Issuu on Google+


CADERNO VIRTUAL: ESTUDO PRELIMINAR E PROPOSTA FINAL PARA LOJA NATURA A SER INSTALADA NO GRIFF SHOPPING ALUNAS: Ana Flรกvia e Nathyelle Xavier

ORIENTADORA: Simone Villa


CONDICIONANTES FÍSICAS

O estacionamento situado na rua Guaicurus que dá acesso ao 4º piso do Griff Shopping, possui o maior percentual de uso pelos consumidores, contando com 32 % da amostragem. O dimensionamento dos corredores foram avaliados positivamente, porém recomenda-se o melhor aproveitamento do espaço através de mobiliários. A amostragem do questionário revelou que a ventilação natural é agradável, mas a artificial deixa a desejar. Através da somatória dos dados gerais apresentados, podemos quantificar que 82% dos lojistas que compõem a nossa amostragem estão satisfeitos com os módulos destinados à instalação de suas lojas e os atributos que estes podem lhe oferecer, porém aconselha-se a contratação de um profissional habilitado para realização de uma reforma que proporcione um conforto ambiental satisfatório.


V

ção

A marca Natura será implantada no 4º piso do Griff Shopping sendo necessário o uso de 2 módulos de 3,15 x 6,85 m, que se especializará na comercialização da linha de maquiagens abrangendo as sublinhas Una, Faces, Aquarela. A escolha do local para instalação foi feita levando em conta a proximidade ao estacionamento da Guaicurus, que conta com 32% dos acessos ao Griff, objetivando aumentar o fluxo de consumidores nesse andar. Para melhor aproveitamento dos espaços livres no corredor será projetado um quiosque, onde as consumidoras da marca terão a oportunidade de serem maquiadas por um profissional qualificado, promovendo o conhecimento dos produtos da marca e atraindo novos clientes.

s

o ul

Pequ quio eno squ corre e no dor

ód

2

m

pi so

t en

iro

he Ban

ila

o ã ç

ina Ilum

PLANEJAMENTO QUESTÕES FÍSICAS

Esto qu mob e no iliári o


V

ção

A ventilação artificial existente no local será trocada por uma ventilação de teto que proporcionará uma distribuição mais uniforme do ar e da temperatura, possuindo uma estética mais agradável. Será realizado um novo projeto luminotécnico, visando aumentar sua eficiência, diminuindo a quantidade de luminárias, agregando assim uma estética mais limpa e harmoniosa com o espaço. Levando em conta o volume reduzido dos produtos que serão comercializados na loja, a estocagem será feita nos mobiliários, não necessitando de um espaço no layout destinado para estoque. Analisando a dificuldade de deslocamento ao banheiro do 3º piso, vivenciada pelos lojistas e clientes, será projetado um banheiro dentro da loja.

s

o ul

Pequ quio eno squ corre e no dor

ód

2

m

pi so

t en

iro

he Ban

ila

o ã ç

ina Ilum

PLANEJAMENTO QUESTÕES FÍSICAS

Esto qu mob e no iliári o


PLANEJAMENTO QUESTÕES FÍSICAS RÚS

AICU U G A U

AR

A IO M

CIE

L

R

N AVE

IDA

G OLE

LEGENDA

Interior da loja de moda feminina Beko

Loja Natura Quiosque Fluxos

Ventilação e iluminação


CONDICIONANTES ECONÔMICAS E MATERIAIS

Sendo permitida a alteração do ambiente, aconselha a contratação de um profissional habilitado para realização de uma reforma que proporcione um conforto ambiental satisfatório, desta maneira, o ideal seria que reavaliasse o conforto acústico, propondo vedações e mobiliários de materiais porosos que possuem maior coeficiente de absorção de ruidos; com relação a atributos estéticos e de iluminação, indica-se o uso de cores claras para composição espacial, que também proporcionará uma sensação de amplitude do espaço que poderá ser rerforçada com o uso de espelho.


