Issuu on Google+

ANO 6

NÚMERO 3

JUNHO/2011

NOTÍCIAS DO SAZINHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER

O Projecto Eco-Escolas funcionou pela primeira vez na nossa escola este ano lectivo. Felizmente, podemos fazer um balanço muito positivo das actividades desenvolvidas e que pretendemos mostrar nesta edição deste jornal. Com simples e pequenas atitudes podemos ajudar o ambiente e o Planeta Terra!

EB1/JI DE SÁ

O SAZINHO DIRECÇÃO: E.B.1/JI DE SÁ TIRAGEM: 100 EXEMPLARES PREÇO: 1 GOTINHA DE ÁGUA


EB1/JI de Sá O SAZINHO 2

Foram dias e meses Que juntos estivemos Lindas as brincadeiras Que todos fizemos, Momentos de alegria tivemos, A tristeza não existia Agora chegou a hora da despedida. Um grande abraço para todos Vós E desejamos que Deus Vos dê Tudo o que desejam Amor, carinho e alegria. A Associação de Pais deseja a todos os alunos, familiares, amigos, professores e auxiliares BOAS FÉRIAS.

Associação de Pais

Com o apoio da Junta de Freguesia de Arcozelo.

É com muito prazer e alegria que editamos mais um número do nosso jornal “O Sazinho” no final deste ano lectivo. Esta edição divulga a toda a Comunidade Escolar algumas das muitas actividades que os alunos realizaram no âmbito do Programa Eco-Escolas que tem por principal objectivo sensibilizar as crianças para os problemas ambientais com que o nosso Planeta se debate. Em nome dos Alunos, Professores, Auxiliares, Autarquia e Junta de Freguesia agradecemos, mais uma vez, a todos que nos ajudaram no decorrer deste ano lectivo. Aproveitamos também esta oportunidade para desejar a todos umas boas e divertidas Férias.

E.B.1/JI de Sá


EB1/JI de Sá O SAZINHO Turma Z2

3

O QUE É O PROGRAMA ECO-ESCOLAS? É um programa nacional dirigido preferencialmente às escolas do ensino básico tendo como objectivos primordiais: - Estimular acções e reconhecer os trabalhos desenvolvidos pela escola no melhoramento do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade; - Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no dia-a-dia; - Difundir boas práticas pela comunidade escolar. Adaptado do site WWW.abae.pt

Durante este ano lectivo e enquadrado no Programa ECO-ESCOLAS, realizamos muitas actividades variadas, que nos permitiram aprender a preservar o meio ambiente. RECOLHA DE TINTEIROS E PILHAS TRABALHOS REALIZADOS COM MATERIAL REUTILIZÁVEL E SUA COLOCAÇÃO COMO FORMA DE EMBELEZAR A ESCOLA COLOCAÇÃO DE ECO-PONTOS NA SALA DE AULA

CRIAÇÃO DAS EQUIPAS VERDES DINAMIZAÇÃO DA HORTA PEDAGÓGICA

DINAMIZAÇÃO DA ESTUFA PEDAGÓGICA

DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A POUPANÇA DA ÁGUA E ENERGIA

ARRANJO DOS CANTEIROS DA ENTRADA DA NOSSA ESCOLA


EB1/JI de Sá O SAZINHO

A água é indispensável à vida. Turma Z1

4

Sem água, os animais e as plantas não poderiam viver. É um bem precioso e necessário para todos os seres vivos. Os recursos da água doce não são inesgotáveis, no entanto, é preciso conservar, controlar e aumentar este recurso. A água é de todos, cada um de nós tem o dever de a usar com cuidado, de não a desperdiçar e de não a poluir.

Durante este ano lectivo trabalhámos este tema com muita atenção. Realizámos algumas pesquisas e descobrimos que na Escola, sem querermos, desperdiçamos água. Decidimos então fazer avisos (foto1) que colocámos junto de cada uma das torneiras de toda a Escola, produzimos cartazes (foto2) que colámos no átrio da Escola e na cantina, elaborámos cartazes (foto3) para todas as salas de aula e escrevemos uma canção que apresentámos aos nossos colegas na Semana do Ambiente.

Foto 1

Foto 2

Foto3


EB1/JI de Sá O SAZINHO Pré Escolar

5

Também os alunos do pré-escolar estiveram envolvidos no projecto Eco-Escolas, aprenderam a reciclar e a reutilizar. Na fotografia podem ver o que fizeram com as garrafas de água vazias, mas muitas outras coisas inventaram com o aproveitamento de material reciclável.

