Page 1

Trendbook Paris


Trendbook Paris Paris é considerada pelo Mundo como sendo a capital do Amor, do Romance e uma cidade muito importante na história do Mundo. Símbolo da cultura Francesa, ocupa também um lugar importante no mundo da moda e do luxo, tendo já sido considerada anteriormente como a capital da arte e do lazer. A sua arquitectura, os seus parques, as suas avenidas e os seus museus são alguns dos motivos pelos quais muitos visitantes se sentem atraídos.

Para além de todos os factores referidos anteriormente, este trendbook tem como objectivo mostrar o que mais Paris tem para nos dar a conhecer.

Paris


Relação com as Tendências e os Tópicos do Zeitgeist

As Tendências, ou Trends, podem ser variadas e identificadas por diversas Redes, a nível internacional. Ao longo do Trendbook, algumas dessas tendências vão estar associadas aos diversos Cool examples apresentados. As tendências apresentam visões complementares, pontos de vista diversos e ajudam a compreender as mudanças de mentalidade. Algumas dessas tendências são: |Tendência – Rede| Bottom Of The Social Pyramid – Trendwatching; Pleasure Revenge – BrainReserve;

Love Thy City – Trends Research Center; Luxury – Trend Hunter; Visual Culture– Trends Active.

Paris


Cool Examples

Paris


Fire Paintings

O artista parisiense Olivier Kosta-Thefaine faz criativas e extraordinárias pinturas cuidadosamente queimando os tectos. Usando a chama de um isqueiro, o talentoso “pintor” francês decora salas com padrões únicos e belos desenhos.

Porque é Cool: Com um objecto tão simples quanto um isqueiro consegue reproduzir nos tectos desenhos belos e com padrões únicos, dando a impressão de que foram realmente pintados à mão. Tendência Associada: Design = Wow + How + How Good

Vídeo: http://vimeo.com/15157323

Paris


Trampoline Bridge

Uma ponte insuflável desenhada pelo atelier de arquitectura AZC, equipada com largos trampolins que permite às pessoas saltarem para a outra margem do rio. Se o projecto for aprovado, a moderna ponte pedonal vai ser instalada em Paris, onde os turistas e os locais podem atravessar o Rio Sena… saltando! Porque é Cool: É uma alternativa ecológica, sustentável e divertida de disfrutar da cidade e de conhecer as margens do Rio Sena.

Tendência Associada: Love Thy City. Tendência Relacionada: Eco-sustainability.

Paris


Mary Beyer – Gloved Glamour Mary Beyer é uma designer francesa que trabalha de forma brilhante com peles texturizadas e com uma enorme variedade de cores. O seu design tem características interessantes, tais como os punhos e as gravatas. Todas as peças são feitas por medida, o que nos evoca para uma época em que as luvas eram um acessório fundamental no guarda-roupa de qualquer senhora. Faz também luvas de Alta-Costura (feitas por medida) para as senhoras da Alta Sociedade. Porque é Cool: São peças feitas por medida, originais e únicas que podem ser personalizadas. Remete-nos para uma época em que as luvas eram consideradas um acessório bastante importante. Tendências Associadas: Meaningful Nostalgia, Experience economy. Tendências Relacionadas: Beautiful People, Pleasure Revenge, Small Indulgences.

Paris


Strip Club Pole Position

A publicidade que cada vez mais é uma representação da vida real está a espalhar-se pelas cidades mais badaladas do Mundo. Em Paris, o clube de striptease "Stringfellows” lançou uma campanha publicitária em que, de forma inteligente, utiliza os candeeiros de rua de toda a cidade, como se fossem os varões utilizados na dança do varão. Os anúncios são inteligentes, sexys e quase interactivos na sua representação.

Porque é Cool: De forma inteligente, muito directa, sexy e quase real dão a conhecer o clube de striptease e utilizando um elemento presente nas ruas. Tendências Associadas: Excess Therapy, Pleasure Revenge. Tendências Relacionadas: Experience Economy, Fantasy Adventure.

Paris


Modern Office

O escritório PONS + HUOT, sede de duas companhias, foi desenhado por Christian Pottgiesser e está equipado e moldado de forma a ter abóbadas transparentes em vez dos tradicionais cubículos. Existe também uma enorme secretária em madeira que tem dupla função: no piso superior serve de secretária e ao mesmo tempo serve de tecto para a sala de convívio, no piso inferior.

