico e compliance já adotaram a área de ESG; dessas, 21% têm estrutura própria

Nº de respostas: 245

HABILIDADES MAIS IMPORTANTES PARA O DESEMPENHO DA FUNÇÃO

Nº de respostas: 253

Nº de respostas: 286

77%

dos heads jurídicos, financeiros, compliance e jurídico e compliance, em média, estão em regime híbrido de trabalho

Nº de respostas: 262

Nº de respostas: 262

58 APRESENTAÇÃO www.analise.com EXECUTIVOS
REMUNERAÇÃO ESG
EXPECTATIVA SOBRE A
Preferiram não informar 35% Atende parcialmente 7% Não atende 38% Atende JURÍDICOS
Preferiram não informar 34% Atende parcialmente 6% Não atende 42% Atende JURÍDICOS E COMPLIANCE
Perfil generalista 82% 66% 67% 82% Técnicas de negociação 96% 86% 83% 93% Foco em resultados 94% 94% 85% 93% Habilidade de comunicação 97% 94% 98% 95% Liderança 98% 94% 96% 96% FIN COMP JUR + COMP JUR
EMPRESA COMO ESTRATÉGIA PARA RETER TALENTOS Plano de saúde/ odontológico 83% 85% 84% 86% Seguro de vida 72% 79% 76% 77% Auxílio para alimentação 72% 71% 76% 75% Participação nos lucros e resultados (PLR) 61% 67% 67% 65% Cursos 51% 52% 47% 54% FIN COMP JUR + COMP JUR REMUNERAÇÃO Até 31 mil reais 29% 9% 38% 27% De 32 mil a 52 mil reais 20% 20% 21% 24% De 53 mil a 61 mil reais 5% 8% 6% 8% De 62 mil a 99 mil reais 8% 20% 5% 7% Acima de 100 mil reais 3% 5% 0% 1% Preferiram não informar 35% 38% 30% 33%
BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELA
Preferiram não informar
Atende
3% Não
20%
27%
parcialmente
atende
50% Atende FINANCEIROS
Preferiram não informar
16%
Atende parcialmente
Não atende
Atende COMPLIANCE
9%
42%

FORMAÇÃO DOS EXECUTIVOS JURÍDICOS

CURSOS DE GRADUAÇÃO

GRADUAÇÃO

1 Pontifícia Univ. Católica (PUC-SP)

2 Universidade Presbiteriana Mackenzie

3 Complexo Educacional FMU

3 Universidade de São Paulo (USP)

5 Pontifícia Univ. Católica (PUC-Campinas)

5 Pontifícia Univ. Católica (PUCRS)

5 Universidade Paulista (Unip)

PÓS-GRADUAÇÃO

1 Fundação Getulio Vargas (FGV-SP)

2 Pontifícia Univ. Católica (PUC-SP)

3 Inst. Bras. de Estudos Tributários (Ibet)

3 Universidade Presbiteriana Mackenzie

5 Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ)

6 Escola Paulista de Direito (EPD)

Nº de respostas: 537

Nº de respostas: 537

SEDE DAS INSTITUIÇÕES DE GRADUAÇÃO

8 Fac. de D. de S. B. do Campo (FDSBC)

8 Pontifícia Univ. Católica (PUC Minas)

8 Pontifícia Univ. Católica (PUC-RJ)

8 Univ. Federal de Minas Gerais (UFMG)

8 Univ. Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

8 Universidade Candido Mendes (Ucam)

Nº de respostas: 539

PÚBLICAS X PRIVADAS NA GRADUAÇÃO

6 Pontifícia Univ. Católica (PUC Minas)

8 Esc. Sup. de Adv. de São Paulo (ESA-SP)

8 FIA - Fundação Instituto de Administração

8 Fundação Dom Cabral (FDC)

8 Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper)

8 Pontifícia Univ. Católica (PUCPR)

8

Nº de respostas: 336

Nº de respostas: 526

Nº de respostas: 537

MBA

Nº de respostas: 532

4% dos executivos são professores em alguma instituição

Nº de respostas: 58

98% dos executivos falam o idioma inglês e quase metade é fluente em espanhol

Nº de respostas: 526

ESTUDOS E EXPERIÊNCIA

98%

dos responsáveis jurídicos fizeram algum curso após a graduação

Nº de respostas: 538

Nº de respostas: 182

MESTRADO

1

Nº de respostas: 1.123

CURSOS NO EXTERIOR

13%

dos diretores que têm mestrado fizeram o curso no exterior

Nº de respostas: 96

7

Nº de respostas: 84

EDUCAÇÃO CONTINUADA NO EXTERIOR

Nº de respostas: 112

28%

dos heads jurídicos que têm LL.M. fizeram o curso no exterior

Nº de respostas: 105

dos executivos fizeram uma segunda graduação

Nº de respostas: 39

dos executivos jurídicos que têm MBA fizeram o curso no exterior

7% 5% 4%

Nº de respostas: 213

dos líderes pós-graduados fizeram o curso no exterior

Nº de respostas: 469

59 APRESENTAÇÃO www.analise.com EXECUTIVOS
Direito Administração Ciências Contábeis Ciências Sociais Outros 90% 2% 2% 2% 4%
graduaram-se em universidades públicas 23% graduaram-se
universidades privadas 77% 13% Outros
em
57% SP 11% RJ PR 4% 10% MG TEMPO DE FORMADO
6 a 10 anos 4% De 11 a 20 38% De 21 a 30 47%
31 a 40 10%
que 40 1% MÉDIA 22 anos EDUCAÇÃO CONTINUADA Pós-graduação 48% Especialização 17% MBA 17% LL.M. 9% Mestrado 8% Doutorado 1%
De
De
Mais
11%
10%
7%
7%
3%
3%
3%
2%
2%
2%
2%
2%
2%
14%
13%
5%
5%
4%
3%
3%
2%
2%
2%
2%
2%
Universidade
2%
Universidade Gama Filho (UGF) 2% 15 Complexo Educacional FMU 1%
Candido Mendes (Ucam)
8
(Faap) 1% 15
1%
15 Fund. Armando Alvares Penteado
Pontifícia Univ. Católica (PUCRS)
1 Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) 21% 2 Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ) 13% 3 Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) 8% 4 FIA - Fundação Instituto de Administração 6% 4 Universidade de São Paulo (USP) 6% 6 Ibmec-RJ 5% 7 Fundação Dom Cabral (FDC) 4% 8 Fundação Getulio Vargas (FGV-DF) 2% 8 Ibmec-MG 2% 8 IBS - Fundação Getulio Vargas 2% 11 Saint Paul Escola de Negócios 1%
Católica
32% 2 Universidade de São Paulo (USP) 11% 3 Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) 8%
Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba) 4%
Fac. de Direito Milton Campos (FDMC) 4% 4 Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ) 4%
Centro Universitário de Brasília (Uniceub) 2%
Pontifícia Univ.
(PUC-SP)
4
4
7
Univ. Est.
Júlio
Mesq. Filho (Unesp) 2% 7 Universidade do Vale do Itajaí (Univali) 2% 7 Universidade Presbiteriana Mackenzie 2%
Paul.
de
1 Harvard University (USA) 8% 2 University of California (USA) 7% 3 Inst. Europ. d'Adm. des Affaires – Insead (FRA) 6% 4 New York University (USA) 3% 4 Northwestern University (USA) 3% 4 Universidade de Coimbra (POR) 3%
RS
5%

PERFIL E ATUAÇÃO DOS EXECUTIVOS JURÍDICOS

OUTRAS ÁREAS PELAS QUAIS RESPONDEM

Proteção e Priv. de dados Rel. Gov. e Inst.

Compliance

ESG (ambiental, social e governança)

Comunicação

GRC (governança, riscos e compliance)

Sustentabilidade

Nº de respostas: 528

Nº de respostas: 580

91%

das empresas dos executivos jurídicos têm um DPO, destes, apenas 26% dos heads também respondem pela área

Nº de respostas: 420

9%

dos heads jurídicos fazem parte do conselho administrativo da empresa em que atuam

Nº de respostas: 487

POR GÊNERO

A QUEM RESPONDE

Ao principal executivo

Vice-presidência

Diretoria

Ao conselho

Gerência

Superintendência

Nº de respostas: 528

Nº de respostas: 569

Nº de respostas: 557

DIVERSIDADE E INCLUSÃO NAS EQUIPES JURÍDICAS

Os dados a seguir têm por base as respostas fornecidas por 347 executivos

64% dos heads jurídicos afirmam que as empresas adotam políticas e programas de D&I

Nº de respostas: 546

60 APRESENTAÇÃO www.analise.com EXECUTIVOS
Técnicas 18% 6% 2% 2% 2% 70% 33% 26% 15% 11% 8% 8% 8% 83%
Áreas
TEMPO NA EMPRESA Até 1 ano 4% De 2 a 5 25% De 6 a 10 25% Mais que 10 46% MÉDIA 12 anos CARGOS QUE OCUPAM Diretor e head 47% Gerente 29% Vice-presidente 7% General e legal counsel 4% Superintendente 4% Coordenador 3% Advogado 1% Assessor 1% Consultor 1% Outros 3% IDADE De 30 a 35 anos 4% De 36 a 40 15% De 41 a 45 32% De 46 a 50 26% De 51 a 55 14% De 56 a 60 6%
61 a 70 3% MÉDIA 46 anos 56% Masculino 44% Feminino
HEAD DO DEPARTAMENTO COLABORADORES DA EQUIPE COLABORADORES EM CARGOS DE LIDERANÇA
De
DISTRIBUIÇÃO
ESTAGIÁRIOS
TEMPO NO CARGO Até 1 ano 17% De 2 a 5 49% De 6 a 10 20% Mais que 10 14% MÉDIA 6 anos
0 10 20 30 40 50 60 70 80 0 10 20 30 40 50 60 70 80 0 10 20 30 40 50 60 70 80 0 10 20 30 40 50 60 70 80
Pessoa com deficiência LGBTQIA+ Mulheres Profissionais 60+ Negros Indígenas
42% 3% 4% 4% 3% 27% 66% 39% 74% 13% 16% 38% 11% 9% 26% 8% 0% 11% 0% 1% 1% 3% 0% 1% Nº de respostas: 189

MUITO ALÉM DO SABER TÉCNICO

Executivos ressaltam valores, iniciativa, firmeza de propósito e amor à família entre os pontos que despertam admiração

A67%

dos financeiros trabalham entre 10 e 12 horas diárias contra 43% dos jurídicos e 34% dos profissionais de compliance, segundo a pesquisa exclusiva com os executivos

Mais Admirados de 2023

pesquisa sobre os executivos Mais Admirados por seus pares é um tema que desperta curiosidade e interesse. Afinal, o que leva um executivo a estar entre os Mais Admirados pelos seus pares? Serão suas habilidades técnicas, experiência, um fato específico, atuação nas mídias sociais ou boas relações?

A competição é acirrada. À medida que a pesquisa avança, novos nomes surgem e mudanças significativas podem ocorrer nas posições dos executivos Mais Admirados. Foram 640 nomes de executivos jurídicos citados, 192 de executivos financeiros e 291 de executivos de compliance. Ao todo, 681 eleitores escolheram os pares Mais Admirados, 122 no total.

Na área jurídica, 65 profissionais foram eleitos, e a lista mantém um número maior de mulheres. São 35 mulheres e 30 homens eleitos. O primeiro lugar continua com Josie Jardim, diretora

jurídica da Amazon, que alcança a impressionante marca de oito anos no lugar mais alto do pódio.

