Issuu on Google+


AÇÃO DE COCA-COLA ZERO COM “AVATAR” TRAZ REALIDADE AUMENTADA NA EMBALAGEM Depois de criar um site pretensamente viral, o avtr.com (a última atualização foi em 7 de outubro), e um perfil no Twitter com uma única twittada em setembro passado, a Coca-Cola coloca no ar um comercial para tentar aproveitar melhor os milhões que está investindo em “Avatar”, o filme hypado de James Cameron. Não pelo conteúdo, mas um detalhe chama atenção: a embalagem de CocaCola Zero com realidade aumentada, que o protagonista do comercial utiliza. Não sei as garrafas, mas as latas do produto em edição especial estão vindo com o código “AVTR” e uma URL para ativar a brincadeira. Salvo engano, é a segunda marca a colocar realidade aumentada na embalagem, depois de Doritos no Brasil e nos EUA. “Avatar” estreia mundialmente no dia 18 de dezembro.

01

MCREALIDADE AUMENTADA Depois das garrafas de Coca-Cola, a realidade aumentada chega definitivamente ao mainstream com papel central na nova campanha do McDonald’s, relacionada ao filme “Avatar” de James Cameron. Além da tradicional linha de brinquedos do McLanche Feliz, a iniciativa temática trará códigos de realidade aumentada em cards e nas embalagens de todas as McOfertas, tanto no Brasil como na América Latina. A realidade aumentada, além de poder ser ativada no site mcdonalds.com.br/avatar, vai contar com totens em mais de 100 restaurantes da rede, equipados com telas de LCD e webcams. O uso da tecnologia na publicidade ainda continua bastante primitivo, mas não dá para negar o tamanho que a coisa tomou em tão pouco tempo. Realidade aumentada para o povo. A criação é da Taterka.


ITUNES REWIND 2009 A Apple fez uma retrospectiva de tudo o que foi sucesso na iTunes Store durante o ano, e lançou a seção especial “Rewind 2009”. A lista inclui música, filmes, séries, audibooks e podcasts, porém, nos interessa especialmente os best-sellers na categoria aplicativos. Cada segmento é dividido em duas partes, os melhores avaliados e os mais vendidos.

WINDOWS 7: SALTANDO DE PARA-QUÉDAS E FAZENDO UM POST AO MESMO TEMPO Para provar o slogan do novo Windows 7, “Incrivelmente Simples”, a Microsoft propôs um desafio para o blogueiro Rodolfo Castrezana, do Omedi.net: saltar de para-quédas e fazer um post ao mesmo tempo.

abrir o Windows Live Writer para escrever o texto, tratar a imagem no Windows Live Galeria de Fotos, publicar o post e, finalmente, utilizar o recurso Aeroshake para organizar a área de trabalho.

Em queda livre, uma trajetória com 12 mil pés de altura, Castrezana (de Guararema para o mundo) tinha que logar no Windows 7, tirar uma foto,

O resultado foi esse post, e abaixo você confere o vídeo que conta todo o processo da ação. A criação é da Wunderman.

E já pode fazer as piadinhas: se fosse o Windows Vista, travava no meio do caminho. Tela azul durante o salto de para-quédas seria o suprasumo em na história dos travamentos históricos.

02


SUPOSTAS FRAUDES EM ADVERGAMES LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE SEGURANÇA DE PROJETOS ONLINE Fóruns e comunidades no Orkut se transformaram em tribunal para investigar quatro casos de advergames fraudados, durante o último ano, na internet. Todos grandes projetos e de conhecidas agências e marcas. As acusações envolvem estranhas coincidências, com a mesma pessoa ganhando mais de uma promoção, rankings alterados de última hora, e programadores envolvidos nos projetos que, supostamente, facilitaram a vida de amigos. Dois dos casos estão tramitando no Tribunal de Justiça de São Paulo, em que os que se dizem reais vencedores e prejudicados pela fraude estão processando as agências e empresas responsáveis. Luís Sucupira, colunista do FórumPCs, levantou um dossiê de

