Page 1

A AVENTURA DE TATU O XAROPE MÁGICO

COLÉGIOEFANOR


FICHA TÉCNICA TÍTULO: A AVENTURA DE TATU - O XAROPE MÁGICO AUTORES E ILUSTRADORES: TURMA 4A, DO COLÉGIO EFANOR - Ana Caspurro, Guilherme Vasco, Joana Camoesas, João Moreira, José Paulo, Leonor Jongenelen, Lourenço Guimarães, Maialen da Silva, Máxima Sousa, Miguel Sismeiro, Pedro Rufino, Sara Almeida, Tomás Pimenta e Vasco Salgado ~ : SENHORA DA HORA, MATOSINHOS, 2013 EDIÇÃO ~ SARA TEIXEIRA PRODUÇÃO:


A AVENTURA DE TATU O XAROPE MÁGICO

COLÉGIOEFANOR


Certo dia uma tartaruga veio dar à costa da praia de Matosinhos. Ela era verde e forte e tinha uns bonitos caracóis na carapaça. Esta tartaruga chamava-se Tatu. Era pequenina, lenta, simpática e muito cuidadosa.


Um dia a tartaruga Tatu foi trabalhar para uma escola, a dar aulas de TIC.


E a certa altura, num dos seus dias de trabalho, aconteceu um imprevisto: quando chegou Ă sala, a sala estava vazia. Todos os alunos estavam doentes com a gripe das tartarugas.


A Tatu ficou preocupada com os seus alunos e entĂŁo decidiu montar o seu chapĂŠu-voador, composto pelos seguintes materiais: um bonĂŠ, uma ventoinha, um motor e uns pedais.


E assim lá foi ela à procura de informações sobre o que teria acontecido aos seus alunos, até que encontrou uma mãe de um aluno seu e perguntou:

Todos os alunos da sua sala estão contagiados com a gripe das tartarugas.

Boa tarde, sabe-me dizer o que é que aconteceu aos meus alunos? – Interrogou muito aflita.

Ai! Coitadinhos! Obrigada pela informação!


A tartaruga Tatu foi para casa e criou um xarope de algas marinhas e de alho francĂŞs para curar todos os alunos. Depois recomendou a receita por mensagens para os pais dos alunos.


No dia seguinte, os alunos jĂĄ tinham ido para a escola, pois o xarope tinha resultado. Os alunos sentiam-se tĂŁo bem que resolveram fazer uma festa de agradecimento Ă professora Tatu.


A AVENTURA DE TATU O XAROPE MÁGICO


Esta é uma história que conta a aventura de uma tartaruga chamada Tatu. Era professora de TIC e através de um chapéu-voador descobriu como salvar os seus alunos. Será que conseguiu? O que terá acontecido? Divirtam-se a ler esta aventura da professora Tatu!

Este livro, elaborado em Outubro de 2013, foi criado pela turma do 4A do colégio Efanor, uma turma composta por catorze alunos curiosos, talentosos, empenhados e inteligentes, todos nascidos no ano de 2004, no distrito do Porto e finalistas do 1º ciclo. Este conto surgiu de uma atividade de escrita criativa.

A aventura de Tatu  

O xarope mágico

Advertisement