Na área de finanças, houve um discreto aumento da liderança feminina. De 13% de mulheres como heads da área, até o ano passado, elas agora são 15%. Entre os Mais Admirados Financeiros, elas são 18% da amostra.

Ainda que a presença feminina esteja longe do equilíbrio entre os profissionais das finanças, a movimentação de Elvira Baracuhy Cavalcanti Presta, vice-presidente financeira e RI da Eletrobras, merece destaque. A executiva, que apareceu pela primeira vez na lista principal em 2021, desponta na segunda posição neste ano, atrás apenas de Marcelo Bacci, CFO da Suzano S/A. Elvira liderou a operação de capitalização da Eletrobras, em 2022.

Em compliance, na última edição, houve quase um empate: 17 homens e 16 mulheres. Em 2023, a presença feminina ultrapas-

67 www.analise.com EXECUTIVOS
RANKING

REDES MAIS USADAS COMO CANAL DE INFORMAÇÃO

AS SÉRIES RECOMENDADAS PELOS MAIS ADMIRADOS

This is Us (NBC) Succession (HBO)

Na Rota do Dinheiro Sujo (Netflix)

Alexande Secco, Silvana Quaglio e Eduardo Oinegue, sócios e idealizadores da Análise Editorial, na cerimônia de lançamento da publicação

ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS

2022. O evento marcou a retomada do encontro presencial, com batepapo dos jornalistas sobre os 15 anos da pesquisa dos executivos e a premiação dos executivos Mais Admirados

sou a masculina e, assim como no ranking Jurídico, traz cinco mulheres a mais. Foram 35 eleitos, sendo 20 mulheres e 15 homens. Reynaldo Goto, chief compliance officer da BRF, repete o primeiro lugar.

Todos os Mais Admirados responderam à pergunta inicial: “O que você acha que o torna um profissional Mais Admirado pelos seus pares?”. Josie Jardim considera que sua dedicação em abrir espaço para outras profissionais do Direito possa influenciar na escolha. Elvira Presta vê na coragem de migrar do setor privado para o público, para liderar a operação da Eletrobras, uma boa razão para ser lembrada. Marcelo Bacci destaca as oportunidades que teve e os times com os quais trabalhou. Já Reynaldo Goto vê sua capacidade de cooperar e buscar reduzir desigualdades como a possível explicação.

Destacam-se, ainda, profissionais que se elegeram em mais de uma categoria, caso do quinteto feminino

Amira Chammas, diretora jurídica, compliance e de governança corporativa da Gramado Park; Janaína Maluf Pichinin Pavan, diretora de compliance do Grupo J&J; Marcia Muniz, diretora jurídica sênior, compliance e DPO – Latam & Canada da Cisco do Brasil; Márcia Bonilha Novo, diretora jurídica e compliance officer da Setin Incorporadora; e Sabrina Pezzi, gerente executiva jurídica e de compliance da Unimed Porto Alegre. Todas admiradas na área jurídica e na de compliance.

Entre indicações de livros, filmes e séries, dicas aos que compõem as equipes das empresas, a memória afetiva é o que dá sabor aos depoimentos. Do menino que brincava no escritório da mãe com aviãozinho de papel à menina que devorava livros na biblioteca do pai, passando pela lembrança da bergamota saboreada no inverno do Sul, as histórias conferem vida a este que é o maior inventário sobre executivos corporativos publicado no Brasil.

Quase

100

livros foram citados pelos Mais Admirados. Pelo segundo ano consecutivo, Essencialismo (Greg McKeown) lidera o ranking de indicações, seguido de Tudo é Rio (Carla Madeira) e Um Defeito de Cor (Ana Maria Gonçalves)

SAIBA MAIS SOBRE A PESQUISA COM OS ELEITOS

68 www.analise.com EXECUTIVOS
JUR FIN COMP WhatsApp 81% 87% 76% LinkedIn 81% 67% 76% Instagran 56% 33% 53% YouTube 36% 22% 47% Twitter 17% 44% 12% Telegram 8% - 6% TikToK 3% - -
DIVULGAÇÃO

1

MAIS ADMIRADOS JURÍDICO

RK Executivo Empresa Pág.

1 Josie Jardim Amazon Brasil

2 Erica Barbagalo Bayer

3 Luciana Nunes Freire Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)

4 Gianfranco Fogaccia Cinelli Hidrovias do Brasil (HBSA)

5 Ianda Lopes Uber Brasil

6 Daniela Saboya de Albuquerque Galderma Brasil

7 Taciana Fazzolari Hasbro

8 Alessandra Del Debbio Microsoft Brasil

9 Ricardo Lagreca Siqueira Mercado Livre

10 Paula Scandiuzzi Bichuete Valeo Sistemas Automotivos

11 Eduardo Nogueira DHL Supply Chain

12 Fabiana de Freitas Grupo Boticário

12 Marcia Muniz ² Cisco do Brasil

14 Isabella Maciel de Sá Abbott

15 Amira Chammas ² Gramado Parks

16 Márcio de Lima Leite Stellantis

17 Guilherme Freitas MRV Engenharia e Participações

18 Sabrina Pezzi ² Unimed Porto Alegre

19 André Galhardo Triunfo

20 Dante Perin Jorge de Araujo IBM Brasil

21 Lara Bastos Andrade Adidas do Brasil

22 Alexandre D'Ambrosio Vale

23

24

25

25

27

29

29

29

32

32

CONHEÇA AQUI OS FINALISTAS

RK Executivo Empresa Pág.

34 Luciano Dequech Copa Energia

34 Pedro Frade de Andrade Nubank Brasil

36 Adilson Maróstica Volkswagen Caminhões e Ônibus

36 Ana Beatriz Macedo da Costa Natura &Co

36 Juliana Marques Kakimoto Sandoz do Brasil

36 Luís Cláudio Casanova Ford Brasil

36 Rodrigo Exman Grupo Johnson & Johnson

41 Rita de Cássia Duarte 3M do Brasil

42 Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira Telefônica Brasil

42 Márcia Bonilha Novo ² Setin Incorporadora

42 Paula Villar Aeroportos Brasil Viracopos

42 Túlio Barros Kavak Brasil

46 Ana Paula de Toledo Verlangieri ¹ Scania Latin America

47 Emir Calluf Filho BHP Billiton

47 Suzana Fagundes Ribeiro de Oliveira Localiza

49 Carlos Lopes ISA Cteep

49 José Virgílio Vita Neto ¹ Itaú Unibanco Holding

51

52

69 www.analise.com EXECUTIVOS
Não respondeu ao questionário dos executivos Mais Admirado; 2 Eleita também entre os Mais Admirados em Compliance
Cyrela
Rafaella de Carvalho Corti
Brazil Realty
Beatriz Barrionuevo Cofco International Brasil
Laura Ribeiro Henriques Direcional Engenharia
Marina Guimarães Soares ¹ ArcelorMittal Brasil
Gustavo Souto Polese Randoncorp
Fernando Zanetti Bunge Brasil
28
Cristiano Borges Castilhos Álya Construtora
Fabiana K. Leschziner Embraer
Felippe
CMPC
Slomp
Brasil
Adriano Claudio Pires Ribeiro JBS
Scientific
Andréa de Moraes Landé Thermo Fisher
Brasil
Educação
Victor Linhares Bastos FTD
Ana Claudia Rebello Enel Distribuição
52 Bruno Machado Ferla BRF 52 Inaiê Ferraz Mendes Reis Grupo Prysmian 52 Janaína Maluf Pichinin Pavan ² Grupo Johnson & Johnson 52 Leila Braga de Melo Instituto Unibanco 52 Lizandra Lima Eurofarma Laboratórios 52 Luís Fernando Radulov Queiroz Zilor 52 Sara de Sousa Martins Goodyear do Brasil 60 Gustavo Bastos Nestlé 61 Clauber Andrade Souza Citrosuco 61 Déborah Meirelles Rosa Brasil Light 61 Fabiane Reschke TIM Brasil 61 Guilherme Cogo Sodexo On-Site 61 Maurício Camargo John Deere Brasil
São Paulo
SAIBA MAIS SOBRE OS ELEITOS RANKING

1

MAIS ADMIRADOS FINANCEIRO

RK Executivo Empresa Pág.

1 Marcelo Bacci Suzano S/A

2 Elvira Baracuhy Cavalcanti Presta Eletrobras

3 Diego Barreto IFood

4 Guilherme Perboyre Cavalcanti JBS

5 Tiago Azevedo Mercado Livre

6 Alexandre Barcelos ArcelorMittal Brasil

6 Paulo Mendes SAP

8 Alexandre Malfitani Azul Linhas Aéreas Brasileiras

8 Célia Regina Hoffmann Copacol

10 Mauricio Teixeira ¹ Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

10 Ricardo Salera de Carvalho Mason Holdings Brasil

1 Não respondeu ao questionário dos executivos Mais Admirados

RK Executivo Empresa Pág.

1 Reynaldo Goto BRF

2 Rogéria Gieremek LATAM Airlines Brasil

3 Daniel Sibille Oracle

4 Christina Montenegro Bezerra Stryker do Brasil

5 Marisa Peres Nissan do Brasil

6 Eduardo Staino Andrade Gutierrez

7 Chantal Pillet Grupo Carrefour Brasil

8 Juliana Darini Teixeira Natura &Co

9 Denise Iwakura SAP

9 Marcia Muniz ² Cisco do Brasil

11 Rafael Mendes Gomes Novonor

12 Gustavo Biagioli Trench Rossi

13

13

15 Alexandre Serpa

16 Salvador

17

18

CONHEÇA AQUI OS FINALISTAS

RK Executivo Empresa Pág.

12 Edmar Vidigal Paiva Pottencial Seguradora

12 Henrique Assunção Paim Direcional Engenharia

14 José Antonio de Almeida Filippo ¹ Grupo Fleury

14 Marcelo Eduardo Martins Cosan S/A

14 Raphael Jacob de Magalhães Corrêa Swift

17 Alessandra Segatelli Natura &Co

17 Andrea Sztajn ¹ Omega Energia

17 Paulo Wanick ArcelorMittal Aços Planos Latam

17 Ricardo Lewin Cosan S/A

17 Roberto Bellíssimo Rodrigues ¹ Magazine Luiza

17 Thiago Roldão Porto Sudeste

RK Executivo Empresa Pág.

19 José Marcelo Martins Proença JBS

20 Ana Paula Carracedo Grupo Aegea

21 Alex de Souza Medeiros MRV Engenharia e Participações

21 Beatriz Gimenez Costa Estre Ambiental

21

70 www.analise.com EXECUTIVOS
enquanto atuava em empresa; 2 Eleita também entre os Mais Admirados em Jurídico
Eleito(a)
Watanabe
Alderiza Leite da Silva Agustini Bridgestone do Brasil
Bunge
Massamitsu Alberto Iko
Brasil
AbbVie
Brasil
Dahan ¹
Pezzi ² Unimed Porto Alegre
Sabrina
Amélia Ramos de Abreu TK Elevadores
Ana
OLX 25 Harold Artur Bouillon Bosch 26 Amira Chammas ² Gramado Parks 26 Janaína Maluf Pichinin Pavan ² Grupo Johnson & Johnson 28 Luciana Silveira Neoway Business Solutions 29 Felipe Faria Goodyear do Brasil 30 Jefferson Kiyohara Protiviti Brasil 30 Márcia Bonilha Novo ² Setin Incorporadora 30 Tamara Ginciene ¹ 33 Juliana Nascimento KPMG 34 Patrícia Godoy Oliveira Google Brasil 34 Priscila Souza Palhares Reckitt Benckiser
Bernhard Lippsmeier Volkswagen Caminhões e Ônibus 21 Gustavo Lucena
MAIS SOBRE OS ELEITOS SAIBA MAIS SOBRE OS ELEITOS
CONHEÇA AQUI OS FINALISTAS SAIBA
ADMIRADOS COMPLIANCE
MAIS
RANKING

(em ordem alfabética, pelo nome da empresa)

N 221 O 228 P 232 Q 242 R 243 S 250 T 271 U 281 V 288 W 296 X 298 Y 299 Z 300 A 72 B 97 C 118 D 147 E 152 F 166 G 174 H 180 I 187 J 193 K 198 L 200 M 207 QUEM SÃO OS EXECUTIVOS

A

A1CONSÓRCIO

LETÍCIA SEDER, 38

Cargo: diretora jurídica Consulte Coimex Empreendimentos e Participações, pág 133.