03

quatro promoções online burladas pelas mesmas pessoas. O texto apresenta provas que mostram até um dos vencedores agradecendo programadores que o ajudaram a explorar falhas de código e fraudar rankings. As ações são “Peugeot 207 Racer”, das agências Interativa e EDGY, “T-Racer Punto T-JET”, realizada por Agência Click, Taxilabs e Colmeia, “Rexona Energizing XRace”, da CuboCC, e “Rexona Tuning Race”, também da CuboCC. Casos desse tipo não é novidade na internet, em que vencedores de promoções encontram falhas no sistema para obter vantagem na pontuação. Não apenas os reais ganhadores, mas agências, produtoras e marcas são gravemente prejudicadas,

e meses de trabalho comprometidos. Isso tem duas consequências imediatas: as agências terão que repensar a criação de concursos online baseados em performance, ou necessitarão de um investimento tão grande em segurança, que simplesmente vão deixar de trabalhar com o formato. Ruim para o mercado, pior para profissionais mal intencionados como os apresentados nessas acusações, caso sejam provadas.


PEPSI FAZ CARIDADE PATROCINANDO RANKING DO FOURSQUARE Você tem um Twitter, certo? Twitter é muito 2007 e queridinho da mídia, a moda agora é o Foursquare. OK, estou brincando, não faça comentários raivosos. É que tem muita gente dizendo que vai ser o sucessor do Twitter, mas na realidade uma coisa não tem nada a ver com a outra. O Foursquare é uma ferramenta que mistura rede social com desafios e pontuações, e o objetivo é fazer com que você conheça e recomende bons lugares nas cidades em que visita, além, é claro, da possibilidade de saber onde seus amigos estão e encontrá-los. Na descrição do NY Times, o Foursquare transforma “a sua vida noturna em um jogo”, e coloca as pessoas em encontros cara a cara. Resumindo, não serve para anti-sociais.

Mas a novidade em si não é o Foursquare, que foi lançado em março passado, mas sim o apoio de grandes marcas a ferramenta. A Pepsi, por exemplo, está patrocinando o ranking de Nova York no Foursquare, e vai doar U$ 0.04 para cada ponto ganho pelos usuários para a ONG CampInteractive. A ação acaba quando os pontos totalizarem 10 mil dólares. Muitos podem achar o patrocínio prematuro, por ser uma ferramenta nova e um número ainda pequeno de usuários. Porém, o que interessa para a Pepsi é se associar a algo que a mídia especializada considera como “um dos sites mais quentes do ano”, e ainda com um investimento pequeno. Vale lembrar que, em agosto de 2007, a Motorola patrocinou uma nova funcionalidade do Twitter.

KAISER PROMOVE NOVO TESTE DAS CERVEJAS Guerra das cervejas, um cenário que acende os olhos dos leitores desse site. Estava todo mundo bem quieto, mas agora a Kaiser volta com o que chama de “o maior teste de cervejas do Brasil”. Em uma pesquisa realizada em conjunto com o Datafolha, em 9 capitais do país, a Kaiser mostra um ranking de preferência dos consumidores, mostrando e citando o nome das marcas concorrentes. O comercial estreou na TV no fim de semana, e o site testedascervejas. com.br apresenta os resultados com maiores detalhes e metodologia.

04


ORANGOTANGO QUE TIRA FOTOS E PUBLICA NO FACEBOOK É AÇÃO DA SAMSUNG Você sempre tira aquelas fotos saturadas, pensadas, bem iluminadas, com câmeras velhas e filmes estragados para ter um estilo. Então publica tudo no Facebook e, no fim das contas, ninguém liga pra elas. Já Nonja, uma orangotango de 33 anos que vive no zoológico de Viena, na Áustria, tem nesse exato momento

05

50,047 fãs em seu álbum de fotos online. Motivo de mídia espontânea no mundo todo nos últimos dias. Nonja faz parte, na verdade, de uma ação publicitária da Samsung. A marca adaptou a câmera ST1000, que faz upload automáticos de fotos, para liberar uvas passas a cada vez que Nonja aperta o botão. Ou seja, mais do

que fotos com ideia, a orangotango está mesmo interessada em comida. A Samsung tem até uma página oficial para Nonja, que apresenta a ST1000 e leva para o álbum no Facebook.


