Issuu on Google+


Revista Caras - tecnologias

Sumário ................................................................................... 3 F undador do Twitter diz não se preocupar com crescimento do Facebook I

3

.................................................................................... 4

nternet móvel 4G no país ........................................ 4 I

.................................................................................... 4

mpressoras 3D são "fábricas de objetos"; veja o que é possível criar com elas 4 iPhone: Novo case deixa câmera com cinco lentes para fotos

5

Banda larga no Brasil tem aprovação de 52,2% dos usuários, aponta pesquisa 5 Microsoft promete tablets Windows menores e com preços agressivos B

5

.................................................................................. 6

rasileiros participarão de “Hackathon” da NASA em Recife

6

2


Revista Caras - tecnologias

F

undador do Twitter diz não se preocupar com crescimento do Facebook O crescimento acelerado do Facebook-- a rede social tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo -- ainda não preocupa o Twitter, com cerca de 500 milhões de perfis. A declaração é de Jack Dorsey, fundador do Twitter, que afirmou não haver concorrência entre os serviços, por serem "completamente diferentes". O executivo participou de uma palestra nesta quintafeira (11) para alunos da Fundação Getúlio Vargas, realizada em São Paulo. "Acessar o Twitter é como checar a previsão do tempo, lá você vê notícias rápidas sobre pessoas com as quais você se importa, sejam parentes ou pessoas públicas. Já o Facebook é uma rede social de fato e é ótimo para quem quer manter contato com os amigos", disse Dorsey. O fundador do Twitter informou, sem dar muitos detalhes, que a razão de sua visita ao Brasil são os próximos eventos esportivos que serão realizados no país: Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016. Durante essas efemérides, a rede social costuma atingir picos de audiência. Nas Olimpíadas de Londres em 2012, por exemplo, foram gerados mais de 150 milhões de mensagens durante os 16 dias de jogos.

Recentemente, alguns relatórios indicaram que, apesar do grande número de usuários da rede (aproximadamente 200 milhões), há uma grande quantidade de usuários fantasmas, que não interagem na rede social. Segundo pesquisadores, o mercado de perfis falsos movimenta de US$ 40 milhões a US$ 360 milhões. Quanto a isso, o executivo informou que o Twitter trabalha no combate de contas que infringem as regras da rede e que o serviço não é apenas para os ávidos publicadores de mensagens. "Nosso trabalho é tornar o Twitter fácil tanto para quem gosta de postar mensagens como para quem gosta de saber o que está acontecendo. Talvez, entre esses usuários pouco ativos, há várias pessoas que só estão focadas em ver mensagens daqueles com quem se importam", disse.

3


Revista Caras - tecnologias

I

nternet móvel 4G no país O internet móvel 4G já é utilizada por grande parte das operadoras ao redor do mundo. Existem atualmente 27 milhões de acessos ao 4G, sendo a maior parte concentrada nos Estados Unidos, com 12,7 milhões de acessos. Na Coréia o número de acessos também é significante, com 7,3 milhões e no Japão e outros países a média é de 3,5 milhões de acessos. A internet móvel 4G utilizada no Brasil será com a tecnologiaLTE (Long Term Evolution) que tem como prinicipal característica as altas taxas na transmissão de dados, que pode chgar a até 100 Mbps de download, enquanto o 3G faz apenas 1 Mbps. O 4G também terá a função de descongestionar o tráfego de dados presente no 3G. Quando a tecnologia 4G estiver funcionando adequadamente, todas as redes atuais trabalharão em conjunto, assim se houver o “entupimento” nas redes LTE, o dipositivos será jogado automaticamente para as redes de terceira geração, e assim sucessivamente.

I

mpressoras 3D são "fábricas de objetos"; veja o que é possível criar com elas As impressoras 3D são, basicamente, "fábricas de objetos". Elas têm funcionamento parecido com o de uma impressora convencional: é necessário um arquivo de desenho 3D e um "cartucho", geralmente com plástico, para a confecção da peça desejada (clique em "MAIS" para ver como funcionam). Ainda pouco acessíveis no Brasil, as impressoras 3D permitem, por exemplo, que o próprio usuário produza acessórios, ferramentas e até sapatos. Veja a seguir objetos feitos com essa tecnologia:

A nova internet móvel 4G é muito importante devido aos grandes eventos que serão sediados no Brasil, como Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, onde haverá um grande número de pessoas acessando as redes ao mesmo tempo.

4


Revista Caras - tecnologias

iPhone: Novo case deixa câmera com cinco lentes para fotos Um novo case para iPhone promete dar ainda mais motivos para quem ainda não trocou sua câmera point-and-shoot pela do smartphone. Chamado de WoW, o acessório em financiamento pelo Kickstarter adiciona quatro lentes à câmera traseira do iPhone – mais a opção de usar a lente do próprio smartphone. Assim, o usuário pode escolher entre uma lente macro (para tirar fotos de perto), uma lente grande angular, uma lente polarizada com densidade neutra, e a função cameo. Todas essas opções podem ser usadas por meio de uma estrutura no estilo carrossel, que facilita a vida do usuário. Até o fechamento da reportagem, já haviam sido arrecadados mais de 6.500 dólares de um total de 50 mil dólares necessários para a produção do WoW.