Ma

ira de

Es

pe

lho Par

Buscando transmitir o conceito de contemporaneidade através dos materiais, optamos por misturar materiais como vidros, espelhos, madeira e inox. O vidro existente na vitrine será trocado por um vidro especial que minimiza a penetração de ruídos externos no ambiente. Os mobiliários e piso serão executados utilizando materiais porosos como a madeira que possui um maior coeficiente de absorção de ruídos. As paredes e teto serão brancas proporcionando a sensação de amplitude do ambiente, que será reforçada pelo uso de espelhos. A paleta de cores do mobiliário e interior da loja em geral terá desde cores saturadas a cores pastel, seguindo a paleta dos produtos comercializados.

ede bra s e teto nco s

Inox

de ra so i Pi de a m

Vidro

PLANEJAMENTO QUESTÕES ECONÔMICAS E MATERIAIS

Pal de eta co res


CONDICIONANTES CONCEITUAIS

A marca Natura objetiva transmitir uma imagem de brasilidade, qualidade, desenvolvimento e inovação. Ela faz uso da emoção e da sensorialidade em suas comunicações. A empresa está sempre buscando inovar e agir de acordo com princípios sustentáveis, com o intuito de conservar a biodiversidade. A logomarca traz cores mais quentes com desenho leve e movimento que transmite a filosofia do slogan “bem estar bem” formando um jogo de palavras positivas e sensoriais, onde a expressão “bem-estar”, nos remete a relação de relaxamento e harmonia do indivíduo consigo e com eu corpo, e “estar bem”, estado agradável de conforto.


Os expositores possuirão a mesma linguagem presente nos produtos a serem vendidos, sendo que a linha Faces será mais despojada e colorida, a linha Aquarela com caráter sustentável e a linha Una com uma linguagem mais elegante e moderna.

de

A brasilidade transmitirá a nossa realidade densa e múltipla, o modo como nos relacionamos com as outras pessoas, com a natureza, com os fenômenos sociais. Pensando nesse aspecto foi proposto um painel na vitrine com o mapa do Brasil repleto de rostos de mulheres maquiadas que represente a diversidade de etnias brasileiras.

de

Map a com Brasil maq rostos uiad os

a tr in s co uto , ne rod i r t p Vi e d

spo ja

da

Co

ilida

De

aç t ene em rim d iag e u p aq Ex m

ntab

lida

Como conceito para o projeto da Loja Natura usaremos a arquitetura contemporânea com linhas puras, racional, funcional, ligação do espaço interno com o externo, aproveitando as novas tecnologias e materiais que agora são misturados e vinculados a conceitos de sustentabilidade, objetivando criar um espaço harmonioso e confortável que transmita a filosofia da marca.

Suste

ão

si Bra

PLANEJAMENTO QUESTÕES CONCEITUAIS

o

râne

po ntem


CONDICIONANTES SÓCIO CULTURAIS

Contando com 77% da amostragem da APO, vemos que o público consumidor do Griff Shopping é em sua maioria mulheres, com idade variada, sendo que mais de dois terços encontran-se entre os 20 e 50 anos de idade. Quando questionados sobre o motivo de frequentar ao Griff Shopping, 26% dos clientes ressaltaram a qualidade dos serviços prestados e 24% afirmaram que as marcas comercializadas são o fator determinante. Para atrair consumidores ao Griff, 20% das pessoas questionadas ressaltaram a importância de implantar novos departamentos e 16% sugeriram a oferta de serviços alternativos. A Natura possui uma diversa gama de produtos que atende ambos sexos e todas as faixas etárias, sendo consumida por clientes das classes A e B, que possuem responsabilidade ambiental e veem nos produtos da marca uma forma de consumo mais sustentável.


PLANEJAMENTO QUESTÕES SOCIO CULTURAIS A implantação da marca Natura no Griff Shopping, tem como objetivo abranger em seu público alvo, mulheres com faixa etária superior a 20 anos, das classes A e B, que simpatizam com os valores defendidos pela marca e apreciam os produtos das linhas de maquiagem comercializados pela Natura.