Porque é Cool: Projecto ecológico e sustentável que substitui os tradicionais cubículos dando lugar a um espaço com um ar muito menos pesado, mais aberto e que consegue até recriar um ambiente muito mais natural. Tendência Associada: Design = Wow + How + How Good Tendência Relacionada: Eco-sustainability. Website: http://www.contemporist.com/2011/02/18/pons-huotoffice-by-christian-pottgiesser/

Paris


Produtos em pele feitos à mão

Emilie Borriglione trabalha com pele e cria produtos absolutamente únicos e originais, desde carteiras coloridas a cintos, entre outros. Como as peças são totalmente feitas à mão nenhuma fica igual, o que as torna únicas, exclusivas e originais. Nas suas criações Emilie dá-nos a conhecer o seu design minimalista inspirado na sua grande paixão por viajar. As suas peças são constituídas por bolsas, malas, cintos sem costura, elaboradas em mais de 26 cores, desde os tons terra mais escuros aos vibrantes vermelho e amarelo. Porque é Cool: São peças únicas e originais que são feitas à mão e em pele. Tendência Associada: Design = Wow + How + How Good. Tendência Relacionada: The Beautiful People.

Paris


Le dîner en blanc “Le dîner en blanc” é um evento anual que já se realiza em Paris há 20 anos. É uma festa na cidade que consiste num jantar clandestino que atrai uma multidão de pessoas integralmente vestidas de branco e que se reúne num local secreto divulgado numa campanha de passa-palavra. Pretende-se que seja um evento requintado mas, ao mesmo tempo, divertido. É um jantar à luz das velas com toalhas brancas de linho, em que os talheres, as cadeiras e os cestos de picnic são trazidos pelos convidados. Bandas ao vivo tocam para uma multidão com mais de 8000 pessoas que acabam a festa a dançar e com velas estrela a brilhar nas mãos. Porque é Cool: Um evento original, num local secreto e um jantar único com todos os convidados vestidos de branco. Tendência Associada: Experience economy. Tendências Relacionadas: Excess Therapy/Pleasure Revenge , crowd everything, love thy city, Bottom of the Social Pyramid, clanning, Connected Society. Paris


Poilâne Forks and Spoons

Dando um toque da chamada “inovação retro” ao modo de cozinhar, a padaria e pastelaria francesa Poilâne combina técnicas antigas com ideias modernas para fazer os seus deliciosos pães e bolos. A sua recente inovação é um conjunto de utensílios feitos de bolacha de água e sal e biscoito, perfeitos para as entradas e as sobremesas. Os garfos com sabor a caril são feitos de farinha de centeio com parmesão que combina bem com hummus ou com entradas indianas, tais como iogurte de menta ou chutney de manga. Para uma forma charmosa e até criativa de se mexer o café, comer gelados ou até para outro uso, pode-se usar a colher de biscoito. Porque é Cool: É uma forma criativa, original de se utilizar utensílios de cozinha e que serve também para tornar as refeições mais charmosas. Tendência Associada: Experience economy.

Paris


Coffee Time, L’Hotel de Vendome L´Hôtel de Vêndome teve a ideia genial de dedicar um espaço apenas ao café de alta qualidade. Todas as tardes é servido café gourmet de alta qualidade e de diversas variedades, seleccionado por um especialista da área. Pretende-se que os apreciadores de café elevem a sua experiência a um nível pecaminoso de satisfação e para acompanhar existem doces iguarias de pôr água na boca. Todo o ambiente é de alta costura e totalmente personalizado. Porque é Cool: É um espaço requintado dedicado apenas ao prazer do café. Tendência Associada: Experience economy. Tendências Relacionadas: Clanning, Pleasure Revenge, Small Indulgences, luxury. Paris


Lingerie Dement

Laetitia Schlumberger é uma figurinista que criou lingerie magnética, ou seja, soutiens, cuecas, corpetes e conjuntos perfeitos de lingerie para serem vestidos e despidos à pressa. A lingerie tem pequenos ímanes, quase invisíveis, que seguram as peças ao corpo de forma segura e sem se correr o risco de caírem a qualquer momento. Feitas de delicados tecidos atraentes e com design feminino, as peças têm toda a sedução da lingerie francesa. Porque é Cool: É uma solução prática para quando as mulheres se atrasam e têm que se vestir a correr e é bastante sexy e criativo para momentos mais românticos.

