Issuu on Google+

PLANO 2013

CICLO TOTVS ITINERANTE Um avanรงo rumo ao interior de Goiรกs


CICLO TOTVS ITINERANTE 2013 O Ciclo TOTVS Itinerante é o principal encontro de Tecnologia da Informação para presidentes, diretores e gestores de empresas instaladas no interior de Goiás.

VAMOS PASSAR POR: • QUIRINÓPOLIS • RIO VERDE • SANTA HELENA • MINEIROS • JATAÍ • ANÁPOLIS

A intenção é abordar assuntos que são estratégicos para alavancar os negócios das empresas. Em 2013 teremos dois workshops: • CONTABILIDADE PARA TOMADA DE DECISÃO

Apoio: • Associações Comerciais • Mapah • Primetek

• BPM (MODELAGEM DE PROCESSOS) O formato do evento permite a integração entre os participantes, o que propicia um ambiente de compartilhamento de informações, esclarecimento de dúvidas e adaptação do conteúdo ministrado e a prática empresarial.

CICLO TOTVS ITINERANTE

MAIS INFORMAÇÕES Thais Barbosa (62) 3097-9900 ou 8484-5919 thais.barbosa@totvs.com.br

1

PLANO 2013


PORQUÊ GOIÁS? O Estado é o quarto produtor nacional de grãos, com produção de 13,6 milhões de toneladas, algo como 9% da produção do país, diversificada em itens como soja, algodão, sorgo, milho, cana-de-açúcar, feijão, tomate, entre outros. A pecuária, por outro lado, posiciona o Estado entre os maiores produtores do país. Destaque para o rebanho bovino, 4º no ranking brasileiro. A avicultura também é destaque com a instalação de grandes aviários, e incremento do efetivo em 34,5% nos últimos cinco anos.

Goiás está entre as dez maiores economias brasileiras. Seu PIB de R$ 75,275 bilhões representa 2,48% do PIB nacional e a renda per capita registrada é de R$ 12.979. Números que podem ainda parecer pequenos se comparados a outros estados industrialmente mais ativos, mas que, no entanto, representam crescimento superior à média brasileira. Nos últimos dez anos a economia goiana tem se diversificado de tal maneira que foi registrado salto de 56,42%, superior à média nacional de 42,85% no mesmo período.

Indústria e comércios pujantes

O setor de serviços ainda é predominante no Estado, representado por 60,95% da produção de riquezas. Incluem-se aí o comércio, tanto varejista como atacadista, além das atividades imobiliárias – em alta com a expansão vertical registrada na capital, Goiânia. O setor industrial, por outro lado, participa do PIB goiano em 26,21%, enquanto o agropecuário, de grande importância para a economia de Goiás, aparece com 12,84%.

A indústria goiana também se encontra em um momento ímpar, com a expansão da produção industrial e a atração de novos investimentos para o Estado. O setor de químicos, segundo levantamento do IBGE, puxado pela maior produção de medicamentos tem sido determinante nesse caso. Além disso, há o registro significativo do aumento da produção de etanol, segundo a demanda da produção de carros flex no país, que tem levado o Estado diretamente ao ranking produtor nacional como um dos líderes no segmento. Em 2010 foram 2,9 bilhões de litros de combustível produzidos e 1,8 milhão de toneladas de açúcar em contrapartida.

O agronegócio, por sinal, tem peso de destaque no cenário goiano, por subsidiar grande parte da agroindústria no Estado, em especial no mercado de carnes, derivados do leite e de soja, molhos e condimentos, além da produção sucroalcooleira.

CICLO TOTVS ITINERANTE

2

PLANO 2013


Goiás investe forte em tecnologia. Desenvolvimento tecnológico e científico, qualificação e especialização da sua mão de obra.

Paralelo a isso, a recuperação do segmento de alimentos e bebidas tem representado bons rendimentos, agregando à geração de empregos da indústria de transformação.

Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (Sectec) no sentido de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Goiás.

A geração de empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, merece destaque, também, uma vez que entre janeiro e julho de 2011 foram gerados 83.801 novas colocações com registro na carteira. Foi a melhor de toda a média histórica do Caged para o período, representando um acréscimo de 8,34% em relação ao mesmo período do ano anterior e o segundo maior crescimento do país, atrás apenas do Estado do Amazonas (8,77%), sendo que o acréscimo nacional foi de apenas 4,43%.

