Folheto eu curto final

Page 1

1


O Eu Curto a Universidade é um projeto de iniciativa da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil / CODEA / SEDUC / CE desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e inspirado na experiência popular do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE). O objetivo do projeto é estimular estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual a ingressarem no ensino superior estudando em célula com metodologia de Aprendizagem Cooperativa. Utilizamos a interação como estratégia para desenvolver a aprendizagem de forma participativa e exercitar os princípios da autonomia, cooperação e solidariedade, que irão impactar ainda na aprendizagem individual e coletiva, o rendimento escolar e a vida em sociedade.

2


O Eu Curto a Universidade é uma aposta da Secretaria de Educação para a também utilização da abordagem cooperativa na rede estadual de educação, o que permitirá acançar metade das escolas públicas de Ensino Médio do Ceará até o final de 2014. O que representa mais de 340 escolas e 15.000 estudantes atendidos.

O processo de sensibilização na comunidade escolar começou em 2011 promovendo, palestras e eventos em escolas estaduais das CREDES e da SEFOR apresentando a história e a experiência de estudo cooperativo do PRECE. 3


Objetivo Geral: Contribuir para potencializar a aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino através da difusão do conceito de protagonismo estudantil e das práticas de cooperação e interação social nos ambientes escolares, tendo como base a aplicação da metodologia da Aprendizagem Cooperativa.

Objetivos Específicos: • Desenvolver a metodologia da Aprendizagem Cooperativa e apoiar a difusão e reaplicação de suas práticas, técnicas e conceitos para que seja utilizada/implementada nas escolas da rede estadual de ensino, como estratégia potencializadora da aprendizagem. • Formar estudantes como articuladores de células estudantis e potenciais lideranças e protagonistas em suas escolas, capazes de disseminar e multiplicar as práticas e os valores da Aprendizagem Cooperativa em suas comunidades. • Fomentar e apoiar a criação e o desenvolvimento de células estudantis nas escolas da rede pública estadual por estudantes articuladores.

4


Vale ressaltar que a capacidade de trabalhar em equipe ĂŠ hoje uma das habilidades sociais e profissionais mais consideradas, exigidas e valorizadas no mercado, tanto para empreendedores como para colaboradores de empresas de todos os portes. A Aprendizagem Cooperativa destaca que essa habilidade ĂŠ igualmente fundamental no prĂłprio processo formativo dos estudantes e que pode e precisa ser desenvolvida, enquanto competĂŞncia, ainda na escola.

5


A arte de sensibilizar: uma boa Sensibilização Este é o primeiro momento de contato com os estudantes a fim de sensibilizá-los para a importância do ingresso no ensino superior. A partir dessa ideia, a equipe de facilitadores do projeto dirige-se às escolas compartilham suas experiências de ingresso na universidade. Depois convidam osestudantesparaoWorkshop de Vivências em Aprendizagem Cooperativa

6

na própria universidade. Neste Workshop, é apresentado aos estudantes de forma interativa e vivencial a universidade, a experiência popular de estudo em células cooperativas do PRECE e, por último, o Curso de Articulador de Células Estudantis em Aprendizagem Cooperativa como experiências bem sucedidas que podem ajudá-los a ingressar no ensino superior.


equipe em busca de grandes resultados

7


Disseminando a cooperação

A adesão a esta nova proposta por parte de gestores, estudantes e professores contribuiu para a sistematização do projeto – que a partir de 2013 passou a se chamar Eu Curto a Universidade – houve, então um aperfeiçoamento a adaptação de conteúdos para a elaboração de oficinas com conteúdos voltados para os elementos da

8

Aprendizagem Cooperativa e direcionadas aos estudantes do Ensino Médio. O processo de sensibilização na comunidade escolar começou em 2011 promovendo, palestras e eventos em escolas estaduais das CREDES e da SEFOR apresentando a história e a experiência de estudo cooperativo do PRECE.


Três eixos para o sucesso O Eu Curto a Universidade proporciona aos estudantes um conjunto de atividades que busca estimular, além da prática de estudo em grupo, o protagonismo estudantil, capacitando-os como articuladores de outros estudantes para a organização de suas células estudantis de Aprendizagem Cooperativa. O projeto é desenvolvido a partir de três eixos: Juventude, Aprendizagem Cooperativa e Protagonismo.

9


Em 2009, a aprendizagem cooperativa começou a ser aplicada no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC) – através da Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC). A proposta foi introduzir na comunidade acadêmica, especialmente entre os estudantes de graduação, a abordagem da Aprendizagem Cooperativa e seus valores essenciais – cooperação, interação e protagonismo. Essa experiência demonstrou que a Aprendizagem Cooperativa não é restrita à preparação de jovens para o ingresso na universidade, mas que pode ser aplicada

10

como ferramenta para ampliar o escopo do processo geral de aprendizagem, tendo como objetivo a própria formação dos estudantes como protagonistas, potenciais líderes e futuros agentes de desenvolvimento – em suas profissões, em suas famílias, em suas comunidades e na sociedade, como um todo. Sendo assim, em sua aplicação no ambiente universitário, a Aprendizagem Cooperativa tem como foco aprimorar a formação dos estudantes, para que tenham melhor desempenho acadêmico, mas principalmente para que sejam melhores profissionais e pessoas no futuro próximo.


Aprendizagem Cooperativa é uma fonte de ideias, ferramentas e contribuições diversas para educadores e gestores educacionais em todos os ambientes. É um método transversal que tem como foco a potencialização da aprendizagem a partir da valorização do estudante, como protagonista e elemento central do processo, e de sua interação cooperativa em equipes. Um princípio que reúne práticas que podem ser adotadas em diferentes contextos.

11


O começo do caminho Formação

Depois da sensibilização, os estudantes inscritos na ocasião do workshop participam do Curso de Articuladores de Células Estudantis em Aprendizagem Cooperativa, ministrado em sua própria escola. Neste curso, os estudantes vivenciam em seis oficinas específicas os conteúdos voltados para os princípios da Aprendizagem. Cooperativa. São elas:

12

1. História de Vida; 2. Protagonismo Estudantil; 3. Interdependência Social; 4. Habilidades Sociais; 5. Vivência de Conflitos; 6. Como Organizar uma Célula Estudantil de Aprendizagem Cooperativa. Ao final do curso, os concludentes recebem certificação e saem habilitados para articularem suas próprias células estudantis na escola.


Cooperar para conquistar juntos

13


14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.