Issuu on Google+

N OT ÍC I AS D O N O RT E

D EL EG AÇ ÃO D O P O RTO

AO POSTIGO Por Né do Covelo

Passeio e Almoço de Natal da Anac-Norte

Correspondendo ao apelo da nova Direcção da Anac-Norte e tendo vencido o receio de não estar à altura do nível a que foi guindada a Secção do Jornal dos Serviços Sociais, DAQUI FALA GENTE DO NORTE, pelos saudosos Colegas Luís Fortuna de Carvalho e Carlos Rebelo, recentemente desaparecidos do nosso convívio, decidi abrir esta friesta, pela qual poderão espreitar e comunicar, se quiserem, os Colegas tanto aposentados como no activo. Apenas com a intenção de incentivar a leitura (que infelizmente anda arredada de grande parte dos Colegas e a prova está na nula actividade da nossa excelente Biblioteca erguida por voluntários, com destaque para Nascimento de Sousa, injustamente esquecido), nesta secção vão ter início as seguintes novas rubricas. -Quem é o Autor ? -Caldo de Letras. A resposta pedida na primeira rubrica deverá ser dirigida à Direcção da Anac-Norte e será divulgada no próximo número deste jornal..

A Festa de Natal da Anac-Norte, que juntou cerca de 150 Colegas, entre Sócios, cônjuges e familiares, decorreu na Régua, numa das muitas Quintas de paisagens deslumbrantes que servem o turismo da região. A visita, antes do almoço, à casa do Douro, permitiu-nos apreciar o famoso “Vitral da Casa do Douro”, da autoria do pintor Lino António, que sintetiza toda a dinâmica da Região Demarcada do Douro. Não se pode falar na Régua sem fazer referência à região do Douro à Vinha e ao seu mundialmente conhecido Vinho do Porto. Considerada como uma das mais grandiosas e belas paisagens vinhateiras do mundo, o Douro apresenta-se como um anfiteatro gigante de xistos e videiras, uma das mais prolificas regiões produtoras de vinhos em Portugal. Citando o poeta: “O Douro não se descreve, não se canta, não se pinta, o Douro sente-se e vive-se”. A nossa festa decorreu num ambiente de alegria, confraternização e salutar convívio, não faltando a animação musical e o baile muito participado durante a tarde. Ficou no fim a vontade de repetir e, da parte da Anac-Norte, a promessa de o fazer.

QUEM É O AUTOR ? SONHO

Uma orquídea e uma rosa Um pequeno girassol Trazem-me o mundo lá fora P’ra dentro do Hospital

Sonhei que corria! Sonho bom que há muito tempo não sentia. Corria como se voasse! Como ave, Na mesa de cabeceira Entre remédios e livros ou anjo, que por aqui passasse.

Ficam sempre à minha beira Em lembrança dos Amigos

CALDO DE LETRAS ANTI-ELEGIA PARA UM NOVO REFORMADO

(...nesta oportunidade, a CGD agradece a colaboração prestada ao longo dos anos em que esteve ao seu serviço, desejando-lhe as maiores felicidades na nova etapa de vida que irá agora iniciar” . Comunicação da Direcção de Pessoal) A nossa vida é um corrupio, de montante até jusante somos o curso louco de um rio que entre duas margens ora nos oprime ora nos redime, na rebentação de uma fecunda inundação. Felizes aqueles que alcançam a foz e perante a imensidão de um inesperado e venturoso mar têm ainda límpida a voz p’ra poder reclamar: Eis esta frágil casca de noz que doravante se oferece inteira a vós. (Daciano José Seixas)

Fim de Ano na Galiza Em Ano Xacobeo, a passagem para o Novo Ano decorreu na Galiza, em Santiago de Compostela. Foi uma Noite de Fim de Ano animadíssima, com excelente jantar, muita música e a participação entusiástica dos participantes da AnacNorte, que se prolongou até de madrugada. O programa incluiu ainda uma panorâmica das Rias Baixas e Rias Altas, visitas a Betanzos, Coruña, Pontevedra e Vigo. Foi um início de Ano diferente, num ambiente alegre, divertido, na companhia dos nossos Amigos. Fomos conhecer uma Região lindíssima, repleta de cultura, folclore e monumentalidade. Foram três dias inesquecíveis, ficando a vontade de repetir, provavelmeste na Madeira no próximo Fim de Ano…


