Issuu on Google+

Perfil | 1

Ana Daniela Pereira no rumo da Comunicação Curriculum Vitae

Perto de terminar a licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (UMinho), Ana Daniela Pereira está pronta para abraçar novos desafios. Apesar de estar há um ano e meio a especializar-se em Informação e Jornalismo, a finalista adquiriu ao longo dos três anos do curso competências nas áreas das relações públicas, publicidade, audiovisual e multimédia, assumindo desta forma um carácter versátil e facilmente adaptável.

Formação Frequentar o curso de Ciências da Comunicação era um desejo de pequena e que a jovem conseguiu concretizar facilmente, tendo entrado para a UMinho em Setembro de 2011.

Todavia, a sua passagem por esta universidade foi interrompida durante um semestre por causa de um outro sonho: o de Erasmus. Entre Fevereiro e Junho de 2013, a estudante minhota partiu de armas e bagagens para terras catalãs para estudar durante um semestre na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) onde, entre outras unidades curriculares, frequentou fotojornalismo, jornalismo cultural, política internacional europeia e produção e expressão jornalística em multimédia e interactivos. Durante a sua passagem por Barcelona, além de aproveitar para desenvolver o seu nível de castelhano matriculou-se num curso de catalão básico que concluiu com êxito, com a classificação de 8 em 10.

Idiomas Português: Nativo Castelhano: Avançado Inglês: Avançado Catalão: Independente Francês: Básico


2 | Perfil Animadora voluntária no Centro de Solidariedade Social das Irmãs do Espirito Santo em Braga desde 2008, no ano de 2011 participou numa formação de primeiros socorros ministrada pela Negotior, de forma a ter noções básicas para o rápido socorro às crianças. A formação noutros idiomas foi, desde cedo, uma aposta dos pais de Ana Daniela Pereira que a inscreveram logo em 2003 na escola de línguas Instituto Britânico para aumentar a formação base em inglês, tendo em 2004 sido transferida para o International House onde se manteve até 2010.

Experiência Apesar de ter apenas 20 anos, a jovem tem vindo a apostar na sua experiência profissional envolvendo-se em inúmeros projectos como o Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM), grupo do qual já foi secretária e presidente e onde agora ocupa o lugar de directora do departamento pedagógico. Além da sua actividade no grupo, Ana Daniela Pereira tem cooperado com vários jornais como o ComUM, o jornal online dos alunos do curso de Ciências da Comunicação e o semanário O Povo de Guimarães, tendo colaborado durante a sua passagem por Barcelona com o jornal online LusoNotícias e com a revista El Vilatà.

No entanto, não é apenas na área do jornalismo e da informação que a estudante bracarense tem apostado, mantendo colaborações assíduas como Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem (GCII) da UMinho e com a Warner Music Portugal.

Jovem Activa Sempre atenta ao mundo que a rodeia, a aluna da UMinho colabora há 7 meses com a Conferência Vicentina São João Baptista de Nogueira que se dedica à solidarieda-

Competências Com boa capacidade de adaptação a novos ambientes e de trabalho em equipa, Ana Daniela Pereira tem também uma boa capacidade comunicacional. Além das competências comunicacionais e organizacionais, a jovem domina softwares Microsoft como Word e Excel e Adobe (Premiere, Audition, Photoshop e Indesign).

de social, tendo sido recentemente convidada para assessorar a nova direcção do Conselho de Zona de Braga da Sociedade São Vicente de Paulo (Conferência Vicentina). Além da ligação que mantém à Conferência Vicentina, a jovem de 20 anos tem sido

voluntária

nas

cam-

panhas semestrais do Banco Alimentar contra a Fome.


Perfil | 3

Com um espirito jovem e irreverente, a sua passagem pelos Escuteiros e por grupos de jovens como Shalom e os Jovens Sem Fronteiras fizeram com que adquirisse um maior sentido de responsabilidade e ao mesmo tempo de cooperação.

Prémios

Considerada melhor aluna da sua escola secundária, foi no 12º ano que viu o seu trabalho sobre “O que faz o Presidente da República?” ser considerado o segundo melhor (em 700) por Marcelo Rebelo de Sousa que não poupou elogios dizendo que o seu trabalho em formato audiovisual era “um produto mediático muito bem feito”.

Ana Daniela Pereira anadopereira@gmail.com Tel. 00351 962 488 814 www.anadanielaoliveirapereira.wordpress.com


Curriculum Vitae