Issuu on Google+

Trendbook Los Angeles


Trendbook Los Angeles Este trendbook é dedicado à cidade de Los Angeles. Los Angeles é um

centro mundial de negócios, comércio internacional, entretenimento, media, moda, cultura, ciência, tecnologia e educação. É uma cidade bastante populosa e multicultural, onde tudo se passa e tudo se mistura. Existe uma variedade muito grande de estilos, onde o hipster se mistura

com o vintage, o vintage se mistura com o coquete e tudo flui de forma muito natural. Escolhi LA por toda esta mistura cultural e de estilos, pela forma como a grande variedade cultural se cruza com todas as outras áreas e pela

espontaneidade com que tudo acontece. Este trendbook dá uma pequena ideia do que por lá se passa e da variedade de situações que podemos encontrar.

Los Angeles


Relação com as Tendências e os Tópicos do Zeitgeist

As Tendências, ou Trends, podem ser variadas e identificadas por diversas Redes, a nível internacional. Ao longo do Trendbook, algumas dessas tendências vão estar associadas aos diversos Cool examples apresentados. As tendências apresentam visões complementares, pontos de vista diversos e ajudam a compreender as mudanças de mentalidade.

Algumas dessas tendências são:

|Tendência – Rede|

Retail Revolution – Trendwatching; Clanning – BrainReserve; Ecosustainability – Trends Research Center; Luxury – Trend Hunter;

Connected Society – Trends Active.

Los Angeles


Cool Examples

Los Angeles


Sprinkles - The Original Cupcake Bakery

ATM Cupcakes

“Sprinkles Cupcakes” é uma padaria em Los Angeles que lançou um serviço original, uma caixa automática, do género do nosso Multibanco, onde se pode comprar cupcakes. Usando o ecrã táctil da máquina podemos escolher o cupcake que queremos. Pode-se escolher entre uma dúzia ou mais de variedades à escolha: S’mores, Cinnamon Sugar, Ginger Lemon, Gluten-free, Vegan, e regular Red Velvet, Chocolate coconut, Strawberry e Peanut Butter chocolate. A máquina está constantemente a ser abastecida com cupcakes feitos na hora e é uma operação que funciona 24h por dia. A Sprinkles está também a considerar instalar a máquina em Londres. Porque é Cool: Possibilidade de comprar cupcakes frescos 24h por dia. Tendência Associada: Retail Revolution. Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jlLQbL2Rv2I

Los Angeles


Beverly Hills Caviar Caviar by ATM

Beverly Hills Caviar é um serviço concierge de renome de comida de luxo localizado em Beverly Hills. Disponibiliza aos seus clientes, e não só, as denominadas “Caviar boutiques”. São máquinas que têm disponível para venda todo o tipo de caviar de todo o mundo. Oferecem também comida gourmet, tal como, trufas, escargot, bottarga blinis, temperos gourmet e acessórios para o caviar. Os valores destes produtos variam entre 4 a 500 dólares. Porque é Cool: É adequado para pessoas de negócios e pessoas que visitem a cidade que não tenham tempo de fazer uma refeição descansada no Petrossian, o restaurante de caviar mais badalado de LA. Tendência Associada: Retail Revolution. Tendência Relacionada: Bottom of the Social Pyramid.

Los Angeles


Florestas Suspensas

Urban Air – Los Angeles

Urban Air é um projecto que pretende melhorar o ar que se respira nas cidades. Os autores do projecto querem adaptar as estruturas existentes para os placares publicitários para que recebam florestas de bambu suspensas. Para além de garantirem a irrigação das plantas, as estruturas teriam sensores que mediriam a qualidade do ar, ao mesmo tempo que enviariam essa informação, via “wi-fi”. “An artwork, a symbol, and an instrument for a green future.” Porque é cool? Pretende-se humanizar mais as cidades e torná-las espaços mais verdes. A ideia é, quando as pessoas estiverem saturadas e presas no trânsito, poderem olhar para cima e ver um espaço de ar fresco e respirar um pouco. Tendência Associada: Eco-sustainability. Tendência Relacionada: Love Thy City.