N OT ÍC I AS D O N O RT E

D EL EG AÇ ÃO D O P O RTO

A S A CT IVA DA D ES DA A NA C - N O RT E

Projecções e Palestras às Terças Às Terças-Feiras vamos ter sessões de Projecção ou Palestras na nossa Sede. No nosso mini Auditório, a partir das 15 horas, as terças feiras serão dedicadas à projecção de fotografias dos passeios e viagens, vídeoclips e fotografias dos lugares a visitar, vídeos dos nossos Associados que queiram partilhar com os Colegas e Ciclos de Cinema Temático. As Palestras sobre temas diversos (saúde, novas tecnologias, sociedade e cidadania, etc.), apoiadas por projecção, serão também um dos objectivos dos responsáveis por esta actividade. Vamos ver e comentar em conjunto os momentos mais agradáveis dos nossos passeios e viagens e ficar com uma cópia do CD da apresentação.

Grupo de Cantares Demos início no passado dia 11de Janeiro ao Grupo de Cantares de Melodias de Sempre da Anac-Norte, no âmbito das actividades patrocinados pela nossa Associação. O Grupo ensaia às Segundas feiras, das 15 às 16,30 horas. As inscrições para a participação no Grupo de Cantares continuam abertas para todos os Colegas interessados, na Sede da Anac-Norte em Gonçalo Cristóvão. Assim, todos quantos gostem de conviver cantando e/ou tocando qualquer instrumento (viola, cavaquinho, etc.), podem juntar-se ao Grupo de Cantares, já que não se seleccionam vozes, todos cantam, e os acordes musicais estão mencionados nas respectivas pautas. O objectivo principal do Grupo de Cantares é rememorar, aprender ou reaprender as mais belas, variadas e populares melodias de sempre, aquelas que tantas vezes gostaríamos de cantar mas apenas e vagamente sabemos trautear, promovendo e dinamizando o prazer de cantar em grupo e salutar convívio.

O MAESTRO

PROGRAMA

Francisco Ferreira, sócio da Anac nº 1401-1. Temos a certeza que este Grupo de Cantares irá ser um sucesso e que proporcionará excelentes momentos musicais a todos os Sócios da Anac.

Terça, 02 Março, 15 H -apresentação dos passeios a Lisboa e Lamego; Terça, 09 Março, 15 H -apresentação dos passeios a Panoias e Sta Marinha Zézere; Terça, 16 Março, 15 H -apresentação do almoço nacional em Viseu; Terça, 23 Março, 15 H -apresentação dos passeios a Buarcos e Régua; Terça, 30 Março, 15 H -apresentação das viagens a Isdabe e Galiza.

VISITE

O

...

BLOG

Por uma Cultura Viva e Interveniente

DA

ANAC-NORTE

A Anac-Norte publica os prospectos das viagens e passeios numa Pasta na Internet. Se estiver interessado em ver com pormenor os programas das viagens e passeios previstos para o próximo ano de 2010, visite o nosso BLOG. Clique em: http://anaccaixaporto.blogspot.com. As inscrições para estes programas podem ser efectuadas por correio, por mail, ou directamente na Sede da Anac-Norte. No Blog encontra também outras informações sobre a Anac e as nossas actividades.

INFORMÁTICA A Anac-Norte vai ter aulas de Informática. A sala está quase preparada e os Computadores irão ser instalados em Março. O início das aulas ocorrerá em Abril ou Maio e o horário será das 10,30 às 12,00 horas, numa primeira fase às Segundas e Quartas e depois também às Terças e Quintas. A formação incidirá sobre: Manuseamento do Computador, Sistema Operativo, Operações com ficheiros e Internet (Browsers, Motores de Busca, Downloads e Uploads, email, etc.). INFORME-SE NA ANAC-NORTE!


Boletim Anac-Norte Fevereiro 2010