Tendência Associada: Pleasure Revenge. Tendências Relacionadas: EVEolution, Adventure, Experience Economy.

Fantasy

Paris


Camelia Restaurant – Mandarin Oriental Hotel

O restaurante está decorado de forma a que o tema esteja relacionado com o jardim em que está localizado. Está decorado com superfícies suaves, com a cor branca e dando a sensação de se estar dentro de uma flor gigante. O mobiliário com o design de suaves pétalas acompanha toda a decoração do interior. Porque é Cool: A decoração interior do restaurante acompanha o jardim em que está inserido dando a ideia que continuamos no próprio jardim e que fazemos parte dele. Tendência Associada: Experience Economy. Tendências Relacionadas: Design = Wow + How + How Good, luxury.

Paris


Ecole Maternelle Pajol A Ecole Maternelle Pajol é um jardim de infância situado num edifícios dos anos 40 que foi restaurado e repensado de forma a ter uma nova vida mantendo as suas origens. O edifício tem cores ousadas, tanto no interior como no exterior. O mobiliário, as paredes, as zonas de lazer, de descanso e até as casas-de-banho têm uma grande variedade de formatos e de cores. Existe também uma grande variedade de texturas ao nível dos azulejos, do vidro, das borrachas e até da madeira. O edifício mantém o seu brilho antigo mas com muito mais exuberância e energia. Porque é Cool: Um espaço bem adaptado às crianças, bemdisposto e colorido. Tendências Associadas: Visual Culture, Kids & Parents. Tendências Relacionadas: Design = Wow + How + How Good, Love Thy City, Experience Economy.

Paris


Mama Shelter Marseille Hotel É um hotel desenhado por Philippe Starck cujo interior transmite uma atmosfera charmosa e estética. O que torna o hotel muito interessante é o facto de cada quarto e zonas de estar terem um estilo único e muito próprio. Desde o estilo simples ao preto e branco presente no quarto Mama Deluxe, passando pelos tectos quadros de giz e pelos rabiscos feitos em giz na entrada principal. Porque é Cool: É um espaço bastante original, acolhedor e diferente.

criativo e

Tendência Associada: Experience Economy. Tendências Relacionadas: Design = Wow + How + How Good, Small Indulgences.

Paris


Comboio parisiense RER transformado numa réplica do Palácio de Versailles A Encore Eux Agency transformou um comboio parisiense numa réplica móvel do Palácio de Versailles. Pinturas ornamentadas e esculturas douradas a decorar os corredores e até os tectos complexamente desenhados. Outra melhoria atractiva inclui a criação da biblioteca simulada numa das carruagens, o Hall Of Mirrors, a Gallery Of Battles e a propriedade de Marie Antoniette são todos feitos em película fotográfica de alta qualidade. Porque é Cool: Torna a viagem de comboio mais atractiva reproduzindo um dos monumentos mais importantes da cidade. Tendência Associada: Experience Economy. Tendências Relacionadas: Design = Wow + How + How Good, clanning, meaningful nostalgia. Paris


Louis Vuitton’s Objets Nomades

Louis Vuitton apresentou uma nova colecção de mobiliário e necessaires de viagem. A colecção Objets Nomades é constituída por redes de praia em pele, cadeiras de praia dobráveis, almofadas para o pescoço, entre outros. A colecção teve a colaboração de vários designers que trabalham para o grande designer francês do luxo. Porque é Cool: Simples objectos do dia-a-dia tornam-se objectos de luxo, com um design atractivo e sofisticado. Tendência Associada: The Beautiful People. Tendências Relacionadas: Design = Wow + How + How Good, experience economy, luxury, small indulgences.

Paris


Trendbook elaborado por: Ana Isabel Figueira Paris

Paris  

Trendbook que fiz onde mostro Cool examples que podem ser encontrados na cidade de Paris.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you