ESTUDO DE LAYOUT LOJA

Banheiro

Balcão de pagamento

Una

Hall de Estar

Expositor de maquiagens

Expositor de Pincéis

Aquarela Mapa Brasil com rostos maquiados

Setor de Experimentação

Faces

Vitrine expositora


ESTUDO DE LAYOUT LOJA


ESTUDO DE FLUXOS LOJA

3

6 1 Análise da vitrine 2 Experimentação dos produtos

5

3 Descontração

2 4

4 Escolha do produto 5 Escolha do produto 6 Efetuação da compra

Saída

1

Entrada


ESTUDO DE VOLUMETRIA LOJA

Perspectivas do interior


ESTUDO DE LAYOUT QUIOSQUE

Plano vertical

Mesa de apoio

Cadeira de sal達o


ESTUDO DE VOLUMETRIA QUIOSQUE

Perspectivas do quiosque


MEMORIAL JUSTIFICATIVO LOJA NATURA

O revestimento do piso, laminado de madeira, foi utilizado devido aos benefícios como conforto acústico, conforto térmico e fácil limpeza. A porta de correr foi uma solução para a falta de espaço, assim como a bacia sanitária W+W que além de solucionar a necessidade de economia de espaço possui um sistema que garante a economia de água, trazendo assim o conceito de sustentabilidade da marca. A cadeira Chakras, a poltrona giratória, a banqueta Magino Bar Stool e a mesa Saarinen fazem parte da criação dos designer Karim Rashid, Stefan Borselius e Eero Saarinen. Estes móveis possuem em comum a tendência para o estilo orgânico e por este motivo foram selecionadas para a composição do ambiente. As luminárias foram escolhidas com o intuito de atender a necessidade de luminância do espaço. Os nichos vazados tem a função de expor e estocar e por serem feitos de acrílico proporcionam leveza ao espaço e garantem que a atenção seja voltada para as embalagens. O tapete foi utilizado para melhor delimitar o espaço de estar e garantir aconchego a ele.


LAYOUT LOJA NATURA Vista 4

Vista 3

Vista 1

LAYOUT LOJA NATURA

Vista 2

Piso revestido com placas laminadas Duraoor Ritz


DETALHAMENTO GRテ:ICO FACHADA

Logo em acrテュlico leitoso preto

FACHADA

Porta em vidro laminado acテコstico

Vitrine em vidro laminado acテコstico


DETALHAMENTO GRÁFICO VISTA 1

Expositor central em acrílico leitoso

Expositor de maquiagem para experimentação em MDF laminado

VISTA 1

Nichos em acrílico para estoque e exposição de produtos

Nichos em acrílico com televisores acoplados

Poltrona giratória estofada Stefan Borselius


DETALHAMENTO GRテ:ICO VISTA 2

Forro de Gesso simples 2 cm de espessura

Luminテ。ria de embutir em forro de gesso

Pendente Mad, SigmaLux

VISTA 2

Parede revestida com placas laminadas Durafloor Ritz

Espelho fixado na parede

Mesa Saarinen Lateral


DETALHAMENTO GRÁFICO VISTA 3

Ar condicionado de teto Gree Split Cassete

Luminária quadrada de embutir

VISTA 3

Poltrona giratória estofada Stefan Borselius

Logo Natura com iluminação de destaque

Banqueta Magino, Karim Rashid


DETALHAMENTO GRÁFICO VISTA 4

Jardim vertical com técnica de vasos meia lua

Porta de correr em madeira de demolição

Nichos em acrílico translúcido para estoque e exposição de produtos

VISTA 4

Banheiro com Bacia W+W

Banqueta em acrílico

Balcão de atendimento em MDF laminado

Jardineira em concreto


LAYOUT QUIOSQUE NATURA Piso revestido com placas laminadas Durafloor Ritz Vista 4

Vista 3

Vista 1

LAYOUT QUIOSQUE

Vista 2


DETALHAMENTO GRÁFICO VISTAS QUIOSQUE

Cadeira Raynor Group Chakras, Karim Rashid

Mesa de apoio em MDF laminado Nichos em acrílico translúcido para exposição de produtos


