Page 1

LISTA E CAMPANHA ELEITORAL DIREÇÃO APPEJ


Estimados sócios, O PEJ Portugal está a mudar. Há cerca de um ano atrás, a mudança começou com a participação de internacionais nas nossas sessões nacionais. Há pouco mais de um mês, na Sessão Nacional de Lamego, cada delegado teve, pela primeira vez em 23 anos de existência da APPEJ, a oportunidade de conhecer o seu comité em Teambuilding e Committee Work, um grupo de jovens até ao momento desconhecidos, oriundos de vários pontos do país. No sentido de perpetuar esta mudança, a Lista

E pretende introduzir uma série de novas medidas e eventos que irão contribuir para um PEJ Portugal maior, melhor, mais visível. De forma a tornar a execução das suas ideias mais eficaz, a Lista E encontra-se dividida por departamentos, cada um gerido por um membro da lista, que, apesar de se ocuparem individual e especificamente de cada área de trabalho, cooperarão entre si constantemente. Em seguida, encontram as ideias destes mesmos membros, pessoas que vivem apaixonadas por este projeto desde a sua primeira experiência PEJista.


organização de mais eventos com maior número de participantes e com mais qualidade. A Lista E pretende desenvolver esta área através de uma série de medidas inovadoras: • Criação de Sponsorship Packages; • Criação de uma rede de contactos com possíveis patrocinadores; • Implementação definitiva e regular do programa “Juventude em Ação”; • Parcerias com empresas do setor privado. Sponsorship Packages Os Sponsorship Packages, ou pacotes de publicidade, constituem uma forma de estruturar trocas comerciais com as empresas e outros patrocinadores. A APPEJ oferece opções vantajosas para as empresas em troca de apoios para os eventos realizados por nós. Existe uma tabela de preços para cada benefício que os patrocinadores podem comprar. Assim, estamos a estandardizar e a especificar aquilo que podemos dar em troca aos nossos patrocinadores. Rede de contactos Um projeto a médio/longo-prazo, que pode beneficiar mandatos futuros, ao terem acesso rápido a antigos patrocinadores.

Departamento de Fundraising TIAGO PEREIRA | PRESIDENTE

Devido ao contexto financeiro atual, quer nacional, quer europeu, angariar fundos e outros tipos de apoio tornou-se um grande desafio. Os fundos públicos, ainda hoje importantes para o sucesso das nossas sessões, são cada vez menores e tendem, a curto-prazo, a tornar-se insuficientes. Sendo assim, a APPEJ precisa de procurar novos horizontes e novas formas de garantir a integridade e qualidade dos seus eventos. As Associações sem fins lucrativos desempenham um papel fulcral na sociedade. Algumas fazem-no através de atividades que promovem o uso da educação não-formal para desenvolver inúmeras capacidades que todos nós temos. A APPEJ é uma destas associações e, apesar de nunca ter como objetivo o lucro dos seus vários eventos, o fundraising é um dos grandes alicerces da Associação. Até agora não se fez, nesta área, o necessário para consolidar na APPEJ este grande pilar das associações sem fins lucrativos. Com um fundraising sólido e estruturado, é possível a

“Juventude em Ação” O Juventude em Ação é um programa da União Europeia para os jovens que partilha muitos dos mesmos objetivos da APPEJ . Tem como objetivos estimular o sentido ativo de cidadania europeia, a solidariedade e tolerância entre os jovens europeus e o seu envolvimento na construção do futuro da União Europeia. Promove também a mobilidade dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal, o diálogo intercultural e encoraja a inclusão de todos os jovens, independentemente da sua origem educacional, social ou cultural. As candidaturas a este programa são feitas várias vezes por ano, para os vários eventos . Seria, sem margem para dúvida, uma mais valia financeira para vários eventos da APPEJ, com benefícios para todos os sócios, desde taxas de inscrição menores a melhores venues. Parcerias com empresas do setor privado Uma das soluções passa por procurar o apoio de forma constante de empresas do setor privado que pretendam dar a conhecer-se aos nossos membros. Estas parcerias seriam realizadas durante um semestre ou mais, e prestariam o apoio financeiro e logístico a vários eventos da APPEJ. Seria uma forma das empresas cumprirem missões e visões internas e, simultaneamente, ajudarem a APPEJ a crescer e a chegar mais longe, trazendo benefícios para todos nós.


