Issuu on Google+

Anshoes VERテグ 2015


UNIVALI – Universidade do vale do Itajaí Curso de Design de Moda Disciplina de design de calçados Professora: Taiza Kalinowsky Anselmo Aluna: Ana Cláudia Antunes


Apresentação Projeto apresentado à disciplina de Design de Calçados, com o objetivo de descrever as etapas e procedimentos utilizados para a concepção da coleção de sapatos “Deconstruct “ para o verão 2015. A proposta deste trabalho teve como foco a experimentação em calçados conceituais inspirados na arquiteta Zaha Hadid.


Metodologia Flávio Anthero dos Santos (2005) propõem uma metodologia de projeto chamado de MD3E – Metódo de desdobramento em três etapas, sendo elas: préconcepção, concepção e pós-concepção. A interferência no método o torna mais adequado ao projeto, aumentando assim a sua qualidade. Mas há etapas básicas, um conjunto de desdobramentos mínimos, que deve ser seguida para dar início ao projeto, a partir daí já podem ser feitas interferências no método, alterando ou ampliando as etapas de acordo com o que necessita o projeto.


Pré- concepção - Análise do problema, pesquisa de mercado para identificar as possíveis marcas concorrentes e analisá-las através da ferramenta PFFOA - A pesquisa do público alvo procurará entender o seu lifestyle e quais os seus hábitos de consumo, tendências serão pesquisadas as cores, formas e texturas que se encaixam com o perfil da marca, então será escolhida uma temática de inspiração que servirá com um fio condutor entre os produtos da coleção. - Criação da marca e conceito


Concepção - Elaboração de um scrapbook com todo o material das pesquisas feitas anteriormente, geração de alternativas, onde serão feitos croquis e então será utilizada a técnica de criatividade MESCRAI. - Seleção e adequação das alternativas , escolha peças serão produzidas, elaboração das fichas técnicas e análise ergonômica e possíveis ajustes nos modelos.

Pós-concepção - Desenvolvimento da cartela de cores, materiais e aviamentos final, e também a combinação de cores dos produtos. - Modelagem e peça piloto para ajustes e adequações, ficha técnica final que servirá de base para a produção do produto. - Lançamento da coleção, em feiras e eventos especializados e anúncios em revistas, outdoors. - Venda em lojas multimarcas e através do site da marca - Pós venda acompanhará a opinião dos clientes sobre o produto para melhoria dos próximos produtos.


Público alvo A “Singular Women” na sua mais clara personificação são mulheres sempre mais audaciosas, seguras de si, sem preconceitos e cada vez mais conscientes da própria força, que expressam na singularidade e identidade femininas. (MORACE, 2009, p.83).


Público alvo Mulher madura e sofisticada, busca a realização profissional e pessoal com equilíbrio, tem uma vida social agitada, participa de eventos formais e festas descontraídas com os amigos, mas reserva parte do seu tempo para cuidar do seu corpo e bem- estar. Cosmopolita e urbana, pode ser encontrada facilmente no centro das capitais e cidades mais agitadas, onde vive e concentra suas atividades. Ela é culta, intelectual e politizada, está sempre antenada à tudo que acontece no mundo. Tem uma forte ligação com as artes de modo geral, cinema, teatro, música, fotografia e principalmente com design e arquitetura. Segundo Morace (2009) a “Singular Women” gosta de produtos que ativam um processo de constante reflexão dos


novos valores emergentes e também aqueles que apresentam propostas estéticas inovadoras de alto conteúdo cultural, são consumidoras audaciosas e determinadas, e que podem se tornar influenciadoras por seu estilo próprio, estendendo-o na sua própria sociedade. A mulher que caracteriza o público alvo da marca é única e incomum, que faz da liberdade de ser uma bandeira, cultivando a originalidade, busca por produtos autorais com exclusividade para reforçar sua identidade singular. Sabe diferenciar produtos com valor agregado e a qualidade dos materiais e acabamentos, prioriza marcas que sejam transparentes quanto os processos e procedência dos materiais.


Inteligência orgânica Inteligência orgânica é a capacidade de entender e assimilar uma informação e usá-la de forma adequada para escolher as melhores opções na hora de solucionar uma questão. Ela é um processo de organização, que engloba o conjunto de funções cognitivas e que tende a uma forma de equilíbrio. A inteligência permite voltas e retornos, é a capacidade de levantar hipóteses. É a busca por uma direção, por uma trajetória menos complexa, um caminho em direção ao equilíbrio final no que diz respeito aos órgãos humanos, à organização do espaço, ao convívio dos seres organizados


Temática de inspiração Após uma imersão no real significado da inteligência orgânica a temática escolhida foram as obras da arquiteta israelense Zaha Hadid, pioneira de um movimento que caminha em direção a uma era mais orgânica em que se busca o equilíbrio e prima por cidades mais abertas e porosas, Zaha defende a ideia de que o urbanismo contemporâneo deve conectar as pessoas, e não dividi-las. Zaha é uma das expoentes da corrente desconstrutivista, marcada pela fragmentação e pela não-linearidade nos projetos, ousadia nas formas e movimento são traços marcantes em suas obras. Outra característica marcante da arquiteta é a preocupação com a interação de suas obras com a cidade, sempre com inspirações orgânicas Zaha Hadid concede à arquitetura a complexidade e a beleza das formas naturais.