2TM

VANESSA LOPES BUTALLA, 44

Cargo: chief legal and compliance officer

Reporta-se: diretamente ao principal executivo global, Roberto Dagnoni

Áreas que gerencia: relações institucionais e governamentais

Formação: direito, Mackenzie, 2002 Idiomas: espanhol, inglês

Ingressou na empresa em: 2021 Ocupa o cargo desde: 2021

Atua na área de compliance desde: 2021

Empresas onde trabalhou: Serasa Experian, diretora jurídica e DPO

Foco de atuação do departamento: comercial, compliance, concorrencial, consultivo, consumidor, contencioso, contratos empresariais, digital, fusões e aquisições, imobiliário, operacional, regulatório, relações institucionais, societário

Atende parcialmente: cível, penal, propriedade intelectual, trabalhista, tributário

Responsáveis setoriais: Alessandra Dote (digital, trabalhista); Alex Rebucci (operacional); Cristina Tarabori (comercial, consultivo, contratos empresariais, imobiliário, operacional, tributário); Julien Dutra (relações institucionais); Lívia Calandra (fusões e aquisições, societário); Maíra Bastos (regulatório); Rafael Vorburger (consumidor, contencioso, cível, operacional, penal, propriedade intelectual)

Equipe: 12 advogados, 6 funcionários, 1 estagiário

Faz parte do Grupo 2TM

Responde, também, pela empresa Mercado Bitcoin

2W ENERGIA

ADRIANO JUCÁ

Cargo: vice-presidente jurídico, relações institucionais, governança e de novos negócios

GUILHERME MOYA

Cargo: CFO

MICHELLE BOCHNIA COUTINHO

Cargo: gerente jurídica e de compliance

3 CORAÇÕES

RAQUEL BRANDÃO, 46

Cargo: gerente executiva jurídica

Reporta-se: diretoria financeira, Danísio Costa Lima Barbosa

Formação: direito, Universidade Federal do Ceará (UFC), 2001 Pós-graduação direito empresarial, PUC-SP, 2012 MBA gestão empresarial, FGV-RJ, 2020 Ingressou na empresa em: 2002 Ocupa o cargo desde: 2022 Outros cargos exercidos na empresa: coordenadora jurídica; advogada plena; advogada júnior. Foco de atuação do departamento: administrativo, comer-

cial, comércio internacional, consultivo, contratos empresariais, imobiliário, operacional, regulatório Atende parcialmente: ambiental, cível, compliance, concorrencial, consumidor, contencioso, digital, fusões e aquisições, operações financeiras, propriedade intelectual, relações institucionais, seguros, trabalhista Contrata serviços terceirizados em: agrário, arbitragem, penal, reestruturação, sucessões

Responsáveis setoriais: Gleiciane Freitas (administrativo); Nicole Pontes (trabalhista); Sabrina Jucá (ambiental, comercial, consultivo, consumidor, contencioso, contratos empresariais, cível, digital, imobiliário, regulatório, seguros)

Equipe: 9 advogados, 3 funcionários, 5 estagiários

DANÍSIO COSTA LIMA BARBOSA

Cargo: CFO

CARLOS

ALBUQUERQUE

, 33

Cargo: gerente de compliance e DPO

Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil, Pedro Lima

Áreas que gerencia: ESG, proteção e privacidade de dados

Formação: administração de empresas, Faculdade Sete de Setembro (Fasete), 2013 LL.M compliance e integridade corporativa, Universidade de Fortaleza (Unifor), 2020 MBA gestão de projetos, UFRJ, 2017

Certificação em compliance: profissional em compliance anticorrupção (CPC-A), Legal, Ethics & Compliance (LEC), 2019; privacy and data protection practitioner (PDPP), EXIN, 2021; privacy & data protection foundation (PDPF), EXIN, 2021; liderança ESG, Legal, Ethics & Compliance (LEC), 2022

Ingressou na empresa em: 2013 Ocupa o cargo desde: 2018

Atua na área de compliance desde: 2018

Outros cargos exercidos na empresa: gerente de compliance e DPO; coordenador de compliance; supervisor de compliance Equipe: 3 funcionários

3M DO BRASIL

RITA DE CÁSSIA DUARTE, 55

Cargo: legal counsel América Latina e diretora jurídica Reporta-se: vice-presidência legal, Amy Sanders Formação: ciências jurídicas e sociais, PUC-Campinas, 1992 Pós-graduação direito tributário, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (Ibet), 2006 MBA direito da economia e da empresa, FGV-SP, 2001 Idiomas: inglês Ingressou na empresa em: 1990 Ocupa o cargo desde: 2013 É membro do conselho de administração

É membro do conselho em outra companhia: Sociedade Previdenciária Preveme I; Preveme II; Instituto 3M Foco de atuação do departamento: administrativo, cível, comercial, comércio internacional, compliance, consultivo, consumidor, contratos empresariais, imobiliário, operacional, operações financeiras, reestruturação, regulatório, relações institucionais

Atende parcialmente: ambiental, concorrencial, contencioso, digital, fiscal, fusões e aquisições, previdenciário, societário, trabalhista, tributário

Contrata serviços terceirizados em: agrário, arbitragem, penal, propriedade intelectual, seguros, sucessões Equipe: 6 advogados, 1 funcionário, 3 estagiários

DOUGLAS RAMOS

Cargo: South America regional controller

ADRIANA BITTENCOURT, 46

Cargo: South Latam ethics & compliance leader and global compliance counsel GCS

Reporta-se: diretamente ao principal executivo global, Roberta Kanawaty Paoloni

Formação: Pós-graduação direito e processo do trabalho, PUC-Campinas, 2001; propriedade intelectual, FGV-SP, 2006 Especialização propriedade intelectual, University of New Hampshire Franklin Pierce School of Law, Estados Unidos, 2006 Idiomas: espanhol, inglês Ingressou na empresa em: 2000 Ocupa o cargo desde: 2022 Atua na área de compliance desde: 2000

MAIS ADMIRADO 41º JURÍDICO

Rita de Cássia Duarte

Legal counsel América Latina e diretora jurídica 3M do Brasil (nesta pág.)

Recomendo o filme: Janela da Alma

Recomendo a série: Na Rota do Dinheiro Sujo

Recomendo o livro: As Intermitências da Morte (José Saramago)

Lembrança da infância: Brincar na rua.

Lição para o time: Não tenha medo de errar, pois só erra quem faz, e errar faz parte do sucesso e do trabalho criativo. O que te define não é o erro, mas, sim, a forma como você lida com ele.

O que faz de mim uma Mais Admirada: Além da enorme gentileza de meus colegas, acredito que seja minha paixão pelo que faço.

Outros cargos exercidos na empresa: Latin America ethics and compliance area leader, México; senior compliance manager e Latin America compliance counsel, México; compliance manager México e Latin America compliance counsel, México

Equipe: 2 funcionários, 1 estagiário

3R PETROLEUM

TACIANA FURLAN, 36

Cargo: head of legal

Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil, Matheus Dias

Áreas que gerencia: relações institucionais e governamentais, regulatório

Formação: direito, PUC-RJ, 2010 LL.M corporativo, New York University School of Law, Estados Unidos, 2019

Idiomas: espanhol, inglês

Ingressou na empresa em: 2020 Ocupa o cargo desde: 2020

Foco de atuação do departamento: administrativo, comércio internacional, compliance, consumidor, contratos empresariais, digital, operacional, penal, previdenciário, regulatório, relações institucionais, sucessões Atende parcialmente: ambiental, arbitragem, cível, concorrencial, consultivo, contencioso, fiscal, fusões e aquisições, imobiliário, operações financeiras, propriedade intelectual, reestruturação, seguros, societário, trabalhista, tributário

Equipe: 7 advogados, 1 estagiário

72 EXECUTIVOS www.analise.com 1CONSÓRCIO
RENATO JUNQUE

AB CONCESSÕES

3Z REALTY

MARINA PITON M. DE MORAES

Cargo: coordenadora jurídica

Formação: direito, PUC-Campinas, 2005 Especialização gestão da sustentabilidade e responsabilidade corporativa, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2014; direito imobiliário, Escola Superior de Direito –ESD, 2018 MBA direito empresarial, FGV-SP, 2011

Ingressou na empresa em: 2019 Ocupa o cargo desde: 2019 Foco de atuação do departamento: consultivo

Atende parcialmente: cível, contratos empresariais, imobiliário, societário

Contrata serviços terceirizados em: contencioso

Equipe: 5 advogados

Faz parte do Grupo NC

PRISCILA ROGÉRIA DOS SANTOS SILVA

Cargo: gerente financeira

Faz parte do Grupo NC

55 SOLUÇÕES

JOSÉ SILVA SOBRAL NETO, 44

Cargo: diretor jurídico, compliance e DPO Consulte Equatorial Energia, pág 162.

5ÀSEC

MARIZÉLIA ESCOBAR OLIVEIRA, 49

Cargo: chief legal officer

Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil, Fábio Roth

Formação: direito, Universidade Estácio de Sá Pós-graduação direito do trabalho e processo do trabalho, Universidade Estácio de Sá, 2010 LL.M corporativo/empresarial, Ibmec-RJ, 2014 Especialização contratos, Universidade Candido Mendes (Ucam), 2011; direito imobiliário, Universidade Candido Mendes (Ucam), 2011; direito do consumidor, FGV-SP, 2020

Ingressou na empresa em: 2019 Ocupa o cargo desde: 2023

Atua na área de compliance desde: 2018

Outros cargos exercidos na empresa: gerente jurídica; advogada sênior

Empresas onde trabalhou: GTLawyers, advogada sênior; Novoa Prado Advogados, advogada sênior; BFFC do Brasil Franchising, advogada plena Foco de atuação do departamento: administrativo, consultivo, operacional, operações financeiras

Atende parcialmente: cível, comercial, compliance, concorrencial, consumidor, contratos empresariais, digital, fiscal, imobiliário, societário, trabalhista, tributário Contrata serviços terceirizados em: comércio internacional, contencioso, fusões e aquisições

Responsáveis setoriais: Lucas Gomes (cível); Luciano Carvalho (administrativo, fiscal, operações financeiras); Tammy Tanzilli (comercial); Walter Pinheiro (digital)

Equipe: 2 advogados, 2 funcionários

LUCIANO CARVALHO

Cargo: CFO

99

FABIANA SIVIERO, 49

Cargo: diretora jurídica sênior

Reporta-se: vice-presidência internacional headquarter na China, Jimmy Gao

Formação: direito, USP, 1996 Mestrado direito processual, USP, 2007 Idiomas: francês, inglês

Ingressou na empresa em: 2019 Ocupa o cargo desde: 2019 Empresas onde trabalhou: Google Brasil Internet, diretora jurídica

