Page 5

os itens sem informação indicam que o dado não existe ou é igual a zero.

Estrutura dos balanços Os critérios utilizados para apresentar os dados financeiros das empresas nesta publicação foram discutidos e aprovados pela direção da ACREFI - Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento e contaram com a consultoria técnica do professor doutor Alberto Borges Matias e do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad). A Demonstração de Resultados e o Balanço Patrimonial apresentados representam uma seleção de itens relacionados no balanço. O objetivo é proporcionar um panorama resumido das atividades de cada empresa. Em razão disso, a soma dos itens pode não ser igual ao total apresentado em cada subgrupo. Isso se deve ao fato de os dados relacionados abaixo não representarem as demonstrações financeiras completas das instituições analisadas. Foi dado tratamento igual às informações financeiras de todas as empresas com o objetivo de manter um padrão em toda a publicação que permita uma análise objetiva. A única exceção ocorreu no caso da instituição Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. A empresa não divulga informações referentes exclusivamente à sua atuação no Brasil e não é uma instituição financeira. Em razão disso, o balanço apresentado difere do restante das empresas desta publicação. Na página inicial do perfil de cada empresa está indicado se o balanço apresentado é consolidado.

Professor Doutor Alberto Borges Matias

•Professor doutor Alberto Borges Matias, doutor

Agradecimentos

em administração de empresas e livre-docente em Finanças pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), professor titular do departamento de administração da FEA-USP de Ribeirão Preto. Ele é fundador e diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad) e foi o consultor técnico desta publicação. •Adalberto Savioli, presidente da ACREFI – Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento. •Istvan Karoly Kasznar, economista-chefe da ACREFI – Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento. •Antonio Augusto de Almeida Leite, diretor-superintendente da ACREFI - Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento. •Gabriel Camargo, analista financeiro do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad). •Lucas Saura, analista financeiro do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad). •Miguel Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). •Milko Matijascic, assessor-chefe da presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A produção desta publicação contou com o apoio de diversas pessoas e entidades. A seguir, estão listadas algumas das que prestaram consultoria, compartilharam informações e auxiliaram de alguma forma a publicação deste anuário.

A participação e a colaboração de todas as instituições associadas à ACREFI - Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento foram fundamentais para a produção desta publicação.

observações As companhias Banco Pecúnia e Sul Financeira, associadas à Acrefi, não são analisadas nesta publicação porque até a data de conclusão não haviam disponibilizado informações referentes à Demonstração de Resultados e Balanço Patrimonial do ano de 2008.

Anuário Acrefi

7

Anuário Acrefi  

Edição produzida pela Análise Editorial em 2009 para a Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you