COCA-COLA ZERO FINALMENTE LANÇA SEU APLICATIVO “FACIAL PROFILER” Se Coca-Cola Zero tem gosto de Coca-Cola, então pode existir alguém por aí que é igualzinho a você. É com essa descrição que começa o “Facial Profiler”, uma ferramenta integrada ao Facebook que, através de uma foto sua, procura pessoas com a sua cara. O aplicativo, que foi anunciado no início de outubro e entrou em funcionamento hoje (na época um monte de gente comentou, mas ninguém de fato testou), parte do princípio da mesma tecnologia que a

polícia utiliza para localizar rostos em meio a multidões. Você pode utilizar uma foto sua já no Facebook, ou então fazer upload de uma nova. Após um breve rastreamento, o resultado mais próximo é apresentado. Se quiser, você ainda pode entrar em contato com o seu clone desconhecido. No meu caso, não achei a pessoa indicada parecida comigo. O próprio site diz que teve 57% de semelhança,

apenas. Porém, várias das “TOP 100 matches” são assustadoramente iguais. A criação é da Crispin Porter + Bogusky, que pede a sua ajuda para votar nas semelhanças mais acuradas, e assim refinar o sistema do “Facial Profiler”.

06


07


08


TWITTER VERMELHO PELO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS Dia 1º de dezembro, é marcado como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Eventos e campanhas específicas criam consciência para a data, e o Twitter também entrou na onda.

Além disso, quem utilizar a tag #red, vê o texto automaticamente ficar vermelho. Resultado: #red, #HIV e #WorldAidsDay são as primeiras colocadas no trending topics do dia.

Deixou a página inicial vermelha, e ainda convida os usuários a seguirem o perfil @JoinRED, fundo global de combate a doença, iniciado por Bono e Bobby Shriver em 2006.

A ação tem ainda o apoio da Nike, que tenta criar moda com cadarços vermelhos, apresentados por Didier Drogba, atacante do Chelsea.

09


PROMOÇÃO: PARTICIPE E CONCORRA A 10 DVD’S DE “WATCHMEN” Em parceria com a Paramount Home Entertainment, o Brainstorm #9 vai dar 10 DVD’s de “Watchmen”. Para participar é simples, você só tem que criar:

O BRIEFING: criar um super-herói sem superpoderes. Parece complicado, mas é fácil: Se você pudesse se transformar em um herói, com certas habilidades, mas não poderes mágicos e impossíveis, como você seria? O que faria? Que tipo de pessoas ajudaria? Vale descrição em texto, desenho, foto, etc. Seja criativo. E tudo tem

Regulamento: A promoção “Watchmen e Brainstorm #9: 10 DVD’s”, com início em 30/11/2009 e término em 10/12/2009, é de cunho meramente cultural e recreativo. No campo de comentários, envie sua resposta. TODAS AS RESPOSTAS DEVEM CONTER NOME E EMAIL REAL DO PARTICIPANTE PREENCHIDOS CORRETAMENTE. Uma

comissão composta de representantes do site julgará o teor das respostas remetidas. Cada resposta enviada será avaliada pela originalidade e criatividade. Somente concorrem as respostas enviadas por comentários até o dia 10 de dezembro de 2009. Todos os resultados serão divulgados no site Brainstorm #9, que entrará em contato com os ganhadores. O site Brainstorm #9 salvaguarda o seu

que ser deixado nos comentários desse post. Se for imagem, suba para algum serviço como Twitpic. com ou Imageshack.us e copie o link. Serão válidas as participações dentro do tema até o dia 10 de dezembro. Depois disso os comentários serão fechados, e os resultados divulgados logo depois. Põe a criatividade que o seu cliente não aprova pra funcionar, e manda ver.

direito de substituição do prêmio divulgado em caso fortuito ou de força maior. É vedada a participação de funcionários e colaboradores do site, de seus fornecedores e de empresas coligadas em quaisquer de suas promoções.

MINISTÉRIO PÚBLICO QUER ACABAR COM A FARRA DA PUBLICIDADE VIA SMS Se você tem um celular, então recebe mensagens não solicitadas da sua operadora. Assim mesmo, no plural. Promoções, ringtones, novos planos, e até mensagens de empresas “parceiras”, como assinaturas de revistas. Essa farra do spam mobile pode acabar. O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou que as operadoras Vivo, TIM, Oi e Claro não encaminhem ao celular dos clientes, via mensagem de texto SMS ou por qualquer outro

meio, mensagens não solicitadas. Assim como disse o procurador da República Márcio Schusterschitz da Silva Araújo: “As empresas ofendem a privacidade do usuário invadindo a sua tranquilidade, o seu sossego enviando mensagens, promoções, jogos de azar que o cliente não quer receber.” Tá certo. Ou então combinamos, pode me mandar mensagem, mas a cada SMS eu quero um desconto de R$ 100,00 na fatura todo mês. Fechou. 10