Após uma visita ao aterro sanitário da Suldouro, uma empresa ao serviço do ambiente, descobrimos e aprendemos algumas coisas muito importantes. Por exemplo: copos partidos e vidros de janelas não podem ir para o ecoponto verde, existe um local próprio onde podemos depositar esses vidros. Madeiras, electrodomésticos, lâmpadas e computadores têm também solução quando separados em locais próprios.

No final fizemos um trabalho de grupo para ensinarmos a todos que é preciso e urgente SEPARAR O LIXO PARA TERMOS UM AMBIENTE SAUDÁVEL.


EB1/JI de Sá O SAZINHO Turma Z3

Queremos o ambiente Limpo!

BOAS FÈRI AS

SABER FAZER

6

PROJECTO ECO-ESCOLAS + 1ºANO Água – Resíduos – Biodiversidade O mar

Nós somos ECO-ALUNOS e durante este ano no terreno fizemos: Experimentar, manusear, entender, transformar, construir e criar, formar as formas de aprendizagem diversas competências educando para o Ambiente e Eco-Escolas

Resíduos

Um mundo se as árvores

verde vais ter, deixar crescer…

Evite sujar se não gostar de limpar O lixo separar e o eco-ponto utilizar Para o planeta preservar, vamos todos

RECICLAR A água é vida

Se vir a torneira a pingar,

Quem tem sabedoria Poupa energia Como os alunos

O 1ºAno sente que a TERRA é a sua casa

do 1º ANO

não deixe de a fechar

2011 Sabem que o melhor do Mundo são as crianças do Z3 – 1º Ano

QUE MAGIA!!!

Horta biológica no dia 21 de Junho ia do Eco-Escolas vamos comprovar a qualidade dos produtos da horta e Estufa Biológica.


EB1/JI de Sá O SAZINHO CAF

Como para nós o ambiente é muito importante, a animadora lembrou-se de testar os conhecimentos que temos sobre a separação do lixo (reciclagem) com uma gincana muito divertida. Esta gincana pode ser realizada em casa com a Família, pois desta forma divertem-se e aprendem a fazer a correcta separação do lixo.

Dividam a família em dois grupos, coloquem numa extremidade do percurso os ecopontos (amarelo, verde e azul) e na outra extremidade o lixo que precisa de ser separado, vamos então testar quem serão os mais rápidos e os mais sabichões sobre a reciclagem, quem conseguir separar correctamente uma grande parte do lixo ganha. Nós fizemos este jogo na Componente de Apoio à Família e acreditem que foi muito divertido!

7


EB1/JI de Sá O SAZINHO Activ. Física

8

Convívios escolares No passado dia 17 de Maio, a nossa escola participou no Convívio Desportivo Escolar que se realizou no Estádio da Quinta da Pena em Perosinho. Apesar das condições climatéricas não terem ajudado à organização do evento, os nossos alunos representaram de modo exemplar o nome da Escola de Sá, demonstrando grande empenho e rigor em todas as modalidades. A prestação desportiva foi de tal forma positiva que os mais novos, 1º e 2º ano, conseguiram trazer um brilhante 1º lugar na Destreza Motora que lhes permitirá no próximo dia 9 de Junho representar o Agrupamento de Sophia de Mello

Breyner

Municipal

do

no

Estádio

Parque

da

Cidade entre as 8h30 e as 13h00. Parabéns a todos os que

participaram

nas

actividades desportivas e boa sorte para os que ainda se encontram em competição. Para ajudares os teus colegas

a

alcançarem

a

vitória no dia 9 de Junho descobre o percurso até à taça.


EB1/JI de Sá O SAZINHO Artes Como comemoração do Dia Mundial da Criança, os alunos do 2º ano de escolaridade realizaram um trabalho com material reutilizável no âmbito do nosso projecto eco – escola.

Porta Canetas Material: •

Rolo de papel higiénico

Desenho de uma borboleta

Tesoura

Cola

Marcadores

Lápis de cor

Procedimentos: •

Pintar a borboleta a gosto

Recortar

Colar no rolo de papel

9


EB1/JI de Sá O SAZINHO MÚSICA

DIA DA ÁRVORE/ A FLORESTA

1. Hoje a floresta, não é protegida,

Refrão:

Árvores amigas, tu tens de plantar.

Vamos amigos,

Todos unidos, podemos vencer

Vamo-nos juntar.

E a floresta salvar.

Todos unidos Amar a floresta, amar.

2. A tua árvore, pode crescer, Um pouco de esperança, nós vamos vencer, A nossa floresta podemos criar Força nós vamos cantar.

10


EB1/JI de Sá O SAZINHO Inglês

Let’s Reduce, Re-use and Recycle! É muito importante reciclar! Pensa sobre o que podes fazer pelo Planeta Terra e coloca as imagens por ordem!

11


Jornal Escolar "Notícias do Sazinho"