JAIRO TCHERNIAKOVSKY

Cargo: diretor de ética e compliance

A. C. CAMARGO CANCER CENTER

LUCIANA SPRING

Cargo: diretora jurídica, governança e relações institucionais

MARON MARCEL GUIMARÃES, 52

Cargo: CFO diretor corporativo

Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil Áreas que gerencia: administrativa, contabilidade, proteção e privacidade de dados, TI, controladoria, suprimentos, tesouraria

Formação: MBA administração executiva, Insper, 2003 Ingressou na empresa em: 2019 Ocupa o cargo desde: 2019 Outros cargos exercidos na empresa: vice-presidente administrativo; CFO; diretor CSC

Empresas onde trabalhou: Kroton Educacional, vice-presidente administrativo; Anhanguera Educacional, CFO; Vivo, gerente de tesouraria

A. YOSHII ENGENHARIA

CLAUDIO CASQUEL

Cargo: coordenador jurídico

ELIANE NOGIRI

Cargo: diretora financeira

AACD

CARLA REGINA BAPTISTA DE OLIVEIRA, 50

Cargo: gerente jurídica & data protection officer – DPO Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil, Valdesir Galvan Áreas que gerencia: proteção e privacidade de dados, relações institucionais e governamentais

Formação: direito, Universidade São Francisco (USF), 2002 Pós-graduação direito civil e processual civil, Faculdade Legale (Faleg), 2012 Especialização direito administrativo, PUC-SP, 2007 MBA gestão de organizações do terceiro setor, FMU, 2010 Idiomas: inglês Ingressou na empresa em: 2019 Ocupa o cargo desde: 2019 É professor (a) em instituição de ensino: implantação de programa de compliance de LGPD, Rede Filantropia Empresas onde trabalhou: Espro – Ensino Social Profissionalizante, gerente jurídica; Rede de Reabilitação Lucy Montoro, gerente jurídica; Fundação Faculdade de Medicina da USP, gerente jurídica

Foco de atuação do departamento: administrativo, agrário, ambiental, arbitragem, cível, comercial, comércio internacional, compliance, concorrencial, consultivo, consumidor, contencioso, contratos empresariais, digital, fiscal, fusões e aquisições, imobiliário, operacional, operações financeiras, penal, previdenciário, reestruturação, regulatório, relações institucionais, seguros, societário, sucessões

Atende parcialmente: propriedade intelectual, trabalhista, tributário

Equipe: 6 advogados, 2 funcionários, 1 estagiário

FERNANDA MAUÉS RIBEIRO, 51

Cargo: superintendente de administração e finanças Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil, Valdesir Galvan Áreas que gerencia: contabilidade, controles internos, TI Formação: TI com ênfase em análise de sistemas, Faculdade Ítalo Brasileira (FIB), 1993 Pós-graduação marketing e vendas, Faculdade Paulo Eiró, 1999 Especialização CFO, finanças e comportamento, Insper, 2019 MBA gestão empresarial, FGV-SP, 2007; executivo em finanças, economia de empresas e contabilidade para análise de negócios, Insper, 2012 Idiomas: inglês Ingressou na empresa em: 2001 Ocupa o cargo desde: 2009 Outros cargos exercidos na empresa: gerente administrativa

Responsáveis setoriais: Keli Veloso (contabilidade, demonstrações financeiras); Leonardo André Caseiro (auditoria); Marcelo Machado (gestão financeira, tesouraria); Vivian Sueiro Magalhães (gestão de riscos) Equipe: 68 funcionários, 1 estagiário

VIVIAN SUEIRO MAGALHÃES

Cargo: gerente de compliance

AB BRASIL

DANILO GALELLI SILVA, 45

Cargo: legal & compliance senior manager

Reporta-se: diretoria financeira, Ivan Furlan

Formação: direito, PUC-Campinas, 2001 Especialização contratos, PUC-SP, 2006

Certificação em compliance: profissional em compliance anticorrupção (CPC-A), Legal, Ethics & Compliance (LEC), 2020 Idiomas: inglês

Ingressou na empresa em: 2010 Ocupa o cargo desde: 2022

Atua na área de compliance desde: 2011

Trabalhou na empresa anteriormente, entre 2003 e 2008, no cargo de coordenador jurídico

Outros cargos exercidos na empresa: legal & compliance manager; coordenador jurídico; advogado

Empresas onde trabalhou: Oracle do Brasil, legal counsel Foco de atuação do departamento: comercial, compliance, consultivo, contratos empresariais, fiscal, operacional, relações institucionais, societário

Atende parcialmente: administrativo, concorrencial, consumidor, digital, fusões e aquisições, imobiliário, operações financeiras, previdenciário, regulatório, seguros, trabalhista, tributário

Contrata serviços terceirizados em: ambiental, arbitragem, cível, comércio internacional, contencioso, penal, propriedade intelectual, reestruturação, sucessões

Responsáveis setoriais: Marli Perassoli (fiscal, tributário) Equipe: 3 advogados

AB CONCESSÕES

RENATO DE MENEZES PIRES, 47

Cargo: superintendente jurídico

Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil

Formação: direito, Mackenzie, 2001 Pós-graduação direito empresarial, PUC-SP, 2004 Idiomas: inglês

Ingressou na empresa em: 2018 Ocupa o cargo desde: 2018 É membro do conselho em outra companhia: Rodovias do Tietê

Empresas onde trabalhou: Camargo Corrêa Infra, diretor jurídico e compliance; GRU Airport, diretor de assuntos regulatórios, jurídico e governança; intercement, gerente jurídico Foco de atuação do departamento: seguros

Atende parcialmente: administrativo, ambiental, arbitragem, cível, comercial, concorrencial, consultivo, contencioso, contratos empresariais, fiscal, fusões e aquisições, imobiliário, operacional, operações financeiras, previdenciário, propriedade intelectual, regulatório, societário, trabalhista, tributário

Contrata serviços terceirizados em: penal, reestruturação

73 EXECUTIVOS www.analise.com
A
DIVULGAÇÃO
Raquel Brandão, gerente executiva jurídica da 3 Corações (pág.72)

A

AB NASCENTES DAS GERAIS

Equipe: 23 advogados, 1 funcionário, 4 estagiários Faz parte do Grupo AB Concessões

Responde, também, pelas empresas Rodovias das Colinas, Triângulo do Sol Auto Estradas

ALEXANDRE TUJISOKI, 56

Cargo: diretor financeiro e de RI

Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil Áreas que gerencia: administrativa, contabilidade, RI Formação: ciências econômicas, USP, 1996 Pós-graduação gestão de negócios, Fundação Dom Cabral (FDC), 1999 MBA gestão de negócios – corporate, Faculdade Fipecafi, 2003 Idiomas: espanhol, inglês Ingressou na empresa em: 2012 Ocupa o cargo desde: 2012 É membro do conselho em outra companhia: Concessionária Rodovias do Tietê

Empresas onde trabalhou: Cibe Participações, diretor financeiro e administrativo; Banco do Brasil, gerente-geral unidade corporate Faz parte do Grupo AB Concessões

AB NASCENTES DAS GERAIS

JOÃO PAULO GOMES E CORDEIRO, 38

Cargo: coordenador jurídico

Reporta-se: superintendência jurídica do Grupo AB Concessões, Renato de Menezes Pires

Formação: direito, Faculdade Pitágoras (FAADOM), 2009 Pós-graduação direito empresarial, Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC), 2012 LL.M direito de negócios, FMU, 2021 MBA infraestrutura, concessões e parcerias público-privadas, PUC Minas, 2023 Idiomas: inglês

Ingressou na empresa em: 2019 Ocupa o cargo desde: 2019 Empresas onde trabalhou: Gerdau, advogado sênior

Foco de atuação do departamento: operacional, operações financeiras, seguros

Atende parcialmente: administrativo, agrário, ambiental, arbitragem, cível, comercial, comércio internacional, compliance, concorrencial, consultivo, consumidor, contencioso, contratos empresariais, digital, fiscal, fusões e aquisições, imobiliário, penal, previdenciário, propriedade intelectual, reestruturação, regulatório, relações institucionais, societário, trabalhista, tributário

Equipe: 2 advogados, 2 estagiários

Faz parte do Grupo AB Concessões

ABASTECE-AÍ

SUELAINE ALENCAR, 38

Cargo: head of legal and privacy

Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil, Mauro Bizzato

Áreas que gerencia: auditoria, controles internos, PLD Formação: direito, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), 2007 Pós-graduação extensão em direito eletrônico, Escola Paulista de Direito (EPD), 2010 LL.M mercado financeiro e de capitais, Insper, 2023 Outro privacy law and data protection, University of Pennsylvania Carey Law School, Estados Unidos, 2019; successful negotiation: essential strategies and skills, business essentials, University of Michigan, Estados Unidos, 2019; finTech & law program, direito, FGV-SP, 2021

Certificação em compliance: data privacy, European general data protection regulation e LGPD do Brasil, Legal, Ethics & Compliance (LEC), 2019 Idiomas: inglês

Ingressou na empresa em: 2020 Ocupa o cargo desde: 2021

Atua na área de compliance desde: 2022

É professor (a) em instituição de ensino: privacidade e proteção de dados e direito digital, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC)

Foco de atuação do departamento: administrativo, agrário, ambiental, arbitragem, comercial, comércio internacional, compliance, concorrencial, consultivo, digital, fiscal, fusões e aquisições, imobiliário, operacional, operações financeiras, penal, previdenciário, propriedade intelectual, reestruturação, seguros, societário, sucessões, trabalhista, tributário

Atende parcialmente: cível, consumidor, contencioso, contratos empresariais, regulatório

Responsáveis setoriais: Fernanda Oliveira (consumidor, contratos empresariais); Raissa Maya (contencioso)

Equipe: 4 advogados, 4 funcionários

Faz parte do Grupo Ultra

ABB

AUTOMAÇÃO

MILENA SBRANA DA SILVEIRA, 44

Cargo: head of legal & integrity

Reporta-se: vice-presidência internacional, general counsel Américas, Keith R. Knauerhase Áreas que gerencia: GRC, proteção e privacidade de dados

Formação: direito, FMU, 2001 Pós-graduação contratos internacionais, PUC-SP, 2005 Especialização corporate compliance, Fordham University, Estados Unidos, 2017; leadership program, Wharton School, Estados Unidos, 2020 MBA direito empresarial, FGV-SP, 2004; gestão de pessoas e negócios, Fundação Dom Cabral (FDC), 2006 Idiomas: inglês

Ingressou na empresa em: 1999 Ocupa o cargo desde: 2019

Atua na área de compliance desde: 2015

Outros cargos exercidos na empresa: gerente jurídica e de integridade

É membro do conselho de administração

Foco de atuação do departamento: administrativo, compliance, consultivo, contratos empresariais, digital, operacional, reestruturação, relações institucionais, seguros, societário

Atende parcialmente: ambiental, arbitragem, cível, comercial, comércio internacional, concorrencial, consumidor, contencioso, fiscal, fusões e aquisições, imobiliário, operações financeiras, penal, previdenciário, propriedade intelectual, regulatório, sucessões, trabalhista, tributário

Equipe: 5 advogados, 1 funcionário

Faz parte do Grupo ABB Responde, também, pela empresa ABB Eletrificação

LUCIANO NASSIF, 53

Cargo: country holding officer

Reporta-se: a uma vice-presidência internacional financeira, John Armstrong; a um conselho global Áreas que gerencia: ESG, GRC, relações institucionais e governamentais, riscos, sustentabilidade e/ou gestão ambiental

Formação: ciências contábeis, FMU, 1993 Pós-graduação controladoria, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), 1997 Idiomas: espanhol, inglês

