Page 1

MANUAL DE COACHING @PA BY PIPELINE TEAM


O QUE É COACHING? Coaching é uma relação profissional entre o coach e o coachee. O coach ajuda o coachee a alcançar seus objetivos e a produzir os resultados que o membro quer em sua vida profissional. O coaching garante que o membro possa dar o melhor de si, aprender e desenvolver-se da maneira que deseja. Um coaching é um processo de curta duração, focado em resultados específicos estimulando os comportamentos, metas e ações desejadas para atingi-los, tornando as pessoas mais conscientes de seus atos e reais motivações. Um coach dá suporte ativamente através de escuta, observações e questionamentos e monitora o progresso até que os objetivos sejam atingidos.

COACHING X MENTORADO Coaching não é mentorado. Mentorado, diferentemente de coaching, é uma relação nem pessoal, nem profissional, mas de privilégio, ou seja, pode ou não acontecer e se da de forma natural. Também é uma relação de longa duração onde o mentor inspira e guia o mentorando através do exemplo pessoal. Coaching em outra mão é uma relação profissional e de curta duração onde relação permanece até o alcance das metas estabelecidas.

IMPORTANCIA DO COACHING Antigamente o Coaching era visto como maneiras de corrigir baixas de performance de Líderes e executivos, mas hoje ele está sendo mais utilizado para ampliar habilidades e competências.Utiliza-se o Coaching para melhorar as competências que os Líderes já possuem e desenvolver também as habilidades individuais de futuros líderes. O Coaching causa impacto em indivíduos e organizações e é por isso que um número maior de empresas vem procurando esta ferramenta. É um processo interativo e individual que auxilia pessoas a se desenvolverem rapidamente e a produzirem resultados mais satisfatórios em suas vidas pessoais e profissionais. Há diversos benefícios com o trabalho de coaching. Como por exemplo, podemos destacar a mudança de comportamentos e hábitos improdutivos, melhora no relacionamento interpessoal, aumento da auto-confiança, habilidade de comunicação, desenvolvimento de equipes, melhora na gestão de tempo, equilíbrio entre as áreas pessoal e profissional, gerenciamento emocional, estímulo na capacidade de liderança, potencialização de habilidades e competências, motivação, estimula a tomada de decisões e o gerenciamento de conflitos. Traçar estrategicamente o caminho para os resultados é de extrema importância nas empresas que objetivam sucesso e crescimento. Hoje o coaching é fundamental para o desenvolvimento de indivíduos e empresas


O QUE FAZ UM COACHING EFETIVO? Um coach DEVE: • Ser um bom ouvinte, saber usar das informações dadas durante o coaching para orientar o processo; • Demonstrar empatia e capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa; • Ser capaz de se comunicar com sensibilidade; • Ter conhecimento no assunto tratado para que seja respeitado; • Ser flexível para se adaptar a cultura da organização para fornecer soluções práticas e efetivas; • Ser apto a mudar sua abordagem conforme as necessidades; • Estimular o coachee a tomada de decisões; • Tentar sempre manter o processo divertido :)

COACHING NA AIESEC O coaching é uma ferramente de desenvolvimento organizacional e pessoal. Já a aiesec é uma plataforma internacional de desenvolvimento de pessoas e lidere do futuro, cujo BIHAG é “engajar e desenvolver todos os jovens do mundo”, ou seja, também busca o constante crescimento organizacional. Neste sentido o coaching e uma ferramenta amplamente aplicada em todos os níveis da organização.

TIPOS DE COACHING COACHING INDIVIDUAL É realizado entre o coach e o coachee, para dar suporte em treinamentos, transferência de conhecimento, desenvolvimento de habilidades, ou assistência durante uma transição. Aiesec: na aiesec temos uma cultura muito forte de coaching onde além dos oferecidos pelo time de Talent Management são praticados coachings individuais periódicos entre líderes e seus membros. Tipos de Coaching na Aiesec: • Líder e Membro: é aconselhado que seja realizado pelo menos uma vez por quarter e pode ter como objetivo melhora de performance, motivação, feedback/feedfoward, etc. Teoricamente todos os coordenadores devem estar preparados para dar este tipo de coaching para seus membros. • TM e Membro: existem 3 tipos de coaching oferecidos pela área de talent management para o restante da organização.


1) NEXT STEPS IN LEADERSHIP OR EXCHANGE: Na aiesec temos mensalmente diversas oportunidades de liderança seja em nível local, nacional ou internacional. A diversidade de atribuições, responsabilidades e benefícios são muito amplas e diferenciadas assim como o background e nível de experiência dos membros presentes na organização. O Coaching de next steps in leadership and exchange tem como objetivo auxiliar na tomada de decisão através da reflexão sobre objetivos e conceitos pessoais aliados a experiências possibilitadas pela organização. Flow: Coaching de NeXT step in leadership or exchange Como esta? Qual o momento de vida? O que o levou a procurar coaching? Você tem algum objetivo maior "big picture" que pretende alcançar na vida? Aiesec: Quais eram teus objetivos ao entrar na aiesec? Como tem sido esta experiência? (Desenvolver) Liderança: O que e liderança pra você? Qual a importância de desenvolver a liderança? Qual foi relação com os lideres que já teve? O que quer fazer igual a estas pessoas? O que quer fazer diferente? Como tem sido a relação com os lideres dentro da aiesec? Estas pessoas te inspiram a buscar este tipo de experiência? O que tu acha que poderia aprender com esta experiência? O que te impediria de buscar esta experiência? Qual o peso desta experiência para o seu objetivo maior de vida? Falar sobre oportunidades de liderança abertas e a abrir. Perguntar se a pessoa tem duvida no processo de postulação. Intercâmbio: O que e intercâmbio para você? Qual a importância do intercâmbio? O que tu acha que pode desenvolver com esta experiência? Já teve pessoas próximas que fizeram intercâmbio? O que gostaria de aplicar na sua experiência? O que não gostaria? Como tem sido a relação com os intercambistas? Estas pessoas te inspiram a buscar este tipo de experiência? Para que países iria? E porque? Em que gostaria de trabalhar? E porque? O que te impediria de buscar esta experiência? Qual o peso desta experiência para o seu objetivo maior de vida? Finalização: estabelecer plano de ação para a tomada de decisão


