Page 1

PROJETO TOC’A LER


PROJETO TOC’A LER Avaliação da 1ª Fase  Este projeto foi realizado em articulação das disciplinas de

Área de Projeto e Língua Portuguesa. Os alunos selecionaram poemas de Sophia de Melo Breyner, cuja temática é o mar, para posterior declamação dos mesmos.


PROJETO TOC’A LER Avaliação da 1ª Fase  A disciplina de Área de Projeto ficou responsável pela

comunicação, técnicas especificas de pintura, corte, colagem e recolha de caixotes de cartão de grande dimensão, película aderente, papel de jornal e organização do espaço físico da escola, para realizar a instalação.


PROJETO TOC’A LER Avaliação da 1ª Fase As principais dificuldades sentidas no projeto:  Não concretização do projeto no tempo letivo previsto;  Conciliação dos horários dos professores e dos alunos;  Ter um espaço físico adequado para a realização da

instalação;  Recursos materiais escassos;


PROJETO TOC’A LER Avaliação da 1ª Fase  As dificuldades atrás referidas foram solucionadas com a

colaboração de professores e alunos que se propuseram ficar na escola, em tempo não letivo, para concretização da instalação e ensaio para a declamação dos poemas.


PROJETO TOC’A LER Avaliação da 1ª Fase

 Também houve a disponibilização de espaço físico adequado

para a concretização e apresentação da instalação.  Os alunos recolheram materiais reutilizáveis em superfícies

comerciais próximas à escola.


Avaliação Final do PROJETO TOC’A LER  Este projeto, ao longo das suas diferentes fases, foi sendo

monitorizado e avaliado, daí ser objeto de algumas reformulações consideradas por nós pertinentes.  A monitorização do projeto foi efetuada através do trabalho

individual, do trabalho de grupo, do desenvolvimento de competências de trabalho cooperativo, de pesquisa( biblioteca, internet…), segundo a metodologia própria de apresentação Metodologia de trabalho de projeto e Avaliação.


Avaliação Final do PROJETO TOC’A LER  A execução deste projeto desenvolveu nos alunos, nos pais e na

comunidade educativa o conhecimento da importância da leitura, da expressão plástica, o compromisso com a cultura, da transferência do saber e e da capacidade empreendedora.  Os alunos experimentaram novas técnicas, materiais reutilizáveis,

novos instrumentos de trabalho, demonstraram criatividade e comunicaram conceitos e temas literais, através de uma instalação. O resultado plástico foi bastante compensador, pois houve uma articulação harmoniosa entre a leitura e a expressão plástica educação pela arte.


Avaliação Final do PROJETO TOC’A LER  Os elementos envolvidos no projeto estabeleceram uma relação de

afetividade, de cumplicidade e de respeito mútuo.  Foi feita a articulação entre as diferentes disciplinas, turmas e anos

de escolaridade.  O desempenho global dos alunos, dos professores e da comunidade

educativa, o seu empenho, a sua responsabilidade e a qualidade do produto final permitiram-nos concluir que este projeto foi excelente.


Toca Ler  

Power Point sobre o projeto de leitura realizado pelos alunos e professores.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you