Ingressou na empresa em: 2001 Ocupa o cargo desde: 2021 É membro do conselho de administração

Empresas onde trabalhou: ABB Chile, CFO

Responsáveis setoriais: Alexandre Biolcati (auditoria, gestão de riscos); Claudio Casemiro (controladoria); Daniela Tsuzisaki (gestão de impostos); Eric Richter (tesouraria); Jeferson Fernandes (RI); Marçal Franzini (contabilidade, demonstrações financeiras, estratégia financeira, gestão de contas, gestão financeira, macroeconomia)

Equipe: 98 funcionários, 1 estagiário

Faz parte do Grupo ABB Responde, também, pela empresa ABB Eletrificação

ABBOTT

ISABELLA MACIEL DE SÁ, 58

Cargo: diretora jurídica

Reporta-se: vice-presidência internacional jurídica da America Latina e Canadá, Marie-Claude St-Gelais

Formação: ciências jurídicas e sociais, PUCRS, 1988 Idiomas: espanhol, inglês

Ingressou na empresa em: 2015 Ocupa o cargo desde: 2015 Empresas onde trabalhou: Novartis, diretora jurídica; Cargill, diretora jurídica; McDonald’s, diretora jurídica

Foco de atuação do departamento: comercial, comércio internacional, consultivo, contratos empresariais

Atende parcialmente: administrativo, cível, concorrencial, consumidor, contencioso, fusões e aquisições, operacional, reestruturação, regulatório, relações institucionais, seguros, societário, trabalhista Contrata serviços terceirizados em: agrário, ambiental, arbitragem, digital, fiscal, imobiliário, operações financeiras, penal, previdenciário, propriedade intelectual Responsáveis setoriais: Caio Fernandes (comercial, consultivo, contratos empresariais, cível); Cristiana Castro (administrativo, consultivo, contratos empresariais, regulatório); Juliana Fanela (contencioso, trabalhista)

Equipe: 7 advogados, 2 funcionários, 3 estagiários

DEUSDEDET JR.

Cargo: CFO

MAIS ADMIRADO 14º JURÍDICO

Isabella Maciel de Sá

Diretora jurídica

Abbott (nesta pág.)

Recomendo o filme: O Estrangulador de Boston

Recomendo a série: The Patient

Recomendo o livro: Humans at Work (Anna Tavis e Stela Lupushor)

Lembrança da infância: Cheirinho da bergamota que comíamos na frente da lareira na casa da minha avó. Lição para o time: Gosto da frase de Gifford Thomas: “A humildade é a essência da grande liderança”. Digo a meu time para não confundir humildade com fraqueza. É preciso força de vontade e caráter para pôr as necessidades dos outros antes das suas. O que faz de mim uma Mais Admirada: Colegas generosos.

JULIANA RUGGIERO

Cargo: compliance director, data protection officer & diversity and inclusion sponsor

ABBVIE BRASIL

ALEXANDRE SERPA, 48

Cargo: diretor de operações internacionais de compliance

Reporta-se: vice-presidência internacional compliance

Formação: ciências de computação, Unesp, 1997 Pós-graduação administração de empresas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-Eaesp), 2001

Certificação em compliance: fraud examiner (CFE), Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), 2010; compliance and ethics professional (CCEP), Society of Corporate Compliance and Ethics, 2011; compliance anti corrupção (CPC-A), Legal, Ethics & Compliance (LEC), 2018; investigações internas corporativas (CPIIC), Legal, Ethics & Compliance (LEC), 2020 Idiomas: espanhol, inglês, italiano

Ingressou na empresa em: 2017 Ocupa o cargo desde: 2021

Atua na área de compliance desde: 2009

Outros cargos exercidos na empresa: diretor regional de compliance América Latina e Canadá

Equipe: 300 funcionários

ABENGOA BIOENERGIA BRASIL

LUCIANA SCANTAMBURLO SCATOLIN, 45

Cargo: gerente de assessoria jurídica

Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil, Antonio R. Garcia

Formação: direito, PUC-Campinas, 2000 Pós-graduação direito empresarial, FGV-SP, 2008

74 EXECUTIVOS www.analise.com
DIVULGAÇÃO

Ingressou na empresa em: 2001 Ocupa o cargo desde: 2014 Foco de atuação do departamento: contratos empresariais Atende parcialmente: ambiental, comercial, comércio internacional, concorrencial, consultivo, consumidor, fiscal, imobiliário, operacional, operações financeiras, reestruturação, seguros, societário, sucessões

Contrata serviços terceirizados em: administrativo, cível, contencioso, fusões e aquisições, penal, propriedade intelectual, regulatório, relações institucionais, trabalhista, tributário

Equipe: 3 advogados

Faz parte do Grupo Abengoa Bioenergia

ABERTTA SAÚDE

MARINA GUIMARÃES SOARES, 41

Cargo: diretora jurídica, relações institucionais e sustentabilidade & compliance officer Consulte ArcelorMittal Brasil, pág 90.

ACCENTIV’

GRAZIELLA GARNERO ADAS, 49

Cargo: diretora executiva jurídica, compliance, riscos e RI Latam

Consulte Edenred Brasil, pág 153.

ACCENTURE

SANDRA GOUVEA, 53

Cargo: diretora jurídica Latam

Reporta-se: vice-presidência internacional growth markets legal

Formação: direito, Universidade Santa Úrsula (USU), 1993 Pós-graduação direito, Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), 1995 Especialização formação em coach, Erickson College, 2018 Mestrado direito internacional, USP, 2003 Idiomas: espanhol, inglês

Ingressou na empresa em: 2021 Ocupa o cargo desde: 2021

Atua na área de compliance desde: 2021

É professor (a) em instituição de ensino: informação, privacidade de dados e DPO, Legal, Ethics & Compliance (LEC)

É membro do conselho de administração

Empresas onde trabalhou: SAP, diretora jurídica; IBM, advogada sênior

Foco de atuação do departamento: administrativo, cível, comercial, consultivo, contencioso, contratos empresariais, digital, fusões e aquisições, imobiliário, operacional, operações financeiras, regulatório, seguros, societário, trabalhista, tributário

Atende parcialmente: compliance, fiscal Contrata serviços terceirizados em: ambiental, comércio internacional, concorrencial, consumidor, penal, propriedade intelectual, reestruturação, relações institucionais, sucessões

Equipe: 40 advogados, 1 funcionário

MARCELO ALMEIDA PRADO, 53

Cargo: CFO Latin America

Formação: administração de empresas, Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), 1993 Pós-graduação finanças, Insper, 2000 MBA finanças, Ibmec-SP, 2001

Idiomas: espanhol, inglês

Ingressou na empresa em: 1998 Ocupa o cargo desde: 1998

ACCOR

MAGDA DE CASTRO KIEHL

Cargo: vice president legal, compliance & segurança Americas

Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil Áreas que gerencia: compliance, proteção e privacidade de dados, segurança

Formação: direito, USP, 1995 MBA executivo internacional, FIA – Fundação Instituto de Administração, 2018 Mestrado direito internacional, USP, 2005 Idiomas: espanhol, francês, inglês

CLAUDIA CARVALHO VALENTE, 47

Cargo: legal, compliance, risks, investigation executive Reporta-se: vice-presidência legal, risks and compliance, Magda de Castro Kiehl

Formação: MBA Compliance, Riscos e Fraudes, FIA –Fundação Instituto de Administração, 2018

Certificação em compliance: CEEP-I, SCCE, Estados Unidos, 2015 Idiomas: espanhol, inglês

Ingressou na empresa em: 2022 Ocupa o cargo desde: 2022

Atua na área de compliance desde: 2015

É professor (a) em instituição de ensino: Compliance, Riscos e Fraudes, FIA – Fundação Instituto de Administração Outros cargos exercidos na empresa: legal and business affairs executive

É membro do conselho de administração

Foco de atuação do departamento: compliance, consultivo, contratos empresariais

Atende parcialmente: cível, comercial, comércio internacional, consumidor, contencioso, fusões e aquisições, imobiliário, operacional, propriedade intelectual, reestruturação, seguros, societário, trabalhista

Contrata serviços terceirizados em: administrativo, agrário, ambiental, arbitragem, concorrencial, digital, fiscal, operações financeiras, penal, previdenciário, regulatório, relações institucionais, sucessões, tributário

Equipe: 13 advogados, 2 funcionários

ACCORINVEST

CINTIA CRISTINA M. SANTOS DE TOLEDO, 40

Cargo: vice president general counsel & compliance officer

Reporta-se: ao global compliance officer, Jairo Gonzalez Áreas que gerencia: proteção e privacidade de dados Formação: direito, FMU, 2008 Pós-graduação leadership and people management, Insper, 2016; high performance people skills for leaders, London Business School, Reino Unido, 2017; compliance, Insper, 2018; convince & engage: leadership for change, Neoma Business Scholl, França, 2022 Especialização contratos empresariais, FGV-SP, 2011 Idiomas: espanhol, inglês

Ingressou na empresa em: 2011 Ocupa o cargo desde: 2017 Atua na área de compliance desde: 2018

Outros cargos exercidos na empresa: vice-presidente general counsel; legal manager É membro do conselho de administração

Empresas onde trabalhou: Grupo Accor – South America, gerente jurídica; Grupo Accor – South America, coordenadora jurídica; Grupo Accor – South America, advogada sênior

Foco de atuação do departamento: cível, comercial, comércio internacional, compliance, consultivo, contratos empresariais, imobiliário, operacional, seguros, societário

Atende parcialmente: administrativo, consumidor, fusões e aquisições, operações financeiras, reestruturação, regulatório, relações institucionais, trabalhista, tributário

Contrata serviços terceirizados em: agrário, ambiental, arbitragem, concorrencial, contencioso, digital, fiscal, penal, previdenciário, propriedade intelectual, sucessões

Responsáveis setoriais: Andrea Igielka (compliance, consultivo, cível); Andrea Macedo (consumidor, trabalhista, tributário); Juliana Alvarez Brandt Mancio (comercial, contratos empresariais, imobiliário, societário)

Equipe: 4 advogados

Faz parte do Grupo AccorInvest

MIGUEL GONÇALVES, 50

Cargo: CFO Latin America

Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil, Charles Boissonnet, vice-presidência internacional global CFO, Corinne Fornara Áreas que gerencia: auditoria, contabilidade, controles internos, ESG

Formação: gestão comercial e contabilidade, Universidade Fernando Pessoa, Portugal, 1998 Especialização programa alta direção de empresas, BARNA Business School, República Dominicana, 2013 MBA INDEG/ ISCTE – Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial, Portugal, 2005 Idiomas: espanhol, francês, inglês

Ingressou na empresa em: 1998 Ocupa o cargo desde: 2021 Outros cargos exercidos na empresa: CFO; CFO África,

MAIS ADMIRADO 15º COMPLIANCE

Alexandre Serpa

Diretor de operações internacionais de compliance

AbbVie Brasil (pág. 74)

Recomendo o filme: Nada de Novo no Front

Recomendo a série: Sandman

Recomendo o livro: Subtract: The Untapped Science of Less (Leidy Klotz)

Lição para o time: Não somos guardiões da moral nem dos bons costumes.