Departamento pedagógico EDUARDA MOREIRA | VICE-PRESIDENTE

“Os jovens europeus, que são privilegiados por viver em liberdade, podem contribuir com o seu dinamismo e abertura cultural, para um futuro europeu melhor.” José Manuel Durão Barroso (Presidente da Comissão Europeia)

Uma melhor educação e formação são a chave para manter a Europa e os jovens europeus na primeira linha. Assim, consideramos que a participação dos nossos jovens no PEJ se reveste de uma importância primordial. Este projeto visa o enriquecimento curricular dos alunos e apresenta-se como complementar ao ensino desenvolvido nas escolas no sentido de promover a aquisição de competências básicas e essenciais e de valores, tendo em vista a participação na sociedade democrática e na cidadania ativa.

A educação não-formal tem contribuído de forma inquestionável para a compreensão do pluralismo europeu e a formação de jovens cidadãos europeus ativos, intervenientes e responsáveis no que respeita à paz e aos direitos do homem. A esta realidade acrescente-se, ainda, a educação de pares que promove a realização pessoal, a autoconfiança e o desenvolvimento da criatividade e do pensamento inovador, assim como o respeito entre pares, permitindo que os jovens sejam corresponsáveis pela dinamização, organização e coordenação das várias atividades desenvolvidas pela APPEJ. Por fim, a promoção do intercâmbio de experiências, saberes e tradições quer entre escolas nacionais, quer entre países europeus, potencia o alargamento da mundividência dos jovens e contribui para a vivência de um ambiente democrático, pois promove o diálogo e permite o acesso a outras culturas, outros valores, modos de viver e de pensar. No sentido de operacionalizar estes princípios, o Departamento Pedagógico tem um papel determinante, uma vez que dá início ao processo de seleção das escolas a participar nas sessões nacionais e procede ao convite das mesmas, quer por intermédio das Direções Pedagógicas, quer de professores já familiarizados com o projeto. Desenvolve, igualmente, um trabalho importante no contacto inicial com a escola anfitriã de cada sessão e, posteriormente, na colaboração da planificação e organização da mesma. Servindo de ponte entre as escolas e os restantes departamentos, revela-se fulcral uma sintonia total entre todos, pelo que o trabalho em rede tem de ser efetivo e eficaz. Em constante contacto com as escolas participantes, a responsável por este departamento presta toda a informação e apoio aos professores necessários antes, durante e depois das sessões Pejistas. É também da sua responsabilidade a pesquisa e escolha dos temas a debate, mediante a sua pertinência e atualidade no panorama europeu, e dos experts que colaboram com a APPEJ no sentido de elevar o nível nas sessões. Dada a conjuntura educativa e económica, tem sido difícil angariar escolas que estejam interessadas em participar nas sessões realizadas ao longo do ano. Se, por um lado, as potencialidades do projeto são elogiadas e reconhecidas pelos agentes educativos, por outro, várias são as barreiras que se erguem e que tornam o desafio da participação numa sessão uma realidade incontornável. Daí que o trabalho a fazer junto das escolas passe por: • uma planificação mais atempada • uma divulgação do projeto de forma mais visível e mediática. Se muito há a fazer nesta área, este departamento