TWITTER NO JAPÃO CRIA MODELO PAGO PARA CONTAS PREMIUM A PARTIR DE JANEIRO Vendo a notícia postada essa manhã no Techcrunch me coloquei a pensar sobre como esse modelo proposto funcionaria por aqui. A matéria diz que o Twitter japonês, com controle meio que independente do Twitter do resto do mundo, e o primeiro a introduzir formatos publicitários em suas páginas, pretende cobrar dos usuários uma

jornal ou um twitteiro, não sabem cobrar. Digo que isso é um problema do Brasil, porque lentamente a maturidade do mercado externo valoriza o conteúdo, e também porque o modelo agência + BV é cada vez mais fadado ao abandono. E claro, porque aqui é possível comprar os últimos lançamentos em games, filmes, séries e softwares em qualquer banquinha no meio de uma rua do Itaim. 11

taxa para seguirem usuários premium. Essas taxas variariam de $1.15 a $11.5 e seriam cobradas via cartão de crédito ou debitadas na sua conta de celular, e o Twitter ficaria com 30% dessa grana, e o usuário ganharia com o resto.

em mídia, herança péssima do mercado de publicidade tradicional, a internet no Brasil ganhou essa cultura de que não se paga por conteúdo.

E por aqui. Como isso funcionaria? Sabemos que por consequência do modelo comercial baseado

O usuário não sabe pagar, e quem gera conteúdo, seja um

Será cultural a opção do Twitter em manter uma operação exclusiva pro Japão?

que usam o Twitter como gerenciador de conteúdo ou usuários celebridade com trilhões de seguidores? Você, pagaria para ver o @cnn, pra ver o @ realwbonner ou não pagaria pra ver nada?

Será que o aumento de usuários brasileiros na “ferramenta de microblog” (como um grande canal de TV costuma rotular) faria com que um modelo específico fosse desenvolvido para os usuários mal educados daqui? O que seria considerado usuário premium? Contas de empresas


POR QUE NÃO APOSTAR EM QUALQUER NÚMERO QUE SE VENDE POR AÍ? Durante esta semana, a E-Life publicou um estudo sobre os hábitos dos internautas brasileiros em relação às Mídias Sociais. Uma das coisas interessantes de se ver é que o Twitter é bastante expressivo em lembrança entre a parcela mais heavy user de Internet, sendo o primeiro serviço lembrado por 38,5% dos entrevistados, sendo que pouco mais de 80% dos respondentes já possuem cadastro nele e 86% destes usuários fazem uso quase diário da ferramenta. Conclusão interessante? Sim, se levarmos em consideração que outros serviços como o Orkut, YouTube, Facebook e afins têm espaço entre os internautas entrevistados, mas, apesar de já serem conhecidos até há mais tempo do que o Twitter, não possuem a mesma freqüência de uso. Daí a considerarmos o Twitter a mídia social mais utilizada no Brasil, como ousaram afirmar o blog do Portal Exame e a Época Negócios, existe uma grande diferença.

Mas a notícia não pára aqui. Uma outra pesquisa, um pouco mais abrangente, feita pelo Comitê Gestor de Internet do Brasil serviria para acabarmos de vez com esta brincadeira. Ao compararmos o perfil socioeconômico e a distribuição da população pelo território brasileiro da amostra da pesquisa da E-Life com a amostra da pesquisa TIC Domicílios 2008, fiel à real distribuição existente no Brasil, temos um choque: o público majoritário da pesquisa da E-Life corresponde a 1% da amostra de pesquisa do Comitê Gestor de Internet do Brasil. Aí é só começar a pegar uns números por lá para continuar a surra nesta manchete surreal: ninguém perguntou ao pessoal da classe C (51% dos entrevistados da TIC Domicílios, sendo que 46% deles acessam diariamente a Internet e, segundo dados da Telefônica, já formam mais de 30% da base de Speedy e 80% das vendas atuais do serviço de banda larga)

qual é o serviço que eles usam mais. Aí fica difícil. Me pergunto se estariam todos os profissionais especializados em Internet dispostos a relatar dados sem maquiar um numerozinho sequer e se estariam todos os clientes de agências, ávidos por esta “novidade” chamada Mídias Sociais, preparados para filtrar montagens tendenciosas de gente querendo empurrar engodos como planos estratégicos ou querendo dar o furo do ano. Estariam?