Setnegal; CFO Caraíbas e Oceano Índico, República Dominicana É membro do conselho de administração

Responsáveis setoriais: Alessandra Lucas (previdência); Andressa Rampaso (gestão de impostos); Edilson Silva (macroeconomia); Gerson Serpellone (auditoria, gestão financeira); Graziela Lousada (contabilidade); Marcio Xavier (gestão de contas); Priscila Rocha (controladoria, demonstrações financeiras, planejamento financeiro)

Equipe: 37 funcionários, 3 estagiários

Faz parte do Grupo AccorInvest

ACELEN

PEDRO SANDRIN

Cargo: chief legal and compliance officer

Faz parte da Mubadala Capital

ALEXANDRE PERAZZO DE ALMEIDA, 48

Cargo: CFO

Reporta-se: diretamente ao principal executivo Brasil, Luiz de Mendonça Áreas que gerencia: administrativa, contabilidade, RI, TI, investimentos

Formação: administração de empresas, UNIFACS, 1998 Pós-graduação finanças corporativas, FGV-SP, 2001

Idiomas: inglês

Ingressou na empresa em: 2021 Ocupa o cargo desde: 2021

Empresas onde trabalhou: Atvos, CFO – vice-presidente financeiro; Braskem, diretor financeiro

Responsáveis setoriais: Agberto Cavalcanti (auditoria, contabilidade, controladoria); Carolina Bemfica (gestão de impostos); Fabio Alvarez (gestão de riscos); Marcelo Nogueira (estratégia financeira, gestão financeira, macroeconomia, planejamento financeiro, RI, tesouraria); Rodrigo Gomes (gestão de contas, previdência); Simone Fischer (demonstrações financeiras) Equipe: 80 funcionários, 3 estagiários

Faz parte da Mubadala Capital

A

75 EXECUTIVOS www.analise.com
ACELEN
VIEIRA
ROGERIO

SEÇÃO DIRETÓRIO

132 Escritórios

661 Advogados

61 Especialidades

67 Cidades

26 Estados e o Distrito Federal

SUPLEMENTO COMERCIAL LEGENDA DO PERFIL V Ano de Fundação S Sede b Número de Advogados

AAbe Advogados

abeadvogados.com.br/

V 2007 S São Paulo (SP) b 40

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1663 - 11º AndarJardim Paulistano

São Paulo (SP) - CEP 01452-001

Fone (11) 3512-1300

Categoria Abrangente

Especialidades Cível, Fusões e Aquisições, Planejamento Patrimonial e Sucessório (wealth planning), Societário, Trabalhista, Tributário

Sócios Marcos Abe • Ricardo Pinto Rocha Neto • Gustavo Barroso Taparelli • Fernanda Garcez Lopes Cunha • Rafael Pezeta • Fernando Zanotti Schneider • William Joji Nakasone • Maira Cristina Santos Madeira

Diferencial do escritório O Abe Advogados é um escritório focado em direito empresarial, com ampla experiência em vários segmentos econômicos. Possuímos uma estrutura completa e robusta para oferecer serviços jurídicos com nível de excelência técnica, de forma simples e ágil. Atendemos empresas nacionais e estrangeiras, nas áreas de fusões e aquisições, societário e contratos, tributário consultivo e contencioso, contencioso cível estratégico e arbitragem, trabalhista e imobiliário. Servimos pessoas físicas nas áreas de planejamento tributário, planejamento sucessório e preservação de patrimônio pessoal, bem como contencioso relacionado.

Desempenho no Análise Advocacia

Admirado em: 2022

Com outra denominação: 2019, 2018, 2014, 2013, 2012, 2011

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023

Com outra denominação: 2022, 2021

Advocacia Castro Neves Dal Mas

www.castroneves.com.br

V 2000 S São Paulo (SP) b 74

Alameda Santos, 1787 - 1º Andar - Cerqueira César

São Paulo (SP) - CEP 01419-000 Fone (11) 3757-1000

Filiais/localidades atendidas no Brasil Araçatuba (SP), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR)

Categoria Especializado

Especialidades Cível, Trabalhista

Principais sócios Alexandre Maldonado Dal Mas

• Viviane Castro Neves P. M. Dal Mas

Desempenho no Análise Advocacia Admirado em: 2022, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023, 2021

Advocacia Dias de Souza

www.advds.com.br

V 1999 S Brasília (DF) b 8

SHIS Qi 15, Conjunto 02, Casa, 1 - Casa - Lago Sul

Brasília (DF) - CEP 71635-220 Fone (61) 3329-9400

Categoria Especializado

Especialidade Tributário

Principal setor econômico Açúcar e Álcool

Principal sócio Hamilton Dias de Souza Graduação Direito, Universidade de São Paulo (USP), SP, 1966 Mestrado Direito Tributàrio, Universidade de São Paulo (USP), SP, 1978 Idiomas Francês, Inglês Atuação Administrativo, Constitucional, Tributário

Sócios Daniel Szelbracikowski Graduação Direito, Universidade de Brasília (UnB), DF, 2008 Mestrado Direito Constitucional, Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, DF, 2016 Idioma Inglês Atuação Constitucional, Tributário • Júlio César Soares Pós-graduação Direito, Universidade de Brasília (UnB), DF, 2008; Especialista em Direito Tributário, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (Ibet), SP, 2011 Idioma Inglês Atuação Tributário

Diferencial do escritório A Advocacia Dias de Souza oferece soluções completas aos seus clientes na condução dos processos judiciais. Seus profissionais são reconhecidos pela atuação constante na Justiça Federal, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, no Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal e CARF.

Disso decorre que haja solução personalizada para cada situação que lhe é apresentada. O foco no resultado reflete-se nas petições iniciais, nos recursos, memoriais de julgamentos, sustentações orais e audiências realizadas com Juízes, Desembargadores e Ministros.

Desempenho no Análise Advocacia Admirado em: 2022

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023, 2022

Alves Benedito Advogados

www.alvesbenedito.com.br

V 2009 S São Paulo (SP) b 2

Avenida Paulista, 1636 - 7°andar, conjunto 706 - Bela Vista

São Paulo (SP) - CEP 01310-200 Fone (11) 3197-4592

304 www.analise.com EXECUTIVOS DNA 2023 | ABE ADVOGADOS
A

Categoria Especializado

Especialidades Consumidor, Contratos Empresariais, Imobiliário, Tributário

Sócios Irene Alves dos Santos • Luiz Augusto

Benedito

Andrade Silva Advogados

www.andradesilva.com.br

V 1999 S Belo Horizonte (MG) b 28

Avenida do Contorno, 3800 - 10º Andar - Edifício

João Gasparini - Funcionários

Belo Horizonte (MG) - CEP 30110-022

Fone (31) 2103-9560

SGAN Quadra 601 - Bloco H, Edifício Íon, Impact Hub - Asa Norte

Brasília (DF) - CEP 70830-018

Fone (61) 3343-0170

Filiais/localidades atendidas no Brasil Campo Grande (MS), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Uberlândia (MG)

Categoria Abrangente

Especialidades Falência e Recuperação Judicial, Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais, Reestruturação Empresarial, Societário, Tributário

Principal setor econômico Transporte e Logística

Principal sócio David Gonçalves de Andrade Silva Graduação Direito, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MG, 1988 Pós-graduação Direito de Empresas, Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), SP, 2004 Atuação Fusões e Aquisições, Societário, Tributário

Sócios Ivo Neri Avelar Graduação Direito, Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), MG, 2007 Pós-graduação Contabilidade, Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), SP, 1995 Atuação Tributário • Rodrigo Rocha de Sá Macedo Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), MG, 2012 Pós-graduação Direito de Empresa, Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), MG, 2014 Atuação Falência e Recuperação Judicial, Reestruturação Empresarial

Diferencial do escritório A Andrade Silva Advogados é referência em Direito de Empresas, com foco, especialmente, nas organizações familiares. O sócio-fundador, David Gonçalves de Andrade Silva, atua há 35 anos na área jurídica. Acreditamos no conceito de advogado de negócios e na ética como instrumento de reconstrução de empresas e da sociedade. Somos apaixonados por gestão, inovação e tecnologia, sempre com foco em eficiência e qualidade. Não cultivamos ego. Construímos relacionamentos próximos com os clientes e conhecemos as suas dores. Temos o Direito como instrumento de estratégia de negócios, antecipando problemas, corrigindo rotas e traçando os melhores caminhos para a prosperidade e a perenidade das empresas.

André Elali Advogados

www.andreelali.com.br

V 2002 S Natal (RN) b 19

Rua Seridó, 555 - Petrópolis

Natal (RN) - CEP 59020-010

Fone (84) 4005-5555

Categoria Especializado

Especialidade Tributário

Principal setor econômico Imobiliário

Principal sócio André de Souza Dantas Elali

Desempenho no Análise Advocacia

Admirado em: 2020, 2017, 2009, 2008, 2007 Com outra denominação: 2009

Desempenho no Advocacia Regional

Admirado em: 2021

Araúz Advogados

www.arauz.com.br

V 2000 S Curitiba (PR) b 110

Avenida Paraná, 326 - Cabral

Curitiba (PR) - CEP 80035-130

Fone (41) 3091-3400

Filiais/localidades atendidas no Brasil Cruz Alta (RS), Itajaí (SC), Londrina (PR), Maringá (PR), Sinop (MT), São Paulo (SP), Tangará da Serra (MT), Toledo (PR)

Categoria Abrangente

Especialidades Administrativo, Agrário, Ambiental, Arbitragem, Bancário e Financeiro, Cível, Falência e Recuperação Judicial, Fusões e Aquisições, Internacional, Reestruturação Empresarial, Societário, Trabalhista, Tributário

Principais setores econômicos Agricultura e Pecuária, Bancos, Petróleo e Gás

Principal sócio Carlos Araúz Filho Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), PR, 1998 Pós-graduação Direito Empresarial, Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ), 2000; Direito Tributário, Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), PR, 2001 Idioma Espanhol Atuação Agrário, Fusões e Aquisições, Reestruturação Empresarial

Sócios Carlos Eduardo Chemim Graduação Direito, Universidade Paranaense (Unipar), PR, 2006 Pós-graduação Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - Brigadeiro, SP, 2007 Atuação Trabalhista • Clóvis Suplicy Wiedmer Filho Graduação Direito, Universidade Positivo (UP), PR, 2004 Idiomas Espanhol, Inglês Atuação Agrário, Cível, Consumidor • Danielle Dalledone Graduação Direito, FAE Centro Universitário, PR, 2015 Pós-graduação Gestão Tributária, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), PR, 2018 MBA Gestão Contábil e Tributária de Empresas, Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR, 2019 Atuação Tributário • Danielle Wardowski Cintra Martins Graduação Direito, Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), PR, 2004 Pós-graduação Direito Processual, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), SC, 2007; Direito Administrativo, Instituto de Direito Romeu Felipe

305 www.analise.com EXECUTIVOS ARAÚZ ADVOGADOS | DNA 2023
A

Bacellar, 2014; Direito Ambiental, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), PR, 2018 Idioma Inglês Atuação Administrativo, Ambiental, Regulatório • Edgar Kindermann Speck Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), PR, 1995 Pós-graduação Direito Processual Civil, Faculdades Positivo/IBEJ, 1997; Direito Tributário, Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), PR, 2002 Idioma Espanhol Atuação Bancário e Financeiro, Cível, Direito Cooperativo • Fernando José Breda Pessôa Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), PR, 2004 Mestrado Direito Econômico e Social, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), PR, 2006 Idiomas Espanhol, Francês, Inglês, Italiano Atuação Arbitragem, Contratos Empresariais, Internacional • Flávio Alexandre de Souza Graduação Direito, Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR, 2003 Pós-graduação Direito do Trabalho e Previdenciário, Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná, 2009 Mestrado LL.M. em Direito Corporativo, Ibmec-PR, 2012 Idiomas Espanhol, Inglês Atuação Fusões e Aquisições, Reestruturação Empresarial • Gabriel Placha Graduação Direito, Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), PR, 2000 Pós-graduação Direito Tributário, Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), PR, 2001 Mestrado Direito Social e Econômico, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), PR, 2007 Idiomas Espanhol, Inglês Atuação Reestruturação Empresarial, Societário, Tributário