PERSPECTIVAS INTERIOR LOJA NATURA


PERSPECTIVAS INTERIOR LOJA NATURA


DETALHAMENTO TÉCNICO LOJA NATURA

CORTE AA ESC. 1:50

PLANTA ESC. 1:50 CORTE BB ESC. 1:50


DETALHAMENTO TÉCNICO LOJA NATURA

DETALHAMENTO PISO ESC. 1:50

DETALHAMENTO ILUMINAÇÃO ESC. 1:50


DETALHAMENTO TÉCNICO MOBILIÁRIOS

VISTA SUPERIOR

VISTA LATERAL VISTA SUPERIOR VISTA FRONTAL

DETALHAMENTO BALCÃO DE ATENDIMENTO ESC. 1:20

VISTA SUPERIOR

VISTA LATERAL

VISTA LATERAL VISTA FRONTAL

DETALHAMENTO EXPOSITOR DE EXPERIMENTAÇÃO ESC. 1:20

VISTA FRONTAL

DETALHAMENTO MESA DE APOIO QUIOSQUE ESC. 1:20


DETALHAMENTO TÉCNICO MOBILIÁRIOS

VISTA SUPERIOR

VISTA LATERAL VISTA FRONTAL

DETALHAMENTO EXPOSITOR COM NICHOS ESC. 1:20 VISTA SUPERIOR

VISTA SUPERIOR

VISTA LATERAL

VISTA LATERAL

VISTA FRONTAL

DETALHE NICHOS

DETALHAMENTO ENCAIXE NICHO ESC. 1:10

VISTA FRONTAL


MEMORIAL DESCRITIVO LOJA NATURA

Piso Laminado Durafloor Ritz Benefícios: conforto acústico, conforto térmico, fácil limpeza, hipo alergênico, instalação rápida, proteção antibacteriana e resistente à cupim.

Kit para porta de correr - Roldana aparente - Argo Puxadores Produto feito em alumínio em dois acabamentos: Polido ou Escovado. Várias medidas 1.5m - 2.0m - 3.0m Funciona em porta de madeira e vidro.

Réguas 7x187x1340 mm Resistência AC3 Garantia residencial 12 anos Instalação Click Bordas Retas Textura Madeira linheira

Tapete de Algodão Dimensões: 316cm x 184cm x 1cm

Raynor Group Chakras Chair, 2010 Designer: Karim Rashid


MEMORIAL DESCRITIVO LOJA NATURA

Poltrona giratória estofada, 2009 Designer: Stefan Borselius Dimensões: Altura do assento 39cm altura total 72,5-103 cm largura total 77-70 cm prof. do assento 53 cm profundidade total 90 cm.

Magino Bar Stool, 2007 Designer: Karim Rashid

Especificação: Luminária de embutir em forro de gesso para 4 lâmpadas fluorescentes tubulares de 16W. Corpo e aletas planas em chapa de aço tratada com acabamento em pintura eletrostática epóxi-pó na cor branca. Refletor em alumínio anodizado de alto brilho. Equipada com portalâmpada antivibratório em policarbonato, com trava de segurança e proteção contra aquecimento nos contatos. Aplicação: Ambientes onde exerçam tarefas mistas com uso de computadores, exigindo controle de ofuscamento e alto rendimento como escritório, loja, biblioteca, escola, banco, hospital, etc. Dimensões: A= 70 x L= 618 x C= 635 mm. / Nicho: 605 x 625 mm

Especificação: Luminária quadrada de embutir, para 2 lâmpadas fluorescentes compactas de 18W, duplas, 2 pinos. Corpo e refletor em chapa de aço tratada com acabamento em pintura eletrostática epóxipó na cor branca. Difusor em acrílico leitoso.Necessita reator eletromagnético. Aplicação: Ambientes onde evita-se o acúmulo de pó ou em que uma iluminação difusa seja mais conveniente como enfermaria, quartos e corredores de hospitais, refeitórios, etc. Dimensões: A= 110 x L= 254 x C= 254 mm. / Nicho: 220 x 220 mm.


MEMORIAL DESCRITIVO LOJA NATURA

Gree Split Cassete 24000 BTU Especificações Técnicas Nível de Ruído 43 db Consumo(W/h) 2800 Dimensões (AxLxP) 240x840x840 mm. Dimensões (AxLxP) Evap. nd mm. Dimensões (AxLxP) Cond. nd mm.

Mesa Saarinen Lateral Designer: Eero Saarinen Dimensões: L51 cm,A52 cm,P51 cm Estrutura em base em alumínio fundido com pintura PU preta ou branca. Tampo em mármore Carrara Gioia original da Itália, ou Nero Marquina original da Espanha. Em madeira: Imbuia ou Fórmica. Mesa cuja base lembra um caule de flor.

Pendente Mad SigmaLux Dimensões:15 cm de altura x 20 cm de diâmetro Estilo Moderno Lâmpadas1 lâmpada fluorescente ou incandescente (soquete E-14 máx. 40W) Material Metal

Bacia W+W Roca A W + W é a soma de elementos indispensáveis ​para a economia de água e no espaço. Porque a sua renovadora pia possui um sistema de filtros de água para a reutilização na descarga do tanque.


Apresentação Briefing 18 09