também acredita na importância da formação dos professores, através de workshops, durante as sessões nacionais ou fora delas com o intuito de: • melhor inteirar os docentes quanto à seleção e preparação dos delegados para as sessões • divulgar e disseminar o PEJ Escolas. Este último, a par das sessões concelhias ou inter-escolas, tem-se mostrado a melhor forma de atrair novas e mais escolas e também de manter o interesse das já parceiras da APPEJ, dandolhes mais oportunidades de repetir a atividade anualmente. Sendo o PEJ um projeto com mais-valias inestimáveis e únicas para a construção de uma Europa mais participada, todas as possibilidades dadas aos jovens de o vivenciarem são de valorizar. Além disso, defendemos que os alunos e os professores devem poder, sempre que possível, participar em projetos no âmbito da parceria entre escolas, já que o trabalho colaborativo desenvolvido traz benefícios a todos os intervenientes. A responsável pelo departamento pedagógico fará o acompanhamento: • de todos os professores que venham ao nosso país participar em Fóruns Internacionais, dando-lhes a conhecer as nossas vivências, cultura e tradições • das delegações nacionais selecionadas para representar Portugal nas sessões internacionais, sempre que necessário Estamos convictos que a mobilidade e os intercâmbios podem promover competências interculturais, linguísticas e sociais, reforçar a motivação de professores e alunos e contribuir para a melhoria das capacidades pedagógicas dos professores. Se muitas são já as escolas que foram conquistadas por este projeto “viciante” e esperam um próximo convite que lhes permita reviver o tão famoso espírito inigualável, é nosso desejo que muitas mais venham a usufruir dos momentos inesquecíveis com que gostamos de premiar todos os que se deixam contagiar. A nossa vontade não tem limites, o nosso lema é ultrapassar barreiras, o nosso desejo é continuar a sonhar e a ampliar a família Pejista.


muitos não podem suportar, existem oportunidades “low-cost” que poderiam ser aproveitadas de forma mais eficiente. Como já foi dito a nível internacional, “a força de um NC reflete-se na quantidade de officials que manda para eventos internacionais”. Participação ativa por parte do NC português em todas as discussões a nível internacional (ex.: Board of National Committees – BNC) Emitir opinião para que algumas decisões estruturantes e decisivas que advêm destas mesmas discussões reflitam verdadeiramente as opiniões do maior número possível de países. Candidaturas atempadas e eficientes ao programa Juventude em Ação Este programa tem como vantagem a comparticipação até 70% dos custos dos eventos a que se aplica, apoio muito maior que o do IPJ, o que se irá refletir no aumento da qualidade (em termos de localizações e atividades) dos eventos da APPEJ. Estas candidaturas implicam uma grande coordenação e comunicação com vários Comités Nacionais do EYP.

Departamento de relações internacionais ANA ISABEL GONÇALVES | VICE-PRESIDENTE

De um departamento responsável pelas Relações Internacionais da Associação Portuguesa – P.E.J. espera-se a facilitação de tudo o que seja relacionado com esta área mas devem existir objetivos específicos, a longo-prazo, para que a presença do Comité Nacional (NC) de Portugal tenha mais visibilidade a nível europeu e para que outros NCs tenham a oportunidade de conhecer as boas práticas realizadas neste “canto” da Europa. OBJETIVOS: Aumento da presença de officials e delegados portugueses em eventos internacionais e melhor e maior divulgação dos eventos para os quais os nossos associados se podem candidatar Apesar de a deslocação ao estrangeiro implicar custos que

Consciencialização dos Associados no que concerne à estrutura internacional do PEJ e novidades a nível internacional Sendo a APPEJ parte de uma associação europeia, parece fazer sentido que, para além de os seus associados conhecerem a estrutura nacional da Associação, conheçam também os órgãos internacionais, não de forma pontual, mas através da possibilidade de um acesso constante a esta informação. Maior divulgação a nível internacional dos cargos disponíveis e das datas de candidatura aos mesmos, assim como existência de uma rotatividade fixa a nível de officials nacionais internacionais em cargos como Presidente ou Editor Não devemos esquecer que as Sessões Nacionais são isso mesmo, Nacionais, e que associados portugueses devem ter a oportunidade de se candidatar a cargos como Presidente ou Editor. 2º Fórum Internacional do PEJ Portugal no Verão de 2013 Já em fase de estudo e prospeção para uma preparação atempada e realização certa. Esperamos com estas melhorias expandir a imagem do PEJ Portugal, para que nos reconheçam cada vez mais as nossas boas práticas e para que os nossos associados, aquando das suas participações internacionais, sejam vistos como participantes vindos de um país com todo o relevo e mérito que merece em termos PEJistas.