• Paulo Afonso de Souza Sant'Anna Graduação Direito, Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR, 2002 Pós-graduação Direito Processual Civil, Instituto Romeu Bacellar, 2003 Mestrado Direito Processual Civil, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP, 2010 Idioma Inglês Atuação Bancário e Financeiro, Cível, Falência e Recuperação Judicial

• Paulo Roberto Ribeiro Nalin Graduação Direito, Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR, 1992 Mestrado Direito Privado, Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR, 1996 Doutorado Direito das Relações Sociais (Direito Contratual), Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR, 2000 Pós-Doutorado Contratos Internacionais, Faculdade de Direito da Universidade da Basiléia, 2014 Idiomas Francês, Inglês, Italiano Atuação Arbitragem, Contratos Empresariais, Internacional • Paulo Roberto Stöberl Graduação Direito, Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), PR, 1990 Pós-graduação Direito Tributário, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), PR, 1999 Mestrado Direito Social e Econômico, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), PR, 2004 Doutorado Ciência Política, Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR, 2018 Idiomas Alemão, Inglês Atuação Direito Cooperativo, Societário • Rafaela Parra Graduação Direito, Universidade Norte do Paraná (Unopar), PR, 2008 Pós-graduação Gestão Estratégica de Empresas, ISAE-FGV, 2015; Agronegócio, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), SP, 2019 MBA Direito Aplicado, Escola da Magistratura do Paraná, 2010 Mestrado Direito Negocial,

Universidade Estadual de Londrina (UEL), PR, 2019 Idioma Inglês Atuação Agrário, Ambiental, Compliance • Rodrigo Borba Graduação Direito, FAE Centro Universitário, PR, 2010 Pós-graduação Direito e Processo Tributário Empresarial, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), PR, 2018 MBA Gestão Contábil e Tributária, Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR, 2020 Atuação Planejamento Patrimonial e Sucessório (wealth planning), Tributário • Rodrigo Laynes Milla Graduação Direito, Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR, 2003 LL.M Direito Societário, Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), SP, 2020 Idioma Inglês Atuação Societário • Thiago Gardai Collodel Graduação Direito, Universidade Positivo (UP), PR, 2004 Pós-graduação Direito Tributário, Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), PR, 2007 Idioma Inglês Atuação Previdenciário, Reestruturação Empresarial, Trabalhista

Diferencial do escritório Araúz Advogados é banca abrangente e multidisciplinar no que se refere à expertise dos ramos do Direito, focada a atender demandas nacionais e estrangeiras na seara empresarial, nos diversos setores da economia globalizada, acumulando experiências nos setores do Agronegócio e Cooperativismo, em todo o seu sistema, abrangendo as atividades de Transporte e Log í stica, Instituiçõ es Financeiras e Investimento, Crédito, Seguros, Energia, Portuário, dentre outras. Com trajetória de contínuo crescimento, a sociedade está em constante aperfeiçoamento, realizando investimentos em infraestrutura, TI, gestão, retenção de talentos e controladoria, tendo mais de 200 colaboradores especializados. Com o programa interno, Araúz DNA, temos o objetivo de estabelecer uma cultura própria para todos em Araú z Advogados, um jeito de ser que envolva melhores pr áticas, treinamentos e aperfeiçoamento de nossas qualidades e diferenciais, comprometendo-nos aos objetivos de nossa adesão ao Pacto Global das Nações Unidas.

Desempenho no Análise Advocacia Admirado em: 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023, 2022, 2021

Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica

www.arrudaalvim.com.br

V 1960 S São Paulo (SP) b 65

Rua Atlântica, 516 - Jardim América

São Paulo (SP) - CEP 01440-902

Fone (11) 2106-0009

Filiais/localidades atendidas no Brasil Brasília (DF), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP)

Categoria Abrangente

Especialidades Administrativo, Arbitragem, Bancário e Financeiro, Cível, Falência e Recuperação Judicial, Família e Sucessões, Regulatório, Securitário, Telecomunicações, Tributário

Principais setores econômicos Bancos, Seguros, Telecomunicações

Sócios Aluizio José de Almeida Cherubini Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP, 1999 Mestrado Direito Processual Civil, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP Atuação Cível, Contratos Empresariais, Falência e Recuperação Judicial • André Ribeiro Dantas Graduação Direito, Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp), SP Mestrado Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP • Angélica M. L de Arruda Alvim Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP Atuação Cível, Comercial, Consumidor • Armando Verri Júnior Graduação Direito, Faculdade de Direito São José do Rio Preto • Eduardo Pellegrini de Arruda Alvim Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP Mestrado Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP Doutorado Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP Idioma Alemão Atuação Administrativo, Arbitragem, Telecomunicações • Everaldo Augusto Cambler Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP Mestrado Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP Doutorado Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP • Fernando Anselmo Rodrigues Graduação Direito, Complexo Educacional FMU, SP, 1993 Mestrado Direito Processual Civil, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP Atua-

306 www.analise.com EXECUTIVOS DNA 2023 | ARRUDA ALVIM & THEREZA ALVIM ADVOCACIA E CONSULTORIA JURÍDICA
A

ção Bancário e Financeiro, Cível, Consumidor • Fernando Crespo Queiroz Neves Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP, 1995 Mestrado Direito Tributário, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP, 2001 Doutorado Direito do Estado, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP, 2016 Idioma Inglês Atuação Administrativo, Arbitragem, Telecomunicações • Gianfrancesco Genoso Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP Doutorado Direito do Estado, Universidade de São Paulo (USP), SP Atuação Administrativo • Thereza Celina Diniz de Arruda Alvim Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP, 1962 Doutorado Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP Idioma Inglês Atuação Administrativo, Cível, Comercial

Diferencial do escritório O escritório, Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, conta com mais de sessenta anos de prática jurídica. Com inovação e pioneirismo, o escritório conseguiu, no decorrer dos anos, fazer verdadeiro intercâmbio entre a academia e a advocacia, formando uma equipe de profissionais com vasto conhecimento técnico e científico. Seus principais sócios têm mais de 40 livros jurídicos publicados, bem como centenas de artigos publicados em revistas jurídicas nacionais e internacionais. Valoriza a formação acadêmica e estimula a atualização dos seus profissionais, ao mesmo tempo em que investe em estrutura e tecnologia de ponta. Escritório com atuação nacional e ênfase em diversas áreas consultivas e do contencioso estratégico, ampla atuação nos Tribunais Superiores com qualidade e excelência.

Desempenho no Análise Advocacia Admirado em: 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007, 2006

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023, 2022, 2021

Veja mais informações na seção dos patrocinadores.

Arystóbulo Freitas Advogados

www.afreitas.com.br

V 2007 S São Paulo (SP) b 80

Rua Funchal, 418 - 36º Andar - Vila Olímpia São Paulo (SP) - CEP 04551-060 Fone (11) 5643-5460

Filiais/localidades atendidas no Brasil Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ)

Categoria

Abrangente

Especialidades Ambiental, Arbitragem, Biotecnológico, Cível, Concorrencial, Consumidor, Energia, Petróleo e Gás, Privacidade e Proteção de Dados, Propriedade Intelectual, Regulatório, Telecomunicações

Principais setores econômicos Energia, Farmacêutico, Telecomunicações

Principal sócio Arystóbulo de Oliveira Freitas Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP, 1984 Mestrado Direitos Difusos e Coletivos, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP, 1992 Idioma Inglês Atuação Arbitragem, Cível, Consumidor

Diferencial do escritório Sócios com ampla experiência no Direito privado e público, autores de artigos em livros e periódicos de suas especialidades, reconhecidos nacionalmente. O escritório conta com sede bem estruturada, na capital de São Paulo, atendendo clientes em questões que exigem atuação em todo o território nacional. Além da moderna e espaçosa estrutura do escritório, foi instalada sólida base tecnológica para propiciar ao cliente rápido e completo compartilhamento das informações, inclusive processos e procedimentos judiciais, administrativos e arbitrais. A pessoalidade e o foco no cliente são marcas indeléveis do escritório.

Desempenho no Análise Advocacia Admirado em: 2022, 2021, 2019, 2018, 2017, 2016, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2006 Com outra denominação: 2015, 2014

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023, 2022, 2021

Ayres Ribeiro Advogados

www.ayresribeiro.com.br

V 2012 S São Paulo (SP) b 32

Rua Tenerife, 31 - 1º Andar - Vila Olímpia

São Paulo (SP) - CEP 04548-040

Fone (11) 5225-0000

Avenida Getúlio Vargas, 258 - 14 - funcionários

Belo Horizonte (MG) - CEP 30112-020

Fone (31) 3254-3600

Filiais/localidades atendidas no Brasil Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP)

Categoria Especializado

Especialidades Cível, Comércio Internacional, Concorrencial, Consumidor, Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais, Regulatório, Societário, Trabalhista, Tributário

Principais setores econômicos Alimentos, Automotivo, Autopeças, Bancos, Bebidas, Construção e Engenharia, Energia, Farmacêutico, Mineração, Papel e Celulose

Principais sócios Gilberto Ayres Moreira • Elisa Silva de Assis Ribeiro

Sócios Fernando Westin • Taís Cruz Habibe • Claudia Cristina dos S. Abrosio

Diferencial do escritório Constituído pela união de experientes e renomados profissionais, com sólida atuação no mercado, o Ayres Ribeiro Advogados presta serviços especializados com a segurança e estrutura demandada pelo mercado. Por meio de conhecimento aprofundado e multidisciplinar dos setores econômicos nos quais atua, o escritório conta com o trabalho integrado de seus sócios, associados e consultores oferecendo serviços jurídicos de alta performance e especialização para empresas e empresários, nacionais e estrangeiros. A equipe do Ayres Ribeiro Advogados dispõe de uma estrutura moderna e prioriza o atendimento ágil e eficiente.