Los Angeles


Christian Louboutin Men’s Boutique

Christian Louboutin abre loja inteiramente dedicada aos homens. Nesta loja podem adquirir sapatos tipo escocês, mocassins, malas de viagem e outro tipo de acessórios em pele. Na loja existe o denominado Louboutin “Tattoo Parlor”, área onde os clientes podem dar um toque único e especial aos seus sapatos. Podem dar o seu toque pessoal ou escolher entre os designs e bordados postos à sua disposição. Porque é cool? Cada vez mais os homens se preocupam com a sua imagem e gostam de andar bem arranjados, e para além disso nesta loja têm a possibilidade de dar um toque pessoal ao seu par de sapatos. Tendência Associada: Neo Male. Tendências Relacionadas: Luxury, The Beautiful People, Egonomics, Small Indulgences.

Los Angeles


The Spare Room

The Spare Room é um moderno salão de jogo e um cocktail lounge situado no The Roosevelt Hotel. Tem no seu interior duas pistas de bowling vintage, sofás em pele, mesas com vários compartimentos que contêm peças de dominó e baralhos de cartas. Porque é cool? Um bar com ambiente seleccionado, moderno em que se pode disfrutar de uma experiência diferente e agradável. Enquanto se bebe um cocktail pode-se também jogar bowling, às cartas e ao dominó. Tendência Associada: Experience Economy. Tendências Relacionadas: Meaningful Nostalgia, Luxury.

Los Angeles


Tempest Freerunning Academy

Tempest Freerunning Academy é o primeiro e único espaço dedicado unicamente ao crescimento e divulgação do freerunning e do parkour. Este espaço oferece um ambiente real onde se pode aprender tudo, desde o mais básico do parkour às manobras mais avançadas e truques do freerunning. Os treinadores são pessoas bastante experientes e profissionais do freerunning. O objectivo da academia é divulgar o freerunning e o parkour às massas e chegar ao maior número de pessoas possível. Porque é cool? É um espaço onde se pode aprender mais sobre o parkour e o freerunning com pessoas especializadas. Tendência Associada: Experience economy. Tendências Relacionadas: Love Thy City, Crowd Everything.

Los Angeles


Escritório híbrido

Desenhado por Edward Ogosta Architecture, o que inicialmente era um armazém deu origem a um espaço de escritório com o conceito de unir a cidade e a natureza tornando-o um espaço funcional. Os cubículos foram construídos de forma a que na linha do horizonte se assemelhem a filas de casas, área chamada de “House-tables”. Existe uma zona de reunião, género de um anfiteatro, construída com estantes, denominada de Book-Arena. E existe, também, um espaço para reflexão coberto com tatami, em que há umas cadeiras em formato de cones feitas a partir de troncos de árvores, que permitem a cada pessoa ter a sua privacidade. Porque é cool? Porque num espaço de trabalho funcional podemos sentir-nos na cidade e ao mesmo tempo em harmonia com a natureza. Tendência Associada: Eco-sustainability. Tendência Relacionada: Design = Wow + How + How Good.

Los Angeles


Bicycle Chain Chandeliers

Uma artista de Los Angeles, Carolina Fontoura Alzaga, produz candelabros a partir de correntes de bicicleta, recuperadas e recicladas. Partes de bicicletas antigas são usadas para produzir esculturas belas e únicas. Porque é cool? Recupera-se algo antigo e sem utilidade para se produzirem peças únicas e interessantes. Tendência Associada: Design = Wow + How + How Good. Tendência Relacionada: Eco-sustainability.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=B7QWVCAsk4 0

Los Angeles


Shoe Vending Machine

Esta máquina foi uma oportunidade que Ashley Ross e Lindsay Klimitz aproveitaram para satisfazer uma necessidade feminina. A ideia que deu origem a esta máquina está relacionada com o dilema em que as mulheres às vezes se encontram: “os sapatos estão-me a aleijar os pés mas o chão está sujo demais para ir descalça”. Nesse sentido, nestas máquinas podem-se comprar sabrinas rasas, que vêm enroladas numa embalagem plástica. Podem-se simplesmente guardar na mala ou ter em casa para situações em que se quer estar mais confortável. Porque é cool? Vem ajudar as mulheres a ficarem mais confortáveis e a puderem ver-se livres dos saltos altos quando já não os conseguem aguentar. Tendência Associada: Retail Revolution. Tendência Relacionada: Bottom of the Social Pyramid.