2) MOTIVAÇÃO Observar qual é a situação e conforme a situação tomar uma determinada direção para o coaching. Ex. se o problema é gestão de tempo: tentar organizar as atividades tanto pessoais quanto profissionais junto com o membro, pode ser feita uma realocação, etc. O objetivo é tentar entender o momento que o membro está passando e a partir disto direcionar o coaching. Este tipo de coaching é mais pessoal e mais abrangente. 3) REALOCAÇÃO Identificar o perfil da pessoa, o que ela gosta de fazer e o que ela quer para o futuro, como está o tempo dela para se dedicar as jobs da aiesec, para que assim ela possa alinhar os seus objetivos com a aiesec. Pode ser utilizado os slides de realocação como apoio, para que a estrutura do CL seja apresentada para o membro. Pois muitas vezes o membro fica fechado no seu próprio time e não em conhecimento sobre outros times. Guiar a conversa através dos interesses do membro conforme são apresentados os time. Flow: MOTIVAÇÃO E REALOCAÇÃO Como esta? Qual o momento de vida? O que o levou a procurar coaching? Você tem algum objetivo maior "big picture" para sua vida? Aiesec: Quando que você entrou na aiesec? Quais eram teus objetivos ao entrar na aiesec? Como tem sido esta experiência? Quanto tempo tem dedicado a aiesec? Quais resultados têm obtido? Têm sido o suficiente? O que poderia melhorar a sua experiência? Qual o seu papel na qualidade da experiência? (Desenvolver) Finalização: Feedback sobre o time e líder anterior? Qual experiência esta buscando agora? Quais os passos para tomar a decisão? Se for o caso: Tem 10h para dedicar ao compromisso com a organização? COACHING DE TIME O líder comunica a visão/ objetivos e ajuda os membros a entenderem está. O coaching de equipe alavanca os pontos fortes da equipe para se alcançar objetivos desejados. Aiesec: O desenvolvimento do membro da aiesec se dá através de trabalho em diversos times, por conseqüência, a orientação do desenvolvimentos desses times através do trabalho do coach é essencial para a organização. Tipos de Coaching de Time na Aiesec: ? TM e Time: 1) Team Leader Manager e Time: O TMan desenvolve um trabalho de coaching com cada time em 3 etapas: 1) Etapa de avaliação; 2) Etapa de elaboração de plano de metas; 3) Etapa de avaliação de resultados. Todas a etapas são guiadas pelo TMan mas com intensa participação do time.


COACHING ORGANIZACIONAL O coaching organizacional visa uma mudança de performance na organização, mostra como as ações e palavras influenciam a mudança e impactos desejados. Aiesec: Como a Aiesec é uma organização movida por jovens e totalmente independente em sua esfera local, além de seu caráter de trabalho ser voluntário, e muito importante que os membros estejam motivados e alinhados com os objetivos. Por isto o coaching organizacional entra como elemento chave. Tipos de coaching organizacionais na Aiesec: 1) Líderes e organização: em eventos como PLAN, REPLAN e DD são feitas construções de metas organizacionais ou engajamento dos membros em ações, programas ou metas. O que diferencia este tipo de sessão de um treinamento é a interação dos participantes na criação de soluções para alcançar as metas.

IMPORTÂNCIA DE OUTPUT O Coach tem a função de provocar reflexão ao coachee de forma que o mesmo consiga chegar, durante o processo, a conclusões sobre os problemas apresentados. A reflexão aprofundada é essencial para a qualidade do coaching, porém se não for gerado um output, ou plano de ações ao final da reflexão, a mesma não gera valor. E muito importante que o coachee saia do coaching com metas e dead lines alcançáveis que possa executar por conta própria. De forma contraria a reflexão pode, ao invés de gerar soluções, trazer uma ilusão de solução durante a reflexão que em alguns dias pode se tornar em mais dúvidas.

IMPORTÂNCIA DE FOLLOW UP Para o coaching ter um significado é importante de fazer o tracking do desenvolvimento do coachee para que este tenha um reconhecimento pelo seu esforço e trabalho. Além de ser lembrado o coachee poderá ter orgulho de ter atingido bons resultados no seu desenvolvimento.

ENJOY IT! :)

Manual de Coaching - Pipeline Team @PA  

manual de coaching interno do time de pipeline, que oferece coaching para as demais areas do CL

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you