Issuu on Google+

Pelo estar e pelo bem-estar do portador de autismo


O CENTRO PRÓ AUTISTA O CPA atende hoje 190 pacientes, sendo que 80 deles são custeados pelo convênio com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, através do qual recebe R$ 609,00 para cada paciente, por um tratamento no valor de R$ 1.800,00 Há ainda 186 pacientes em fila de espera para iniciarem a avaliação diagnostica.


A EQUIPE A Organização possui uma equipe Multidisciplinar com 26 profissionais autônomos ligados ao atendimento, nas diversas áreas: Assistência social ? Medico ? Psicologia ? Terapia Ocupacional ? Fonoaudiologia ? Musicoterapia ? Educação Física ? Artes e Oficina ? Pedagogia especializada ?

Contam também com profissionais da área Administrativa:

Trabalho Voluntário ? Coordenadora de musicoterapia

? Coordenação Administrativa

? Coordenadora de pedagogia especializada

? Coordenação Técnica

? Coordenadora de psicologia e serviço social

? Auxiliar Administrativo

? Coordenador da área Médica

? Recepcionista

? Contador

? Auxilia de Limpeza


LOCALIZAÇÃO Dispõe atualmente de 1000 m² em excelente localização, à Rua Jureia, 1024 – Bosque da Saúde – SP, próximo ao metrô Santa Cruz, o que facilita o acesso às famílias assistidas.


ATENDIMENTO NO CENTRO PRÓ-AUTISTA Desde a sua fundação, o CPA possui protocolos de aplicação terapêutica para cada perfil de paciente, não havendo similar em nenhum outro meio médico assistencial. Em razão disto, a metodologia do CPA vem servindo de modelo para outras instituições. Além de visar o atendimento possível em seus aspectos pessoais e sociais, a entidade oferece também suporte aos respectivos familiares e/ou responsáveis. Ao longo desses 12 anos, realiza avaliação diagnóstica e promove o atendimento de pacientes no âmbito ambulatorial, nos grupos do Centro de Atenção Diária e nas Oficinas. O Atendimento é de segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00.


O AUTISMO “O autismo é uma disfunção neurológica de base orgânica, que afeta a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica e a comunicação” (Classificação Internacional de Doenças – CID 10, publicada pela Organização Mundial de Saúde). O autismo não ocorre por bloqueios ou razões emocionais, mas pode ser agravado por elas.


OS SINTOMAS São sintomas freqüentes do autismo a falta de reação à dor, a incapacidade de reconhecer situações de perigo e a repetição rítmica de certos movimentos do corpo. O desenvolvimento da fala é lento e anormal, senão ausente, caracterizando-se pela repetição daquilo que é dito por terceiros ou pela substituição das palavras por sons mecânicos, falta de flexibilidade mental e restrição de interesses.


O TRATAMENTO A falta de tratamento adequado compromete o processo de independência pessoal e acaba por desorganizar todo o sistema familiar e social, próximos do indivíduo. Daí a necessidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar continuado, que possa se encarregar dos procedimentos de diagnose e que ofereça propostas de tratamento e educação especializados. Poucos são os serviços gratuitos especializados em autismo no Brasil. A

conveniente

identificação precoce desses quadros, bem como a possibilidade de atendimento nos vários segmentos acima referidos, previnem a desintegração familiar e social do indivíduo autista.


CARACTERÍSTICAS DO AUTISMO Cada paciente possui características próprias que, entendidas e acompanhadas corretamente, terá a oportunidade de uma boa evolução. Experiências levadas a efeito em algumas instituições privadas no Brasil e em outros países têm demonstrado a eficiência de intervenções na área clinica, associadas a atendimento pedagógico apropriado, nas várias idades e com graus de comprometimento diversos.


DIAGNÓSTICO PRECOCE FAZ A DIFERENÇA Crianças com quadro de autismo que receberam atendimento precoce clínico e educacional especializado apresentam melhoras significativas, desenvolvem a linguagem, se integram ao meio ambiente, frequentam escolas e, quando adultas, perdem grande parte das características de autista conseguindo, então, se integrar socialmente. O benefício é evitar um maior comprometimento no desenvolvimento do paciente e as observações correntes são as de que a intervenção precoce diminui as complicações do transtorno.


MÉTODOS E TRATAMENTO Sabe-se que toda criança autista tem o seu potencial evolutivo, e o diagnóstico visa avaliar seu repertório de habilidades, bem como suas dificuldades. Para cada autista há uma intervenção distinta, o tratamento a ser realizado depende dessa compreensão diagnóstica, que é feita mediante a utilização de métodos e técnicas especializadas existentes nos melhores Centros Internacionais de Referência. O trabalho é de longo prazo e a experiência tem demonstrado que os resultados são muito gratificantes, pois promovem aos pacientes evolução de maneira significativa.


SEMINÁRIOS PARA DIFUSÃO DE CONHECIMENTO Para a difusão de conhecimentos sobre o assunto, o CPA/SP já realizou 4 “Seminários Internacionais de Atualização Sobre o Autismo” em São Paulo e diversos cursos com a presença de especialistas nacionais e internacionais.


Wanderley Domingues Fundador do CPA/SP e presidente desde sua abertura, possui uma série de livros voltados ao assunto de neurologia, autismo, distúrbios do sono em crianças com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Retardação Mental; atende pacientes em seu consultório particular de neuropsiquiatria e está sempre atualizado e em constante pesquisa. Membro de uma série de associações de estudos e ciência, tanto em São Paulo como em Nova Iorque, além de contar com diversas participações científicas, como palestrante e organizador de Congressos voltados para a medicina. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, especializou-se em pediatria, neurologia, psiquiatria e psicanálise, além de ser bacharel em História Natural pela PUC do Paraná.


POSSIBILIDADES AO PATROCINADOR: Visibilidade como empresa apoiadora do CPA Concessão para uso do logo do CPA pela empresa apoiadora fazendo menção a ação de Apoio Participação da empresa nos eventos sociais desenvolvidos pelo CPA Exposição do logo da empresa apoiadora em todos os materiais institucionais do CPA Exposição e agradecimentos à marca apoiadora em todos os eventos promovidos para divulgação do trabalho e arrecadação solidária ao CPA.


A cota de patrocínio será negociada de acordo com a participação da empresa junto ao CPA. Algumas formas de participação:

- ANUAL OU SEMESTRAL: a empresa doa um valor mensal durante o período e pode utilizar-se dos benefícios citados; - ESPORÁDICA: participação em uma ação/evento ou por um período menor de tempo, também podendo divulgar a empresa vinculada ao CPA; - ADOTE UM AUTISTA: doação mensal, pelo período de um ano, para cobrir os custos de uma criança em seu atendimento no CPA; - ADOTE UM ESPAÇO DO CPA: o CPA possui vários espaços onde seus pacientes são atendidos em diversas áreas. Salas de: Educação Física, Terapia Ocupacional, Fonoterapia, Psicologia, Musicoterapia, Oficina e artes, Pedagogia Especializada e salas do Centro de Atenção Diária. - CAMPANHAS ESPECIAIS DE ARRECADAÇÃO: o CPA precisa de diversos materiais para continuar atendendo seus pacientes – materiais de papelaria (lápis de cor, inclusive toco de lápis para terapias manuais; papéis diversos; canetas e lápis diversos; tintas guache e para impressora; etc.). Sua empresa pode juntar seus funcionários e arrecadar essa ajuda.


Reila Criscia – reila@anagrama.com.br (11) 2503 1320 | 7711 6948 | 55*129*15369


CPA - Centro Pró Autista