Los Angeles


UNIQUE LA

O UNIQUE LA é um evento de design independente criado pela líder da comunidade e designer Sonja Rasula. O objectivo do evento é levar o design e as artes locais às massas de forma a ajudar designers e o pequeno comércio a tornarem-se sustentáveis, apoiar a economia local e ensinar os consumidores o valor do consumo consciente. Porque é cool? Consomem-se produtos nacionais e ajuda-se o pequeno comércio e a comunidade. Tendência Associada: Riding the recession. Tendências Relacionadas: Eco-sustainability, riding the recession, meaningful compassion, S.O.S (Save Our Society), Bottom of the Social Pyramid, clanning, Connected Society.

Los Angeles


The Pollen Arts Beeswax Candles

As velas de cera da Pollen Arts são indicadas para quem quer decorar a casa com velas giras e originais, fazendo ao mesmo tempo parte de um estilo de vida amigo do ambiente. As velas são feitas 100% de cera de abelha, em formato de garrafas vintage, jarras e copos antigos. Porque é cool? Através de um produto natural fazem-se velas giras, originais e amigas do ambiente. Tendência Associada: Ecosustainability. Tendências Relacionadas: Identities Narrated, Meaningful Nostalgia.

Los Angeles


Bazango Creative A Bazango Creative é uma empresa que recolhe tinta de pintura para casas que foi parar ao lixo ou que acabou por ir parar a aterros ou até mesmo por poluir rios. Com esse material recolhido são personalizadas, usando várias cores, peças como: jeans, casacos, t-shirts, sapatos e até fatos. A empresa dá, também, a possibilidade ao cliente de levar a sua própria roupa para ser personalizada. Porque é cool? Com um produto que não estava a ser utilizado e que estava a poluir o ambiente transformaram roupa de forma divertida e criativa. Tendência Relacionada: Eco-sustainability.

Los Angeles


Ultra Modern Living Space Este ultra-moderno loft foi pensado por Tighe Architecture, tendo sido desenhado com o objectivo de criar um criativo ambiente de trabalho-habitação. Tem um design único e difícil de descrever onde a geometria angular de um monólito facetado de pedra contrasta com as áreas flutuantes, orgânicas e quartos em forma elíptica. Estes ambientes que combinam o trabalho com a habitação estão a tornar-se cada vez mais populares. Este loft tem uma zona mais destacada em que durante o dia é zona de trabalho e à noite transforma-se num luxuoso lounge preparado para entreter os moradores ou eventuais convidados. Este loft inovador, ultra-moderno e contemporâneo tem uma área de spa com um jardim estilizado e uma lareira flutuante de aço. Entrar nesta casa é quase como entrar numa outra dimensão em que há pavimento brilhante e paredes futuristas. Porque é cool? Uma casa completamente futurista e ultra-moderna que combina um ambiente criativo de trabalho-habitação. Tendência Relacionada: Design = Wow + How + How Good.

Los Angeles


Rockstar Vino

Celebrity Cellars é a empresa criadora exclusiva de garrafas de vinho de edições de coleccionador extremamente limitadas, como tributo às estrelas. São garrafas elegantes em que os desenhos são gravados e pintados à mão. Captam a beleza e o poder dos nomes e caras mais reconhecidas do mundo do entertenimento. Os grandes coleccionadores consideram-nas um importante investimento e uma peça de arte raríssima onde concentram toda a atenção.

Porque é cool? Podemos ter uma garrafa de vinho personalizada com o nosso artista favorito. Tendência Associada: Pop Culture. Tendência Relacionada: Experience Economy, Luxury.

Los Angeles


American Tribute

A Vans California lançou recentemente uns ténis com a bandeira americana estampada. Representam a fusão do estilo urbano com um estilo rebelde e ao mesmo tempo patriótico. Representando uma marca clássica e com um design de alta qualidade os ténis têm uma bandeira estampada em toda a área, menos nas partes da frente e de trás. Sendo a Vans uma marca de sapatos ícone, usando uma selecção de materiais de grande qualidade incluíndo camurça e lona pré-lavada, dando ao sapato um aspecto esteticamente atraente e com um look vintage, e atacadores de pele branca com aspecto gasto. Aliando um design vintage com uma imagem sentimental, neste caso, a bandeira americana, a marca pretende assim atingir um leque muito mais alargado de consumidores. Porque é cool? Sapatos com qualidade, práticos que aliam o estilo urbano com o rebelde e que ao mesmo tempo apelam a um sentimentalismo de forma interessante e atraente. Tendência Associadada: Meaningful Nostalgia. Tendência Relacionada: Clanning. Los Angeles


Trendbook elaborado por: Ana Isabel Figueira Los Angeles


Los Angeles