abrangente e tocante, fazendo do seu público-alvo não só os alunos, mas também os seus professores e encarregados de educação, pois estes são elementos chave na participação das escolas no PEJ e é necessário chegar a eles de forma a conseguirmos levar a iniciativa a cada vez mais lugares do país. Mais espírito PEJista Antes das sessões, pretendemos manter um contacto mais próximo com os officials no período que antecede as candidaturas, para apelar à sua participação, e no tempo entre as candidaturas e o início da sessão, para manter o espírito PEJista e a sua vontade de participar, o que irá diminuir o número de desistências. Fá-lo-emos, novamente, através de vídeos promocionais, de uma melhor divulgação dos cartazes e de um melhoramento dos mesmos e colocando mais informações online e outros meios publicitários. Além dos officials, é importante informar os delegados e criar este mesmo espírito antes das sessões, e por isso serão também elaborados vídeos pré-sessão dirigidos a estes. Novos certificados Ainda na temática das sessões, pretendemos criar um modelo de certificado de participação comum a todos os eventos, o que ajudará a manter a coerência e a credibilidade da APPEJ.

Departamento de imagem SÍLVIA BASTOS | TESOUREIRA

A Imagem é uma parte muitas vezes negligenciada em associações e empresas e todo o tipo de organizações. Mas a verdade é que este não é um departamento menos importante do que os outros. A imagem é um fator importantíssimo numa associação como a APPEJ. Desde a Newsletter aos cartazes das sessões, desde a forma como somos vistos pelo PEJ no resto da Europa à maneira como nos veem os restantes cidadãos europeus, tudo conta para obter credibilidade e confiança. A Imagem não é só o que está à vista, não é um artefacto para tornar a associação mais “bonita”; é o reflexo de tudo o que cá se faz, é a capacidade de organização e o sucesso da associação mostrados na sua faceta mais criativa mas que ao mesmo tempo diz muito de nós. No que diz respeito à APPEJ, ainda há muitas falhas a colmatar, e são essas falhas que a Lista E se propõe a resolver, com a implementação das seguintes medidas. Mais escolas a participar no PEJ O vídeo que é mostrado aos alunos nas escolas aquando do convite para participar em sessões nacionais não é suficiente para os convencer. Uma das propostas da lista é tornar este vídeo em algo mais

Yearbook PEJ Não existe no PEJ um objeto que os associados possam guardar como recordação efetiva das suas vivências PEJistas. Sim, existem fotografias, e vídeos, e jornais, mas a verdade é que estas são todas memórias de eventos concretos, e tudo se tem tornado tão digital, que a Lista E pensou numa solução: uma edição anual de um Livro PEJista, que conterá todas as informações, fotografias, textos importantes. opiniões e testemunhos relativos ao ano PEJista respetivo e que poderá ser adquirido pelos PEJistas que queiram comprá-lo. Newsletter Em relação à newsletter, apostaremos numa renovação do design, de forma a torná-la mais apelativa, mais leve e de mais fácil leitura. Achamos importantíssimo apostar na criação de um espaço interativo dedicado aos associados e às suas opiniões, assim como de uma parte lúdica, em que o departamento de Imagem trabalhará em conjunto com o departamento de Sócios. Site Em conjunto com os departamentos de Sócios e Comunicação Interna e de Relações Públicas, o departamento de Imagem da Lista E pretende desenvolver um site oficial da APPEJ, encarregando-se especificamente do seu design e componentes visuais, e, posteriormente, um fórum online exclusivo para associados. Estes são os objetivos do departamento de Imagem da Lista E. Para conseguirmos uma APPEJ com um futuro cada vez mais brilhante e sorridente, é preciso sermos os primeiros a mostrar esse brilho e esse sorriso.