Hoje, o Estado conta com mais de 400 Redes de Pesquisas associadas à Fapeg nas áreas de Qualidade de Vida; Conhecimento e Expressão Humana; Infraestrutura e Processos Produtivos; Desafios Estratégicos e Políticas Públicas; Agronegócios, Desenvolvimento Rural e Fundiário; e Pesquisa Inicial e Fundamental, definidas na agência goiana de fomento à pesquisa. Por outro lado, a Sectec investe pesado em programas específicos fundamentados pela secretaria, em especial a contribuição à Rede Nacional do Projeto Genoma Brasileiro, ao Projeto de Qualidade na Cadeia de Fármacos, Programa Goiás Biodiesel e Projeto Mineração.

O reflexo direto disso é a melhoria significativa da renda da população, que tem a sua disposição maior crédito, fator determinante nas decisões de consumo. O mercado em contrapartida se torna mais dinâmico, em virtude do efeito multiplicador do capital sobre a economia. Neste quadro, o comércio varejista goiano cresce junto à economia, sendo registrado, inclusive, crescimento acima da média nacional. Destaque para o desempenho dos setores de livros, jornais, revistas e papelaria, tecidos e vestuário, além do crescimento do segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Desenvolvimento regional O Estado aposta, também, no desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que fazem uso do planejamento regional para promover a cooperação entre capacidade produtiva local, instituição de pesquisa, agentes de desenvolvimento, poderes federal, estadual e municipal com vistas à dinamização dos processos locais de inovação. Atualmente, existem 52 APLs distribuídos em 149 municípios do Estado de Goiás, sendo 22 APLs já consolidados e 30 em formação. A maioria (55%) se concentra no setor de agronegócio, seguidos pelas áreas de vestuário (17%) e mineral (6%).

Política de inovação Goiás investe forte em tecnologia. Por meio de seus agentes econômicos, políticos e sociais, o Estado atua em diferentes frentes para promover, além do desenvolvimento tecnológico e científico, a qualificação e especialização da sua m ão de obra. Em suas maiores frentes de trabalho, o governo aposta em especial nos trabalhos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da

CICLO TOTVS ITINERANTE

3

PLANO 2013


NÚMERO DE APLs POR REGIÃO DE PLANEJAMENTO

CICLO TOTVS ITINERANTE

4

PLANO 2013


TOTVS EM GOIÁS A TOTVS é uma empresa de software, serviços e tecnologia. Líder absoluta no Brasil, com 53,1% de participação de mercado e também na América Latina, com 35,6% (segundo o instituto Gartner), é a maior fabricante de softwares aplicativos sediada em países emergentes e a 6ª maior do mundo.

participantes em unidades próprias e franqueadas. Está presente em 23 países, também por meio de unidades e franquias.E por que o V no lugar do U? Porque o nome TOTVS vem do latim e significa tudo, todos, apropriado para uma companhia que consolidou outras 25 empresas e fornece soluções em 10 segmentos (Agroindústria, Construção e Projetos, Distribuição e Logística, Educacional, Financial Services, Jurídico, Manufatura, Saúde, Serviços e Varejo), para todos os portes e tipos de empresa. É também a única companhia latino-americana que dispõe de plataforma tecnológica própria para desenvolver seus softwares.

Mais de 28 anos de experiência e aquisições mostram que o sonho virou realidade. Foi a primeira do setor de T.I da América Latina a fazer o IPO no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo em 2006. Tem mais de 26 mil clientes ativos e conta com o apoio de aproximadamente 12 mil

A TOTVS foi eleita Empresa do Ano pela Melhores e Maiores da Revista Exame

CICLO TOTVS ITINERANTE

A ISTOÉ Dinheiro Premiou a TOTVS em duas categorias: • Melhor Empresa de Tecnologia - Software e Serviços • Número 1 em Gestão, Inovação e Qualidade

5

PLANO 2013


Segunda Avenida Quadra 1-B Lote 52 s/n Condomínio Cidade Empresarial Aparecida de Goiânia - GO CEP.: 74.934-605

CICLO TOTVS ITINERANTE

PLANO 2013


CICLO TOTVS ITINERANTE