3ª edição do manual de boas práticas artísticas e culturais a arte pertence a todos

Page 92

A ARTE PERTENCE A TODOS | Boas Práticas de Inclusão Artística e Cultural Projecto Toca a (En) cantar Promotor APPACDM de Coimbra

Descrição do Projecto O Projecto TOCA A (EN) CANTAR é uma produção colectiva da APPACDM de Coimbra que surgiu em 2011 com a finalidade da realização de digressões a nível regional e nacional da peça de teatro musical “Toca a (en) cantar”, tendo como objectivo a promoção da imagem da pessoas com deficiência mental através das suas capacidades. O projecto contou com a fase de concepção, ou seja, a escolha e teatralização do conto, a selecção das danças e a composição das músicas envolvidas. O respectivo guião da peça foi apresentado ao escritor António Torrado, autor do conto “ Toca que toca, dança que dança” que autorizou a sua utilização.

Após a selecção dos papéis teatrais e a experimentação in loco, contaram com a orientação do actor e encenador Marco Paiva, do CRINABEL Teatro. É um projecto bastante inovador quer pela forma como são apresentados determinados valores humanos - a solidariedade, a cooperação, a resiliência – como pelos intervenientes que os preconizam – cidadãos com deficiência mental. Ao longo de 45 minutos de espectáculo pretende-se dar continuidade à tradição portuguesa dos contos orais. Para isso foram recriadas tonalidades e timbres dramático-musicais daqueles tempos. A banda musical que suporta a actuação dramática é constituída por timbres diversificados (como o acordeão, a flauta de bisel, o órgão, o trompete e alguns instrumentos Orff) contribuindo para uma interacção eficaz entre actores e músicos. Todo o guarda-roupa deste teatro musical retrata os usos e os costumes da tradição portuguesa e das suas especificidades, quer nos adereços como nos acessórios. Este trabalho resulta do esforço conjunto, que concilia a participação, de quatro pólos da APPACDM de Coimbra, nomeadamente, o Centro de Actividades Ocupacionais de S. Silvestre, a Unidade Funcional da Tocha, a Unidade Funcional de Arganil e a Unidade Funcional de Montemor-o-Velho, num total de 49 intervenientes.

92


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.