associação, desde a criação de documentos em PowerPoint até ao desenvolvimento de blogs e do site oficial da APPEJ; - O desenvolvimento de uma base de dados detalhada, com todos os contactos possuídos pela APPEJ; - O estabelecimento e a procura de novas e renovadas parcerias tendo em conta a necessidade de fundos e de patrocínios, com vista ao desenvolvimento interno e externo da APPEJ; - O estabelecimento de contactos junto dos media, no sentido de poder contar com a ajuda de entidades de prestígio desde revistas como a Fórum Estudante até canais televisivos como o Porto Canal; - O estabelecimento de contactos com experts de renome e personalidades políticas que possam fazer parte integrante dos nossos eventos, para os enriquecerem e lhes darem mais credibilidade e visibilidade;

Departamento de comunicação externa e relações públicas JOÃO MOREIRA | SECRETÁRIO

Tal como sucede em todas as associações sem fins lucrativos, afigura-se fulcral a respetiva propagação e divulgação, que se pretende ser o mais extensa e significativa possível. É nesse sentido que surge o Departamento das Relações Públicas e é tendo em vista esse intuito que o mesmo vai desenvolver o seu trabalho e respetivos objetivos, sendo eles, nomeadamente: - O estabelecimento de relações mais próximas com as escolas secundárias e as autarquias locais, através da divulgação pessoal e/ou eletrónica da APPEJ e respetivos eventos; - O desenvolvimento de material próprio, detalhado e visualmente apelativo, para uma divulgação eficaz da

- A articulação com as instituições comunitárias, nomeadamente o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, os outros centros de formação europeia, e outras instituições nacionais e internacionais, públicas ou privadas, que concorram para a dimensão europeia na educação e, ainda, com o Conselho da Europa e o Ministério da Educação (Direção Geral da Educação). Em suma torna-se claro que, como objetivo-base e fruto dos anteriores, o Departamento das Relações Públicas pretende dar a conhecer a APPEJ ao maior número de pessoas possível, nacional e internacionalmente, no sentido de chegar a um público-alvo cada vez mais alargado e construir uma credibilidade cada vez mais sólida e inabalável.


- Reformular a Newsletter, em parceria com o Departamento de Imagem, de forma a torná-la num documento mais atrativo, útil e didático para os sócios; - Criar, desenvolver e atualizar o Site Oficial da APPEJ, em parceria com os Departamentos de Imagem e Relações Públicas. Para tal, e nunca esquecendo a motivação e a vontade que todos nós temos em ver esta Associação crescer mais e melhor, esta lista achou por bem substituir a existência dos Núcleos Norte e de Lisboa e Vale do Tejo por Grupos de Trabalho rotativos que trabalharão com um elemento da Direção que prestará todo o apoio necessário para o sucesso dos eventos a realizar. Esta é uma das grandes mudanças que defendemos e que acreditamos podem ajudar todos os associados a integrarem-se mais no projeto, desenvolvendo-o nas regiões de onde são oriundos (Norte, Centro ou Sul). Mais oportunidades é o que pretendemos dar aos sócios com esta medida. Com este novo método organizacional os seguintes eventos PEJistas poderão ser organizados pelos sócios: • • • • • • •

Departamento de sócios e comunicação interna MÓNICA LEAL | 1ª VOGAL

O Departamento de Sócios e Comunicação Interna tem como principal objetivo a satisfação, enriquecimento e melhoria de soft skills dos associados da APPEJ. Assim sendo, e tendo sempre em vista a realização pessoal dos PEJistas, a Lista E planeou todo o seu mandato em prol dos interesses dos associados. OBJECTIVOS: - Aumentar o número de sócios, especialmente no centro e sul do país; - Aumentar o número de atividades vocacionadas para os sócios; - Criar atividades que alberguem um maior número de sócios; - Aumentar o número de atividades dedicadas à formação dos sócios;

PEJ Escola; PEJ Concelhia; PEJ Interescolas; Fóruns Universitários; Encontros (de verão e inverno); Jantares Temáticos; Outras atividades.