Desempenho no Análise Advocacia

Admirado em: 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012

Desempenho no Advocacia Regional

Admirado em: 2023, 2022, 2021

307 www.analise.com EXECUTIVOS AYRES RIBEIRO ADVOGADOS | DNA 2023
A

BBarbosa & Ferraz Ivamoto Advogados (LBMF)

www.lbmf.com.br

V 2011 S São Paulo (SP) b 24

Rua Fradique Coutinho, 212 - 11° andarPinheiros

São Paulo (SP) - CEP 05416-000

Fone (11) 4118-1000

Categoria Especializado

Especialidades Aduaneiro, Cível, Societário, Tributário

Principais sócios Luís Alexandre Barbosa • Mônica Ferraz Ivamoto • Marcus Furlan • Marcos Vinícius Passarelli Prado

Desempenho no Análise Advocacia Admirado em: 2022, 2021, 2020, 2019, 2017, 2015

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023, 2022, 2021

Barreto Dolabella Advogados

barretodolabella.com.br

V 2009 S Brasília (DF) b 30

SIG Quadra 1, Lotes 495/505/515 - Edifício

Barão do Rio Branco - 4º Andar - Cobertura 4Zona Industrial

Brasília (DF) - CEP 70610-410

Fone (61) 3322-0507

Filiais/localidades atendidas no Brasil Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), São Luís (MA), Vitória (ES)

Categoria Abrangente

Especialidades Bancário e Financeiro, Fusões e Aquisições, Societário, Trabalhista, Tributário

Principais setores econômicos Agricultura e Pecuária, Financeiro

Sócios Edvaldo Costa Barreto Jr. • Guilherme Pereira Dolabella Bicalho • Ivan Pereira Prado • Fernando Zanetti Stauber • Leonardo Queiroz

Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados (BFBM)

www.bfbm.com.br

V 1990 S Brasília (DF) b 170

SHIS QL, conjunto 05 - casa 03 - Lago Sul

Brasília (DF) - CEP 71630-255

Fone (61) 3409-1000

Filiais/localidades atendidas no Brasil Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP)

Categoria Abrangente

Especialidades Administrativo, Arbitragem, Bancário e Financeiro, Cível, Constitucional, Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados, Regulatório, Telecomunicações, Trabalhista, Tributário

Principais setores econômicos Bancos, Energia, Petróleo e Gás, Tecnologia, Informação e Internet, Telecomunicações, Varejo

Principais sócios Eduardo Mendonça Graduação Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 2005 Mestrado Direito Público, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ Doutorado Direito Público, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ Idiomas Alemão, Espanhol, Inglês Atuação Administrativo, Constitucional, Econômico e Antitruste • Rafael Barroso Fontelles Graduação Direito, Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), RJ, 2003 Pós-graduação Direito do Consumidor, Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), RJ Idioma Inglês Atuação Bancário e Financeiro, Cível, Consumidor

Sócios Thiago Magalhães Pires Graduação Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 2008 Mestrado Direito Público, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 2011 Doutorado Direito Público, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 2017 Idiomas Espanhol, Inglês Atuação Administrativo, Cível, Constitucional • Felipe de Melo Fonte Graduação Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 2006 Mestrado Direito Público, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ Doutorado Direito Público, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ Idioma Inglês Atuação Administrativo, Constitucional • Felipe Monnerat Solon de Pontes Rodrigues Graduação Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 2007 Idioma Inglês Atuação Administrativo, Cível, Constitucional • Karin Basílio Khalili Dannemann Graduação Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 1998 Pós-graduação Direito Civil-Constitucional, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ Idiomas Francês, Inglês Atuação Administrativo, Comercial, Constitucional • Renata Saraiva Graduação Direito, Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), DF, 1998 Pós-graduação Direito Administrativo, Centro Universitário de Brasília (Uniceub), DF, 2008; Pós Graduação em Direito Público, Constitucional e Administrativo, Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, DF, 2012 Idioma Inglês Atuação Constitucional, Direito Público • Konstantinos Jean Andreopoulos Graduação Direito, Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, 1994 Pós-graduação Direito Processual Civil, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), SP Idioma Inglês Atuação Bancário e Financeiro, Cível, Consumidor • Márcio Monteiro Reis Graduação Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 1996 Mestrado Direito Público, Universidade

308 www.analise.com EXECUTIVOS DNA 2023 | BARBOSA & FERRAZ IVAMOTO ADVOGADOS (LBMF)
B

do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ Idiomas Espanhol, Francês, Inglês Atuação Administrativo, Constitucional, Econômico e Antitruste • Eduardo Nunez Graduação Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 2004 Idiomas Espanhol, Francês, Inglês Atuação Cível, Comercial, Constitucional • André Zanatta Fernandes de Castro LL.M LL.M. pela University of Chicago Law School., University of Chicago, 2009 Idiomas Espanhol, Inglês Atuação Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados • Irapuã Santana Graduação Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ, 2008 Mestrado Direito Processual, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ, 2015 Doutorado Direito Processual, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ, 2020 Idiomas Espanhol, Francês, Inglês, Italiano

Consultores Ana Paula de Barcellos Graduação

Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 1997 Mestrado Direito Público, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 2001 Doutorado Direito Público, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 2004 Pós-Doutorado Takemi Program in International Health, Universidade de Harvard, 2013 Idioma Inglês Atuação Administrativo, Cível, Constitucional • Carmen Tiburcio Graduação Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), RJ, 1981 Mestrado Direito, University of Virginia, 1987 Doutorado

Direito, University of Virginia, 1998 Idiomas Espanhol, Francês, Inglês, Italiano Atuação Arbitragem, Comércio Internacional, Internacional

Diferencial do escritório Com uma equipe de 170 advogados, a banca se destaca pela excelência de seus profissionais, pela dedicação aos clientes e criatividade de teses jurídicas para alcançar os melhores resultados. Tradicionalmente voltado para o Direito Constitucional, Administrativo, Bancário e Tecnologia, notabiliza-se também por sua atuação no Direito Digital, Trabalhista, LGPD, Telecomunicações e Óleo&Gás.

Desempenho no Análise Advocacia

Admirado em: 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007

Desempenho no Advocacia Regional

Admirado em: 2023, 2022, 2021

Veja mais informações na seção dos patrocinadores.

Barroso, Muzzi, Barros, Guerra e Associados - Advocacia e Consultoria Empresarial

www.bmas.com.br

V 1996 S Belo Horizonte (MG) b 15

Avenida Getúlio Vargas, 447 - PilotisFuncionários

Belo Horizonte (MG) - CEP 30112-020 Fone (31) 2103-8600

Categoria Abrangente

Especialidade Tributário

Principal setor econômico Serviços especializados

Sócios Liliane Neto Barroso • João Caetano Muzzi Filho • Letícia Fernandes de Barros • Paula Regina Guerra de Resende Couri • Teresa Mourão Passos Coutinho • Isabella Noria Cunha • Marina Souza de Moraes Lopes

Desempenho no Análise Advocacia

Admirado em: 2022, 2021, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2013, 2012, 2011, 2010, 2008, 2007 Com outra denominação: 2013, 2012, 2011, 2010, 2008, 2007

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023, 2022, 2021

Bastian Advogados

www.bastianadvogados.com.br

V 2014 S São Paulo (SP) b 80

Rua Guaraiúva, 135 - 11º Andar - Cidade Monções São Paulo (SP) - CEP 04569-000 Fone (11) 4420-4455

Categoria Abrangente

Especialidades Administrativo, Cível, Comercial, Consumidor, Contratos Empresariais, Direito Digital, Propriedade Intelectual, Telecomunicações

Principais setores econômicos Comércio eletrônico, Tecnologia, Informação e Internet

Principais sócios Guilherme Kaschny Bastian • Francisco Kaschny Bastian

Sócio Adryanna Chrystina Toledo Moreira

Desempenho no Análise Advocacia Admirado em: 2022, 2021

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023, 2022

Benício Advogados Associados

www.benicio.com.br

V 1967 S São Paulo (SP) b 226

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 10513 e 14 Andares - Ed Berrini One - Berrini

São Paulo (SP) - CEP 04571-010 Fone (11) 3920-8800

Filiais/localidades atendidas no Brasil Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP)

Categoria Full service

Especialidades Bancário e Financeiro, Cível, Compliance, Consumidor, Contratos Empresariais, Falência e Recuperação Judicial, Fusões e Aquisições, Penal Empresarial, Planejamento Patrimonial e Sucessório (wealth planning), Societário, Trabalhista, Tributário

Principais setores econômicos Alimentos, Serviços especializados

Principais sócios Maria Neusa Gonini Benício • Benedicto Celso Benício Júnior • Sérgio Gonini Benício

Sócios Adriana Coutinho Pinto • Alessandro Barreto Borges • Camila de Camargo Vieira Altero • Marcos Paulo Lemos

309 www.analise.com EXECUTIVOS BENÍCIO ADVOGADOS ASSOCIADOS | DNA 2023
B

Desempenho no Análise Advocacia

Admirado em: 2021, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023, 2022

Veja mais informações na seção dos patrocinadores.

Beno Brandão Advogados Associados

www.benobrandao.com.br

V 2009 S Curitiba (PR) b 6

Avenida Anita Garibaldi, 850 - Salas 408, 409 e 410 - Ahú

Curitiba (PR) - CEP 80540-180 Fone (41) 3079-2079

Avenida Osvaldo Reis, 3281 - Sala 505 - Praia Brava

Itajaí (SC) - CEP 88306-773 Fone (47) 98859-0809

Categoria Especializado

Especialidades Ambiental, Direito Médico, Penal, Penal Empresarial

Principais setores econômicos Financeiro, Serviços especializados

Principal sócio Beno Brandão

S ócio Bruna Goffi da Costa Bordini

A ssociados Alessi Brandão • Felipe Américo Moraes • Igor Arthur Rayzel • Maria Victória da Fonseca Esmanhotto

Desempenho no Análise Advocacia

Admirado em: 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2012, 2010

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023, 2022, 2021

Bernardes & Advogados Associados

bernardesadvogados.adv.br

V 1996 S Belo Horizonte (MG) b 21

Avenida Getúlio Vargas, 887 - 6º Andar - Savassi Belo Horizonte (MG) - CEP 30112-021

Fone (31) 3262-2220

Filiais/localidades atendidas no Brasil Brasília (DF), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP)

Categoria Full service

Especialidades Administrativo, Cível, Societário, Trabalhista, Tributário

Principais setores econômicos Bebidas, Comércio eletrônico, Construção e Engenharia, Energia, Tecnologia da informação, Transporte e Logística

Principal sócio Flávio Couto Bernardes Graduação Direito, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MG, 1995 Especialização Direito Tributário, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MG, 1998 Mestrado Mestrado em Direito, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MG, 2000 Doutorado Doutorado em Direito, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MG, 2006 Idiomas Espanhol, Inglês Atuação Administrativo, Constitucional, Tributário

Sócios André Tostes Carvalho • Bernardo Pessoa de Oliveira • Mariella Bins Santana

Desempenho no Análise Advocacia

Admirado em: 2021, 2019, 2013

Desempenho no Advocacia Regional

Admirado em: 2022

Borba, Van Der Ley & Advogados

www.bvaadv.com.br

V 2002 S Recife (PE) b 19

Rua Senador José Henrique, 224 - 10º AndarIlha do Leite Recife (PE) - CEP 50070-460

Fone (81) 4009-0100

Categoria Abrangente

Especialidade Trabalhista

Principal setor econômico Jurídico

Principais sócios Alvaro Van der Ley Lima Neto • Ana Paula Van Der Ley Lima

Desempenho no Advocacia Regional Admirado em: 2023, 2022, 2021

Borsotto Lourenço Advogados

www.blpadv.com.br

V 2016 S Rio de Janeiro (RJ) b 12

RUA DA ASSEMBLEIA, 85 - grupo 907 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20011-001

Fone (21) 4042-0510

Categoria Abrangente

Especialidades Desportivo (esportes e games), Falência e Recuperação Judicial, Imobiliário

Principal setor econômico Jurídico

Sócios Gabriel Borsotto Thode • Haroldo Lourenço

310 www.analise.com EXECUTIVOS DNA 2023 | BENO BRANDÃO ADVOGADOS ASSOCIADOS
B

Ganhe produtividade e reduza o retrabalho com a integração do LegalManager

com

O LegalManager é a ferramenta completa para gestão de escritórios de advocacia, permitindo o acompanhamento do trabalho desde o primeiro contato do cliente, passando por processos e consultivos, e seguindo por todo o ciclo de faturamento e financeiro. Nossa visão integrada permite que a informação flua entre os módulos, sem a necessidade de redigitação em nenhum ponto do sistema

ANÚNCIO

Ganhe produtividade

Ambiente

LEGAL MANAGER

100% web, ideal para home-office e equipes espalhadas

Gerencie melhor o trabalho da equipe

Integre com o Financeiro

Não perca prazos e publicações

Economize recursos

Processo automatizado na leitura de Publicações e Andamentos Processuais

Aponte sua câmera para o QR code e conheça mais no nosso site

(11) 95407-3030 • comercial@legalmanager.com.br • www.legalmanager.com.br
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.