Banda larga no Brasil tem aprovação de 52,2% dos usuários, aponta pesquisa Os usuários de banda larga residencial prestada pelas empresas de telefonia fixa estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos em 52,2% dos casos. Já 25,9% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 21,9% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Estes são os primeiros resultados da pesquisa nacional de satisfação dos usuários com os serviços de telecomunicações divulgada nesta sexta-feira (19/04) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para a elaboração da pesquisa foram ouvidos cerca de 200 mil usuários, que avaliaram os serviços de telefonia (fixa e móvel), TV por Assinatura e banda larga, em categorias como atendimento, tarifas e preços e qualidade das ligações.

Microsoft promete tablets Windows menores e com preços agressivos A Microsoft confirmou nesta semana que está trabalhando em tablets Windows 8 com telas menores que 10 polegadas. As informações são do The verge. Os preços para compar o acessório, por enquanto apenas com versão para iPhone 4 e 4S, começam em 50 dólares – um modelo para iPhone 5 está quase pronto, segundo os criadores. As entregas começam por volta de junho e o frete internacional é de 12 dólares.

Durante o evento sobre resultados financeiros, o CFO da empresa, Peter Klein, afirmou que tablets de telas menores com Windows estão sendo feitos. Segundo o executivo, a fabricante está preparando “um novo pacote de aparelhos touch menores com Windows 8” e com “preços competitivos”.

5


Revista Caras - tecnologias

B

rasileiros participarão de “Hackathon” da NASA em Recife 50 brasileiros se reunirão neste fim de semana (20 e 21) no Porto Digital em Recife, PE, para participar da segunda edição do International Space Apps Challenge, uma “maratona tecnológica” (Hackathon) onde os participantes tem 48 horas para resolver 50 desafios propostos pela NASA, com o objetivo final de desenvolver hardware, software e aplicativos web e para dispositivos móveis que possam ser usados para melhorar a vida na Terra e no espaço.

No entanto, Klein não informou mais detalhes sobre o assunto, como os possíveis tamanhos de tela dos novos tablets ou a faixa de preço. Como aponta o Mashable, há uma grande “janela” entre o maior smartphone com Windows Phone, o HTC Titan II com 4,7 polegadas, e o menor tablet com Windows 8, que tem 10,1 polegadas. Rumores recentes apontam que a empresa poderia lançar um tablet de 8 polegadas, para competir principalmente com o iPad Mini, da Apple, que tem tela de 7,9 polegadas e preços a partir de 329 dólares nos Estados Unidos.

iPhone 5 x Galaxy S3: escolha o melhor

Os participantes brasileiros estarão conectados a outros seis mil participantes no total, espalhados por 82 cidades em todo o mundo. A etapa nacional tem o apoio da ThoughtWorks, uma desenvolvedora multinacional de software com escritórios em Recife, Porto Alegre e São Paulo, do Porto Digital, do Centro de Sistemas e Estudos Avançados do Recife (C.E.S.A.R.) e do Consulado dos Estados Unidos no Recife. Dois projetos nacionais serão selecionados para a etapa final do desafio, que acontece em junho. A participação ao evento foi aberta a qualquer interessado – seja engenheiro, desenvolvedor e design a artistas, educadores e estudantes. Ainda é possível se inscrever, e nem é preciso estar em Recife: basta um computador e uma conexão à internet. As instruçõesestão no site do evento.

A comparaçãoiPhone 5 x Galaxy S3 começa pela tela. O Galaxy S3 possui uma super tela de 4.8 polegadas, mais indicada para consumidores que querem um celular para entretenimento. O iPhone 5 é mais compacto,m com tela de 4.0 polegadas, mais indicado para os consumidores que procuram por praticidade. O iPhone 5 conta com processador dual-core e o Galaxy conta com processador quad-core, o que o faz possuir uma certa vantagem apesar de ambos serem bem parecidos e possuírem capacidade para rodar jogos e vídeos perfeitamente. Ambos os smartphones possuem tecnologia 4G. No quesito de bateria, o S3 se saí melhor com durabilidade de até 11 horas e 40 minutos com uso do 3G, enquanto o iPhone tem duração de apenas 8 horas com utilização do 3G.

6


Revista Caras - tecnologias Outra grande vantagem do S3 é que o smartphone é compatível com as redes4G LTE brasileiras. O mesmo não acontece com o iPhone 5, que apesar de ter o 4G em suas especificações, não utiliza a mesma frequência das redes utilizadas no Brasil.

7


Cedaspy RCB - Ana Gleicy Fernandes da Silva