A Anshoes preza pela valorização do design diferenciado, materiais de alta qualidade e acabamento artesanal. Calçados criados para uma mulher urbana e cosmopolita que vão no sentido contrário da efemeridade e descartabilidade das peças, mesmo que a vida moderna tenha sua própria velocidade.


Conceito

Arquitetônico A arquitetura inspira modelagens complexas que apesar de estruturadas ou rígidas imprimem movimento e formas inusitadas tanto nos saltos quanto nos cabedais. A conexão entre moda e arquitetura é feita explorando e criando novos conceitos em relação aos contornos e estruturas.


Minimalista O minimalismo tem como base a filosofia de excluir os excessos. Pureza geométrica, essência estrutural, abstração e repetição de formas.

Futurista O Futurismo quebra os laços com o passado em busca de um novo paradigma estético, baseado na tecnologia e celeridade temporal.


Parâmetros da coleção


Cartela de materiais

Couro bovino

SintĂŠtico envernizado

SintĂŠtico metalizado


Cartela de cores

Preto

Branco

Prata

Chumbo

Azul


Release

Anshoes Verão 2015

Deconstruct Quando a moda é o ponto de partida, o futuro é costurado a mão. Moda e arquitetura combinados em sapatos criados com materiais de alta qualidade, tecnologia e acabamento artesanal. È assim que a Anshoes inspira-se na arquiteta iraquiana Zaha Hadid, e cria uma idéia de futuro pensando em mulheres que buscam reforçar sua identidade singular. Com formas arquitetônicas, flexuosidade e estética minimalista a coleção "Deconstruct" mostra uma moda atemporal que conquista as mais atentas consumidoras. A pureza geométrica é revelada nas formas orgânicas,e a autenticidade nas cores e modelos conceituais.


Linha Unique


Linha Crevasse


Linha Hausser


Linha Crater


Linha Aura


01 Sandรกlia abotinada de salto alto vazado com meia pata. Cabedal em couro envernizado com detalhe em plรกstico texturizado.


02 Ankle boot de salto alto vazado com meia pata. Cabedal em sintĂŠtico envernizado, com detalhes tridimensionais e recortes vazados em sintĂŠtico metalizado.


03 Bota de salto alto vazado com meia pata. Cabedal de couro envernizado com recortes e sobreposição de camadas


04 Sapato de salto alto com meia pata. Cabedal em couro envernizado e couro metalizado. Detalhe fixo em plĂĄstico rĂ­gido com tiras em relevo cromadas.


05 Open boot de salto alto com meia pata. Cabedal em couro envernizado , com vários recortes vazados e sobreposição de camadas. Detalhe fixo em plástico rígido com efeito tridimensional cromado.


06 SandĂĄlia de salto fino com meia pata. Cabedal em couro metalizado ou envernizado. Detalhe fixo em plĂĄstico rĂ­gido com efeito tridimensional.


07 Ankle boot com salto anabela vazado. Cabedal em sintÊtico envernizado ou metalizado, com recortes e sobreposição de camadas.


08 Bota com salto anabela vazado. Cabedal em couro envernizado com partes em fosco. Detalhes tridimensionais no cano da bota e recortes vazados em sintĂŠtico metalizado.


09 Ankle boot com salto anabela vazado. Cabedal em sintÊtico metalizado ou envernizado, recorte vazado e sobreposição de camadas.


10 Ankle boot com salto anabela vazado. Cabedal em couro metalizado ou envernizado, detalhes em recortes vazados


11 Sandália abotinada de salto alto e meia pata com efeito tridimensional. Cabedal em couro fosco e sintético metalizado, detalhe em sobreposição de camadas


12 Bota de salto alto e meia pata com efeito tridimensional. Cabedal em couro metalizado e partes em couro fosco, detalhes vazados e sobreposição de camadas,


13 Open boot de salto alto e meia pata vazados. Cabedal em couro envernizado ou metalizado, detalhes vazados e sobreposição de camadas.


14 Bota de salto alto e meia pata vazados. Cabedal em couro envernizado, com recortes e sobreposição de camadas.


15 Sandålia de salto alto e meia pata vazados. Cabedal em couro fosco e couro metalizado, detalhe vazado e sobreposição de camadas.


Modelo escolhido para confecção

Teste e ajuste de modelagem Durante o desenvolvimento da modelagem e confecção do protótipo foram percebidos que serão necessários alguns ajustes na modelagem, devido ao acumulo de material nas sobreposições de camadas. O salto que seria feito na impressora 3D foi substituído por um salto normal para o protótipo.


Modelo final


Memorial descritivo projeto de calçados