12


RIFA DA METADE DE UM FUSCA É AÇÃO VIRAL DA F/NAZCA Há algumas semanas, um estudante apelidado de Zé Fuca está rodando São Paulo com um Fusca pela metade. Segundo ele, tudo o que quer é rifar o “carro”, dado de presente pela sua avó, para pagar a faculdade. No blog rifomeiofuca.blogspot.com, o Zé Fuca mostra suas aventuras com o

carro, e conta também com álbum de fotos no Flickr, perfil no Twitter, canal no YouTube e Orkut. Além da presença online, o cidadão está distribuindo panfletos pelas ruas, que contam sua história e apresentam a URL do blog. O meio Fusca anda de verdade. Obviamente, é uma ação

publicitária. Não sei qual é a amarração, desconfio do cliente, mas sei que é uma criação da F/ Nazca. Será da Skol? Claro?

AOL MUDA IDENTIDADE E VIRA AOL. A AOL cansou da caixa alta e virou Aol. Assim mesmo, com ponto no final. A criação da nova identidade é da Wolff Olins de Nova York, que já prepara uma das pioneiras da internet para sua fase pós-Time Warner. Além da grafia alterada, a nova marca Aol. é representada por dezenas de fundos diferentes, com objetos e animais como balões, cachorro, peixe, etc. A Aol., que perdeu muito de sua importância nos últimos anos, estreia a nova identidade e campanha publicitária no dia 9 de dezembro, querendo mostrar que é o “local online com o melhor conteúdo, e ponto”. Além disso, o novo caminho aponta para combater dois problemas: a 13

vertiginosa queda de receita através de assinantes, e por isso o foco em conteúdo, e a imagem que restou de “a internet que o seu pai usa”, ou melhor, que o pai dos americanos

usam, já que a Aol. abandonou o barco no Brasil faz tempo.


ZERO BALA: VOLKSWAGEN LANÇA NOVO FOX COM PROJETO DE BRANDED ENTERTAINMENT Depois da massiva presença da Fiat com branded entertainment nas edições do Big Brother Brasil, a Volkswagen será a nova montadora a apostar no formato, mas dessa vez com um programa dedicado à marca.

Apresentado ao vivo por Daniela Cicarelli e Otávio Mesquita, o programa vai mostrar todos os domingos a disputa dos participantes para trocar seus carros velhos por um Novo Fox.

Em parceria com a Endemol e com a TV Band, a fabricante alemã traz para o país o programa “Zero Bala”, como parte da estratégia de lançamento do Novo Fox.

É um jogo de perguntas e respostas, que inclui a participação dos amigos e familiares de cada competidor. A primeira temporada do “Zero Bala”, que estreiou no dia 15 de novembro,

inclui 13 edições, com presença da marca Volkswagen na identidade, conteúdo e prêmio. O projeto foi idealizado pela Bullet, com coordenação da AlmapBBDO.

APPLE CORPS E EMI COLOCAM TODO CATÁLOGO DOS BEATLES EM USB-MAÇÃ Se você não pode comprar as músicas dos Beatles digitalmente, pelo menos agora poderá guardá-las em uma maçã. Não deixa de ser a primeira vez em que o catálogo da banda inglesa será comercializado em formato digital. A Apple Corps e a EMI irão lançar um drive-maçã USB em edição limitada contendo todas as músicas e artes originais dos albúns remasterizados dos Beatles. Inclui ainda 13 minidocumentários sobre cada disco.

As canções virão em formato FLAC 44.1 Khz 24 bit e MP3 320 Kbps, e poderão ser acessadas através de uma interface flash.

A Apple Corps diz que é para facilitar o acesso aos arquivos, mas tem cheiro de DRM. O USB de luxo foi lançado no dia 9 de dezembro, custando 280 dólares. Lembrando que serão produzidas apenas 30 mil unidades.

14


brainstorm9.com.br


Revista Brainstorm