Outro projeto ambicioso será o EYP-Teaches. Este evento terá como principal objetivo a formação dos associados e será constituído por Trainings nas diferentes áreas de ação do PEJ (Chairs, Journos, Multimedia, Board, Organisers) e em áreas que não sejam EYP related (workshops e conferências). Jantares Temáticos e Teambuiding farão também parte do leque de atividades a realizar! Tudo tendo em vista a formação dos nossos sócios, para melhorar a sua performance nas sessões, enquanto officials, e num futuro profissional. A Newsletter será também reformulada e, para além da divulgação de atividades PEJistas realizadas noutros países, terá também um espaço especialmente dedicado aos sócios, que poderá ser de opinião, debate ou lazer. A construção e a utilização frequente do Site Oficial da APPEJ é também um dos grandes objetivos da lista E. Para este Departamento o Site desempenhará um papel fulcral para melhorar a comunicação com os sócios e para disponibilizar materiais que sejam do seu interesse. A Lista E quer frisar que todas as mudanças e novidades referidas têm como objetivo beneficiar os sócios, quer na sua carreira PEJista, quer no seu percurso pessoal e profissional, ao mesmo tempo que leva este projeto a mais jovens deste País!


os sócios desempenharem novas funções, tendo em conta que qualquer ideia/ iniciativa para um novo evento pode ser proposto através do contacto com este mesmo Departamento; - Apostar nas escolas participantes nas Sessões de Seleção Nacional como veículos de implementação de PEJ Escola, de modo a criar uma cultura própria de PEJ em mais escolas, o que facilitaria a adesão das mesmas a futuras atividades; - Investir em eventos como os Fóruns Universitários; - Alargar as Sessões Concelhias a mais pontos do país; -Dinamizar atividades vocacionadas para a formação de sócios, como os Encontros de Associados e Trainings; - Implementar com eficácia mais atividades a Sul do país, de modo a ampliar os recursos humanos disponíveis, aumentando assim o número de eventos e a qualidade dos mesmos; - Colocar Portugal no mapa europeu, com a realização de um Fórum Internacional em julho de 2013;

Departamento de organização de eventos ANA NUNES | 2ª vogal

A APPEJ está a mudar. Acabaram-se as Sessões de Seleção Regional, o número de escolas a participar nas Sessões de Seleção Nacional aumentou, tendo estas já sido presididas por PEJistas internacionais. Propomos agora continuar esta mudança, através de medidas que seguem os dois pilares fulcrais pelos quais este Departamento se regerá, inovação e eficiência, medidas essas que são as seguintes: - Substituir os atuais Núcleos por Grupos de trabalho, de caráter rotativo, constituídos por sócios, exclusivamente para a organização de um evento, colaborando diretamente com um membro da Direção, sendo assim possível criar uma nova dinâmica, muito mais abrangente, proporcionando uma maior rotatividade de cargos e criando mais oportunidades para

É assim uma nova etapa neste ciclo de mudança e inovação, sem nunca esquecer as origens e acima de tudo, o propósito que nos move, que nos levou a pertencer à APPEJ e que nos impele a permanecer como PEJistas: a vontade de crescer, a vontade de ser mais e melhor, como cidadãos do mundo, todo ele em permanente mudança.


Esperamos que, além de terem percebido as funções já existentes de cada Departamento, gostem das ideias que, acreditamos, irão levar o PEJ Portugal a novos desafios. O nosso objetivo é, acima de tudo, a mudança para melhor. Uma APPEJ melhor, cada vez mais de todos os associados e para todos os associados. Caindo no cliché das já conhecidas citações de Sum Up, Mandela disse que “a educação é a arma mais poderosa que podemos ter para mudar o mundo”. É precisamente através da educação, e também da vossa ajuda, que queremos mudar um pouco o nosso mundo, mudando, para tal, também a APPEJ.

Booklet Lista E Direção  

Aqui podem encontrar as propostas de cada departamento constituinte da Lista E à Direção da APPEJ.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you